Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp

Motivação dos profissionais está ligada ao seu bem-estar

Precisamos entender que a motivação não é um assunto complexo,  o qual se encontra em um imaginário afastado da realidade —  ela se trata, essencialmente, de um impulso necessário para que qualquer pessoa conquiste algo maior, como conquistar um prêmio importante ou conseguir finalizar um projeto dentro prazo.

A partir desse princípio, é possível dizer que no ambiente de trabalho, por exemplo, esse fator motivador existe desde o dia primeiro dia na empresa. Isso acontece porque pressupõe-se que todos os profissionais que ali trabalham, devem compartilhar o mesmo objetivo: tocar o negócio adiante contribuindo com o seu conhecimento e profissionalismo. 

Neste sentido, não existem planos mirabolantes e fórmulas mágicas, a melhor maneira de manter a equipe motivada é capacitando todos os profissionais. Além de promover uma estrutura de trabalho que faça com que esses indivíduos se sintam envolvidos com o que está sendo proposto.

A seguir, neste artigo, vamos apresentar mais dicas sobre o tema. Acompanhe!

Como manter a motivação dos colaboradores em passos simples

Antes de tudo, o primeiro passo é garantir que a motivação seja um dos pilares de um ambiente de trabalho saudável. O que significa que ela deve ser assunto constante entre as equipes e estar presente nas reuniões com as altas lideranças da empresa.

Em relação ao restante, listamos mais alguns passos que vão orientar como esse medidor pode estar sempre estável entre os seus colaboradores. Veja abaixo. 

  • Convide o colaborador para a conversa

Ao invés de tentar adivinhar como a empresa deve investir para motivar os seus profissionais, sente-se com eles e descubra o que os mesmos têm como prioridade.

Essa ação consideravelmente simples pode ter um ótimo retorno no que diz respeito a admiração e valorização ao bem-estar das pessoas.

  • Invista em um local de trabalho confortável

Não é aconselhável trabalhar em um local desinteressante e desorganizado por horas. Estar em um espaço agradável, bonito na medida do possível, iluminado e funcional pode tornar o trabalho mais prazeroso.

Se certifique de que as coisas estão conservadas no escritório, mantenha essa real preocupação em oferecer um equipamento atualizado. Por exemplo, é necessário checar constantemente se os computadores estão configurados para atender a demanda profissional.

  • Os líderes devem ter uma postura totalmente humanizada para trabalhar essa motivação

Sobre este ponto, pensando na motivação, é sempre bom reforçar a influência negativa que uma má administração tem sobre profissionais dentro da empresa. Todo mundo tem uma história de chefe autoritário. Inclusive, manter líderes com posturas arbitrárias é uma das principais razões pelas quais as empresas sofrem com a alta rotatividade de colaboradores.

Atitudes como respeito, transparência, apoio e comunicação clara vindas dos cargos mais altos são as bases para incentivar os profissionais.

Na prática, entretanto, outras ações podem ser tomadas. Por exemplo, é tarefa da área de Recursos Humanos investir no treinamento constante dos líderes. Isso porque o trabalho de gerir pessoas requer habilidades diversas, que serão aprimoradas somente com conhecimento prático e exercícios que estimulam a sensibilidade. 

  • Seja interessante para os seus colaboradores

Tenha em mente que eles vão ficar e produzir cada vez mais, mas somente se tiverem bons motivos para isso.

Para manter bons talentos dentro de casa, é válido estabelecer um bom programa de incentivo. À disposição existem vários métodos de atratividade, que pode ser financeiro por meio de bônus trimestrais, estruturação de comissões, participação nos lucros, dentre outros. Sendo válido, também, usar a criatividade para reforçar os principais valores da empresa.

motivação

  • Ofereça a oportunidade de crescer como forma de motivação

Principalmente se o seu negócio está expandindo rapidamente, como é o caso da maioria das startups, por exemplo.

Dar aos colaboradores espaço para crescer dentro da empresa é um grande fator de motivação, pois ele sente que está sendo visto e sua consciência e visão é parte da estratégia do negócio. 

Além disso, o profissional que se sente parte importante da equipe consegue estabelecer um plano de carreira viável, aumentando assim sua relação de lealdade e gratidão para com a organização.

  • Seja verdadeiro

Ter uma visão de como os negócios estão indo pode tornar os colaboradores mais participativos. 

Estabeleça uma periodicidade e faça questão de compartilhar dados importantes da empresa, bem como possíveis mudança na estratégia e outras informações relevantes. 

A transparência não apenas demonstra o respeito que a empresa tem para com os seus profissionais, como também faz com que se sintam parte do negócio. Além disso, pode ajudar as áreas ao permitir que sugestões de melhorias sejam dadas.

  • Entenda que nem sempre vale a pena ter o colaborador 100% do tempo à disposição da empresa

A tecnologia mudou muito a forma como as empresas operam e também mudou a forma como trabalhamos. 

Hoje, a flexibilidade é um dos fatores mais importantes quando se trata de permanência no emprego. Os trabalhadores procuram cada vez mais o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e essa atitude por parte das empresas é vista com bons olhos.

Portanto, se determinadas áreas são totalmente automatizadas, não hesite em criar políticas que permitem a realização de home office. Ou ainda, tente fazer com que as jornadas de trabalho não sejam tão maçantes para aqueles profissionais cujas áreas demandam presença física obrigatória. Neste ponto vale a pena investir em bancos de horas, folgas de aniversário, por desempenho, etc, para manter a motivação de todos.

  • Dê o devido reconhecimento para quem se esforça

Reconhecer alguém pelo bom trabalho no dia a dia é extremamente importante, e ajuda a criar uma conexão emocional. Esse item representa uma parte crítica para o envolvimento dos colaboradores, pois diz respeito às necessidades básicas de estima e pertencimento ao grupo.

Todo mundo quer ser valorizado pelo trabalho bem feito, cabe aos líderes terem a sensibilidade de perceber quais são os destaques em sua equipe.

Se um profissional está se esforçando muito para finalizar um projeto, não hesite em elogiá-lo abertamente. Não se trata apenas do ato de reconhecimento em si, mas do princípio: se as pessoas sentirem que seus esforços são bem-vindos, elas se sentirão compelidas a continuar trabalhando duro. 

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau