inovar

Inovar deve ser uma constante nas organizações

O ato de inovar tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos dentro das empresas. No entanto, ainda são poucas aquelas que, de fato, apresentam o perfil propício à inovação. Isso porque uma cultura inovadora propriamente dita diz respeito a algo muito mais amplo do que simplesmente apresentar boas ideias.

Podemos definir que ele diz respeito a um ambiente interno, quando se posiciona de maneira propícia ao surgimento de novidades, o que exige que todas as pessoas envolvidas com o projeto tenham uma postura criativa.

New call-to-action

Somente quando a organização constrói um ambiente com essas características é que podemos dizer que ela está apta para falar de inovação.

Tendo isso em mente, preparamos, neste artigo, um guia com o passo a passo de como promover inovação no mundo empresarial. Acompanhe!

Compreenda as vantagens de investir em inovar

Quando a empresa possui colaboradores que gostam de inovar, ela não precisa de motivações externas para apresentar novidades. Consequentemente, tende a impactar o mercado com maior facilidade e frequência, antes mesmo de surgir uma demanda clara por novas soluções.

Essa é uma vantagem competitiva em relação a organizações que estabelecem uma maneira de atuar e mantém os procedimentos durante anos.

Em um panorama cada vez mais rigoroso no qual nos encontramos hoje, em que fatores como a economia globalizada e a exigência dos consumidores faz com que a concorrência se acentue e o ciclo de vida dos produtos diminua, ter uma cultura voltada à inovação é um diferencial importante.

Promova capacitações entre os colaboradores para desenvolver as competências necessárias

Na prática, como um time de futebol,  as equipes também precisa de entrosamento e boa técnica para funcionar bem. É por isso que para criar um ambiente voltado à inovação as corporações precisam treinar habilidades e competências de maneira que a longo prazo os colaboradores consigam trazer melhores resultados.

Realize atividades para mudar a mentalidade das pessoas em relação a determinados processos e conceitos. Treinamentos corporativos voltados para a inovação permitem aperfeiçoar a criatividade, o dinamismo e a capacidade de quebrar paradigmas dos colaboradores.

Trabalhe com métodos que permitam aperfeiçoar a prática de vendas, desenvolver melhor a capacidade de liderança e facilitar a integração entre os colaboradores. Lembre-se: tudo pode ser transformado dentro de um ambiente corporativo se você investir em mecanismos para aperfeiçoar as ações das pessoas.

Por isso, esteja sempre em busca de alternativas como programas e projetos de reengenharias ou reestruturações, além de cursos voltados para criatividade e inovação, como de técnicas para soluções criativas de problemas.

Os profissionais devem ser valorizados para terem boas ideias e poder inovar

Mesmo investindo em pesquisa e desenvolvimento, contratando profissionais qualificados e procurando por novas tecnologias, sem envolver os colaboradores de maneira que eles se sintam comprometidos com o projeto fica mais difícil apresentar soluções novas e úteis para o público.

Em linhas mais simples, é na motivação e na capacitação do colaborador que surgirá a competitividade permanente dentro da empresa. Assim, é preciso pensar em soluções para que isso aconteça.

O primeiro passo é rever a gestão de pessoas e investir em fatores que incentivem o grupo a comprar a ideia, para inovar. Por exemplo, tomando como referência as ideias de Jean M. Holtrop e Sheila Udall, autores do livro “Accidental manager”,  podemos considerar um conjunto de dez pontos para analisar as políticas e práticas de gestão de pessoas numa organização. São eles:

  • Qual é o nível de confiança na promoção e no recrutamento interno;
  • Se existe uma ênfase no trabalho em equipe;
  • A maneira como a empresa constrói internamente os sistemas estratégicos de carreira;
  • O nível de abertura e compartilhamento de informações;
  • Se há a descentralização e delegação de autoridade;
  • Qual é o nível de preocupação com as pessoas;
  • Se existe um reconhecimento ao inovar e a recompensa para altos desempenhos;
  • Se a forma remuneração valoriza as habilidades e competências dos profissionais;
  • Como a organização trata o treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores;
  • A existência de um foco de longo prazo nas decisões de RH.

inovar

Um ambiente propício à inovação precisa de tecnologias

Invista em soluções para dar dinamismo ao trabalho dentro da empresa e assim oferecer melhores condições para o colaborador produzir.

Leve em consideração alternativas para otimizar as ações de endomarketing e benchmarking, por exemplo, para desenvolver métodos para reter talentos e entender se suas práticas estão de acordo com o que é ofertado pela concorrência.

Quando a sua empresa se concentra em modernizar sua atuação visando facilitar a ação do colaborador, ela permite a ele contar com toda a estrutura necessária para desempenhar o seu trabalho e, assim, progredir profissionalmente. Quer uma vantagem competitiva em relação à concorrência? Então, invista na qualificação da equipe, tendo sempre por perto profissionais do mais alto nível.

Procure investir também em ferramentas modernas para criar processos sistemáticos para identificar, criar, renovar e aplicar os conhecimentos estratégicos na organização. Assim, você pode administrar melhor o capital intelectual e os ativos de conhecimento na sua empresa, o que permite a ela utilizar melhor o potencial da equipe.

Utilizando sistemas para gerenciar os setores, como o aplicativo do Oitchau, você cria meios para otimizar não somente a parte contábil, mas também a gestão de pessoas, o que certamente tornará todo o processo mais eficiente. Hoje, já é possível contar com soluções para melhor gerenciar as rotinas, a gestão de RH e o acesso dos colaboradores.

É preciso enxergar além para receber boas propostas

É muito comum ver empresas com culturas voltadas ao desempenho e não à inovação. Neste cenário, os gestores premiam o acerto, evitando erros a todo custo.

No entanto, para inovar, a equipe deve ter a liberdade para errar. Cabe à organização oferecer aos colaboradores condições ideais para que eles inovem. É fundamental ter uma política de incentivo a novas ideias, de reconhecimento de metas atingidas e de divulgação de resultados. 

New call-to-action

Tudo isso permite a construção de um espaço em que a tentativa é valorizada e os profissionais têm motivos para se sentirem à vontade contribuindo, assim, com o crescimento do negócio.

Não tenha medo de mudar. Sair da zona de conforto é essencial para crescer e se desenvolver no dia a dia. Abra sua empresa para novas ideias e assimile novos pontos de vista!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau