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clima organizacional ruim

Clima organizacional ruim: o que fazer para reverter?

Não faltam estudos espalhados por aí, que expõem como um clima organizacional ruim influencia negativamente a cultura da empresa e pode ser muito prejudicial até mesmo para trazer bons resultados aos negócios. 

Muitas pessoas podem se sentir desmotivadas a agir quando identificam esse tipo de falha, pois um clima pesado gera uma sensação de impotência aos colaboradores, e é nessa hora que o problema acaba se tornando ainda maior.

A seguir, iremos falar mais sobre o assunto. Acompanhe.

Tudo começa pela cultura da empresa

Assim como na sociedade em geral, as pessoas também levam às empresas suas próprias bagagens culturais: cada profissional carrega em si expectativas e formas diferentes de agir perante situações diversas, o que definitivamente molda a convivência com seus pares — criando, dessa forma, a cada contratação, um novo sistema compartilhado de valores e crenças dentro desse ambiente de trabalho. 

A partir daí, independentemente do tamanho do negócio, é importante compreender que a empresa é responsável por fomentar um ambiente que promova o desenvolvimento profissional de todos, levando em consideração que é de responsabilidade dela estabelecer uma cultura receptiva, que se encaixe dentro daquilo do que é esperado pela maioria dos indivíduos. Ou seja, que não tenha um clima organizacional ruim.

Tendo isso em mente, características como o respeito à diversidade, transparência em relação às estratégias do negócio, acolhimento na resolução de possíveis conflitos, hierarquias horizontais, meritocracia e justiça no convívio interno das equipes, dentre outras, devem estar presentes como alicerce dessa construção de cultura empresarial. 

Lembre-se que quanto melhor a percepção dos colaboradores sobre o clima no trabalho, maior é a probabilidade de, além de alcançar bons resultados, manter uma evolução constante da empresa em si.

E é por isso que o estudo do clima organizacional, embora  não seja um conceito novo, está se tornando cada vez mais importante no mundo dos negócios.

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Como identificar um clima organizacional ruim

Já entendemos que o ambiente de trabalho é fator decisivo para influenciar a motivação dos colaboradores e trazer resultados positivos.

É comum perceber que, se o clima de uma empresa não é agradável para as pessoas que trabalham lá, alguns problemas começam a aparecer.

O primeiro sinal do clima organizacional ruim é o declínio da produtividade —  os profissionais começam a trabalhar menos, pois não encontram inspiração para realizar suas tarefas diárias.

Esse declínio na produção pode ser seguido por uma quantidade significativa de pessoas que pedem demissão da empresa —  o que, por sua vez, contribui para criar uma atmosfera negativa entre as equipes porque antes de chegarem ao extremo de solicitar o desligamento, esses profissionais se sentiram inseguros e desassistidos em relação ao seu futuro, e muito provavelmente externaram essa preocupação aos seus colegas. 

Ou seja, quem fica sofre com as consequências desse turnover, além de ter que lidar com um ambiente de conflitos, desconfiança e até mesmo pequenos desvios de comportamento.

Como melhorar o clima no ambiente de trabalho

Existem alguns aspectos que podem ser melhorados e que são eficazes para a manutenção ou criação de uma cultura positiva dentro da empresa.

Confira abaixo quais são:

  1. Líderanças bem preparadas

Sem dúvidas, a principal função de um líder é garantir que não haja um clima organizacional ruim na sua equipe.

Mais do que exigir resultados cada vez maiores para a empresa, os gestores devem ter em mente que sua missão pessoal é transmitir a energia e orientação necessária para que os seus liderados consigam evoluir profissionalmente, produzindo, consequentemente, um excelente trabalho.

Portanto, na hora de definir quais serão os líderes da sua organização, dê preferência por profissionais que possam despertar nos outros o seu potencial individual e, posteriormente, coletivo, além de saberem promover esse trabalho em equipe de maneira adequada.

  1. Promover um ambiente físico que inspire

O ambiente físico do local de trabalho tem um enorme impacto no clima.

Profissionais que trabalham em um local que estimula a criatividade, promove o conforto e disponibiliza todas as ferramentas necessárias para um bom desempenho das tarefas diárias, geralmente têm um retorno em produtividade muito melhor.

Isso pode parecer óbvio, mas muitas empresas  acabam não prestando atenção nesse aspecto.

Vale ressaltar que não se trata de fornecer um escritório de luxo aos trabalhadores, mas sim de tornar um espaço favorável para que todos realizem suas atividades diárias.

Ergonomia, equipamentos adequados, locais bem iluminados, cores alegres, móveis organizados,etc, tudo isso afeta diretamente a experiência das pessoas.

  1. Reconhecimento e meritocracia

Os colaboradores querem se sentir reconhecidos pelos seus trabalhos, e não há nada melhor para impulsionar o indicador de clima na empresa do que incentivar o feedback às pessoas pelas suas realizações.

As empresas podem fazer isso estabelecendo metas baseadas em meritocracia,  distribuindo prêmios e bonificações por resultados fora do comum, ou até mesmo adotando posturas mais simples, como mencionar publicamente aqueles que estão atingindo bons desempenhos.

Parece simbólico, mas atribuir um título de “funcionário do mês” pode sim fazer com que o colaborador se sinta reconhecido, isso sem mencionar o potencial de inspirar os demais profissionais, evitando um clima organizacional ruim

  1. Bom relacionamento entre os colaboradores

“Nenhum homem é uma ilha” — esse deve ser um conceito-chave dentro das organizações.

O trabalho em equipe gera mais do que bons resultados: ajuda a deixar essa cultura empresarial cada vez mais rica.

  1. Comunicação entre as equipes internamente

A maioria dos problemas enfrentados numa empresa costumam ser devidos a uma comunicação ineficiente. E neste ponto, todo mundo perde.

Para melhorar esse canal é primordial investir em ferramentas internas eficientes, além de promover que as equipes se integrem e saibam o que é feito por cada área diferente.

Como aplicar essas estratégias

Há maneiras simples de aplicar esses requisitos que permitem avaliar o clima na sua empresa e melhorar o indicador de clima. Por exemplo:

Realizar pesquisas internas

Sempre que as pessoas parecerem desmotivadas, é preciso tentar entender a verdadeira razão por trás disso.

Neste contexto, pesquisas de clima devem ser feitas com frequência, pois são um importante indicador da percepção que seus colaboradores têm de como é trabalhar na empresa, e pode te mostrar se na sua empresa existe um clima organizacional ruim, ou não.

A periodicidade dessas pesquisas dependerá muito do tamanho do negócio e de quais serão as medidas tomadas para superar os problemas identificados.

Além disso, outra dica é não descartar uma pesquisa assim que implementar as soluções necessárias para alterar o que foi apresentado por seus colaboradores. Compare os resultados de novas pesquisas com as anteriores para entender se os problemas ainda são os mesmos.

Os números permitem que os líderes identifiquem o potencial transformador das estratégias que foram implementadas e se as mudanças esperadas acontecerão.

Solicitar feedback individual e em grupo

O feedback é a resposta mais verdadeira a qualquer estímulo. É por isso que a empresa deve sempre incentivar que seus colaboradores falem sobre suas experiências, tanto individualmente quanto em equipe.

O objetivo aqui é reunir informações que reflitam honestamente o clima.

Tenha em mente que obter um feedback negativo é uma das possibilidades. Não é o cenário ideal, nem o mais agradável, porém é o primeiro passo para a mudança.

Afinal, se as coisas não estão indo bem na empresa, é melhor falar abertamente sobre os problemas para que possa se chegar numa solução que seja razoável para todos.

Treinar os líderes

Como já mencionamos mais acima, as lideranças são cruciais no mundo dos negócios: elas são responsáveis ​​pela construção da inspiração e modo de agir das equipes.

No entanto, na maioria das vezes, esses líderes não estão cientes da importância de manter um ambiente agradável para suas equipes.

É por isso que a mudança precisa começar com eles.

O treinamento é uma maneira de apontar e melhorar as principais características desses profissionais, para que eles possam despertar o melhor de cada colaborador.

Pessoas bem preparadas tornam o clima muito melhor.

Ponto Eletrônico

Manter um canal de comunicação aberto com o RH

Os colaboradores nem sempre se sentem à vontade para conversar sobre certos assuntos com seus líderes. Eles podem ter medo de represálias, podem sentir vergonha de trazer essas coisas à tona e até terem receio de sofrer perseguição.

Por isso, é importante que a empresa mantenha um canal de comunicação eficiente com o departamento de Recursos Humanos: promova a liberdade de falar sobre qualquer coisa que os profissionais considerem importante para evitar um clima organizacional ruim.

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