Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp

Cultura organizacional: o que é e como criar uma pra sua empresa?

A cultura organizacional é o que dá suporte às estratégias dos gestores para que os objetivos de uma empresa sejam alcançados. Por esse motivo, é possível afirmar que a cultura organizacional funciona como o alicerce de toda organização.

As empresas também passam por momentos difíceis em que se é preciso parar o que está sendo feito, fazer uma análise assertiva da situação e fazer ajustes para que volte ao caminho desejado.

Os sinais clássicos de que chegou a hora dos gestores refletirem sobre suas práticas são bem claros:

  • A rotatividade de colaboradores aumenta expressivamente, ou seja, o número de demissões aumenta expressivamente;
  • Contratar e reter os melhores talentos do mercado fica cada vez mais difícil;
  • Gestores e colaboradores agem por conta própria sem terem algo que lhes sirva como norte. Isto acontece quando as decisões mais importantes são tomadas subitamente, sem pedir ou ouvir o parecer de outros gestores, entre outros.

A ausência de uma base em que todas as ações estratégicas e internas possam se basear resulta na gestão desequilibrada e cada vez mais distante de seus objetivos. Por esse motivo, a criação e implantação de uma cultura organizacional bem-estruturada é fundamental para que todos trabalhem rumo ao mesmo fim!

Neste artigo, vamos explicar o que é cultura organizacional e como criar uma para sua empresa. Acompanhe!

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é, de modo geral, em um conjunto de valores e regras de condutas éticas e morais de uma empresa. Pode-se, portanto, afirmar que a cultura organizacional está intimamente ligada aos valores e comportamentos de todos os gestores e colaboradores que fazem parte de uma empresa.

As pessoas são únicas e possuem sonhos e desejos únicos. No entanto, alicerçados pela cultura organizacional, estes indivíduos se sentem integrados a algo maior e compreendem seus papéis para alcançar um objetivo em comum.

Por estarem alinhados com a cultura organizacional da empresa, todos trabalham em equipe e contribuem diariamente para o sucesso do grupo.

A empresa, por sua vez, também valoriza os colaboradores que possuem características coerentes com sua cultura, pois reconhece que são essenciais para que chegue ao sucesso.

Todo empreendedor define, logo de início, a cultura organizacional de sua empresa. Porém, com o passar do tempo e a expansão rápida do negócio, ela vai se perdendo. Isso ocorre porque, embora o objetivo continue a ser mesmo, as circunstâncias são outras. Logo, as novas contratações, geralmente feitas de maneira emergencial, não são tratadas com os devidos cuidados e o resultado final é bem diferente do esperado.

Ponto Eletrônico

Como criar uma cultura organizacional para sua empresa

1. Reveja sua missão, valores e visão

Se percebeu alguns dos sinais que descrevemos acima, é chegado o momento de rever a missão, os valores e a visão da empresa. Este é o princípio de tudo, o primeiro passo. É por meio destes itens que sua empresa vai guiar os seus colaboradores atuais e atrair novos talentos que estejam alinhados com as necessidades da empresa. Ao rever sua missão, valores e visão, redefina aquilo que é considerado importante e de valor para a empresa, aquilo que a empresa deseja transmitir aos colaboradores e deseja que eles transmitam também aos clientes, e no dia a dia, no exercício de suas funções.

2. Feedback de seus colaboradores

Muitas vezes o que o gestor idealiza para a empresa não é refletido no dia a dia dos colaboradores. Por esse motivo, o feedback é uma ferramenta muito valiosa. Peça para que seus colaboradores deem suas opiniões sinceras sobre o ambiente de trabalho e reflita sobre o que receber. Dessa forma, poderá ajustar sua cultura organizacional com sucesso!

3. Incentivo à autonomia e à inovação

O capital humano deve ser sempre valorizado para que sua empresa consiga implantar uma cultura organizacional com sucesso. Por esse motivo, incentive seus colaboradores a terem autonomia sobre suas tarefas e estimule a inovação; fazer a mesma coisa, mas de maneiras diferentes pode trazer resultados inesperados e, de quebra, estabelecer um ambiente harmonioso de trabalho.

4. Todos têm algo a contribuir

Investir no crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores é uma ótima maneira de implantar uma cultura organizacional de sucesso. Mas seja inovador a respeito disso também! Procure internamente colaboradores que são especializados em algo para que possa ensinar e capacitar os demais. Além de laços importantes de confiança mútua, o clima de colaboração é essencial para o sucesso da cultura organizacional.

5. Prática daquilo que diz

E, por último, mas não menos importante: é necessário que a empresa de fato pratique os valores que diz ter. Os donos e gestores da empresa são os que devem dar o maior exemplo ao quadro de colaboradores. Eles devem ser firmes em cumprir aquilo que combinam com suas equipes. Por exemplo, se a empresa diz que faz parte da sua cultura ter portas abertas, então os gestores precisam de fato manter suas portas abertas e estar preparados para permitir que os colaboradores entrem.

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau