reduzir absenteísmo

Como reduzir absenteísmo dos funcionários no trabalho?

Para alguns gestores de pessoas, reduzir absenteísmo no ambiente de trabalho é um dos principais desafios diários. O problema costuma ser tão grave em determinadas empresas que sua própria saúde financeira fica comprometida a médio prazo.

O colaborador que falta constantemente ao trabalho ou que está sempre chegando atrasado desequilibra a produtividade da empresa como um todo, colocando em risco todo o trabalho de construção de um ambiente positivo, harmonioso e produtivo.

New call-to-action

Mas como identificar e o que fazer para reduzir faltas de colaboradores no trabalho? É disso que vamos tratar neste artigo. Acompanhe!

O que é? Quais as principais causas do absenteísmo nas empresas?

Como mencionado anteriormente, o absenteísmo se caracteriza por faltas constantes no trabalho, sejam elas justificadas ou não. No entanto, colaboradores que estão sempre atrasados ou que costumam deixar o expediente mais cedo com frequência também entram nessa.

Isso porque as faltas, atrasos e saídas antecipadas que ocorrem de forma constante impactam diretamente na produtividade da empresa como um todo.

Projetos sofrem atrasos ou são descontinuados, reuniões adiadas e, muitas vezes, os colaboradores assíduos precisam assumir tarefas dos que não estão na empresa naquele determinado momento.

Para o gestor, o excesso de faltas pode ser traduzido como prejuízo financeiro e desmotivação geral dentro do ambiente de trabalho em médio e longo prazo. Afinal de contas, é difícil se manter incentivado quando o progresso do trabalho realizado simplesmente não flui.

Mas por que o absenteísmo acontece? Por diversas causas: desde um ambiente extremamente competitivo e nocivo à saúde dos colaboradores, doenças e tratamentos diversos até a má-fé do próprio colaborador. Mas, existe sim uma forma de reduzir absenteísmo

O importante é que o gestor tome atitudes para que, no que depender dele, deixe de existir e o colaborador passe a trabalhar com engajamento.

Como reduzir o absenteísmo nas empresas?

O absenteísmo é capaz de gerar uma série de prejuízos para as empresas, pois as impacta financeiramente, bem como impede o desenvolvimento desejado das atividades.

Com ele, atrasos nos prazos de entrega e a queda de qualidade das atividades é comum.

Por isso, saber como reduzi-lo e como lidar com ele é essencial. Primeiramente, isso requer uma análise honesta quanto à situação da empresa, sobre a relação que ela mantém com os colaboradores e os benefícios disponíveis.

Muitas vezes o absenteísmo não se trata de uma questão de falta de interesse ou de relaxamento dos colaboradores. Comumente ele decorre da ausência de políticas internas e da valorização destes empregados.

Por isso, cabe à empresa entender quais são os motivos que promovem as faltas constantes para, depois, formar estratégias de controle.

Dentre os motivos que podem estar por trás do absenteísmo alto estão:

  • Salários e benefícios defasados;
  • Sobrecarregamento dos trabalhadores;
  • Ausência de ferramentas e estrutura compatível com o bem-estar dos trabalhadores e com a produtividade;
  • Falta de comunicação interna;
  • Conflitos constantes;
  • Ausência de regras claras quanto ao funcionamento empresarial;
  • Cultura organizacional fraca.

Por isso, antes de começar a agir é importante entender as causas da situação. Em caso contrário, as ações para controle do absenteísmo poderão se dar em vão, pois não atingem a raiz dos problemas.

Para descobrir quais são os problemas, faça uma análise das linhas de produção, dos benefícios oferecidos e da constituição das equipes.

Além disso, considere uma pesquisa interna e feedbacks dos trabalhadores em relação à empresa. Eles podem ser anônimos.

Medidas para reduzir absenteísmo nas empresas

O gestor tem todos os recursos necessários para identificar e reduzir faltas no ambiente de trabalho.

Para isso, basta que coloque suas qualidades de líder em ação para observar a dinâmica dos colaboradores e conseguir prevenir antes mesmo que aconteça.

Listamos abaixo três dos motivos principais do absenteísmo e o que pode ser feito para revertê-los. Confira!

Verifique se os colaboradores não estão sobrecarregados

A sobrecarga de trabalho é comum sobretudo nas pequenas empresas. Sem perceber, o colaborador começa a acumular funções e, de repente, começa a apresentar sinais de esgotamento físico e mental.

Colaboradores sobrecarregados não conseguem produzir adequadamente e dificilmente entregarão os resultados esperados. O que pode gerar grande frustração e, consequentemente, doenças físicas e emocionais.

Por esse motivo, elaborar um escopo de trabalho de todos os cargos dentro de uma empresa e se atentar para que todos estejam cumprindo suas funções de acordo com ele é fundamental para reduzir absenteísmo.

Se o escopo de trabalho aumento devido ao aumento de demanda, talvez seja necessário dividir a carga extra entre os colaboradores. Ou, até mesmo, abrir uma vaga para a contratação de um assistente. Fique atento!

Desmotivação generalizada

A desmotivação generalizada dos colaboradores pode ocorrer por diversos motivos. No entanto, um dos motivos que mais geram o descontentamento das equipes é a desvalorização do trabalho realizado.

A desvalorização acontece não apenas quando um trabalho bem feito não é reconhecido e devidamente creditado, mas também quando o colaborador não é remunerado corretamente, principalmente se precisou fazer horas extras para completar o trabalho.

Sob este contexto, a contagem das horas extras e o registro de ponto no geral precisa ser feita de forma segura, correta e transparente, permitindo ao próprio colaborador que acompanhe sua jornada no mês para que saiba exatamente quanto receberá e ser capaz de se organizar financeiramente.

A melhor maneira de fazer isso é por meio de um sistema de controle de ponto, como o Oitchau, que funciona como um aplicativo no próprio smartphone do colaborador.

Além de acompanhar sua jornada, ele poderá solicitar folgas online e receber a autorização no mesmo instante. Invista na tecnologia para reduzir absenteísmo dos colaboradores no trabalho.

Falta de oportunidades para se desenvolver profissionalmente

O terceiro motivo mais comum que resulta no excesso de faltas na empresa é a falta de oportunidades para que o colaborador possa se desenvolver profissionalmente.

Trabalhar em uma empresa sem ter uma perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissional é o mesmo que trabalhar em vão.

Por isso, cabe ao gestor, juntamente com o RH, desenvolver um plano de cargos e salários para que os colaboradores possam trabalhar com o objetivo de se tornarem melhores pessoas e profissionais.

Um plano de cargos e salários atrativo e justo ainda confere à empresa o status de atraente no mercado de trabalho. O que pode valer na hora de contratar novos talentos. É uma relação de ganho para todos!

Adicional de assiduidade

Outra ótima forma de eliminar o absenteísmo de seus colaboradores, além dos já citados acima, é apostando no pagamento do adicional de assiduidade.

Embora ele não seja obrigatório às empresas, corresponde a uma liberalidade do empregador que pode trazer ótimos frutos em razão da capacidade motivacional do prêmio.

O adicional de assiduidade corresponde a uma premiação que é concedida ao colaborador que possui poucas faltas ou nenhuma, de acordo com um limite de tolerância pré-estabelecido pela empresa.

Essa premiação não se limita a valores pecuniários, mas pode corresponder a folgas compensatórias ou mesmo presentes.

Nesse caso, a assiduidade e a pontualidade são conceitos completamente distintos. A primeira é referente à prestação de trabalho diário, conforme contrato. A segunda, refere-se ao respeito dos horários contratuais, referindo-se a atrasos e horas extras.

Investir em um adicional de assiduidade pode ser a chave que faltava para garantir o absenteísmo na sua empresa. O empregado passa a se sentir motivado a comparecer diariamente na empresa.

Muitas vezes a desmotivação é tanta que o desconto da falta injustificada não é suficiente para evitar a abstenção.

Nesse caso, embora a assiduidade seja um dever do empregado, ela pode ser enfraquecida por falta de motivação que possuem inúmeras causas, seja em relação à vida profissional ou à pessoal.

O sistema que concede adicional pode corresponder ao tempo que for estipulado pela empresa.

Indica-se que ele não corresponda a períodos muito longos, principalmente durante sua implantação na organização. O ideal é que corresponda, ao menos no início, a um bimestre.

O que diz a lei?

O adicional de assiduidade não é previsto pela CLT, é verdade. A lei trabalhista é clara ao permitir que as empresas criem parcelas ou adicionais conforme sua vontade.

Para isso, é necessário que seja desenvolvido um programa claro e que preserve a isonomia entre os colaboradores.

Esse adicional pode ser aplicado pela empresa como uma arma contra o absenteísmo. No final, todos saem ganhando.

De um lado a organização passa a eliminar problemas de produtividade causados pelas faltas; de outro, os empregados garantem prêmios pelo seu cuidado em relação ao cumprimento das jornadas.

Como tornar essa estratégia efetiva?

É importante que a empresa que deseje aplicar um adicional de assiduidade se valha de um bom controle de ponto com sistema digital que permita o acompanhamento quanto à abstenção dos colaboradores.

Acompanhar a jornada é essencial para conferir o sucesso do plano de assiduidade na luta contra o absenteísmo. Um sistema digital permite que isso seja realizado a qualquer hora e não apenas no final do mês.

Garante a segurança dos dados, assim como que o próprio colaborador tenha acesso aos registros de jornada diários.

New call-to-action

Essas dicas são essenciais para limitar o absenteísmo dos seus empregados e mantê-los motivados. Para tornar mais efetiva essa medida, aposte no controle digital Oitchau que permite, inclusive, o controle de jornada dos empregados que prestam serviço em home Office.

Plano de ação para reduzir o absenteísmo

A partir das medidas acima, é possível desenvolver um plano que haja sobre o absenteísmo, a fim de controlá-lo. Ao fazê-lo, é importante que se considere as necessidades dele, como recursos. Também, a forma de aplicação e os prazos para isso.

Estipule o plano, sempre que possível, em fases. Assim, é possível revisá-lo e entender se tudo está nos conformes, conforme planejado. Lembre-se de esclarecer aos colaboradores de todas as equipes as novas medidas e como elas os impactam.

É importante ter em mente que, muitas vezes, a solução não está em uma única ação, mas na soma de várias delas. Portanto, analise bem a situação da sua empresa, soluções correspondentes e modos de colocá-las em prática de forma eficaz.

Dicas para a redução do absenteísmo

Por fim, considere essas dicas para reduzir o fim do absenteísmo na sua empresa:

  • Mantenha o diálogo aberto. Permita que os colaboradores façam sugestões, bem como demonstre que críticas são bem-vindas na corporação. Caso necessário, mantenha os canais anônimos para deixar os funcionários mais à vontade de emitir opiniões;
  • Pratique o feedback de ambos os lados. Ou seja, permita que os colaboradores sejam avaliados ao mesmo tempo em que avaliam a empresa;
  • Busque soluções modernas. Existem várias ferramentas que ajudam a aumentar a felicidade corporativa e o bem-estar dos colaboradores e que podem, de maneira simples, reduzir o absenteísmo;
  • Preze sempre pelo bem-estar dos colaboradores. Isso envolve tanto o desenvolvimento de um ambiente saudável de trabalho quanto o oferecimento de benefícios que realmente os impactem positivamente.
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau