Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
rotatividade da empresa

Rotatividade na empresa: como diminuir na sua empresa?

A rotatividade na empresa deve preocupar seu RH. Quando há constantes contratações e demissões isso é algo que deve entrar no radar dos gestores. Em caso contrário a empresa pode sofrer consequências negativas.

Hoje separamos para você algumas dicas de como diminuir a rotatividade centro da sua corporação com elas você garante melhores contratações e mantém os seus colaboradores devidamente engajados para que eles não procurem se realocar em outras empresas.

O que é rotatividade na empresa?

rotatividade da empresa

A rotatividade se revela nas constantes contratações e demissões de colaboradores não só nas demissões nas também nos pedidos de demissão que eles apresentam não importa quem dá fim ao contrato de trabalho e sim que ele é rompido.

Esse tipo de situação é complicada pelo fato de que envolve gastos, perda de tempo,  deslocamento de esforços e atrapalha a produtividade de uma empresa. Isso influencia no lucro e na imagem que a empresa tem para profissionais e concorrência.

Os gastos se ilustram pela necessidade de empenho financeiro para divulgação das vagas e realização de processos seletivos.

Outros gastos que a rotatividade gera se referem aos treinamentos dos novos colaboradores e a questões como exames admissionais, uniformes e outros.

Os gastos também estão presentes no que diz respeito às verbas rescisórias que se impõe a cada vez que há uma rescisão de contrato de trabalho, seja ela sem justa causa ou por pedido de demissão.

E por que ela é prejudicial?

No que se refere à perda de tempo temos que cada nova contratação requer que um profissional do RH realize entrevistas e outras fases dos processos seletivos isso.  esse tempo poderia ser utilizado para outras atividades mais lucrativas da empresa .

E isso não se refere apenas ao processo seletivo, outras questões que fazem com que colaboradores percam tempo na rotatividade dentro da empresa é para apresentação do novo colega aos demais colaboradores e auxílio nos primeiros dias.

 Sabemos bem que adaptação leva algum tempo mesmo que o profissional já tenha experiência na área. Cada empresa é uma empresa e isso faz com que a empresa sofra nos primeiros dias com uma diminuição da produtividade normal

 É natural que os colaboradores em um primeiro momento não tenham a capacidade de manter toda a produtividade que normalmente mantêm. Isso depende da sua adaptação com, conhecimento das equipes, e tempo de serviço.

 Outro ponto negativo em relação à rotatividade das empresas se refere à imagem da própria empresa. Uma empresa costuma divulgar recorrentemente novas vagas dando a impressão de que não é um bom ambiente de trabalho.

Caso ou fosse, os colaboradores não tenderiam a sair da sua empresa com tanta frequência e isso pode ser fatal para a imagem da empresa tanto perante os talentos que se encontram no mercado quanto diante da concorrência.

 Tudo isso faz com que a rotatividade seja algo que deve lhe chamar atenção e não só isso ela requer a tomada de soluções práticas que realmente consigam barrar essa entrada e saída de colaboradores.

Caso você não saiba por onde começar, não se preocupe. Existem algumas estratégias que são práticas e que fazem toda a diferença para diminuir a rotatividade dentro de uma empresa para conhecê-las, continue lendo e veja dicas incríveis.

Como diminuir a rotatividade dentro da empresa?

rotatividade da empresa

Existem diversas formas de colocar em prática estratégias que diminuam a rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa. 

Nos itens a seguir, confira as principais delas e veja como é possível melhorar a imagem da empresa, a gestão financeira e o relacionamento com os colaboradores.

Revise suas metas

Uma política de metas dentro de uma empresa é muito importante para engajar os colaboradores. O que ocorre, é que muitas vezes as empresas acabam desenvolvendo metas que são inalcançáveis. Isso gera o efeito contrário ao esperado.

Quando uma empresa impõe metas para pagamento de prêmios e adicionais sem cuidar se elas correspondem à realidade ela tende a desestimular os seus colaboradores.

É imprescindível que as metas correspondam à realidade, que elas realmente tenham chance de serem alcançadas sem que isso exija a prestação de horas extras, ou afete a vida social e familiar do colaborador.

Analise os benefícios que oferece

Outra questão muito importante para diminuir a rotatividade na empresa é analisar os benefícios que a sua empresa oferece aos colaboradores. Existem alguns auxílios que são obrigatórios por previsão em lei.

Dentre eles estão o adicional de horas extras, o adicional por trabalho noturno, o FGTS, o 13º salário, e o adicional de 1/3 sobre as férias. Esses são os benefícios que a empresa deve pagar por obrigação imposta por lei.

O que acontece é que as empresas, hoje, não devem mais se limitar aos benefícios que estão previstos em lei. Uma empresa que quer se manter relevante perante o público e perante os talentos que estão no mercado precisa atraí-los.

Essa atração se dá por meio do oferecimento de bons benefícios que valorizem o colaborador e demonstrem como a empresa se importa com ele e com o seu bem-estar. Isso fará mostra que crescimento da empresa significa seu próprio crescimento.

Promova o clima organizacional

Muitas vezes uma empresa tem bons benefícios e tem metas que são alcançáveis e mesmo assim se depara com a rotatividade Empresarial nesse caso existem outras questões que devem ser analisadas.

Considere E caso não haja boas relações dentro da empresa os colaboradores tendem a ficar estressados e ansiosos e o ambiente pode até mesmo aceitar a sua saúde mental. E isso é o que os leva, muitas vezes, a sair de seus empregos.

É preciso que o clima organizacional seja revisto para que ele seja promovido esse clima se refere às boas relações internas dentro de equipes do gestor para os colaboradores.

E como fazê-lo?

A sua empresa deve estimular o diálogo. E a troca de ideias entre pessoas com diferentes visões de mundo. Isso é muito importante para que os seus colaboradores sejam capazes de se relacionar mesmo diante de entendimentos diferenciados sobre a vida.

Outra forma de fazê-lo é pelas interações sociais como o happy hour ao final do expediente ponto e saiba que isso é possível mesmo em tempos de home office, como no caso de empresas que mandam alguns produtos para a casa dos seus colaboradores .

O que acontece é uma reunião após o expediente quando os colaboradores podem falar de assuntos diversos e ainda assim manter a proximidade. Isso é essencial para que eles se vejam como pertencentes a empresa e queiram continuar.

Conclusão

Existem diversos motivos que podem levar os empregados a se desinteressarem por uma empresa e isso é o que muitas vezes promove a rotatividade na empresa cabe ao RH e gestores, o desenvolvimento de políticas internas que possam promover a sensação de pertencimento.

Enviar comentário

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau