Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
reduzir absenteísmo

Como reduzir absenteísmo dos funcionários no trabalho?

Para alguns gestores de pessoas, reduzir absenteísmo no ambiente de trabalho é um dos principais desafios diários. O problema costuma ser tão grave em determinadas empresas que sua própria saúde financeira fica comprometida em médio prazo.

O colaborador que falta constantemente ao trabalho ou que está sempre chegando atrasado desequilibra a produtividade da empresa como um todo, colocando em risco todo o trabalho de construção de um ambiente positivo, harmonioso e produtivo.

Mas como identificar e o que fazer para reduzir faltas de colaboradores no trabalho? É disso que vamos tratar neste artigo. Acompanhe!

O que é? Quais as principais causas do absenteísmo nas empresas?

Como mencionado anteriormente, o absenteísmo se caracteriza por faltas constantes no trabalho, sejam elas justificadas ou não. No entanto, colaboradores que estão sempre atrasados ou que costumam deixar o expediente mais cedo com frequência também entram nessa.

Isso porque as faltas, atrasos e saídas antecipadas que ocorrem de forma constante impactam diretamente na produtividade da empresa como um todo. Projetos sofrem atrasos ou são descontinuados, reuniões adiadas e, muitas vezes, os colaboradores assíduos precisam assumir tarefas dos que não estão na empresa naquele determinado momento.

Para o gestor, o excesso de faltas pode ser traduzido como prejuízo financeiro e desmotivação geral dentro do ambiente de trabalho em médio e longo prazo. Afinal de contas, é difícil se manter incentivado quando o progresso do trabalho realizado simplesmente não flui.

Mas por que o absenteísmo acontece? Por diversas causas: desde um ambiente extremamente competitivo e nocivo à saúde dos colaboradores, doenças e tratamentos diversos até a má-fé do próprio colaborador. Mas, existe sim uma forma de reduzir absenteísmo

O importante é que o gestor tome atitudes para que, no que depender dele, deixe de existir e o colaborador passe a trabalhar com engajamento.

Medidas para reduzir absenteísmo nas empresas

O gestor tem todos os recursos necessários para identificar e reduzir faltas no ambiente de trabalho. Para isso, basta que coloque suas qualidades de líder em ação para observar a dinâmica dos colaboradores e conseguir prevenir antes mesmo que aconteça.

Listamos abaixo três dos motivos principais do absenteísmo e o que pode ser feito para revertê-los. Confira!

Verifique se os colaboradores não estão sobrecarregados

A sobrecarga de trabalho é comum sobretudo nas pequenas empresas. Sem perceber, o colaborador começa a acumular funções e, de repente, começa a apresentar sinais de esgotamento físico e mental.

Colaboradores sobrecarregados não conseguem produzir adequadamente e dificilmente entregarão os resultados esperados. O que pode gerar grande frustração e, consequentemente, doenças físicas e emocionais.

Por esse motivo, elaborar um escopo de trabalho de todos os cargos dentro de uma empresa e se atentar para que todos estejam cumprindo suas funções de acordo com ele é fundamental para reduzir absenteísmo.

Se o escopo de trabalho aumento devido ao aumento de demanda, talvez seja necessário dividir a carga extra entre os colaboradores. Ou, até mesmo, abrir uma vaga para a contratação de um assistente. Fique atento!

Desmotivação generalizada

A desmotivação generalizada dos colaboradores pode ocorrer por diversos motivos. No entanto, um dos motivos que mais geram o descontentamento das equipes é a desvalorização do trabalho realizado.

A desvalorização acontece não apenas quando um trabalho bem feito não é reconhecido e devidamente creditado, mas também quando o colaborador não é remunerado corretamente, principalmente se precisou fazer horas extras para completar o trabalho.

Sob este contexto, a contagem das horas extras e o registro de ponto no geral precisa ser feita de forma segura, correta e transparente, permitindo ao próprio colaborador que acompanhe sua jornada no mês para que saiba exatamente quanto receberá e ser capaz de se organizar financeiramente.

A melhor maneira de fazer isso é por meio de um sistema de controle de ponto, como o Oitchau, que funciona como um aplicativo no próprio smartphone do colaborador. Além de acompanhar sua jornada, ele poderá solicitar folgas online e receber a autorização no mesmo instante.

Invista na tecnologia para reduzir absenteísmo dos colaboradores no trabalho.

Falta de oportunidades para se desenvolver profissionalmente

O terceiro motivo mais comum que resulta no excesso de faltas na empresa é a falta de oportunidades para que o colaborador possa se desenvolver profissionalmente. Trabalhar em uma empresa sem ter uma perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissional é o mesmo que trabalhar em vão.

Por isso, cabe ao gestor, juntamente com o RH, desenvolver um plano de cargos e salários para que os colaboradores possam trabalhar com o objetivo de se tornarem melhores pessoas e profissionais.

Um plano de cargos e salários atrativo e justo ainda confere à empresa o status de atraente no mercado de trabalho. O que pode valer na hora de contratar novos talentos. É uma relação de ganho para todos!

Adicional de assiduidade

Outra ótima forma de eliminar o absenteísmo de seus colaboradores, além dos já citados acima, é apostando no pagamento do adicional de assiduidade.

Embora ele não seja obrigatório às empresas, corresponde a uma liberalidade do empregador que pode trazer ótimos frutos em razão da capacidade motivacional do prêmio.

O adicional de assiduidade corresponde a uma premiação que é concedida ao colaborador que possui poucas faltas ou nenhuma, de acordo com um limite de tolerância pré-estabelecido pela empresa.

Essa premiação não se limita a valores pecuniários, mas pode corresponder a folgas compensatórias ou mesmo presentes.

Nesse caso, a assiduidade e a pontualidade são conceitos completamente distintos. A primeira é referente à prestação de trabalho diário, conforme contrato. A segunda, refere-se ao respeito dos horários contratuais, referindo-se a atrasos e horas extras.

Investir em um adicional de assiduidade pode ser a chave que faltava para garantir o absenteísmo na sua empresa. O empregado passa a se sentir motivado a comparecer diariamente na empresa. Muitas vezes a desmotivação é tanta que o desconto da falta injustificada não é suficiente para evitar a abstenção.

Nesse caso, embora a assiduidade seja um dever do empregado, ela pode ser enfraquecida por falta de motivação que possuem inúmeras causas, seja em relação à vida profissional ou à pessoal.

O sistema que concede adicional pode corresponder ao tempo que for estipulado pela empresa. Indica-se que ele não corresponda a períodos muito longos, principalmente durante sua implantação na organização. O ideal é que corresponda, ao menos no início, a um bimestre.

O que diz a lei?

O adicional de assiduidade não é previsto pela CLT, é verdade. A lei trabalhista é clara ao permitir que as empresas criem parcelas ou adicionais conforme sua vontade. Para isso, é necessário que seja desenvolvido um programa claro e que preserve a isonomia entre os colaboradores.

Esse adicional pode ser aplicado pela empresa como uma arma contra o absenteísmo. No final, todos saem ganhando. De um lado a organização passa a eliminar problemas de produtividade causados pelas faltas; de outro, os empregados garantem prêmios pelo seu cuidado em relação ao cumprimento das jornadas.

Como tornar essa estratégia efetiva?

É importante que a empresa que deseje aplicar um adicional de assiduidade se valha de um bom controle de ponto com sistema digital que permita o acompanhamento quanto à abstenção dos colaboradores.

Acompanhar a jornada é essencial para conferir o sucesso do plano de assiduidade na luta contra o absenteísmo. Um sistema digital permite que isso seja realizado a qualquer hora e não apenas no final do mês. Garante a segurança dos dados, assim como que o próprio colaborador tenha acesso aos registros de jornada diários.

Essas dicas são essenciais para limitar o absenteísmo dos seus empregados e mantê-los motivados. Para tornar mais efetiva essa medida, aposte no controle digital Oitchau que permite, inclusive, o controle de jornada dos empregados que prestam serviço em home Office.

Veja também: Trabalhar home office: 9 dicas essenciais

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau