Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Como fazer integração de novos colaboradores?

Integrar um novo colaborador ao seu ambiente de trabalho é tão importante quanto o processo seletivo. É nesse momento que ele conhecerá a fundo os valores e a missão da empresa e poderá conhecer o papel de cada um dentro da empresa!

O contato com os gestores e seus novos colegas de trabalho permite que ele possa se inteirar dos objetivos e metas estabelecidos e conhecer o seu lugar dentro da organização.

Vale ressaltar que um processo de recrutamento e seleção é muito oneroso para a empresa e, por esse motivo, ao se sentir acolhido tanto pelos gestores como pelos colegas, as chances de retenção são maiores.

 

Quatro passos para fazer a integração de novos colaboradores

Simplicidade e clareza na integração

A equipe de RH e os gestores de pessoas precisam fazer com que todo o processo de integração dos novos colaboradores seja simples e a comunicação clara!

Leve em consideração que o novo emprego é o início de uma nova etapa na vida do colaborador e, por isso, um passo muito importante para seu desenvolvimento pessoal. Porém, ele não sabe o que lhe espera no ambiente de trabalho e ser acolhido é fundamental para que sua ligação com a empresa seja duradoura.

  • Explique com muita clareza o que é esperado dele quanto à sua função e, se possível, passe um cronograma com as suas principais tarefas para que sirva de orientação durante a jornada de trabalho.
  • Outro ponto importante, é apresentar os demais colaboradores que trabalharão diretamente e indiretamente com ele, além dos gestores. Explique como o trabalho de cada um, inclusive o dele, é importante para que todos possam alcançar as metas estabelecidas.

 

Política de boas vindas

Não é apenas o novo colaborador que precisa integrar-se ao novo ambiente de trabalho. Os demais colaboradores também precisam estar preparados para receber os novos integrantes da equipe.

Dessa forma, a criação de uma política de boas vindas é importante para ambas as partes e elimina o desconforto que a sensação de ter “um estranho no ninho” pode causar.

 

Invista em treinamentos

Treinamentos são importantes para que o novo colaborador compreenda a rotina da empresa e consiga atingir produtividade máxima!

  • Workshops, seminários, intensivos de treinamento em cada área em que o novo colaborador trabalhará são essenciais para que ele assimile suas funções de forma clara e objetiva.

 

Apresente os objetivos coletivos

O novo colaborador deve estar ciente dos objetivos coletivos da empresa e quais metas são esperadas dele para que as metas em comum sejam alcançadas. Não se esqueça de que os objetivos a curto prazo são tão importantes quanto os a longo prazo!

Lembre-se de reconhecer as pequenas vitórias do dia a dia para que os colaboradores se sintam motivados e incentivados a continuar avançando. Essa atitude resulta em autonomia e autoconfiança em todos os colaboradores.

A integração do novo colaborador é o primeiro passo para seu engajamento!