confraternização da empresa

Confraternização da empresa: veja 4 ideias incríveis!

A confraternização da empresa tem uma função importante de criar um ambiente mais harmonioso e incentivar a socialização entre os colaboradores. 

Festas em geral são excelentes oportunidades para que as equipes se conheçam melhor e, com isso, trabalhem com mais entrosamento, aumentando, assim, a sua produtividade

Além disso, proporcionar esses momentos festivos para encerrar mais um ciclo de trabalho, pode ser uma ótima maneira de mostrar aos colaboradores da sua empresa como eles são importantes para o sucesso do negócio. Sendo assim, nada mais justo de que todos comemorem juntos os bons resultados, ou até mesmo a promessa de mudanças com a chegada de um novo período .

Afinal, não se deve perder a chance de relembrar o objetivo em comum pelo qual se trabalha e a visão da organização. Este pode ser um momento ideal para revisitar, também, a jornada do negócio desde o início, a fim de resgatar os valores que fizeram a empresa alcançar seu status atual.

Neste contexto, o grande desafio dos responsáveis por organizar esses eventos, na maioria das vezes, é promover uma confraternização na qual todos se sintam acolhidos e consigam, de fato, curtir o momento de descontração de forma positiva.

Pensando nisso, para ajudar nesta árdua tarefa, selecionamos quatro ideias incríveis. Confira!

Antes de planejar a festa de confraternização da empresa

  1. Vale a pena informar como anda os negócios:

Não se deve perder a oportunidade de comunicar informações importantes, como mudanças nas lideranças, na estratégia de negócios da empresa, ou simplesmente apontar quais são seus planos para os próximos semestres.

Enfim, aproveite o momento no qual todos estão reunidos para anunciar essas novas iniciativas. Envolva esses colaboradores apontando como esses planos e possíveis melhorias têm a ver com o capital humano da empresa.

  1. O planejamento detalhado é essencial:

A confraternização da empresa sempre costuma ser um momento muito esperado pelos profissionais e chama a atenção, logo, qualquer pequeno contratempo pode despertar uma imagem negativa, que pode ser difícil de reverter.

Portanto, planeje todas as coisas em detalhes para que nada dê errado. O conteúdo do discurso ou da apresentação deve envolver e captar a atenção das partes interessadas, inclusive se estiverem presentes fornecedores e potenciais novos clientes.

  1. Peça ajuda para fazer algo que todos gostem:

Envolva os colaboradores na tomada de decisões para que todos escolham como querem se divertir. 

  1. Não economize demais:

Festas são custosas, mas necessárias, pelos motivos que já citamos acima. O evento deve ser cuidadosamente planejado, no entanto, não vale a pena ser mesquinho.

Tenha em mente que todo recurso financeiro gasto será compensado em breve, o retorno virá em forma de aumento da satisfação e identificação dos seus colaboradores. Felicidade quer dizer mais produtividade. E melhor.

4 diferentes tipos de festas para investir na confraternização da empresa

Com todas as etapas acima muito bem definidas, é chegado o momento de trabalhar, de fato, na definição de um tema que combine com a cultura da corporação. No entanto, é válido lembrar que existem diversas opções de confraternização da empresa, que também podem trazer bons resultados no engajamento dos colaboradores. Escolha a que mais se adapta às suas necessidades e aposte na sua criatividade.

1. Festa com atrações

Já se foi o tempo em que uma festa de confraternização da empresa era feita no próprio escritório, geralmente na copa, após o expediente. Além disso, comida e bebida é o mínimo que se espera em uma festa e, por isso, deixaram de ser as “atrações da festa” há tempos.

Esse tipo de festa não é a forma adequada de valorizar os colaboradores e estimulá-los a produzir mais.

Por esse motivo, é importante separar uma parte do orçamento da empresa para dar a atenção que ela merece e fazer algo que realmente marque o momento nas lembranças dos colaboradores.

Escolha um local próprio para um evento que seja compatível com o porte de sua empresa e contrate atrações. Veja essas opções:

  • Bandas que são especializadas em shows corporativos. Hoje é possível encontrar excelentes opções e que se encaixam em qualquer orçamento.
  • Show com um artista de médio a grande porte.
  • Apresentações de peças de teatros ou musicais de espetáculos conhecidos que estejam em cartaz.
  • Apresentações de stand up comedy de comediantes conhecidos e que tenham shows aclamados pela crítica.
  • Palestra motivacional com personalidades importantes e que tenham um trabalho sério no segmento.
  • Pocket show de artistas de circos, como o Cirque du Soleil, entre outros.

Há agências de talentos que tratam exclusivamente de eventos como estes e são capazes de promover um evento incrível e que esteja dentro de seu orçamento. Abra-se para o novo e faça algo que fique marcado na memória de seus colaboradores.

2. Festa temática

Outra ideia incrível e que realmente encanta a todos são festas temáticas. As mais comuns são as festas a fantasia e, mesmo assim, é possível criar um tema: celebridades de Hollywood, astros da música, personagens de filmes ou livros preferidos dos colaboradores, anos 70, 80 ou 90, etc.

Uma dica para escolher um tema que agrade a todos é fazer uma rápida pesquisa entre os colaboradores. Depois do escolhido o tema, é entrar a fundo na decoração, música e buffet.

Criar uma comissão para cuidar dos detalhes da festa e criar um ambiente que esteja de acordo com o tema também é uma excelente opção para que a festa seja organizada com foco nos detalhes e cause impacto positivo nos colaboradores.

3. Festa com experiências interativas

Uma dica para o gestor que quer fugir das festas e fazer uma confraternização da empresa inovadora e diferente é criar experiências interativas e que estimulem o trabalho em equipe.

As experiências gastronômicas são bons exemplos disso. A comida une as pessoas, então por que não levar seus colaboradores para passar um dia de chef! 

Escolas de gastronomia geralmente alugam seus espaços para festas de confraternização. Desta forma, cada equipe poderá ter “sua própria cozinha” para ter aulas de culinária ou poder viver um momento de chef e mostrar a todos seus dotes culinários.

Contratar um chef conhecido para dar as aulas e passar o dia com os colaboradores também é uma excelente opção para que sintam que estão aprendendo dicas e truques dos melhores nomes da gastronomia.

Depois de todos os pratos prontos é só se unirem e celebrar!

4. Festa de confraternização da empresa com cerimônia de premiação

Para os mais tradicionais, que tal fazer uma cerimônia de premiação dos melhores colaboradores da empresa, como um Oscar corporativo?

Para que essa ideia seja colocada em prática, é preciso muito organização. Crie categorias de premiação: colaborador do ano em cada departamento, melhor estrategista, melhor entrega de resultados, entre outros, e faça uma votação dos indicados ao menos três meses antes da data da festa.

Crie uma atmosfera de suspense em relação aos vencedores e, no dia, crie um evento de gala, com homenagens, apresentações e a entrega dos prêmios, com um after-party recheado de boa comida e muita diversão.

Certamente, será uma noite inesquecível a todos e que promoverá um empenho maior focando as premiações do próximo ano.

Oitchau - Registro de ponto por reconhecimento facial
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau