Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp

5 Fatores que mais influenciam no clima organizacional

Felizmente, as gestões modernas estão focadas no capital humano e compreendem que um colaborador satisfeito é mais produtivo e mais comprometido com a empresa. E, um dos fatores que mais contribuem para aumentar a qualidade de vida do colaborador e, assim, fazer com que entrega melhores resultados é um bom clima organizacional.

Vamos elencar os cinco fatores que mais influenciam o clima organizacional e, consequentemente, o sucesso da empresa!

1. Exemplo se dá com atitudes

A influência que um líder exerce sobre as pessoas que convivem com ele é incontestável. Aliás, engana-se aquele que pensa que liderar é o mesmo que ordenar. Um bom líder jamais ordena, porque, mais do que com palavras, ele conduz os colaboradores com atitudes e, por esse motivo, são admirados.

Um líder possui características que inspiram os colaboradores. Ele é competente profissionalmente, mas compreende que o sucesso jamais é alcançado sozinho. O líder tem visão e são capazes de alinhar suas atitudes com seus insights para que consigam entregar resultados.

Ele tem iniciativa e é resiliente: mesmo que algo não saia como o planejado, ele tem a capacidade – e a humildade – de aprender com os erros e recomeçar o caminho. O líder sabe se comunicar de forma eficiente e compreende que cada pessoa é única e, por isso, recebe a mensagem que deseja passar de forma diferente.

A sensação de trabalhar lado a lado com alguém que admira é recompensadora. Além disso, o clima organizacional fica mais enriquecido e inspirador.

2. Procedimentos robustos e bem estruturados

De nada adianta ter bons líderes e colaboradores capacitados se os procedimentos internos não seguem um padrão robusto e são cheios de falhas.

O clima organizacional é o primeiro a sentir as consequências de procedimentos ineficazes que geram dúvidas e erros. O ambiente de trabalho se torna um lugar estressante e os colaboradores começam a duvidar da própria capacidade.

Assim, estabelecer procedimentos internos robustos e que funcionem adequadamente é importante para que os colaboradores não se sintam minados por algo que foge de seus controles.

Além disso, um processo interno eficiente também é importante para que a produtividade da empresa aumente.

3. Transparência na relação entre empresa e colaborador

Dificilmente um colaborador se manterá engajado se ele não souber o objetivo de seu trabalho. Quanto mais transparente for a relação entre empresa e colaborador, mais fácil será alcançar uma meta.

As equipes que trabalham sem compreender o porquê de suas tarefas são menos produtivas e têm baixo engajamento. Uma vez que sabem onde devem chegar, os colaboradores passam a entender seus papéis dentro da organização e trabalham com mais comprometimento.

Vale ressaltar que a transparência é também fundamental na política de comunicação interna da empresa. Toda e qualquer comunicação oficial deve ser feita com clareza e no momento oportuno para que não dê lugar a boatos que podem comprometer o clima organizacional da empresa.

A melhor maneira de não permitir que isso aconteça é ser transparente e manter as informações sob controle!

Documentos Admissionais

4. Autonomia para os colaboradores

A falta de autonomia no trabalho é uma das principais causas de insatisfação das equipes. Poder desenvolver suas tarefas de forma mais independente permite que os colaboradores as realizem com maior facilidade.

Colaboradores que trabalham com autonomia para usar a criatividade são mais comprometidos com a empresa e produzem um clima organizacional de inovação.

É preciso dar flexibilidade e autonomia aos colaboradores, mesmo nas tarefas mais burocráticas. Muitas vezes, ao ter liberdade para “pensar fora da caixa” boas ideias e maneiras inovadoras de fazer a mesma coisa podem surgir, aumentando a produtividade e engajando ainda mais as equipes.

5. Dar e receber feedback

Sempre falamos sobre a importância de dar e receber feedback aqui em nosso blog. Ter um retorno de suas ações dentro da empresa é importante para que o colaborador possa alinhar suas expectativas com a dos gestores.

A partir do momento em que a política de feedback periódico é implantada, o colaborador consegue encaminhar seus esforços na direção certa.

É bem provável que uma empresa que não dá feedback aos seus colaboradores e tampouco dá liberdade para que eles possam se expressar, trabalhe com equipes desmotivadas que vão todos os dias para o mesmo local sem a menor vontade de fazer a diferença.

Dica bônus: recompensar o trabalho bem feito

As recompensas são importantes para manter um excelente clima organizacional. Os colaboradores engajados se sentem ainda mais motivados a buscar por soluções inovadoras que aumentem a produtividade e reduzam custos quando sabem que serão bem recompensados por seus trabalhos.

É importante citar que uma recompensa vai além do financeiro. Um colaborador pode se sentir valorizado e bem recompensado quando recebe um prêmio em sua categoria, uma promoção ou até mesmo uma viagem!

A inovação também se estende às recompensas e a empresa só ganhará com atitudes como esta!

Lembre-se que um bom clima organizacional começa pelos gestores. Uma empresa que oferece aos colaboradores a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente e aprimorar suas relações interpessoais só contribui para que sucesso seja alcançado mais rapidamente.

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau