Hard Skill: o que são e qual a sua importância?

No mercado de trabalho sempre nos deparamos com nomenclaturas em inglês, para especificar detalhamentos e especificações de vagas empregos, a hard skill é uma delas.

Está totalmente ligada às habilidades exigidas, ao que precisa saber de técnica e experiência e ao que pode ser aprendido através de treinamentos de maneiras específicas e facilitadas para o colaborador.

E colocar esses termos em uma candidatura, deve ter os devidos cuidados para atrair os candidatos certos e deixar uma linguagem clara, assim reduz as dúvidas e falta de entendimentos na hora de pesquisarem palavras-chaves.

Neste artigo, você saberá:

  • O que é hard skill?
  • Como identificar a hard skill?
  • Quais os principais exemplos de hard skill?
  • Como desenvolver a hard skill?
  • Qual a diferença entre hard skill e soft skill?
  • Qual a importância da hard skill para o recrutamento?
  • Quais benefícios a hard skill proporciona para a empresa?

Boa leitura!

O que é hard skill?

Da tradução do inglês skill significa habilidades, hard significa difíceis, no recrutamento e seleção são definidas como habilidades difíceis de se adquirir sem estudos ou treinamentos.

São competências técnicas, ou seja, que são encontradas em diplomas e certificados, costumam sempre constar no curriculum dos candidatos, o que acaba facilitando a identificação da hard skill.

Podem ser aprimoradas e adquiridas através de estudos e treinamentos, o candidato já pode possuir as habilidades requisitadas para a vaga, mas sempre terá que se atualizar e se adaptar às necessidades da empresa.

Como identificar a hard skill?


É importante que as hard skills sejam identificadas antes do recrutamento, para realmente ter certeza de que está sendo anunciada as habilidades que realmente atendem a empresa e que seja respondida por candidatos que se encaixem.

Vamos a um exemplo disso: no primeiro momento a empresa acredita que precisa de um gestor de tráfego pago para atrair mais público para as redes sociais e ter mais engajamento. Mas na realidade a empresa precisa de um social media que tenha a especialidade correta para essa função.


Assim a empresa economiza tempo, dinheiro e realiza uma contratação mais efetiva, além do candidato ter mais identificação e realizar a entrega de acordo com os objetivos desejados.

Quais os principais exemplos de hard skill?

Os exemplos estão ligados à identificação da área ou cargo, somados à descrição que deverá ser aplicada durante o período de contratação.

  • Habilidades técnicas: conhecimento prático em equipamentos ou softwares;
  • Especialidades: Diplomas, certificados, cursos de especialização na área;
  • Experiências: vivências práticas e segmentadas da área;
  • Competências: utilização de softwares, ferramentas e plataformas;
  • Funções: ligadas à escrita, edição, conteúdo para a internet;
  • Proficiência: habilidade de fala, escuta e escrita de determinado idioma.

Exemplo: Vaga de Redator SEO, proficiência em língua portuguesa, competências com ferramentas e práticas SEO, experiência com blogs, boa escrita e curso de estratégias SEO.

Esse foi um simples exemplo de como aplicar a maioria da hard skill na descrição de exigências para uma vaga, sendo um resumo coeso e que pode se estender a tópicos e mais detalhes da função.


Como desenvolver a hard skill?

É a principal dúvida de quem busca aprimoramento da hard skill, seja para desenvolvimento de melhorias práticas através de treinamentos do RH, como também para candidatos que querem deixar o currículo mais forte e convidativo ao recrutador.

Participe de eventos, seja presencial ou online, que estejam relacionados a área de atuação, utilize como objeto de  estudo, faça networking, busque o domínio de um software ou ferramenta imprescindível para a função, aprenda novos idiomas, faça cursos e especializações.

Busque aperfeiçoamento técnico, principalmente se tiver a oportunidade de adquirir diplomas e certificados que comprovem suas habilidades.


Qual a diferença entre hard skill e soft skill?


A hard skill está relacionada às habilidades técnicas, já a soft skills são as habilidades leves, que são consideradas mais fáceis e não precisam de diplomas ou certificados para a atuação.

A hard skill são as habilidades técnicas e a soft skill as habilidades comportamentais como: liderança, ética, gestão, empatia e resolução de problemas.

As hard skill são mais fáceis de serem identificadas, pois são informações encontradas no currículo, em aplicação de provas e testes. Já a soft skill precisa da observação e análise de um profissional de RH.

Qual a importância da hard skill para o recrutamento?

É importante encurtar ao máximo, o número de pessoas que estão aptas para a vaga em questões técnicas, otimizando o tempo do RH. A comunicação fica mais objetiva e clara para quem irá se candidatar.

Na candidatura é preciso colocar o nome do cargo, descrição de exigências técnicas e práticas. Exemplo:

Vaga: Coordenador de Marketing
Habilidades técnicas: graduação em marketing, publicidade e área correlatas. Possuir pós graduação lato sensu ou stricto sensu.

Habilidades analíticas: planejamento de ações, acompanhamento de equipe, estipular melhorias e aplicações no marketing. 


De primeira, o recrutamento de RH, já conseguirá identificar se as habilidades técnicas, o hard skill do candidato estão de acordo com o que a empresa busca na vaga. E para identificar quais treinamentos precisam ser aplicados para a melhoria daquele currículo a curto e longo prazo.

Quais benefícios a hard skill proporciona para a empresa?

Se engana quem acredita que a hard skill só facilita na otimização de tempo, divulgação e retenção da vaga, contribui com mais benefícios como:

Desenvolvimento individual

Com a oportunidade de treinamentos para melhorar as especialidades que já tem e atrelá-lo a cultura organizacional da empresa, o colaborador ou candidato enxergar a chance de crescimento profissional e desenvolvimento pessoal, pois os aprendizados que terá por meio dos treinamentos será benefício para ele e para a empresa.

Gestão de projetos e tarefas

A credibilidade da empresa aumentará, e como resultado a satisfação e autoconfiança dos colaboradores também será ampliada. Ao invés de possuir líderes e liderados, a empresa passará a ter líderes em progresso, pois os liderados sabem que estão sendo treinados a ocupar uma liderança algum dia.

Quando se desenvolve a hard skill para ser cada vez mais forte e especializada, mais qualificado se torna o quadro de funcionários e a empresa passa a obter resultados mais significativos.

Clima organizacional

Tem melhorias no clima organizacional, porque a empresa não notará apenas as próprias necessidades, mas passará a olhar para os colaboradores e proporcionar o desenvolvimento deles, atendendo às necessidades da sua equipe.

Aplicação de tecnologias


Já existem ferramentas e tecnologias no mercado, que facilitam a identificação da hard skills através da utilização das palavras-chaves e acabam por eliminar os perfis que não enquadram nos termos requisitados.

Resumidamente, o maior benefício é poder contratar profissionais qualificados e estabelecer treinamentos para que o colaborador sempre apresente a sua melhor versão para a empresa e nos resultados desejados.

Gostou das dicas hard skills? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau