missão visão e valores

Missão visão e valores organizacionais e a sua importância

A definição da missão visão e valores de uma empresa são diretrizes organizacionais importantes para a sua administração.

Isso porque elas são ferramentas estratégicas, que direcionam a organização para o caminho mais vantajoso ao seu desenvolvimento. Além disso, elas servem como base para a tomada de decisão dos profissionais e cultura do ambiente de trabalho.

Todos esses itens representam pontos de partida para o desenvolvimento de ideias, determinação de objetivos, posicionamento no mercado e muitos outros aspectos fundamentais para a criação de um negócio sólido, com comportamento definido e uma boa imagem perante o mercado.

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Tendo em mente a relevância do assunto para o crescimento de qualquer empresa, neste artigo, vamos ajudar nossos leitores a entender melhor a importância desses três pilares. Acompanhe!

O que são missão visão e valores?

Os conhecidos termos têm a finalidade de moldar a identidade de uma corporação, estabelecendo referências que ditarão elementos como seu comportamento no mercado.

Como ela será visualizada por concorrentes e parceiros; de que forma será identificada pelos clientes; dentre outros aspectos.

Esse DNA da missão visão e valores é construído seguindo duas vertentes diferentes —  a cultura e a filosofia corporativa. A primeira está relacionada ao conjunto de referências e normas de conduta que devem ser seguidas pelos colaboradores.

Já em relação a filosofia corporativa, ela deve ser minuciosamente construída coletivamente, a começar pelas lideranças mais importantes do negócio, que devem representar os pilares a serem seguidos pelos colaboradores de todas áreas.

O que significa cada um dos termos?

Missão

Pode ser definida como a razão pela qual a empresa existe, o termo expõe o papel que ela desempenha na sociedade e no mercado.

Neste sentido, a organização que não sabe por qual motivo existe, também não será capaz de definir uma estratégia de crescimento, pois seus objetivos não estão claros.

A criação e desenvolvimento da missão envolve a identificação, de maneira objetiva, de todas as propostas de valor que a corporação pretende entregar.

Aqui não são definidos apenas os produtos ou serviços que pretendem comercializar, mas como pretende impactar a vida do seu público-alvo.

É importante que a missão seja desafiadora e inspiradora, assim você conseguirá criar um engajamento maior com seus parceiros e colaboradores para levar um benefício cada vez maiores ao público-alvo.

Além disso, ela deve ser curta para ser facilmente lembrada por aqueles.

Observe que ele funciona como uma crença que orienta as ações de todos aqueles relacionados com a organização.

Visão

Diz respeito aos objetivos que serão alcançados a longo prazo pelas diretrizes organizacionais, ou seja, a missão visão e valores.

Neste parâmetro, os administradores precisam indicar a posição que desejam conquistar no mercado nos próximos anos. É necessário esclarecer tanto a aspiração quanto a inspiração corporativa.

Essa aspiração deve corresponder aos desejos, que podem ser alcançados de forma objetiva e direta, como um aumento da influência da empresa na região, por exemplo.

Na vertente de inspiração, a visão se relaciona com íntimo do seu público-alvo, como a criação de um sentimento de paixão pela marca. 

Valores

Em linhas simples, trata-se de princípios éticos e crenças que ditarão o comportamento da organização enquanto os colaboradores trabalham para alcançar a visão.

Eles formam uma lista de qualidades que definem a personalidade da corporação e orientam as atitudes de qualquer envolvido na empresa, desde os líderes até a parte mais operacional.

Além disso, também é possível aplicar a lista de valores nos processos seletivos para identificar os colaboradores cujos perfis são mais adequados aos trabalhos na organização, como também para definir critérios de promoção.

Por que a missão visão e valores é importante para a estratégia da empresa?

O planejamento estratégico consiste no conjunto de mecanismos e processos metodológicos que definem:

  • o estabelecimento de metas,
  • a alocação de recursos,
  • tomada de decisões,
  • investimentos com a finalidade de alcançar os objetivos da empresa e, consequentemente, seu sucesso comercial.

A missão visão e valores também está incluída nesses processos.

Indo mais além, diferentes ferramentas podem ser utilizadas ou não nesse processo, como a análise PEST, matriz SWOT e planejamento de cenários, por exemplo. No entanto, independentemente dos benefícios delas, o plano deve seguir as seguintes etapas para ser bem-sucedido:

Definição das crenças e valores do negócio e da direção corporativa;

  • Análise do ambiente externo e interno da empresa;
  • Visão de futuro e objetivos do negócio;
  • Direcionamento das unidades de negócio;
  • Desenvolvimento de estratégias nível corporativo, de processos e funcional.

Podemos notar que a missão representa a base de todo o planejamento, enquanto a visão está presente para direcionar o futuro da empresa e no estabelecimento de seus objetivos.

Por fim, os valores têm aplicação mais prática e ditam a rotina dos colaboradores e líderes da organização.

A partir disso, é válido dizer que esses elementos são fundamentais para a elaboração do planejamento estratégico, para criação de objetivos e manutenção da longevidade do negócio.

Como elaborar essas diretrizes organizacionais?

Ao elaborar a missão visão e valores da sua empresa, é necessário que se responda determinadas perguntas. Veja os pontos de cada um deles abaixo.

1. Missão

A partir da área do negócio da sua empresa, você consegue iniciar a montagem da missão! Você é uma empresa de tecnologia, e a sua missão pode ser criar práticas sustentáveis, a partir do trabalho ofertado pela sua empresa.

  • O que faz? – atividade principal da empresa;
  • Para quem faz? – o público que deseja atingir;
  • Qual a sua finalidade? – o que se pretende atingir com sua atividade;
  • Como e onde é feito? – se refere ao local e ao modo que é desenvolvido seus produtos e/ou serviços; 
  • Qual a sua responsabilidade social? – quais são os impactos do negócio na vida dos clientes.

2. Visão

Já a visão, é a forma com que você expressa em palavraso o que espera da sua empresa a médio e longo prazo! O cumprimento da sua missão, e como será o posicionamento dela, para parceiros e internamente, por exemplo.

  • Como a organização se vê a longo prazo e onde pretende chegar? – objetivos a longo prazo, que são aqueles a serem atingidos em 5 anos ou mais;
  • O que pretende alcançar? – que fim pretende atingir ao completar seus objetivos com a missão visão e valores;
  • Qual tipo de produto oferecerá? – serviços e produtos no futuro;
  • Como deseja ser vista por clientes e parceiros? – a imagem de mercado que deseja alcançar.

3. Valores

Já os valores, é o local onde você expressa o que move sua empresa, quais são os sentimentos e valores que são aplicados diariamente, na execução das atividades, no dia-a-dia dos colaboradores. Como, ética, transparência, segurança, entre outros.

  • Como os colaboradores devem se portar? – qualidades individuais dos colaboradores;
  • Como os empregados se relacionam entre si? – ambiente de trabalho e clima organizacional dos profissionais;
  • Como a empresa se relaciona com os clientes? – forma de atendimento com os clientes;
  • Como a empresa faz negócios? – relacionamento da empresa com parceiros e aliados.

Vimos como a definição da missão visão e valores é fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento de qualquer organização.

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Pois será a partir desses elementos que será formada sua identidade visual e estruturado o seu planejamento estratégico.

Como aplicar a missão, visão e valores no dia-a-dia da sua empresa?

Ao criar a missão, visão e valores da sua empresa, é necessário que eles sejam incluídos na jornada de trabalho diária, praticado e entendido por todos.

Muitas empresas criam valores incríveis, mas a prática é muito diferente, e isso não pode acontecer, pois causa uma discrepância do que está feito e do que está sendo praticado.

Isso demonstra que sua empresa a falta de maturidade do seu negócio! O que pode causar uma descredibilidade no mercado, aumentando o turnover, entre outros problemas.

Por isso, incorpore principalmente os valores na cultura organizacional da sua empresa. Faça treinamentos recorrentes com os gestores e líderes de equipe, para praticar os valores mais importantes da empresa.

E principalmente, ao longo da trajetória e do amadurecimento do negócio, a missão e a visão pode sofrer alteração, mas todos devem estar envolvidos e ciente de todas as mudanças, para conseguir se adequar.

Tudo no mundo corporativo está sempre em constante evolução, porque a missão, visão e valores não evoluiria? Sua empresa não pode parar no tempo e perder valores importantes por estar defasada!

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