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Como aumentar a qualidade de vida dos colaboradores no trabalho?

Cada vez que um colaborador precisa se ausentar por motivos de saúde ou até se afastar para fazer um tratamento, a empresa precisa lidar com uma série de gastos, sem contar a queda na produtividade.

As pessoas passam a maior parte de seus dias no ambiente de trabalho. O modo como exercem suas funções reflete diretamente no estado físico e, muitas vezes, mental. O modo como se sentam ou um ambiente extremamente competitivo podem trazer malefícios para os colaboradores.

Neste artigo, vamos falar sobre as maneiras de se aumentar a qualidade de vida dos colaboradores no trabalho!

Por que a qualidade de vida no trabalho é importante?

A qualidade de vida no ambiente de trabalho significa maior satisfação e bem-estar dos colaboradores, o que resulta no aumento da produtividade. Porém, a qualidade de vida no trabalho refere-se, sobretudo, à promoção da saúde dos colaboradores.

Nos ambientes em que há poucas expectativas de crescimento dentro da empresa ou naqueles em que os colaboradores não podem trabalhar com autonomia, por exemplo, são os mais propensos ao esgotamento físico e mental dos colaboradores.

Criar e implantar estratégias que permitam que a empresa trabalhe de forma mais humanizada. Mas, para que dê certo, é preciso seguir alguns passos. Continue a leitura e veja a seguir.

O que esperar de ações que aumentem a qualidade de vida no trabalho?

Do ponto de vista empresarial, um programa que tenha como objetivo o aumento da qualidade de vida no trabalho traz diversos benefícios. Além dos citados no início deste artigo, como redução de custos que têm origem no afastamento de colaboradores e aumento da produtividade, ficar conhecida por oferecer um ambiente harmonioso e que promova a saúde do colaborador pode atrair os melhores talentos do mercado.

Já sob o ponto de vista do colaborador, fazer parte de uma empresa que preza pelo seu bem-estar e que garante condições em que possa usar sua autonomia, expressar sua criatividade e trabalhar com foco na inovação, só lhe trará benefícios!

Ponto Eletrônico

O que é preciso para aumentar a qualidade de vida dos colaboradores no trabalho?

Sensibilidade e olhar atento

A empatia é que entra em cena neste momento. Sentir as dores da organização é uma das maneiras mais eficientes para que os gestores consigam identificar os pontos que precisam ser aprimorados para garantir a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho.

O gestor com olhar atento consegue perceber o momento em que algo na administração precisa ser mudado para aumentar a qualidade de vida dos colaboradores e decide que é a hora de mudar e implantar um programa.

Identificação

Aqui é feito uma espécie de diagnóstico a partir do dia a dia da empresa e dos colaboradores (indicado fazer pesquisa de clima para isso). Acompanhando o cotidiano de perto, é possível ter dimensão do problema, sua origem e uma ideia para planejar como eliminá-lo.

Preparação do plano de ação

Nesta fase são tomadas as primeiras medidas para que um programa de qualidade de vida no trabalho possa ser implantado: quem fará parte do projeto, cronograma, modelo a ser seguido, prioridades a definir, entre outros.

Implementação

As primeiras ações são executadas nesta fase. As ações podem ter dimensões diferentes: desde a identificação da necessidade de mudança de móveis e luminárias até a implantação de treinamentos periódicos mais completos, como palestras, grupos terapêuticos, etc.

Sustentação

Nesta fase é possível acompanhar os resultados do programa de qualidade de vida dos colaboradores no trabalho. A sustentação do programa se dá com a continuidade da aplicação destas medidas para o fortalecimento e ampliação do programa.

Dicas para aumentar a qualidade de vida no trabalho

Agora vamos à prática. Selecionamos abaixo quatro dicas para ser aplicadas na empresa com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos colaboradores.

Organização

A organização do espaço físico coletivo e individual reflete diretamente no estado emocional do colaborador. A organização também exerce grande influência na produtividade das equipes, porque facilita a concentração e aumenta a sensação de conforto.

Conforto e saúde

O conforto também é importante. Tente imaginar quanto tempo um colaborador consegue manter o foco em uma tarefa sentindo dores nas costas ou no pescoço. Por esse motivo, é preciso que a empresa se atente a adequar suas instalações de acordo com as funções de seus colaboradores.

Uma boa iniciativa é investir em equipamentos ergométricos que aumentar o conforto e previnem o surgimento de doenças ocupacionais nos colaboradores.

Integração dos colaboradores

Como mencionamos anteriormente, trabalhar em um clima de competição excessiva, desconfiança e em um local em que há muitas inimizades é extremamente prejudicial à saúde física e mental dos colaboradores.

Assim, desenvolver programas que incentive a integração dos colaboradores é fundamental para que laços de confiança e companheirismo sejam criados e valorizados no ambiente de trabalho.

Reconhecimento e valorização

É muito importante que os gestores reconheçam e valorizem o trabalho desenvolvido pelos seus colaboradores. A vida corporativa não é feita apenas de críticas e cobranças. Reconhecer o talento e valorizar a colaboração é algo muito importante para que as equipes se sintam motivadas a crescer e a permanecerem alinhadas com os objetivos da empresa.

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