Mindfulness

Mindfulness: entenda como a técnica funciona!

O Mindfulness é uma técnica que se tornou muito popular nos últimos anos com a promessa de melhorar a produtividade profissional por meio da melhora da concentração.

Ele indica uma maneira diferente de se relacionar com o ambiente ao nosso redor e garante que é possível, a partir disso, alcançar a máxima qualidade nas atividades diárias.

New call-to-action

Conheça mais sobre esse tipo de estratégia e como ela pode fazer toda a diferença na sua empresa aqui.

O que é mindfulness?

Essa técnica foi criada pelo médico e cientista Jon Kabat-Zinn, que passou a combinar métodos de meditação para tratar de estresse e dores crônicas.

Com o passar do tempo, foram sendo percebidos resultados positivos que permitiram o aprofundamento da técnica.

Hoje ele é considerado como o estado atento da mente em relação ao tempo presente, aos espaços ocupados e às relações.

mindfulness

Trata-se de ver o mundo de maneira não automática, mas com o raciocínio e atenção constantes.

O uso dessa técnica permite que as pessoas desenvolvam melhor suas percepções e as próprias sensações de seus corpos.

Ao invés de reagir de maneira automática, passa-se a pensar em cada movimento e reação.

E isso tende a aumentar a qualidade das relações de trabalho e sociais, bem como o rendimento de atividades.

Quais são os benefícios do mindfulness em geral?

Conforme dito acima, esse tipo de técnica leva em consideração métodos de meditação que permitem a melhoria do autoconhecimento e das relações com o mundo em geral.

Ela aposta no reconhecimento de qualidades, de oportunidades e de formas de melhorar cada um dos aspectos pela substituição de reações automáticas pelas raciocinadas.

Dentre os inúmeros benefícios que resultam da prática ao seu praticante estão:

  • Clareamento do pensamento, acalmando a mente e permitindo que o raciocínio se dê antes da reação irracional;
  • Aumento da concentração nas atividades gerais do dia a dia, principalmente ao longo da jornada de trabalho, e nos estudos ou mesmo às relações familiares;
  • Controle e redução de quadros relacionados à depressão, à ansiedade e ao estresse;
  • Aumento do pensamento positivo e visão mais otimista da vida e das suas nuances;
  • Melhoria no desempenho cerebral e nas conclusões racionais;
  • Desenvolvimento e afloramento da criatividade;
  • Classificação melhor dos pensamentos, separando-os entre juízos de valor e julgamentos;
  • Alcance do bem-estar e da qualidade de vida.

E para as empresas, quais os benefícios?

As vantagens listadas acima dizem respeito aos benefícios que as pessoas que praticam os métodos de meditação encontram.

O que acontece é que essas vantagens não se limitam ao indivíduo em si e se expandem para os ambientes em que eles estão inseridos.

As pessoas com quem eles convivem tendem a se beneficiar com os reflexos da mudança de postura e do uso mais aprofundado do raciocínio que promovem. Com as empresas isso não é diferente.

A aplicação das técnicas internamente nas empresas tende a trazer inúmeras vantagens em pouco tempo. Confira as principais delas abaixo.

Diminuição do estresse

Uma das principais qualidades que a prática desse método que combina meditação e autoconhecimento traz às empresas é a diminuição de estresse.

Trabalhadores menos estressados tendem a lidar melhor com os problemas e com os percalços que se apresentam no dia a dia.

mindfulness

A visão mais positiva da vida permite que os entraves sejam vistos como desafios que podem render novos frutos, e não necessariamente como algo negativo.

Outro ponto que não pode deixar de ser citado em relação à diminuição do estresse é que isso torna o raciocínio mais rápido e menos turvo, livre de preocupações comuns.

Aumento da produtividade

O segundo ponto que demonstra como as técnicas de meditação podem ser incríveis para as empresas é que ele tende a aumentar a produtividade dos colaboradores.

Isso é uma conseqüência da soma de uma série de fatores, dentre eles a própria diminuição do estresse e da ansiedade e a possibilidade de melhor raciocínio.

Os trabalhadores tendem a ter melhor gestão do seu tempo e a lidar com todas as atividades de uma maneira mais natural.

Ao afastar a reação automática e irracional, as atividades deixam de serem feitas de maneira mecanizada e passam a ter um olhar especial dos colaboradores.

Melhoria do clima organizacional

É claro que a diminuição do estresse, os aprendizados relacionados ao autoconhecimento e ao reconhecimento de emoções e sentimentos melhora a relação entre os colaboradores.

Isso reflete diretamente na melhoria do clima organizacional. As pessoas tendem a se dar melhor e a praticar a empatia, colocando-se no lugar do outro antes de julgar.

Com a melhoria da inteligência emocional o trabalho em equipe se torna mais natural e flui com uma boa intensidade, o que é desejável para qualquer tipo de empresa.

Aumento da qualidade das atividades

O último ponto que destacamos como uma das grandes vantagens da prática do Mindfulness para as empresas é que isso desencadeia uma melhoria na qualidade das atividades.

Essas práticas aumentam o autoconhecimento, o raciocínio lógico e florescem a criatividade. Tudo isso atua conjuntamente para melhorar a forma como as atividades são realizadas.

O colaborador tende a buscar novas formas de realizar o que já fazia e isso se reflete em ganhos para a empresa e para o trabalhador.

Quais são os casos de sucesso do mindfulness?

Conheça agora alguns casos famosos de empresas que adotaram as técnicas relacionadas à meditação e se valeram dos seus inúmeros benefícios.

mindfulness

Google

O gigante da tecnologia aposta no Mindfulness no início de reuniões ao mesmo tempo em que oferece o curso “Procure dentre de você”.

A partir disso o Google expõe aos seus colaboradores e incentiva a prática das técnicas de meditação relacionadas ao método.

A empresa conta com um facilitador que possui formação no Vale do Silício e que a partir do conhecimento sobre as atividades da empresa demonstra aos seus colaboradores como encontrar a felicidade profissional e a produtividade.

New call-to-action

Facebook

O Facebook, empresa que detém hoje inúmeras redes sociais, oferece aos seus colaboradores, desde a sua admissão, aulas gratuitas de meditação.

Esse é um dos maiores exemplos de sucesso no uso do Mindfulness, demonstrando como a meditação pode ser extremamente útil mesmo na era digital.

3M

Já a 3M, conhecida por fabricar desde fita adesiva até navios, oferece aos colaboradores um treinamento nas técnicas de meditação para inteligência emocional e melhoria do raciocínio.

O treinamento é composto por 8 encontros de 1h30min que tende a formar colaboradores mais felizes e produtivos.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau