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tendências de Recursos Humanos

Principais tendências de Recursos Humanos para 2020

As principais tendências para a área de Recursos Humanos já estão sendo detectadas. Isso significa que o momento é oportuno para saber o que 2020 reserva para o segmento!

As tendências são, principalmente, focadas em facilitar atividades rotineiras no DP, tornando-as automatizadas. Por isso, a tecnologia será a grande aliada do setor!

As ferramentas digitais, cada vez mais intuitivas e completas, chegam para trazer economia, dinamismo, flexibilidade, mobilidade e, acima de tudo, modernidade na gestão de pessoas.

E todos esses benefícios resultam em muito mais rapidez na realização de tarefas, economia de tempo e dinheiro, além de permitir que profissionais possam focar mais em aumento de produtividade e qualidade de entrega, ou seja, ações que realmente trazem evolução para a empresa, e menos com atividades repetitivas manuais.

Confira abaixo as cinco principais tendências de Recursos Humanos para 2020:

1. Ferramentas para análise de desempenho

Uma das tendências mais importantes para 2020 no setor de Recursos Humanos é a tecnologia aplicada à análise de desempenho de colaboradores!

As ferramentas de avaliação de desempenho visam otimizar os processos e contar com sistemas inteligentes para trazer excelentes resultados em produtividade e engajamento dos funcionários.

Elas oferecem planilhas e gráficos para mostrar seus resultados, permitem visualizar indicadores por grupo e individuais, cada empresa define as KPI’s que desejam avaliar, em algumas é possível organizar tarefas, tempo gasto nessas tarefas e muito mais.

As análises que tais ferramentas entregam são importantes para o planejamento estratégico da empresa e para reter talentos.

2. Transformação digital a passos largos

A transformação digital não é algo que começou agora. Ela já vem se instalando nos mais diversos segmentos de mercado há tempos. No entanto, em 2020, a velocidade da integração tecnológica ao mundo da gestão de pessoas acontecerá ainda mais rapidamente!

Essa transformação fará com que os Recursos Humanos passem a cuidar mais de pessoas do que de tarefas administrativas, trazendo maneiras para contribuir para aumentar o engajamento e aumentar a produtividade dos colaboradores.

Isso acontecerá porque tarefas administrativas serão cada dia mais automatizadas, demandando bem menos tempo ativo dos profissionais. O que deixa espaço e oportunidade para focar em capital humano, gestão de pessoas, qualidade de vida no trabalho e outras questões essenciais para produtividade e sucesso da empresa.

A transformação digital é importante para as gestões horizontais, acabando de vez com as hierarquias obsoletas.

3. Inteligência artificial cada dia mais presente

A inteligência artificial é uma área da ciência da computação que permite que as máquinas simulem as capacidades e características humanas. Em 2020, elas estarão aptas a tomarem decisões e solucionar problemas.

Os dispositivos que ganharão mais destaque no ano novo são:

  • Machine Learning: processo que transforma dados em habilidades para aumentar a produtividade da empresa, procurar os melhores talentos do mercado, resolver divergências e até realizar projeções futuras.
  • Chatbots: os gestores de pessoas poderão se beneficiar com os chatbots pela praticidade em responder diversas questões com rapidez e praticidade. Além disso, promovem o engajamento dos colaboradores com a empresa, e facilitar e tornar mais rápida a comunicação com prospects, acelerando funil de vendas.
  • Aprendizado comportamental: Também cada dia surgem novas opções de plataformas que aprendem com o comportamento de quem os utiliza (colaboradores e gestores), para personalizar suas experiências e trazer mais veracidade a dados registrados. Como o aplicativo Oitchau, que aprende com os pontos batidos dos colaboradores para identificar possíveis irregularidades e classificar dados.

A inteligência artificial também chegará como protagonista nos processos seletivos, para agilizar e trazer dinamismo.

4. Gestão de dados e integrações

A gestão de dados prioriza a segurança das informações compartilhadas pela empresa diariamente, bem como os dados dos clientes.

É por meio da gestão de dados que os gestores podem verificar se as metas corporativas foram atingidas e a controlar processos e informações para garantir padrões e exigências internas.

Cada vez mais se vê aderência a plataformas que unificam o acesso a informações de toda a empresa em um só lugar, para facilitar processos, consultas etc.

Hoje plataformas conseguem integrar entre si, ou seja, conectar-se e fazer troca de informações. Como adicionar novas habilidades a uma plataforma que você já utiliza, tornando-a cada vez mais completa a cada nova integração.

5. Flexibilidade de registro de ponto

Bater cartão logo se tornará coisa do passado!

A tendência de controle de ponto é ter o suporte de um aplicativo que o colaborador baixa em seu smartphone e pode registrar seu ponto de onde estiver, de forma prática e segura.

Para o gestor, esse tipo de aplicativo é fundamental para acompanhar a jornada de trabalho em tempo real e aumentar a transparência da comunicação com os colaboradores.

Ferramentas como essa já podem ser encontradas no mercado, como o aplicativo Oitchau – que permite que os funcionários batam ponto usando o próprio celular, e os gestores podem ver relatórios em tempo real, além de fazer controle de férias e ausências. Também são enviadas notificações sobre irregularidades assim que elas ocorrem, proporcionando poder de ação imediata para as empresas, o que economiza muito dinheiro e tempo.

Como todo o acompanhamento de registros de ponto, ausências e pedidos de ajuste é feito ao longo do mês, em tempo real, ao fim do período não é necessário fazer checagem de dados, basta baixar os relatórios para enviar ao contador.

É assim que ferramentas com o Oitchau tem tornado maneiras tradicionais de exercer atividades específicas do RH defasadas.

6. Gestão de Alta Performance aplicada ao RH

Assim como a transformação digital e os anseios das empresas e do mercado por mudanças tecnológicas, que ocorreram nas últimas décadas, os processos de gerir negócios e lidar com pessoas também mudou. Hoje temos um paradigma mais horizontal e humanizado, que considera o bem-estar do profissional e tem um comprometimento com o seu desenvolvimento, e não apenas em quanto ele pode gerar para a organização.

Esse paradigma, chamado de gestão de alta performance, considera algumas premissas e tem se tornado ainda mais intenso como proposta para de tendências para RH em 2020:

  • Liderança que forma liderança – Os líderes são mediadores da empresa junto aos seus funcionários e ajudam a propagar a cultura organizacional. Além disso, são formadores de novos líderes, de pessoas autônomas que possam contribuir e ser referências em suas funções.
  • Learning organization – Agora a proposta é que a organização busque diferenciais no cerne de si mesma, proporcionando o aprendizado multifacetado e estimulando os colaboradores a aprender e ensinar, gerando assim uma base de conhecimento muito assertiva.
  • Experiência do colaborador – Os modelos baseados na experiência (UX) são uma forte tendência. Assim como os consumidores buscam mais que produtos e serviços – mas uma experiência gratificante – o público interno também busca isso ao optar pela empresa. Ter foco na experiência do colaborador começa desde a seleção até o desligamento.
  • Performance e desenvolvimento – A empresa tem a obrigação social de ajudar o colaborador a se desenvolver durante a sua jornada, proporcionando desafios, oferecendo novas responsabilidades e oportunidades, e promovendo o aprendizado contínuo. Este desenvolvimento precisa ser lateral e mais humanizado.

7. Cultura organizacional diversificada

Esta é uma forte tendência para RH 2020. Cada vez mais as empresas necessitam de diversidade para compor as suas equipes e precisa ter, para isso, uma cultura organizacional alinhada e efetiva, atraindo profissionais diversificados – provenientes de diferentes culturas, faixas etárias, formação, status social, gêneros, etc. A busca por diferenciais no cerne da organização, como já dissemos, requer uma cultura organizacional flexível e enriquecedora, que promova contatos e boas experiências.

Desde as boas práticas de recrutamento e seleção com foco na diversidade – como é o caso da seleção às cegas, por exemplo, outra tendência – à rotina de trabalho, todos os momentos devem contemplar a tolerância, a diversidade e à valorização humana.

Agora que já conhece as principais tendências de Recursos Humanos para 2020, comece a fazer o seu planejamento para ter um ano tranquilo e bastante produtivo!

Veja também: Horas trabalhadas na empresa: por que fazer esse controle?

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