Comunicação interpessoal

Comunicação interpessoal: tudo que precisa saber!

Como anda a comunicação interpessoal da sua empresa? Pois saiba que ela é de extrema importância, assim como influencia completamente em cada atividade que é realizada e no resultado final dela.

Ou seja, é um ponto que deve ter a total atenção do RH, bem como dos gestores! Promover a comunicação efetiva é parte do sucesso. 

Com base nisso, hoje trouxemos um pequeno manual sobre ela, sua importância e como promovê-la. Continue lendo e confira!

O que é comunicação interpessoal?

A comunicação interpessoal é a comunicação promovida entre duas ou mais pessoas. Nesse sentido, note que pode ser apenas entre 2 pessoas, mas também se refere à comunicação em grupo.

Como é constituída a comunicação interpessoal?

Existem diferentes estilos de comunicação interpessoal, não se limitando àquelas que ocorrem verbalmente, ou seja, em voz alta.

Em verdade, a comunicação nesses moldes pode ocorrer por escrita, sinais e até mesmo expressões corporais! Igualmente, por formas tecnológicas, como no caso de uso de ferramentas de texto internas ou mesmo do WhatsApp.

Portanto, existem diferentes estilos de comunicação interpessoal, compondo às mais diversas formas de se comunicar e de passar uma mensagem, seja por palavras faladas ou escritas, sinais ou posicionamentos.

Mas ela não se limita à passagem de uma mensagem. Ela também inclui a capacidade de interpretação, de se fazer ser entendido e de ter atitudes comunicativas que realmente permitam uma clareza, bem como a comunicação não-agressiva.

Desse modo, tudo isso está incluso dentro da comunicação interpessoal que ocorre no ambiente corporativo e que é crucial para o dia a dia das atividades empresariais. Abaixo, então, veja a importância dela e como colocá-la em prática.

Qual é a importância da comunicação interpessoal?

A comunicação e habilidades interpessoais são indispensáveis dentro das atividades da empresa. 

Afinal, somente com ela é possível passar comandos, dividir tarefas, dar informações sobre as atividades e realmente desenvolver o que é necessário dentro da empresa.

Confira os principais pontos que dão destaque a esse tipo de comunicação e saiba, na sequência, como implementá-la efetivamente, como melhorá-la e promovê-la dentro da empresa.

Troca de conhecimentos

Por meio de uma comunicação efetiva se torna possível trocar conhecimentos. Isto é, dividir experiências e sabedorias sobre o dia a dia da empresa e das atividades.

Ou seja, todos saem ganhando e conseguem aumentar o seu leque de conhecimento sobre o dia a dia empresarial.

Aumento da rede de contatos

Somente por meio da comunicação é possível criar contatos profissionais que são importantes tanto para o profissional em si quanto para a empresa e o dia a dia dela. Assim, ela se torna importante para o que chamamos de networking.

Melhoria do clima organizacional

É indispensável para o clima dentro da organização que haja uma boa comunicação. Nesse sentido, considere o seguinte: falas violentas, incapacidade de se comunicar tranquilamente ou ausência de interpretação pode causar muita confusão e desentendimentos.

E isso é fatal para o clima dentro de uma organização. Afinal, isso acaba com a possibilidade de um bem-estar, bons tratamentos e de desenvolvimento conjunto de atividades em equipes.

Portanto, a comunicação interpessoal se mostra ainda mais importante para que haja o desenvolvimento conjunto e correto de atividades!

Desenvolvimento da cultura organizacional

É pelo diálogo e pela comunicação (linguística e corporal) que os valores de uma empresa se demonstram. Isto é, de nada adianta ter um manual com “Nossos Valores” e não colocá-los em prática ou repassá-los aos demais envolvidos na empresa.

Portanto, a comunicação interpessoal também se relaciona intimamente com o desenvolvimento da cultura organizacional da empresa. E esse é mais um motivo que a torna tão relevante dento do ambiente corporativo.

Desenvolvimento correto e criativo das atividades

Por fim, temos que a comunicação interpessoal também está no cerne do desenvolvimento das atividades, bem como do uso da criatividade para desenvolvê-las.

Isso se dá por uma série de questões, tais como:

  • Pela relação entre os colaboradores de modo que eles troquem informações e conhecimentos que os ajudem a desenvolver conjuntamente novas soluções para problemas comuns;
  • Para o repasse das instruções no desenvolvimento de atividades;
  • Para relatos de problemas novos de maneira detalhada de forma que se encontrem soluções.

New call-to-action

Como melhorar a comunicação interpessoal no ambiente corporativo?

Como vimos acima, saber a diferença entre a comunicação intrapessoal e interpessoal dentro das empresas é de extrema importância. Por isso, desenvolvê-la é essencial e indispensável. Para saber como desenvolver comunicação e habilidades interpessoais, continue a leitura, veja e coloque em prática os itens abaixo!

Promova interações

Primeiramente, a comunicação ocorre na interação entre os colaboradores. Portanto, faz parte do seu desenvolvimento a promoção de interações, tais como em questões mais profissionais, como reuniões, quanto para socialização pessoal, no caso de happy hours, jantares e afins.

Cursos de oratória e outros tipos de capacitações

A participação em cursos de oratória pode ajudar muito na comunicação. Contudo, isso se volta mais a quem precisa explanar constantemente situações para uma ou mais pessoas (como no papel do gestor ou daquele que trabalha com palestras e workshops).

Contudo, existem outros tipos de capacitações que podem ajudar na comunicação.

Considere que quem quer comunicar e dividir informações também está disponível para aprender. E, com isso, pode melhorar em muito esse compartilhamento promovido pela comunicação.

Eventos internos

Os eventos internos também são ótimos para melhorar a comunicação interpessoal na sua empresa. Eles fazem com que colaboradores e gestores convivam de forma mais próxima e fora do ambiente engessado do dia a dia.

Com eles, podem dividir resultados, conhecimentos e experiências. Igualmente, podem se sentir mais a vontade para se comunicar com pessoas, uma vez que elas habitualmente fazem parte desses eventos e, com isso, desenvolvem o ar de familiaridade.

Reuniões internas

Por fim, as reuniões também são importantes para a comunicação interpessoal. Elas fazem com que os colaboradores interajam, conheçam situações internas da empresa, problemas que devem ser resolvidos e podem apresentar soluções.

Além disso, as reuniões têm como base a comunicação. E é por esse motivo que elas ajudam no desenvolvimento dela e tornam essa troca de informações algo natural e constante.

Contudo, cuidado: lembre-se sempre de se perguntar se certo assunto necessita de uma reunião ou poderia se resolver em um e-mail; igualmente, tenha pautas pré-definidas e claras e dê espaço para todos os envolvidos se manifestarem.

Se você quer aprimorar os processos relacionados aos Recursos Humanos na sua empresa, não deixe de conferir outros conteúdos como esse no blog da Oitchau.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau