Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
reduzir absenteísmo

Como reduzir absenteísmo dos funcionários no trabalho?

Para alguns gestores de pessoas, reduzir absenteísmo no ambiente de trabalho é um dos principais desafios diários. O problema costuma ser tão grave em determinadas empresas que sua própria saúde financeira fica comprometida em médio prazo.

O colaborador que falta constantemente ao trabalho ou que está sempre chegando atrasado desequilibra a produtividade da empresa como um todo, colocando em risco todo o trabalho de construção de um ambiente positivo, harmonioso e produtivo.

Mas como identificar e o que fazer para reduzir faltas de colaboradores no trabalho? É disso que vamos tratar neste artigo. Acompanhe!

 

O que é e quais as principais causas do absenteísmo nas empresas?

Como mencionado anteriormente, o absenteísmo se caracteriza por faltas constantes no trabalho, sejam elas justificadas ou não. No entanto, colaboradores que estão sempre atrasados ou que costumam deixar o expediente mais cedo com frequência também entram nessa.

Isso porque as faltas, atrasos e saídas antecipadas que ocorrem de forma constante impactam diretamente na produtividade da empresa como um todo. Projetos sofrem atrasos ou são descontinuados, reuniões adiadas e, muitas vezes, os colaboradores assíduos precisam assumir tarefas dos que não estão na empresa naquele determinado momento.

Para o gestor, o excesso de faltas pode ser traduzido como prejuízo financeiro e desmotivação geral dentro do ambiente de trabalho em médio e longo prazo. Afinal de contas, é difícil se manter incentivado quando o progresso do trabalho realizado simplesmente não flui.

Mas por que o absenteísmo acontece? Por diversas causas: desde um ambiente extremamente competitivo e nocivo à saúde dos colaboradores, doenças e tratamentos diversos até a má-fé do próprio colaborador. Mas, existe sim uma forma de reduzir absenteísmo

O importante é que o gestor tome atitudes para que, no que depender dele, deixe de existir e o colaborador passe a trabalhar com engajamento.

Controle de Ponto

Medidas para reduzir absenteísmo nas empresas

O gestor tem todos os recursos necessários para identificar e reduzir faltas no ambiente de trabalho. Para isso, basta que coloque suas qualidades de líder em ação para observar a dinâmica dos colaboradores e conseguir prevenir antes mesmo que aconteça.

Listamos abaixo três dos motivos principais do absenteísmo e o que pode ser feito para revertê-los. Confira!

 

Verifique se os colaboradores não estão sobrecarregados

A sobrecarga de trabalho é comum sobretudo nas pequenas empresas. Sem perceber, o colaborador começa a acumular funções e, de repente, começa a apresentar sinais de esgotamento físico e mental.

Colaboradores sobrecarregados não conseguem produzir adequadamente e dificilmente entregarão os resultados esperados. O que pode gerar grande frustração e, consequentemente, doenças físicas e emocionais.

Por esse motivo, elaborar um escopo de trabalho de todos os cargos dentro de uma empresa e se atentar para que todos estejam cumprindo suas funções de acordo com ele é fundamental para reduzir absenteísmo.

Se o escopo de trabalho aumento devido ao aumento de demanda, talvez seja necessário dividir a carga extra entre os colaboradores. Ou, até mesmo, abrir uma vaga para a contratação de um assistente. Fique atento!

 

Desmotivação generalizada

A desmotivação generalizada dos colaboradores pode ocorrer por diversos motivos. No entanto, um dos motivos que mais geram o descontentamento das equipes é a desvalorização do trabalho realizado.

A desvalorização acontece não apenas quando um trabalho bem feito não é reconhecido e devidamente creditado, mas também quando o colaborador não é remunerado corretamente, principalmente se precisou fazer horas extras para completar o trabalho.

Sob este contexto, a contagem das horas extras e o registro de ponto no geral precisa ser feita de forma segura, correta e transparente, permitindo ao próprio colaborador que acompanhe sua jornada no mês para que saiba exatamente quanto receberá e ser capaz de se organizar financeiramente.

A melhor maneira de fazer isso é por meio de um sistema de controle de ponto, como o Oitchau, que funciona como um aplicativo no próprio smartphone do colaborador. Além de acompanhar sua jornada, ele poderá solicitar folgas online e receber a autorização no mesmo instante.

Invista na tecnologia para reduzir absenteísmo dos colaboradores no trabalho.

 

Falta de oportunidades para se desenvolver profissionalmente

O terceiro motivo mais comum que resulta no excesso de faltas na empresa é a falta de oportunidades para que o colaborador possa se desenvolver profissionalmente. Trabalhar em uma empresa sem ter uma perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissional é o mesmo que trabalhar em vão.

Por isso, cabe ao gestor, juntamente com o RH, desenvolver um plano de cargos e salários para que os colaboradores possam trabalhar com o objetivo de se tornarem melhores pessoas e profissionais.

Um plano de cargos e salários atrativo e justo ainda confere à empresa o status de atraente no mercado de trabalho. O que pode valer na hora de contratar novos talentos. É uma relação de ganho para todos!

 

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau