Entrevista por competência: 10 perguntas para se fazer!

A entrevista por competência é um processo seletivo composto por diversas etapas, ele se inicia com a identificação da necessidade de se criar uma vaga.

E dependendo do nível do cargo a ser ocupado, o candidato precisará passar esse tipo de entrevista.

Isto significa que a pessoa será avaliada de acordo com suas experiências profissionais, a partir do uso de perguntas situacionais, o candidato será inserido em um cenário no qual terá que utilizar a competência que está sendo analisada.

New call-to-action

Quer aprender como estruturar uma entrevista por competência, o que deve ser perguntado e como avaliar o seu candidato? Continue a leitura para saber mais!

Qual a estrutura da entrevista por competência?

Na prática, quando uma posição fica vaga nas empresas, é comum que seja solicitado ao RH um processo seletivo para encontrar o candidato ideal para preenchê-la.

O primeiro passo a se tomar é ter uma conversa com a pessoa que fez a solicitação, para compreender melhor o tipo de profissional que ela procura para ocupar a função.

entrevista por competência

Além de conhecimento técnico e habilidades, procure saber sobre as características emocionais e interpessoais que o gestor do departamento busca: ele quer alguém proativo; ou prefere alguém que siga ordens.

Esses dados são fundamentais para a escolha do candidato que se encaixe nas expectativas.

O profissional de RH deve, ainda, definir as competências estratégicas que a empresa necessita e as competências humanas (valores) às quais o candidato deve estar alinhado.

É necessário ter em mente que deverá pedir ao candidato que compartilhe situações reais já vivenciadas no ambiente de trabalho, que comprovem sua capacidade em alcançar um objetivo ou que ilustre resoluções de problemas e/ou conflitos.

O entrevistador deve estar atento ao perfil comportamental do candidato e, conforme ele vá contando suas experiências, se preocupar em fazer perguntas pertinentes que o ajude a identificar com qual perfil  de colaborador está lidando.

Neste momento, o currículo do entrevistado deixa de ter tanta importância e suas competências emocionais e interpessoais é que devem ser analisadas.

Quais são os tipos de perfis comportamentais?

Aqui em nosso blog já descrevemos com detalhes os principais tipos de perfis comportamentais de colaboradores que podem ser encontrados no ambiente corporativo.

São eles:

  • O comunicador;
  • O planejador;
  • O analista;
  • O executor.

Todos estes perfis possuem uma extensa lista de qualidades e de pontos negativos.

Além disso, vale citar que dificilmente um colaborador pode ser classificado como 100% um tipo ou outro. Todos temos características mistas e, por isso, o que se deve levar em consideração são as características dominantes.

O objetivo de classificar o colaborador em um destes perfis é a capacidade de equilibrar o ambiente de trabalho com perfis de comportamento que se complementam e trabalham harmoniosamente em conjunto.

entrevista por competência

Quando o oposto acontece, as equipes se tornam extremamente competitivas entre si, incentivando a inimizade e segregando colaboradores, em vez de uni-los.

Por este motivo, logo no processo de seleção é que se deve determinar as características comportamentais do colaborador que preencherá a vaga, primeiramente para que seja uma contratação bem-sucedida.

E, em seguida, para que as equipes se tornem ainda mais harmoniosas e que caminhem juntas rumo ao objetivo comum.

Sob este contexto, o profissional do RH deve garantir que a estrutura da entrevista por competência seja sólida e composta corretamente, para aumentar as chances de se encontrar o candidato ideal para a posição em questão.

Quais são as perguntas mais importantes?

As perguntas que descrevemos abaixo são comumente utilizadas para analisar as seguintes características em um candidato:

  • Liderança;
  • Foco no cliente;
  • Flexibilidade e improviso;
  • Foco no resultado.

Vale lembrar que estas são apenas sugestões, e cabe a cada profissional de RH criar perguntas pertinentes, de acordo com as necessidades da empresa no momento da entrevista por competência.

entrevista por competência

O ideal é criar situações nas quais o candidato possa ilustrar concretamente como as características de seu perfil comportamental o ajudaram a enfrentar desafios e transpor obstáculos na empresa.

Dedique um tempo para elaborar perguntas inteligentes a fim de compreender o raciocínio do candidato e sua estratégia para resolução dos problemas.

New call-to-action

Perguntas chave para identificação de perfil

Cite um projeto que conduziu envolvendo mais de duas áreas da empresa e os resultados que foram entregues?

Motivo: Pergunta para identificar liderança

 

Fale sobre o que já fez para fidelizar um cliente.

Motivo: Pergunta para identificar foco no cliente

 

Fale sobre o desenvolvimento de um projeto em que foi preciso mudar de ideia ao longo do caminho. O que sentiu?

Motivo: Pergunta para identificar flexibilidade
 

Como você estrutura um plano de ação para alcançar metas e como mensura os resultados?

Motivo: Pergunta para identificar criatividade
 

Já lidou com diferentes decisões a serem tomadas em um mesmo dia? O que sentiu? Como se preparou para isso?

Motivo: Pergunta para identificar organização e gestão

 

Fale sobre uma situação em que você se posicionou de forma eficaz em relação à empresa?

Motivo: Pergunta para identificar liderança

 

Fale sobre clientes difíceis e cite situações em que lidou com cada um de maneira eficiente.

Motivo: Pergunta para identificar foco no cliente

 

Você já precisou realizar ou assumir alguma tarefa que não faz parte do seu escopo? O que sentiu?

Motivo: Pergunta para identificar flexibilidade

 

Como motivar equipes para que entreguem resultados?

Motivo: Pergunta para identificar foco em resultados

 

Vale ressaltar que as perguntas que listamos acima são verdadeiramente eficazes quando o perfil da vaga está definido corretamente. Dessa forma, a estrutura da entrevista é fundamental.

Por esse motivo, antes de partir para esse tipo de processo, converse não apenas com o solicitante da vaga, mas também com o gestor da empresa para obter o perfil mais adequado e completo do candidato.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau