atração e retenção de talentos

Qual a importância da atração e retenção de talentos?

A atração e retenção de talentos é essencial no dia a dia empresarial. Em caso contrário, muitos esforços como de gestão de pessoas ou de tentativas de aumento da produtividade são inúteis.

Ambas as ações fazem parte das responsabilidades do RH, que é o departamento que se relaciona diretamente com os colaboradores. Por isso, é essencial ter estratégias para que elas ocorram da forma como realmente devem.

Ou seja, de modo a auxiliar no desenvolvimento correto das atividades com a maior qualidade possível, bem como na estruturação da empresa de modo que ela realmente consiga apresentar maior produtividade e organização.

Sumário

Antes de tudo, entenda o que é atração e retenção de talentos

atração e retenção de talentos

A atração de talentos nada mais é do que a possibilidade de que a sua empresa se transforme em um objeto de desejo por parte dos profissionais do mercado. Isto é, é a ação de atraí-los para as suas vagas de emprego.

Por outro lado, não basta atrair. Também é necessário somar esforços de modo que mesmo depois da contratação seja possível manter esse interesse. Ou seja, manter o colaborador na empresa.

Dessa modo, tem-se que a atração e a retenção se revelam em esforços de modo a manter o interesse dos profissionais na sua empresa. Abaixo, então, veja qual a importância disso e como isso impacta no dia a dia empresarial.

Qual a importância da atração e retenção de talentos?

São vários os motivos pelos quais desenvolver e colocar em prática políticas que visem a atração de novos talentos e a retenção. Abaixo, conheça as principais e, assim, não deixe de desenvolver ações próprias para esses fins na sua empresa!

Qualidade das atividades e produtividade

Primeiramente, a constituição da empresa é parte essencial do funcionamento dela. Afinal, em caso contrário não seria possível que as atividades empresariais entrassem em prática. A mão de obra, então, é indispensável.

É a qualidade das ações dos seus colaboradores, o conhecimento e as experiências deles que permitem que a empresa realmente chegue aos seus objetivos. Eles influenciam na produtividade e na qualidade dos serviços.

Portanto, a constituição da empresa depende da atração e da retenção de talentos. A primeira, então, age para fins de garantir que os melhores profissionais estejam na sua empresa; o segundo, então, refere-se à possibilidade de mantê-los,

E, aqui, é preciso lembrar: somente é possível pensar na retenção e atração de talentos como uma coisa só. Ou, então, como partes complementares de um quebra-cabeça. Isso, pois, de nada adianta atrair os profissionais de seu interesse caso não consiga mantê-los na empresa.

Constituição da empresa

atração e retenção de talentos

Continuando com os pontos que revelam a importância da atração e da retenção de talentos, temos que isso tem influência na constituição da empresa. E como isso é importante? Ora, para a criação de equipes que realmente consigam trabalhar em equipe.

Explica-se: o processo de atração de talentos não ocorre simplesmente para que haja a contratação de profissionais que tenham conhecimento e experiência.

Outros pontos importantes da análise se referem a como um trabalhador se encaixa na cultura organizacional empresarial e da equipe que ele faria parte.

Portanto, ter uma atração de talentos direcionada e bem estruturada é que torna possível encontrar colaboradores que se enquadrem nessas características que podem tornar o dia a dia empresarial mais leve e, também, mais completo.

Construção da imagem empresarial com o uso adequado da atração e retenção de talentos

A construção da imagem da empresa também tem reflexos na retenção de talentos

Afinal, somente é possível atrair profissionais para a empresa quando eles sabem da existência da organização. Igualmente, quando eles a enxergam como um objeto de desejo no que diz respeito ao local de trabalhar. 

Por isso, as estratégias de atração passam por formas de tornar a empresa mais atrativa. Por exemplo, com a adoção de linguajar mais descontraído e com a demonstração da diversidade que ali dentro existe.

Ainda, ao desenvolver as estratégias de retenção que servem para manter a atração dos colaboradores. Nesse caso, elas geralmente se voltam a benefícios e facilidades para o dia a dia.

Por isso, a atração e a retenção ajudam a empresa a ser vista como um local em que realmente os profissionais do mercado querem trabalhar, o que ocorre pelas estratégias dela.

É como se fosse um ciclo: ao mesmo tempo em que as estratégias buscam novos talentos, elas também querem melhorar a imagem empresarial que, por sua vez, atua em favor da atração desses talentos.

Economia e melhor uso dos recursos

Outro ponto que demonstra de forma inquestionável a importância da atração e da retenção de talentos é o melhor uso dos recursos, bem como a economia.

Nesse sentido, considere que processos seletivos constantes, assim como rescisões, geram muitos custos.

Para começo de conversa, sempre que é necessário contratar um novo talento há necessidade de divulgar essas vagas, garimpar os melhores currículos, marcar entrevistas e outros tipos de dinâmicas do processo de seleção e recrutamento.

E tudo isso gera gastos financeiros e de tempo. Afinal, os colaboradores do RH precisam mais uma vez investir seu tempo de trabalho para ocupar uma vaga.

E caso o colaborador não se enquadre bem ou não consiga ser atraído para fins de retenção, esse gasto de tempo e de dinheiro se repetirão de novo em breve.

Mas não é só isso! Após a contratação há necessidade de concessão de materiais, uniformes e de realização de exames ocupacionais. Tudo isso requer recursos financeiros.

Já na chegada do novo colaborador, há investimento de tempo de quem for ajudar na integração dele à empresa. Ainda, é natural que o novo funcionário leve um tempo para se adaptar, de forma que sua produtividade não é a máxima possível, de início.

Já na rescisão, quando a retenção de talentos não se apresenta, também há gastos. Dentre os principais estão os de verbas rescisórias, que incluem diversas coisas. Igualmente, isso pode desgastar a imagem da empresa.

Afinal, aqui sempre há a divulgação de vagas, o que parece demonstrar que a empresa não é um bom lugar para trabalhar, não é mesmo?

Por isso, a atração e retenção de talentos compõem uma dupla que é de extrema importância para o dia a dia empresarial, para o sucesso das atividades e para o crescimento da organização. Assim, desenvolva suas estratégias em favor dela!

Enviar comentário

Oitchau - Registro de ponto por reconhecimento facial
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau