Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
retenção de talentos

Retenção de talentos: conheça 8 boas práticas

A retenção de talentos é um assunto muito recorrente no panorama atual de trabalho. Isso porque as novas gerações querem, cada vez mais, se sentirem emocionalmente conectadas aos seus empregos. É o que diz uma pesquisa realizada pela 99Jobs: 37,6% dos millennials que responderam ao questionário, enxergaram o trabalho como construção de sua identidade.

Neste sentido, as empresas enfrentam a necessidade de se tornarem verdadeiramente mais atrativas para lidar com essa nova forma de lidar com diferentes perspectivas profissionais. E diante desse furacão de possibilidades, as dúvidas sobre como manter e valorizar os colaboradores podem atrapalhar o que é entregue, de fato.

Tendo isso em mente, a seguir, neste artigo guiaremos você oferecendo estratégias matadoras de como manter seus melhores profissionais e ajudá-los a alcançar todo o seu potencial. Acompanhe!

Horas extras

Técnicas infalíveis para a retenção de talentos

1. Mostre a seus colaboradores que a empresa os respeita

Fazer um bom trabalho de retenção de talentos nem sempre é tarefa fácil, mas o respeito é uma das peças essenciais do quebra-cabeça, que faz todo o resto funcionar melhor. 

2. Salários e benefícios competitivos são igualmente importantes

Por mais que pareça clichê, oferecer a seus colaboradores um bom salário e benefícios realmente diferenciados pode passar a mensagem correta – a empresa se preocupa com o seu capital humano. 

Alguns benefícios mais desejados são:

  • Horário flexível e oportunidades de trabalho remoto;
  • Programas voltados para qualidade de vida;
  • VR justo e refeições oferecidas pela empresa;
  • Ambientes livres de dress code.

3. Forneça oportunidades de desenvolvimento de carreira

Permita que as pessoas possa explorar novas oportunidades dentro da empresa, aprendendo uma nova habilidade ou orientando seus colegas. Todos precisam ver que existe um caminho claro de desenvolvimento de carreira para se manterem motivados e engajados com o sucesso do negócio.

4. Crie uma cultura de confiança e transparência

Surpresa surpresa! Seus funcionários com melhor desempenho desejam trabalhar em um ambiente de confiança e transparência!

Se seus funcionários confiarem no líder, isso permitirá que sua empresa floresça, enquanto a falta de confiança pode causar desengajamento, conflito e altas taxas de rotatividade.

E é por isso que é importante informar seus funcionários o que está acontecendo em sua empresa e como o trabalho deles afeta os clientes. Você deve abrir um canal de comunicação para que todas as pessoas da sua equipe estejam atualizadas com os desenvolvimentos atuais.

5. Reconheça conquistas importantes

Com tanta negatividade e estresse no mundo moderno de hoje, trabalhar em uma empresa com um ambiente positivo pode ser uma verdadeira felicidade. Até estudos mostram que os funcionários que se sentem desvalorizados têm maior probabilidade de desistir.

Criar um local de trabalho positivo que celebre as conquistas dos funcionários é uma ótima maneira de tornar seu escritório um porto seguro e aumentar o envolvimento e a produtividade dos funcionários. Esse reconhecimento promoverá o sucesso futuro de seus funcionários e sua empresa.

Mas qual é a melhor maneira de mostrar seu apreço? Vamos explorar algumas maneiras divertidas e eficazes de fazer isso:

Parabenize seus funcionários por suas conquistas o mais rápido possível. Vá a eles para dar um aperto de mão ou dar mais cinco.
Um parabéns oficial ou um bônus também pode funcionar.
Torná-lo público, pois o reconhecimento público é mais poderoso que o privado.
As recompensas podem vir de todas as formas, incluindo recompensas em dinheiro ou não monetárias.

6. Mais do que dinheiro: ofereça significado e propósito

As grandes e pequenas empresas entenderam o impacto de incorporar um senso de propósito ao local de trabalho. Se os funcionários têm um trabalho que é importante para eles e traz um impacto positivo no mundo, esse funcionário é um ativo forte e pode ajudar a levar a empresa adiante.

Um estudo do LinkedIn descobriu que 58% das empresas com um objetivo claramente articulado e compreendido tiveram um crescimento de + 10%. Além disso, 39% dos funcionários orientados a objetivos provavelmente permanecerão na empresa por mais de 3 anos.

7. Retenção de talentos também é sobre respeitar a individualidade

A criação de um ambiente de trabalho em que a individualidade e a exclusividade de cada funcionário possam desempenhar um papel traz diversos benefícios. Você promoverá um ambiente de trabalho em que todos os funcionários possam exibir seu potencial máximo e liberar sua criatividade.

Quanto mais aberta a sua empresa for e aceitar as individualidades das pessoas, maior será seu sucesso. Respeitar a individualidade de seus funcionários é uma das estratégias comerciais mais importantes que uma empresa pode ter. Não apenas você conseguirá manter seus funcionários com melhor desempenho, mas também reconhecerá as necessidades das pessoas e adaptará atribuições e regalias de acordo.

8. Seja a favor da cultura de equipe

Como se vê, para ter sucesso no mundo competitivo de hoje, você precisa montar uma ótima equipe. Quando você pega um grupo de funcionários de alto desempenho e cria uma equipe na qual eles podem mesclar seus talentos, coisas incríveis podem acontecer.

Não apenas que haverá grandes quantidades de energia positiva, mas seu desempenho, lealdade e engajamento melhorarão notavelmente. Assim, depois de encontrar os melhores funcionários para trabalhar em sua equipe e conectá-los ao seu objetivo, você reunirá uma equipe de alto desempenho focada em um esforço coletivo maior que eles.

Para criar uma excelente cultura de equipe, você deve:

Faça do trabalho em equipe um dos principais valores da sua empresa.
Reúna-se regularmente, pois isso pode fazer uma grande diferença na grande cultura de equipe.
Comunique-se claramente com os membros da equipe, para que todos estejam na mesma página.
Forneça feedback construtivo para ajudar sua equipe a melhorar.
Celebre aniversários, promoções e feriados com sua equipe.
Promova uma cultura de aprendizado em que todos os funcionários sejam incentivados a continuar expandindo seus conjuntos de habilidades.

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau