ilustração de mulher cho (chief happiness officer)

CHO: o que é esse profissional e quais são suas responsabilidades na empresa?

O CHO possui um papel muito importante na atração e retenção de talentos para uma empresa, além de uma parcela relevante de responsabilidade sobre a produtividade dos colaboradores.

Ele é responsável por trabalhar de modo a garantir o bem-estar dos colaboradores que atuam na empresa, independentemente do cargo que ocupam ou do grau de hierarquia em que estão.

Com atividades bem específicas, ele deve possuir uma série de habilidades que se mostram essenciais nas suas atividades diárias.

Por isso, conheça quais são essas atividades, as skills necessárias e saiba como se tornar um CHO!

O que é CHO?

O Chief Happiness Officer, ou CHO, é o responsável por defender e promover a felicidade e o engajamento dentro das organizações.

Sua principal missão é criar um ambiente de trabalho onde os funcionários se sintam valorizados, inspirados e motivados.

New call-to-action

Esse sentimento de valorização, então, refletirá na produtividade, no sucesso das ações internas e em outras questões, como atração de talentos, diminuição do turnover e melhoria da imagem corporativa.

O que um Chief Happiness Officer faz no dia a dia?

As tarefas do CHO são variadas e fundamentais. No dia a dia, ele facilita sessões de feedback, identifica fontes de insatisfação, promove atividades de construção de equipe e monitora os níveis de contentamento da equipe. 

Além disso, o CHO projeta e implementa programas que visam aprimorar tanto as habilidades profissionais quanto a qualidade de vida dos colaboradores.

Portanto, o trabalho dele está inserido na área de gestão de pessoas, tal qual o RH.

Dentre as principais responsabilidades, podemos listar as seguintes: 

  • Avaliação do clima organizacional;
  • Promoção da comunicação aberta;
  • Desenvolvimento de programas de bem-estar;
  • Organização de atividades de integração;
  • Gestão de conflitos e resolução de problemas;
  • Desenvolvimento de programas de desenvolvimento profissional;
  • Fomento de uma cultura de reconhecimento e da diversidade;
  • Implementação de estratégias de engajamento;
  • Avaliação de resultados e impacto.

Quais são as habilidades essenciais de um CHO?

As habilidades de um CHO transcendem as competências convencionais. Elas são de grande importância para seu papel dentro da empresa. 

Por isso, além de ser um profissional com diversas competências e habilidades comportamentais, ele deve ter alguns aspectos empáticos e humanitários.

Escuta ativa

A empatia é a base de um CHO eficaz. Saber se colocar no lugar dos outros e ouvir atentamente suas preocupações e necessidades permite construir relações sólidas. 

Por meio dessa habilidade, o Chief Happiness Officer compreende profundamente as nuances do ambiente de trabalho e é capaz de oferecer suporte personalizado.

Comunicação transparente e efetiva

A habilidade de comunicar-se de maneira clara, aberta e inspiradora é fundamental.

Um CHO deve ser capaz de transmitir mensagens positivas e construtivas, seja ao apresentar ideias inovadoras, fornecer feedback ou orientar a equipe.

Resolução de conflitos

Uma das principais soft skills de um bom CHO corresponde à capacidade de resolução de conflitos. Eles são inevitáveis em qualquer ambiente e, por isso, devem ser identificados, mediados e resolvidos de forma imparcial. 

Isso é crucial para a construção e a manutenção de um ambiente de trabalho harmonioso e para prevenir problemas maiores.

Inteligência emocional

O autocontrole emocional e a capacidade de reconhecer e lidar com suas próprias emoções e com as dos outros são cruciais. 

Um CHO emocionalmente inteligente compreende como as emoções impactam o desempenho no trabalho. Assim, é capaz de guiar a equipe de maneira positiva, mesmo durante momentos desafiadores.

Criatividade e inovação

Promover a felicidade requer criatividade. Por isso, um CHO deve encontrar maneiras únicas de incentivar o engajamento e a satisfação dos funcionários, seja através de novas atividades, eventos ou programas de desenvolvimento. 

A inovação contínua mantém o ambiente de trabalho estimulante, seja em relação às políticas internas, aos benefícios oferecidos e aos tipos de ações promovidas.

Empowerment e motivação

Capacitar os colaboradores a assumir responsabilidade por seu próprio bem-estar é uma habilidade valiosa de um CHO.

Ele deve ser capaz de motivar e inspirar a equipe a buscar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, bem como promover a autodeterminação.

Adaptabilidade e flexibilidade

O ambiente de trabalho está sempre mudando.

Desse modo, um CHO flexível se ajusta a essas constantes mudanças, o que é importante para manter a estabilidade emocional e orientar a equipe em meio a transições organizacionais ou de mercado.

Psicologia organizacional

Um conhecimento profundo da psicologia organizacional é essencial para entender como os comportamentos individuais e coletivos afetam o ambiente de trabalho.

Isso permite ao CHO implementar estratégias que melhoram a satisfação e a produtividade.

Liderança inspiradora

Como líder, um CHO deve servir de exemplo ao encarnar as características que ele busca promover. Uma liderança positiva e inspiradora motiva a equipe a seguir o exemplo e a abraçar a cultura de felicidade.

O impacto estratégico nas empresas: quando contratar um CHO?

A presença de um CHO não é mera indulgência; ela reflete uma abordagem orientada a resultados.

Funcionários felizes estão mais engajados e produtivos, o que se traduz em melhores resultados financeiros para a empresa. 

Dessa forma, a cultura criada pelo CHO também desempenha um papel fundamental na atração e retenção de talentos, poupando recursos e fortalecendo a marca empregadora diante da concorrência, dos consumidores e dos profissionais.

Um CHO não apenas molda a cultura atual, mas também direciona mudanças positivas. Ao promover a inovação e a resiliência, ajuda a equipe a se adaptar a novos desafios.

Ao identificar obstáculos, ele trabalha para removê-los e atua em prol da evolução da empresa.

E como saber o momento certo de trazer o CHO para a empresa?

A decisão de trazer um CHO para a equipe deve ser cuidadosamente considerada. Sinais de baixo moral, conflitos internos ou um ambiente de trabalho desgastado podem indicar a necessidade de sua expertise. 

Além disso, momentos de mudança organizacional, como expansões ou transformações, podem se beneficiar substancialmente de um CHO.

Todavia, não é necessário esperar uma crise para trazer um CHO para dentro de uma empresa.

New call-to-action

Muitas vezes, mesmo aquelas que estão em boas fases podem crescer ainda mais ao contarem com um profissional como esse.

Como ser um CHO – chief happiness officer?

Para aspirantes a CHO, a jornada requer um compromisso com o desenvolvimento pessoal e profissional.

Por isso, busque especializações que te auxilie ao longo dessa trajetória, e não apenas a formação convencional, mas formas de aprendizado fora das salas de aula, com experiências de campo também serão bem vindas.

Investir em habilidades interpessoais, participar de cursos relacionados à psicologia organizacional e adquirir experiência em liderança são passos cruciais. 

Da mesma forma, buscar mentoria também pode oferecer insights valiosos para trilhar esse caminho.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau