integração de equipes

4 Dinâmicas para integração de equipe: veja aqui!

Dinâmicas para integração de equipes ajudam a quebrar o gelo, a aproximar os colaboradores e melhoram a comunicação entre eles. E tudo isso, então, reflete em benefícios à empresa e ao desenvolvimento das suas atividades.

Essas dinâmicas, aliás, se apresentam em diversos momentos. Por exemplo, podem ocorrer assim que uma nova equipe, responsável por um projeto, é montada. Da mesma forma, cada vez que um colaborador passa a integrar um setor.

Abaixo, conheça algumas dinâmicas poderosas e que trazem ótimos resultados à empresa. Confira como usá-las, as situações em que são interessantes e o passo a passo para colocá-las em prática.

Sumário

Entenda a importância das dinâmicas para integração de equipes

integração de equipes

Antes de vermos quais são as dinâmicas que selecionamos para a integração de equipes na sua empresa, cabe esclarecermos o porquê da importância desses métodos.

Muitas pessoas consideram esse tipo de dinâmica algo até mesmo infantil. Afinal, é comum que elas se baseiem em brincadeiras, desenhos e adivinhações. Contudo, é justamente por isso que elas são interessantes.

Elas tiram a seriedade e engessamento do ambiente profissional. Permitem aos colaboradores serem mais espontâneos e a terem menos amarras, ao menos durante essas atividades.

Além disso, elas trazem muitas – mas muitas! – informações sobre os colaboradores que compõem uma equipe. Isso é importante para eles, em razão da identificação, bem como para a empresa, que pode analisar a composição dos setores.

Isso ajuda, também, no direcionamento de processos seletivos e no desenvolvimento da cultura organizacional da empresa. Todos os departamentos, aliás, podem ser beneficiados pelas dinâmicas de integração de equipes.

Veja alguns dos principais benefícios, resumidamente:

  • Maior sentimento de identificação entre os colaboradores;
  • Melhoria na comunicação interna;
  • Diminuição de conflitos;
  • Integração de forma que os trabalhos conjuntos se tornem algo natural;
  • Melhore seus processos seletivos ao direcionar a atenção a pessoas cuja personalidade se encaixa melhor nos departamentos;
  • Desenvolva a cultura organizacional;
  • Conheça quem trabalha para você;
  • Aumento do comprometimento com as atividades e projetos;
  • Maior transparência e desenvolvimento da confiança;
  • Permita um cenário em que a empatia se desenvolve de maneira orgânica;
  • Quebre o gelo e permita a aproximação entre os colaboradores desde logo.

Sendo tantos os motivos, não deixe de conhecer algumas estratégias de integração de equipes que podem se revelar muito benéficas à organização, aos setores e aos colaboradores que os compõem.

Conheça 4 dinâmicas para integração de equipes

integração de equipes

Abaixo listamos 4 dinâmicas que ajudam na integração entre os colaboradores e as equipes e trazem todos os benefícios que citamos acima. Dessa forma, confira agora mesmo e saiba como colocá-las em prática!

Dinâmica de reconhecimento de grupo para promover a integração de equipes

A primeira ideia de dinâmicas de integração de equipe que trouxemos se refere à de reconhecimento de grupo. Ela é bem simples e exige apenas a concessão de caneta e papel para cada um dos participantes.

A dinâmica é bem simples. Cada colaborador deve, então, listar um número de características pessoais (de personalidade e hábitos) bem como questões pessoais. É interessante que o líder da dinâmica determine um número X.

Logo depois, os papéis são recolhidos e embaralhados. Deste modo, as características de cada papel são lidas e cabe ao grupo apontar sobre quem eles acreditam que aquelas palavras descrevam e porque.

Isso ajuda a quebrar o gelo e fazer com que os colaboradores se conheçam melhor. Pode ser aplicado na composição de equipes para projetos específicos, bem como na integração de novos colaboradores.

Dinâmica de caça ao tesouro

Essa é uma dinâmica muito interessante! O objetivo dela é ressaltar e demonstrar a importância do trabalho em grupo. Além disso, é interessante e divertida, permitindo que os colaboradores respirem em um momento de estresse.

Para a dinâmica será necessário dividir as equipes em duplas. Assim, cada dupla deve ganhar uma folha de jornal grande, abri-la no chão e se postar sobre ela. Ambas as pessoas da dupla devem estar com os pés em cima desse jornal.

Assim, as duplas devem estar alinhadas no ponto de partida. Do outro lado do cômodo, então, é necessário colocar outra folha de jornal com o tesouro. Ele pode ser uma cesta para lanche, doces, bombons e afins.

Dessa forma, dá-se a partida e o objetivo das duplas é chegar, antes das demais, no tesouro. Para isso, devem fazer o jornal deslizar no chão sem jamais – eu disse jamais! – tirarem os pés de cima dele.

Ao final, cada dupla precisa traçar uma estratégia para se locomover sobre o jornal sem rasgá-lo ou pisar fora dele. Isso ressalta a importância do trabalho conjunto e de como dividir esforços é algo que traz bons resultados.

Verdade ou mentira

Essa é outra daquelas dinâmicas de integração de equipes que se volta à quebra do gelo, à aproximação dos colaboradores e ao conhecimento, uns pelos outros, sobre quem está trabalhando ali, conjuntamente.

Para fazer essa dinâmica cada colaborador deve receber uma folha de papel em branco e uma caneta. Depois, devem listar 3 características pessoais (ou histórias pessoais, experiências, etc.), sendo que 2 são verdade e uma mentira.

Ao final, cada colaborador mostra seu papel aos demais e lê as características/experiências que listou. Assim, os demais devem votar em quais acreditam ser verdade e qual seria a mentira.

Por exemplo, no caso de características, o colaborador pode indicar ser tímido, colaborativo e engraçado, sendo que apenas 2 delas são verdades. No caso de experiências, por exemplo, que foi a um show de determinado artista, morou em certa cidade ou país e que gosta de algo em específico.

Com esses exemplos queremos deixar claro como essa dinâmica pode ser aplicada sempre e com questões diferentes. Isso sempre acaba sendo um momento descontraído e divertido que pode acabar com uma confraternização como lanche em grupo.

Dinâmica 6-3-5

A última dinâmica de integração de grupos se volta ao desenvolvimento de ideias. São 6 colaboradores que devem apresentar 3 ideias, cada um, em 5 minutos. Com isso, determina-se um tema e cada um deve trazer ideias e estratégias.

Essa estratégia fomenta a criatividade, o raciocínio lógico e, também, a troca de ideias e opiniões.

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau