Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
produtividade home office

Como melhorar a produtividade trabalhando em Home Office?

A queda da produtividade em home Office é uma das principais reclamações dos empregados que trabalham nessa condição, que nada mais é do que a prestação de trabalhos a partir de sua casa, bastando a conexão à internet.

Essa alteração da produtividade se deve, muitas vezes, pela falta de experiência em prestar trabalhos a partir de casa. O ambiente caseiro nem sempre é propício para a prestação de labor, seja pela presença de outras pessoas ou pela ausência de móveis ergonômicos que confiram o devido conforto para o trabalho.

Muitas pessoas não conseguem se adaptar rapidamente por não repetirem o comportamento que era empregado na sede da empresa ao realizar suas atividades em casa.

A boa notícia é que existem diversas formas de aumentar a concentração e a produtividade em Home Office. Confira algumas delas abaixo e garanta a melhoria da qualidade e quantidade de atividades realizadas durante o trabalho remoto.

Trabalho em Home Office

O home Office é conhecido como teletrabalho ou trabalho remoto. Embora ele seja previsto na CLT desde novembro de 2017, em razão da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), sua prestação já remete ao período anterior da promulgação legal.

Isso porque o trabalho remoto nunca foi proibido. Em verdade, ele se encontrava em um limbo jurídico pela ausência de previsão legal e, ao mesmo tempo, de proibição. Assim, havia insegurança jurídica tanto para o trabalhador quanto para a empresa.

Desde 2017 é possível visualizar um efetivo aumento do número de empregados que prestam serviços às empresas a partir de suas próprias casas. Que seja visto com desconfiança por muitos, o trabalho remoto tem se provado uma ótima solução.

Ele pode ser útil para limitar o estresse do dia a dia, como aquele referente ao trânsito enfrentado para ir até a empresa. Confere corte de gastos à empresa, que não precisa investir na montagem de um lugar para receber o cidadão ou aqueles atinentes ao consumo de energia, água e outros.

O ano de 2020 está sendo extremamente significativo para o trabalho em Home Office. A pandemia de Covid-19 que atinge o país é a responsável por isso, pois impôs a necessidade de isolamento social. A prestação de trabalhos pode ser mantida mesmo durante a restrição ao funcionamento de empresas ou ao horário delas com o auxílio do trabalho remoto.

Embora a produtividade do Home Office não seja a ideal para alguns trabalhadores que se encontram nesse estado, isso é apenas uma questão de tempo e de observação de alguns quesitos que podem ser de muito auxílio.

Não é regra que a produção dos empregados em home Office caia, mas ela pode se limitar pela ausência de orientação devida, pela ausência de cuidados essenciais e por algumas questões ligadas à rotina, que deve ser adaptada.

Assim, separamos algumas importantes dicas de como aumentar a produtividade do trabalho remoto. Confira abaixo e não deixe de colocá-las em prática!

Como aumentar a produtividade em Home Office?

As dicas abaixo podem ser aplicadas por todos os tipos de trabalhadores em home Office, especialmente aqueles que adotaram essa forma de prestação de serviços em razão do Coronavírus e que estão se adaptando. Confira, abaixo, e garanta a manutenção dos seus níveis de produtividade sem sair de casa!

1.      Mantenha a mesma rotina de vida

Nossa primeira dica para manter em alta a produtividade no home Office é manter, o tanto quanto seja possível, sua rotina diária.

Por exemplo, caso você acordasse às 6 horas, realizava exercícios, tomava banho e comia o café da manhã antes de iniciar o labor, busque manter essa sequência de atos. Em primeiro lugar, uma vez que ela era realizada normalmente no seu dia a dia, já se provou apta à sua rotina e organismo.

Assim, independentemente de você ficar em casa e não se deslocar à empresa para realização de trabalhos, procure manter o que é possível de ser feito mesmo durante o home Office ou isolamento social. Procure manter os mesmos horários de expediente que eram prestados quando o labor era realizado dentro do escritório.

Isso é importante na medida em que ajuda o cérebro a compreender que você irá adentrar em horário de trabalho e que o fato de que você está em casa não significa que esteja de folga.

2.      Escolha um único espaço da casa para trabalhar

Outro ponto que é crucial à produtividade do home Office é o local dentro de casa em que será prestado o labor. Sabemos que muitas pessoas não possuem um escritório próprio para isso, em que seja possível o isolamento das demais pessoas da casa.

Algumas atitudes simples como escolher uma mesa e cadeira confortáveis que sejam utilizados todos os dias ajudam na concentração e na produção.

3.      Mantenha o local organizado

Lembre-se de que o espaço ou mesa utilizado para home Office deve evitar distrações e estar tão organizado como se fosse seu local de trabalho dentro do escritório. A organização evita perda de tempo desnecessária e permite que a produção se mantenha sem percalços.

4.      Tire o pijama!

Um dos grandes erros realizados por pessoas que prestam serviço em home Office é permanecer o dia todo de pijama.

É importante que você se vista como se fosse encontrar os demais colegas. É claro que se você trabalha de terno e gravata eles são dispensáveis no home Office. Porém, leve sempre em consideração, na hora de se vestir, a escolha de uma roupa que não apresente desleixo para eventual teleconferência, por exemplo.

5.      Saiba a hora de parar

Não raro os profissionais que prestam trabalho remoto se perdem nos horários de labor e passam horas a mais realizando as atividades laborais. Isso é extremamente prejudicial.

Porque atrapalha na noção de expediente. Segundo, porque tende a aumentar o cansaço e frustração do trabalhador. Assim, a produtividade no home Office demanda que os horários sejam respeitados, inclusive para intervalos.

6.      Uma tarefa de cada vez

É preciso organizar o trabalho de forma a identificar o que é urgente e o que não o é. Para isso, é possível listar, diariamente, as atividades do dia, organizando-as conforme a prioridade.

É essencial que você saiba separar os momentos dedicados à família ou amigos e aqueles em que o labor deve ser prestado. A noção de que cada atividade tem o seu momento é crucial para manter a produtividade em home Office.

Um ponto que deve ser considerado é o de evitar atividades ligadas ao lazer durante o trabalho. Assim, não deixe a televisão ligada ou consuma bebidas alcoólicas durante o expediente, pois isso não se mostra natural e se mostra muito prejudicial à produção diária.

7.      Não se isole em casa

Embora estejamos diante de uma pandemia que exige o isolamento social, lembre-se de que é possível entrar em contato imediato com outras pessoas, inclusive da sua equipe.

procure contatar seus colegas, o que pode ser feito para troca de informações sobre o próprio trabalho ou para atualização quanto à vida dos seus colaboradores. Para isso, organize horários em que esse contato é mais indicado, assim como a forma como ele se dará.

Com algumas dicas simples é possível garantir a manutenção da produtividade mesmo em home Office. Caso você tenha dificuldades, procure identificar o que lhe atrapalha para, então, colocar algumas ações em prática que evitem esses percalços.

Não tenha medo ou vergonha de procurar dicas com colegas e gestores e saber como eles estão levando o home Office. Muitas vezes eles podem trazer informações pertinentes que podem transformar o seu trabalho e sua produção, até mesmo porque as atividades realizadas são semelhantes e a realidade posta é a mesma.

Veja também: Demissão humanizada: Saiba como fazer!

Gostou das dicas sobre férias? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau