Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
home office

Home Office: Como ele está mudando as rotinas de trabalho?

O home Office, que já vinha encontrando cada vez mais um lugar no mercado de trabalho brasileiro, tornou-se a realidade de diversas empresas neste ano em razão da pandemia de Coronavírus.

Ele corresponde à prestação de serviços pelo trabalhador de sua própria casa e não na sede da empresa, conferindo maior mobilidade e flexibilidade das relações de trabalho.

A tendência é que a flexibilização dessa relação seja uma tendência cada vez maior em razão da popularização do home Office.

Abaixo, confira como o trabalho remoto está mudando as rotinas de trabalho e o que esperar do mercado de emprego para um futuro próximo.

Home Office: Como funciona?

Em primeiro lugar o trabalho prestado de forma remota é por si só diferente daquele realizado na sede empresarial, mesmo quando as atividades realizadas são as mesmas.

Isso se deve principalmente ao fato de que o ambiente residencial geralmente é livre de barulhos e distrações típicos de um ambiente empresarial.

Por outro lado, a prestação de atividades laborais em casa enfrenta outros tipos de dificuldades e de fatores que podem causar a distração do trabalhador.

A prestação desse tipo de trabalho se dá, basicamente, pela realização de atividades de trabalho pelo empregado de sua casa, sem necessidade de deslocamento diário até a sede da empresa.

Para que isso seja possível o trabalhador deve estar em posse de aparelhos com conexão à internet pelos quais podem manter comunicação com a equipe e gestor e ter acesso aos dados necessários à execução das atividades laborais.

A instituição desse trabalho remoto em home Office depende de um acordo individual que deve ser firmado entre empresa e empregador. Caso o empregado seja contratado diretamente para laborar em casa, isso deverá constar no seu contrato de trabalho.

Cabe às partes instituir de quem é a responsabilidade pela cessão dos aparelhos utilizados para a prestação de trabalho, sua manutenção e outras questões que dizem respeito ao funcionamento diário da prestação de labor.

Qualidades do trabalho em home Office

Uma vez que o trabalho remoto se tornou uma realidade cada vez mais presente no dia a dia das empresas, principalmente em situações necessárias como a da atual pandemia, é de responsabilidade das instituições buscar soluções para esse trabalho remoto.

Ao que tudo indica aquelas empresas que ignorarem as possibilidades de home office poderão se tornar obsoletas e enfrentar problemas futuros de não acompanhamento da modernização das relações e das possibilidades de economia e flexibilidade trazidos por ela.

Além das qualidades que o trabalho de forma remota causa às próprias empresas, que podem economizar com gastos de manutenção de ambiente para os empregados, energia elétrica e vale transporte, há indicações de que essas formas de prestação de labor são benéficas para a sociedade em geral.

Isso porque existem índices sendo divulgados que indicam que a poluição foi limitada durante a expansão do trabalho em home Office em meio à pandemia.

É latente a possibilidade de aumento da felicidade e satisfação do próprio trabalhador, que perde menos tempo no trânsito e possui mais horas que podem ser dedicadas ao seu bem estar e à companhia de sua família.

Mudanças causadas pela expansão do trabalho em home Office

São diversas as qualidades do trabalho remoto e suas diferenças em relação ao labor tradicionalmente prestado perante as sedes das empresas.

A consolidação do home Office se dá por esses inúmeros benefícios trazidos ao trabalhador, à empresa e à sociedade.

 A entrada de novas gerações no mercado de trabalho é um fator que beneficia a instituição de home Office. Isso se deve ao fato de que as novas gerações procuram utilizar as tecnologias disponibilizadas para realmente facilitar o dia a dia, assim como revolucionar as relações de trabalho.

Flexibilidade é um dos principais pontos buscados pelos novos trabalhadores que hoje ocupam vagas de trabalho em empresas de naturezas diversas.

O Home Office é uma ótima opção por permitir que haja a prestação de atividades sem que para isso haja o deslocamento do trabalhador e até mesmo sua exposição a fatores típicos de grandes centros urbanos, como a violência.

É inegável que o trabalho remoto seja uma grande tendência que está alterando definitivamente as relações de labor existentes no Brasil.

Outro fator que influencia em grande parte a guinada do labor em home Office é a possibilidade de aumento da própria produtividade do empregado que se vê livre de distrações que possam afetar a realização de suas atividades. Ligações e reuniões desnecessárias, conversas paralelas e barulhos urbanos são apenas alguns desses fatores de distração.

O trabalho em Home Office se consolida como tendência que irá alterar definitivamente as relações pelo fato de que diariamente surgem diversas novas plataformas que permitem que haja a prestação de atividades de forma remota sem que para isso o trabalho perca a qualidade.

Porém, o sucesso do trabalho remoto e a consolidação dele como uma tendência natural do mercado de trabalho depende de que uma série de fatores seja observada. Caso contrário é possível que isso apenas tenha um aumento temporário com o retorno das atividades tradicionais, na sede da empresa, posteriormente.

Confira abaixo algumas dicas que podem garantir o sucesso do trabalho remoto.

Home Office é uma tendência do futuro e depende de cuidados

1.      Definição de metas claras

Tanto para aqueles empregados que forem contratados diretamente para home Office quanto aqueles que já laboram na sede da empresa e passarão a trabalhar em casa (temporariamente ou não) devem ser comunicados claramente quanto às metas e forma de trabalho desejado.

Independentemente do controle de jornada (que é dispensado no trabalho remoto, mas indicado para quem for prestá-lo apenas de maneira temporária, como em razão da pandemia) o trabalhador deve ter conhecimento do que se espera dele nos serviços prestados a partir de sua casa.

2.      Invista em treinamentos

Treinamento sobre o uso da ferramenta aplicada pelo home Office e sobre o acesso aos dados e outros membros da equipe são interessantes para a instituição segura do trabalho remoto.

A concessão de contatos indicados em situações de problemas com o sistema ou de acesso é outra forma que pode evitar “dor de cabeça” aos gestores.

3.      Comunicação

Finalmente, o sucesso do home Office depende de uma política clara acerca da comunicação que deve ser feita pelos trabalhadores. Essa diz respeito tanto àquela realizada entre membros da equipe, gestores e trabalhadores e colaboradores e clientes da empresa.

Horários para comunicação, mensagens e informações padrões que devem ser dados aos clientes, assim como forma de comunicação (ligação, mensagem escrita, videoconferência) devem ser definidos de forma clara.

É possível padronizar a forma de contato ao mesmo tempo em que são evitadas eventuais interrupções do trabalho que possam diminuir sua produtividade. Isso permite que o empregado se organize diante de suas atividades e de possíveis reuniões ou contatos on-line pré-estabelecidos.

Uma vez que o Home Office se apresenta como uma tendência que irá modificar definitivamente a noção que se tem da prestação de labor é importante que haja, por outro lado, o devido cuidado com sua implementação.

Os três passos acima citados servem para a empresa testar a qualidade de suas operações remotas assim como para controlar as atividades que são realizadas e garantir a qualidade delas.

A mera instituição do trabalho remoto não é suficiente. Por isso se faz indispensável a atenção a esses passos que podem tornar melhor o trabalho remoto e permitir que a empresa invista cada vez mais em home Office e diminua gastos típicos da manutenção dos empregados na sede empresarial.

Veja também: Despesas de equipes externas: como fazer o seu controle?

Gostou das dicas sobre home office? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau