Valores organizacionais

Valores organizacionais: o que são? Como aplicá-los?

A sua empresa possui valores organizacionais claros? Isto é, os colaboradores, gestores e público conseguem entender, desde logo, o que a empresa valoriza e o que faz para colocar esses pontos em prática?

Pois caso as respostas acima, ou apenas uma delas, seja negativa, saiba que é hora de rever a postura corporativa. Afinal, esses valores são muito importantes tanto para o funcionamento interno quanto para a imagem externa.

Para saber melhor sobre o assunto e como reverter essa situação, constituindo valores claros e divulgando-os, continue sua leitura. Abaixo você encontra tudo sobre o assunto e como esses cuidados podem ajudar na sua empresa!

Sumário

O que são valores organizacionais?

Valores organizacionais

São os valores da empresa, que estão descritos na missão e valores organizacionais. Ou seja, no que a corporação acredita e quais são os seus princípios éticos que, então, norteiam as relações internas, bem como o desenvolvimento das atividades.

Nesse sentido, veja que os valores da organização trabalham intimamente com os valores éticos. Estes, por sua vez, são os padrões e valores morais da instituição. O que a move, diretrizes de comportamento e orientação.

Esses valores demonstram o que a empresa valoriza e como ela desempenha seu papel perante seus colaboradores e consumidores.

Nesse sentido, considere o seguinte exemplo: uma empresa se diz sustentável, mas, em verdade, utiliza meios ultrapassados e de alta emissão de poluentes no sistema de produção. Pois isso não é coerente, certo?

Da mesma maneira, pense nesta outra hipótese: uma empresa que faz campanhas sobre feminismo e empoderamento feminino, mas que não possui um canal de denúncia interna de assédio e que ignora as denúncias já feitas pessoalmente.

Esses são dois bons exemplos para demonstrar que os valores organizacionais não se limitam à declaração de princípios éticos e morais. Eles dependem, igualmente, da prática deles no dia a dia empresarial.

Qual é a importância dos valores organizacionais?

Esses valores são importantes por uma série de motivos importantes! Dentre eles estão os que se relacionam aos colaboradores, à relação com os consumidores e ao crescimento empresarial. Veja, abaixo, os principais.

Melhore a imagem da empresa perante o público

Primeiramente, quando uma empresa tem princípios claros e os coloca em prática, isso melhora a sua imagem perante o público. Isso atrai mais clientes ou, ao menos, deixam a clientela mais interessada no que você dispõe.

Nesse sentido, considere que são cada vez mais comuns os boicotes que o público organiza contra empresas que possuem, contra si, denúncias de conduta..

Atraia os melhores profissionais do mercado

Não é só o público que a sua empresa pode atrair ao definir valores organizacionais claros e colocá-los em prática. Isso também atua sobre os talentos que estão no mercado. Afinal, quem não quer trabalhar em uma empresa consciente e ética?

Cada vez mais talentos se voltam, hoje, às empresas que valorizam princípios como diversidade, desenvolvimento humano e empatia. Embora os salários e prêmios ainda sejam muito importantes, o bem-estar e a valorização humana também é.

Isso somado aos outros princípios relevantes, como trabalho não-corruptivo e respeito, dentre muitos outros. O que deve ficar claro, então, é que ao trazer princípios claros e aplicá-los a sua empresa ganha fama como boa empregadora.

E isso fará com que seus processos seletivos tenham ainda mais interessados, cada vez mais qualificados e disputados no mercado. Agora, então, são esses talentos que disputam a sua empresa.

Promova melhorias no clima organizacional

Com a aplicação de princípios organizacionais claros é possível melhorar o clima organizacional. Isso ocorre por suas vias. De um lado, sua empresa consegue direcionar seus colaboradores para uma atuação ética.

De outro lado, então, há a melhoria nos processos seletivos, de modo que já se contratem pessoas que realmente tenham a ver com sua forma de atuação e com seus princípios.

Diminua a rotatividade dos colaboradores

Continuando os benefícios que uma política de princípios organizacionais traz, temos que ela auxilia a diminuir a rotatividade dos colaboradores e todos os processos que isso exige e que são exaustivos, como rescisão, processos seletivos, integração, etc.

E a diminuição dessa rotatividade ocorre por um motivo muito simples. Ao ter princípios e praticá-los, a empresa se torna um lugar bom para trabalhar, de forma que os colaboradores querem permanecer ali.

Direcione uma boa atuação profissional

Por fim, mas não menos importante, um dos principais benefícios das políticas éticas e de princípios comportamentais se referem à possibilidade de refleti-los no trabalho dos seus colaboradores, de forma que as equipes atuam de forma coesa.

Valores organizacionais para valorizar e colocar em prática

Valores organizacionais

Como vimos acima, existem diversos motivos importantes pelos quais os princípios corporativos devem ser elencados e colocados em prática. Veja, abaixo, alguns que não podem ficar de fora da sua organização.

Antes disso, uma ressalva: é importante que sempre que possível sua empresa exalte seus princípios e demonstre como os coloca em prática. Isso ocorre no site institucional (em aba própria), nas redes e nas divulgações de vagas.

Integridade

Um dos principais princípios organizacionais que devem ser valorizados pela sua empresa é a integridade. Ela se revela pelo trabalho baseado na não corrupção (passiva e ativa) e na honestidade entre todos.

Respeito

Outro valor organizacional que não pode ser deixado de lado. O respeito deve se dar em todas as camadas da empresa, independentemente do grau de hierarquia. Além disso, ele deve se dar em relação aos colaboradores, aos clientes e aos parceiros.

Sustentabilidade

Continuando nossa lista de valores organizacionais, temos a sustentabilidade. Isto é, atuar de acordo com a preservação dos recursos naturais, deixando de lado uso de tecnologias nocivas e ultrapassadas.

Qualidade de vida

Ainda, a qualidade de vida que a empresa promove é essencial como princípio organizacional. Ela se refere à forma como a empresa trata seus colaboradores e como mantém a segurança, conforto e bem-estar deles.

Isso se reflete nos prêmios, no espaço corporativo, nas estruturas, nos materiais de trabalho, no respeito aos horários, horas extras e outros.

Responsabilidade social

A responsabilidade social também é muito importante como princípio organizacional. Ela diz respeito a como a sua empresa trabalha para a sociedade e em favor dela. Ela reflete em bem-estar a quem está ao redor? Mantém a segurança deles?

Por exemplo, considere que a sua empresa pode apostar em campanhas, doações e ajuda para escolas próxima a ela, ajudando no desenvolvimento humano das pessoas e na capacitação de quem mora na região.

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau