ilustração de mulher fazendo pesquisa de clima organizacional

Pesquisa de clima organizacional: como fazer?

Fazer pesquisa de clima organizacional é a melhor maneira de fazer planejamento para sua empresa de crescimento, contratação, retenção de talentos e muito mais!

O sucesso de uma empresa depende de estratégias bem traçadas e executadas que a levarão até um objetivo. Bons gestores compreendem, no entanto, que o planejamento, por mais minucioso que seja, depende do trabalho de colaboradores engajados.

Valorizar o capital humano é fundamental para que o ambiente de trabalho seja acolhedor. Os colaboradores precisam sentir que possuem liberdade para se desenvolverem e se transformarem juntamente com a empresa.

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Sob esse aspecto, a pesquisa de clima organizacional se torna um recurso estratégico para auxiliar o gestor. Continue a ler e entenda!

Sumário

O que é pesquisa de clima organizacional?

O ambiente de trabalho pode transformar o comportamento dos colaboradores. Um ambiente ruim, em que um colaborador parece estar contra o outro, afeta a produtividade e prejudica a todos.

De forma contrária, um ambiente positivo em que o colaborador se sente como parte integrante de uma equipe, em que dá e recebe apoio, permite que os processos se desenvolvam mais facilmente.

Características como confiança, trabalho em equipe, resolução de divergências, liderança, entre outras, são muito importantes para a harmonia da empresa!

Portanto, pode-se afirmar que a pesquisa de clima organizacional é um método utilizado para apontar a percepção que os colaboradores têm a respeito do ambiente de trabalho.

Qual o objetivo central da aplicação de uma pesquisa para medir clima organizacional?

No momento em que a empresa opta por uma aplicação de uma pesquisa sobre o clima da empresa, existe um ponto que normalmente gera dúvidas, que é: quais são os pontos que precisam ser considerados no processo?

O objetivo central de uma pesquisa para avaliação do clima organizacional deve estar focado nos pontos de maior relevância apontados pela equipe de gestão e RH da empresa. Devido as constantes evoluções no mercado e no ambiente de trabalho, ações que foram propostas em anos passados, podem já não fazer mais sentido.

E com isso necessitam de readequação, pode ser até um ponto que esteja desmotivando o colaborador, como uma política interna que necessita ser revista, algo que não está contido em nenhuma política e necessita de formalização.

É importante salientar que, para a pesquisa retornar informações que sejam significativas, é necessário que aconteça um planejamento. Logo, as lideranças e toda a empresa precisam estar alinhadas, para que o resultado seja conclusivo.

A pesquisa de clima organizacional é um recurso que é utilizado para monitorar o ambiente corporativo, logo algumas perguntas são necessárias. Por isso, pode ser que no questionamento existam perguntas relacionadas ao ambiente, aos líderes, ao desenvolvimento do trabalho, as políticas internas entre outros.

A estruturação das perguntas que serão inseridas na pesquisa fica a critério de cada empresa. Elas podem ser perguntas de múltipla escolha, com campos liberados para comentários, ou apenas as respostas. Ou outro formato que for definido com as equipes responsáveis pela pesquisa.

Quais benefícios da pesquisa de clima organizacional? 

Os executivos que prezam pela gestão humanizada só têm a ganhar com a pesquisa de clima organizacional!

Entre os benefícios obtidos com a aplicação do método, destacam-se:

  • Conhecimento a respeito das opiniões dos colaboradores: a pesquisa de clima organizacional é capaz de indicar os pontos fortes e fracos dos ambientes de trabalho
  • Valorização do feedback dos colaboradores
  • Resolução eficiente e rápida dos problemas apontados pelos colaboradores, validando o feedback
  • Aumento da confiança na empresa pelos colaboradores
  • Maior engajamento
  • Maior produtividade
  • Atração de novos talentos
  • Retenção de talentos

Passo a passo da criação da pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional exerce um papel importante dentro da gestão humanizada. Porém, é preciso seguir um passo a passo para que ela seja criada corretamente e possa trazer os benefícios descritos acima.

1. Determine o objetivo da pesquisa de clima organizacional

O primeiro passo para que a pesquisa de clima organizacional entregue os resultados esperados é determinar o seu objetivo!

O objetivo de sua empresa é descobrir a percepção que os colaboradores têm a respeito do ambiente de trabalho? Deseja coletar informações para um departamento específico? Quer conhecer o grau de satisfação de seus colaboradores em relação à empresa?

Os gestores devem refletir sobre seus desejos e expectativas e determinar o objetivo juntos.

2. Planejamento e escolha da metodologia

Após a definição do objetivo, é o momento de planejar e selecionar a metodologia que será utilizada para aplicar a pesquisa.

Portanto, neste passo, é preciso definir o tipo de questionário mais adequado e os critérios de avaliação das respostas. Além disso, deve-se, também planejar a pontuação de acordo com cada resposta.

É importante ressaltar que uma pesquisa de clima organizacional possui de 50 a 100 questões de múltipla escolha. As perguntas devem ser simples, claras e diretas!

3. Aplicação da pesquisa

Chegou o momento de aplicar a pesquisa! Certifique-se de que os colaboradores possam responder às perguntas com tempo suficiente e que não se sintam pressionados de forma alguma.

É importante que todos os colaboradores da empresa, sem exceção, respondam o questionário de honestamente.

4. Garantia de sigilo absoluto

Para garantir a honestidade das respostas do questionário, é importante deixar claro aos colaboradores que as respostas terão sigilo absoluto e que as respostas individuais não serão divulgadas em hipótese alguma.

Outro ponto importante, é que assegurar aos colaboradores que não sofrerão quaisquer tipos de represálias por discordarem de algo dentro da empresa.

O colaborador precisa se sentir seguro para que seja honesto ao responder o questionário. Por esse motivo, o ideal é criar uma declaração de confidencialidade para que o colaborador assine ou permitir que respondam de forma anônima.

5. Análise das respostas

Depois que todos os colaboradores terminarem de responder ao questionário, é o momento de reunir as respostas e classificá-las de acordo com os critérios de pontuação estabelecidos anteriormente.

A interpretação correta dos dados coletados por meio da pesquisa de clima organizacional é que vai indicar a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho.

6. Conclusões retiradas da pesquisa de clima organizacional

As conclusões que poderão ser retiradas dos resultados da pesquisa de clima organizacional são extremamente valiosas!

O gestor poderá esclarecer situações que não conseguiria de outra forma, bem como ficar ciente dos ajustes e melhorias que precisam ser feitos para aumentar o engajamento, produtividade ou bem estar das equipes.

Os resultados apontam os problemas e a gravidade destes para que medidas assertivas sejam tomadas.

Em posse dos resultados, compartilhe o feedback com seus colaboradores e exponha as atitudes que serão tomadas para melhorar o ambiente de trabalho!

Pontos importantes sobre a Pesquisa de Clima Organizacional

A aplicação de uma pesquisa de clima organizacional precisa contar com a expertise da equipe de RH, principalmente em relação a comunicação e a sensibilização dos colaboradores para que as respostas sejam dadas, ressaltando a importância para todos da pesquisa.

O sigilo das respostas deve ser garantido, evitando que constrangimentos ocorram com os colaboradores, além de descredibilizando toda a pesquisa bem como seus envolvidos diretos.

Em meio as respostas, pode ser possível identificar situações de conflitos internos, gestão ineficiente, entre outros conflitos, que podem exigir medidas rápidas para melhorar esses pontos. De forma que o ambiente de trabalho seja o mais sadio possível.

E falando sobre harmonia do ambiente de trabalho, esse é o ponto mais importante do que até a própria pesquisa de clima organizacional. Logo, a pesquisa precisa gerar ações que sejam relevantes e que os colaboradores percebam a diferença, tornando um ambiente muito melhor.

Caso as ações não sejam tomadas ou não sejam eficientes, a pesquisa de clima será desacreditada, fazendo com que os colaboradores não tenham a mesma dedicação nas respostas, como na pesquisa anterior.

Outro fator muito importante em uma pesquisa, é a divulgação dos resultados, que precisa acontecer, mesmo que não tenha sido animador. No entanto, apenas a divulgação de gráficos e números por e-mail, não é o suficiente.

Para que aconteça uma mudança nas atitudes dos colaboradores e gestores, é necessário mais do que isso. O primeiro passo é uma reunião com todos presentes, e explicar os pontos identificados e se possível, informar um plano de ação, mesmo que parcial para tentar mudar o panorama atual.

Veja dicas de especialistas para fazer a pesquisa de clima organizacional

Abaixo você encontra um modelo de pesquisa de clima da organização para colocar em prática. Mas antes de a vermos, vamos conferir algumas dicas de especialistas que podem ajudar ainda mais no sucesso da sua empreitada.

Conforme Christiane Molina, especialista na área de gestão em pessoas declarou em entrevista recente, uma das principais dificuldades que as empresas encontram ao colocar em prática á pesquisa se refere aos problemas na própria gestão de pessoas.

Veja o que ela declarou sobre o assunto:

“Eu diria que a dificuldade não é só na implementação da pesquisa em si, mas em fazer com que o processo da GESTÃO DE ENGAJAMENTO aconteça de maneira organizada e transparente. Pois alguns pontos de atenção são fundamentais, como por exemplo:

A garantia de que as respostas à pesquisa sejam tratadas de forma sigilosa.

Ter um questionário que realmente traduza as necessidades da organização.

Processar os resultados olhando não somente para um resultado geral, mas também segmentado, de modo a diagnosticar as oportunidades de melhorias específicas de cada área.

Trazer análises estatísticas olhando para o que também é mais importante e o que se correlaciona mais como o vínculo do colaborador com a empresa. E muitas outras coisas.

Mais do que aplicar uma pesquisa, o objetivo é tornar eficiente o processo de gestão de engajamento e clima.  Aqui está o mais difícil”.

E caso você ainda tenha dúvidas sobre os benefícios que apostar nesse tipo de pesquisa pode trazer à sua empresa, largue-os agora. Veja os pontos que Molina destaca sobre o processo em relação à empresa:

A pesquisa de engajamento e clima é um diagnóstico preciso da saúde organizacional de uma empresa. É como se fosse uma tomografia que revela aspectos importantes em diversas camadas da saúde organizacional.

O grande benefício final da pesquisa de engajamento é você conseguir aliar o desempenho da empresa e a saúde das pessoas que trabalham nela, pois existe uma equação que une estas duas variáveis. A pesquisa vai explicar qual é a satisfação dos colaboradores com os processos do dia a dia, como está o prazer de trabalhar na empresa, a fidelidade e principalmente, o engajamento com a organização. Se essa é uma relação virtuosa, a empresa obtém como retorno a produtividade e a conexão de longo prazo. Se essa relação é viciosa, a queda de produtividade, aumento do absenteísmo, aumento da rotatividade e a desconexão.

Por isso, não deixe de ver, abaixo, um modelo para você colocar essas políticas em prática. Porém, lembre-se de que somente a pesquisa não adianta. Ela é parte de um processo maior que deve ser levado a sério e ter um procedimento claro determinado previamente.

Sobre isso, veja o que disse Molina e não deixe de seguir os pontos que a especialista em gestão de pessoas destacou para o sucesso da pesquisa de clima organizacional:

A pesquisa é só o começo. (…) O que fazemos em uma pesquisa é identificar quais são os processos que devemos tratar, mudar, melhorar e investir para que se aumente a produtividade, a satisfação das pessoas, o senso de pertencimento, o senso de utilidade delas. A partir do momento em que se tem um diagnóstico é preciso trabalhar em um plano de ação efetivo, simples, pragmático e objetivo. Gestão de engajamento começa com pesquisa, passa pelo plano de ação organizacional, plano de ação das áreas, acompanhamento da efetividade das ações implementadas, ajustes de rota e começar tudo novamente.Só dessa maneira a curva de produtividade dessa empresa e a curva de engajamento dos colaboradores seguem atreladas a um mesmo processo de crescimento. 

Modelo de pesquisa de clima organizacional

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Selecionamos abaixo um modelo de pesquisa de clima organizacional:

Ficha de pesquisa nº1

Levantamento dos fatores internos de influência do relacionamento entre os funcionários e a empresa

Vida Profissional

  1. Sinto orgulho de trabalhar nesta empresa.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Sinto orgulho da minha atividade nesta empresa.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Acho que a empresa me oferece um bom plano de carreira.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Costumo indicar esta empresa como alternativa de emprego para meus amigos e parentes.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Eu me preocupo com o futuro desta empresa.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Considero que estou obtendo sucesso na minha carreira e na minha vida profissional.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Gostaria que meus filhos trabalhassem nesta empresa.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Dependo apenas dos meus próprios esforços para obter o sucesso profissional e de carreira na empresa.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Os cursos e treinamentos que fiz são suficientes para o exercício das minhas atividades.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

Estrutura Organizacional

  1. Eu confio plenamente no meu chefe imediato.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. O meu chefe imediato é um líder.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. O meu chefe imediato é a pessoa mais indicada para a função que ocupa.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Estou satisfeito com a estrutura hierárquica (chefes e subordinados) a que estou vinculado.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

Incentivos Profissionais

  1. Considero que o meu trabalho é reconhecido e valorizado pela empresa.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Considero que o meu trabalho é reconhecido e valorizado pela minha família.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Considero que o meu trabalho é reconhecido e valorizado pelos meus amigos e parentes.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

Remuneração

  1. Acho justo o meu salário atual.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. O meu patrimônio é condizente com os esforços que tenho feito pela empresa.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

Segurança Profissional

  1. Meu emprego é seguro na empresa, ou seja, não corro o risco de ser demitido sem motivo.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

Nível Sociocultural

  1. O meu nível cultural e intelectual é suficiente para o exercício das minhas atividades na empresa.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. O meu nível social é suficiente para o exercício das minhas atividades na empresa.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

Transporte dos Funcionários

  1. Tenho tido problemas com o transporte casa–empresa/empresa–casa.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

Ambiente de Trabalho

  1. O ambiente de trabalho favorece a execução das minhas atividades na empresa.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. O relacionamento com meus colegas de trabalho favorece a execução das minhas atividades na empresa.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

Burocracia

  1. A burocracia adotada na empresa favorece a execução das minhas atividades na empresa.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

Cultura Organizacional

  1. A Cultura Organizacional (tradições, práticas e costumes adotados na empresa que não estão previstos em qualquer regra) adotada na empresa favorece a execução das minhas atividades na empresa.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

Assistência aos Funcionários

  1. A assistência de médico e dentista e a assistência social adotadas na empresa favorecem a execução das minhas atividades na empresa.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

Ficha de pesquisa nº 2

Levantamento dos fatores externos de influência do relacionamento entre os funcionários e a empresa Investimentos e Despesas Familiares

  1. Eu me preocupo com o futuro da minha família.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Eu me preocupo com o futuro dos meus filhos.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Estou satisfeito com a alimentação que estou podendo proporcionar à minha família.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Estou satisfeito com a educação que estou podendo propor

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

Convivência Familiar

  1. Estou vivendo bem com a minha esposa/companheira ou o meu marido/companheiro.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Estou vivendo bem com os meus filhos.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

Situação Financeira

  1. Estou satisfeito com a minha residência.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Estou satisfeito com o meu carro.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Estou satisfeito com o vestuário que estou podendo proporcionar à minha família.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Estou com a minha situação financeira em ordem.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Estou satisfeito com o meu patrimônio.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim Vida Social

  1. Estou satisfeito com o meu nível social.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim 

  1. Estou satisfeito com o meu convívio social.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Estou satisfeito com o meu nível intelectual.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Estou satisfeito com o meu nível cultural.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Estou satisfeito com a minha religião.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

Saúde

  1. Estou satisfeito com as minhas práticas desportivas.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Estou satisfeito com o meu estado físico.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Estou satisfeito com o meu estado mental.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

Convivência Familiar

  1. Estou satisfeito com a minha vida afetiva.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Estou satisfeito com a minha vida sexual.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

Time de Futebol

  1. Estou satisfeito com o time de futebol para o qual eu torço.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

Férias e Lazer

  1. Estou satisfeito com as minhas últimas férias.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Estou planejando para que as minhas próximas férias sejam muito boas.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

Segurança Pública

  1. Estou satisfeito com o atual estágio da segurança pública.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. A corrupção altera o meu estado de ânimo.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. A violência altera o meu estado de ânimo.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. A impunidade altera o meu estado de ânimo.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

Política e Economia

  1. Estou satisfeito com o atual estágio da política nacional.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Estou satisfeito com o atual estágio da política estadual.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. Estou satisfeito com o atual estágio da política municipal.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. As crises políticas alteram o meu estado de ânimo.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. As crises econômicas alteram o meu estado de ânimo.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

  1. As crises internacionais alteram o meu estado de ânimo.

( ) não ( ) mais ou menos ( ) sim

Folha avulsa para as suas observações

Nessa folha você pode relatar as suas observações, os seus comentários, as suas reivindicações, as suas queixas, as suas críticas, as suas sugestões ou os seus elogios a algum dos itens que constam nas duas fichas de pesquisa, referente à empresa, ao departamento ou à seção onde você trabalha. 

Também pode ser ao seu chefe imediato, à estrutura hierárquica, ao sistema de trabalho, às instalações, às condições de trabalho, às normas de trabalho, à forma de tratamento recebida de seus chefes, aos seus colegas de trabalho, ao seu ambiente de trabalho, etc.

Sinta-se à vontade para relatar e revelar tudo o que desejar sem constrangimentos.

Lembre-se que você não precisa se identificar, a menos que queira fazê-lo. As suas sinceras observações serão valiosas para a pesquisa. Podem ser utilizadas quantas linhas ou quantas folhas forem necessárias. (fonte)

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