Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
integração

Como fazer integração de novos colaboradores?

Integrar um novo colaborador ao seu ambiente de trabalho é tão importante quanto o processo seletivo. É nesse momento que ele conhecerá a fundo os valores e a missão da empresa e poderá conhecer o papel de cada um dentro da empresa!

O contato com os gestores e seus novos colegas de trabalho permite que ele possa se inteirar dos objetivos e metas estabelecidos e conhecer o seu lugar dentro da organização.

Vale ressaltar que um processo de recrutamento e seleção é muito oneroso para a empresa e, por esse motivo, ao se sentir acolhido tanto pelos gestores como pelos colegas, as chances de retenção são maiores.

Integração de novos colaboradores: Entenda o que é.

A integração de novos colaboradores é a preparação de um novo integrante da empresa para que ele conheça um pouco da organização que ele está ingressando. Trata-se de uma ambientação, para que ele conheça os principais rotinas, locais entre outros.

Quando o processo de integração não é realizado da forma correta, o novo colaborador pode ficar deslocado, e não ter o entendimento claro sobre o funcionamento, de uma forma geral, ou ainda não saber ao certo como realizar seu trabalho da melhor forma.

A integração apesar de falar sobre as atividades que serão exercidas pelos novos colaboradores, é muito importante que seja passado os valores da empresa bem como a cultura organizacional.

No momento em que os colaboradores estão alinhados com os valores praticados, é possível a manutenção de bom clima organizacional, além de ter o sentimento de fazer parte da empresa.

Quatro passos para fazer a integração de novos colaboradores

Simplicidade e clareza na integração

A equipe de RH e os gestores de pessoas precisam fazer com que todo o processo de integração dos novos colaboradores seja simples e a comunicação clara!

Leve em consideração que o novo emprego é o início de uma nova etapa na vida do colaborador e, por isso, um passo muito importante para seu desenvolvimento pessoal. Porém, ele não sabe o que lhe espera no ambiente de trabalho e ser acolhido é fundamental para que sua ligação com a empresa seja duradoura.

  • Explique com muita clareza o que é esperado dele quanto à sua função e, se possível, passe um cronograma com as suas principais tarefas para que sirva de orientação durante a jornada de trabalho.
  • Outro ponto importante, é apresentar os demais colaboradores que trabalharão diretamente e indiretamente com ele, além dos gestores. Explique como o trabalho de cada um, inclusive o dele, é importante para que todos possam alcançar as metas estabelecidas.

Documentos Admissionais

Política de boas vindas

Não é apenas o novo colaborador que precisa integrar-se ao novo ambiente de trabalho. Os demais colaboradores também precisam estar preparados para receber os novos integrantes da equipe.

Dessa forma, a criação de uma política de boas vindas é importante para ambas as partes e elimina o desconforto que a sensação de ter “um estranho no ninho” pode causar.

Invista em treinamentos

Treinamentos são importantes para que o novo colaborador compreenda a rotina da empresa e consiga atingir produtividade máxima!

  • Workshops, seminários, intensivos de treinamento em cada área em que o novo colaborador trabalhará são essenciais para que ele assimile suas funções de forma clara e objetiva.

Apresente os objetivos coletivos

O novo colaborador deve estar ciente dos objetivos coletivos da empresa e quais metas são esperadas dele para que as metas em comum sejam alcançadas. Não se esqueça de que os objetivos a curto prazo são tão importantes quanto os a longo prazo!

Lembre-se de reconhecer as pequenas vitórias do dia a dia para que os colaboradores se sintam motivados e incentivados a continuar avançando. Essa atitude resulta em autonomia e autoconfiança em todos os colaboradores.

A integração do novo colaborador é o primeiro passo para seu engajamento!

O processo de integração não deve ser negligenciado. Por quê?

Esse processo foi desenvolvido para que o novo colaborador aprenda o básico para conseguir se ambientar e iniciar o seu trabalho dentro da empresa, e caso a integração não seja realizada da forma correta, o profissional pode sofrer alguns prejuízos.

O primeiro degrau da trajetória da evolução do funcionário na empresa é a integração. Nesse momento que o colaborador terá conhecimento sobre sua equipe, sobre os processos e métodos que são utilizados. E principalmente, entender o que é esperado por parte da organização bem como ao inverso, o que o colaborador espera da empresa.

O colaborador não pode ser cobrado por algo que não compreendeu, ou que não ficou claro, principalmente nos primeiros meses. Ele precisa ter o entendimento do seu papel, do motivo da sua contratação, de quais são os planos da empresa para ele, para que assim ele consiga se localizar e começar a caminhar a partir desse ponto.

Motivação dos novos colaboradores

Outro ponto que torna a integração de colaboradores novos da empresa está no fato de que ela ajuda a motivá-los.

Imagine entrar em um ambiente completamente novo em que não se conhece as demais pessoas que convivem nele diariamente. Isso pode ser assustador, de forma que a ausência de uma integração pode ser muito prejudicial na medida em que o colaborador tende a se fechar e a ter uma atuação mais tímida.

Quando as noções de integração dos novos funcionários se tornam política interna da empresa e o recebimento deles ocorre de forma correta, eles podem se tornar mais motivados. Eles tendem a se ficar à vontade, quando integrados devidamente, para apresentar dúvidas, sugestões e até mesmo para se enturmar com os colegas.

A empresa tende a ganhar. Afastada a timidez do colaborador e sendo disponibilizado um ambiente aberto e inclusivo, ele pode se manifestar desde logo quanto aos procedimentos que não entendeu corretamente, por exemplo. Assim, são evitados erros ou trabalhos que devem ser refeitos.

Tende-se a aproveitar muito mais a capacidade intelectual e prática dos novos empregados na medida em que se realiza a integração de novos colaboradores.

A integração é importante, assim, para demonstrar ao novo colaborador que ele está diante de uma empresa que se importa com o seu bem estar e com a sua inclusão.

Direcionamento de políticas e esforços pela empresa

Integrar corretamente os novos colaboradores é crucial na medida em que a empresa precisa conhecer quem lhe presta serviços para que seja capaz de desenvolver políticas internas e direcionamentos de esforços em direções que realmente auxiliem e motivem os funcionários.

A integração dos novos colaboradores pode auxiliar a organização a saber quem realmente lhe presta serviços. Isso, novamente, é devido à possibilidade de o funcionário se abrir com maior facilidade quando sente que faz parte da empresa.

Seus temores, assim como objetivos profissionais, tornam-se mais claros. O que espera da organização e como ela pode lhe auxiliar em seu crescimento pessoal e enquanto trabalhador.

O trabalho do departamento de RH é facilitado nesse cenário em que a integração é valorizada e devidamente colocada em prática. Conhecer o capital humano da empresa, assim, torna-se essencial para aquelas instituições que desejam se desenvolver em conjunto com seus funcionários, assim como se tornar referência no mercado de trabalho.

Considere a hipótese em que estão sendo estudados novos tipos de benefícios e políticas de metas aos funcionários. Eles podem se tornar muito mais efetivos na medida em que se sabe quais são os objetivos e as expectativas dos colaboradores, novos ou não, em relação à empresa.

Investir em políticas de integração de novos funcionários e direcionar esforços para que isso se torne possível é uma forma da empresa se aprimorar enquanto organização que possui, além de objetivos financeiros, viés social.

Quais são os benefícios do processo de integração de novos colaboradores?

Existem muitos benefícios envolvidos no processo correto de integração dos novos colaboradores dentro de uma empresa. Onde podemos destacar os seguintes pontos:

Entrega de resultados mais eficientes

Assim que um colaborador entende como é a metodologia de trabalho, a adaptação acontece muito mais rápido e de uma forma mais simples. Sendo possível que as entregas comecem a acontecer muito mais cedo.

No entanto, se o processo de integração não for bem executado, os meses iniciais de trabalho do colaborador podem ser marcados por falhas, ou demora na entrega das suas atividades, por ainda não compreender o melhor caminho para sua execução.

Manutenção do clima organizacional

As empresas, a cada dia, estão percebendo a necessidade de trabalhar na manutenção do clima organizacional, onde o primeiro passo é estabelecer a cultura organizacional, onde estão compreendidos regras, filosofias, valores, código de conduta da empresa.

São os alicerces que darão a garantia para um clima organizacional leve e adequado, porém, para que isso seja possível, é importante que todos os colaboradores estejam alinhados. E o momento desse alinhamento, é primeiro contato com a empresa, no processo de integração.

Veja também: Como implementar home office da forma certa em sua empresa?

Gostou das dicas sobre integração de novos colaboradores? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau