Comunicação interpessoal

Comunicação interpessoal: tudo que precisa saber!

Como anda a comunicação interpessoal da sua empresa? Pois saiba que ela é de extrema importância, assim como influencia completamente em cada atividade que é realizada e no resultado final dela.

Ou seja, é um ponto que deve ter a total atenção do RH, bem como dos gestores! Promover a comunicação efetiva é parte do sucesso. 

Com base nisso, hoje trouxemos um pequeno manual sobre ela, sua importância e como promovê-la. Continue lendo e confira!

Sumário

O que é comunicação interpessoal?

Comunicação interpessoal

É a comunicação, o diálogo, promovido entre duas ou mais pessoas. Nesse sentido, note que pode ser apenas entre 2 pessoas, mas também se refere à comunicação em grupo.

Aliás, a comunicação desse tipo não se limita àquela que ocorre verbalmente, ou seja, em voz alta. 

Em verdade, a comunicação nesses moldes pode ocorrer por escrita, sinais e até mesmo expressões corporais! Igualmente, por formas tecnológicas, como é o caso de uso de ferramentas de texto internas ou mesmo do WhatsApp.

Portanto, quando falamos em comunicação interpessoal estamos nos referindo às mais diversas formas de se comunicar e de passar uma mensagem, seja por palavras faladas ou escritas, sinais ou posicionamentos.

Mas ela não se limita à passagem de uma mensagem. Ela também inclui a capacidade de interpretação, de se fazer ser entendido e de ter atitudes comunicativas que realmente permitam uma clareza, bem como a comunicação não-agressiva.

Desse modo, tudo isso está incluso dentro da comunicação interpessoal que ocorre no ambiente corporativo e que é crucial para o dia a dia das atividades empresariais. Abaixo, então, veja a importância dela e como colocá-la em prática.

Qual é a importância da comunicação interpessoal?

A comunicação interpessoal é indispensável dentro das atividades da empresa. 

Afinal, somente com ela é possível passar comandos, dividir tarefas, dar informações sobre as atividades e realmente desenvolver o que é necessário dentro da empresa.

Confira os principais pontos que dão destaque a esse tipo de comunicação e saiba, na sequência, como implementá-la efetivamente, como melhorá-la e promovê-la dentro da empresa.

Troca de conhecimentos

Por meio de uma comunicação efetiva se torna possível trocar conhecimentos. Isto é, dividir experiências e sabedorias sobre o dia a dia da empresa e das atividades.

Ou seja, todos saem ganhando e conseguem aumentar o seu leque de conhecimento sobre o dia a dia empresarial.

Aumento da rede de contatos

Somente por meio da comunicação é possível criar contatos profissionais que são importantes tanto para o profissional em si quanto para a empresa e o dia a dia dela. Assim, ela se torna importante para o que chamamos de networking.

Melhoria do clima organizacional

É indispensável para o clima dentro da organização que haja uma boa comunicação. Nesse sentido, considere o seguinte: falas violentas, incapacidade de se comunicar tranquilamente ou ausência de interpretação pode causar muita confusão e desentendimentos.

E isso é fatal para o clima dentro de uma organização. Afinal, isso acaba com a possibilidade de um bem-estar, bons tratamentos e de desenvolvimento conjunto de atividades em equipes.

Portanto, a comunicação interpessoal se mostra ainda mais importante para que haja o desenvolvimento conjunto e correto de atividades!

Desenvolvimento da cultura organizacional

É pelo diálogo e pela comunicação (linguística e corporal) que os valores de uma empresa se demonstram. Isto é, de nada adianta ter um manual com “Nossos Valores” e não colocá-los em prática ou repassá-los aos demais envolvidos na empresa.

Portanto, a comunicação interpessoal também se relaciona intimamente com o desenvolvimento da cultura da empresa. E esse é mais um motivo que a torna tão relevante dento do ambiente corporativo.

Desenvolvimento correto e criativo das atividades

Por fim, temos que a comunicação interpessoal também está no cerne do desenvolvimento das atividades, bem como do uso da criatividade para desenvolvê-las.

Isso se dá por uma série de questões, tais como:

  • Pela relação entre os colaboradores de modo que eles troquem informações e conhecimentos que os ajudem a desenvolver conjuntamente novas soluções para problemas comuns;
  • Para o repasse das instruções no desenvolvimento de atividades;
  • Para relatos de problemas novos de maneira detalhada de forma que se encontrem soluções.

Como melhorar a comunicação interpessoal no ambiente corporativo?

Comunicação interpessoal

Como vimos acima, a comunicação interpessoal dentro das empresas é de extrema importância. Por isso, desenvolvê-la é essencial e indispensável. Para saber como fazê-lo, continue a leitura, veja e coloque em prática os itens abaixo!

Promova interações

Primeiramente, a comunicação ocorre na interação entre os colaboradores. Portanto, faz parte do seu desenvolvimento a promoção de interações, tais como em questões mais profissionais, como reuniões, quanto para socialização pessoal, no caso de happy hours, jantares e afins.

Cursos de oratória e outros tipos de capacitações

A participação em cursos de oratória pode ajudar muito na comunicação. Contudo, isso se volta mais a quem precisa explanar constantemente situações para uma ou mais pessoas (como no papel do gestor ou daquele que trabalha com palestras e workshops).

Contudo, existem outros tipos de capacitações que podem ajudar na comunicação.

Considere que quem quer comunicar e dividir informações também está disponível para aprender. E, com isso, pode melhorar em muito esse compartilhamento promovido pela comunicação.

Eventos internos

Os eventos internos também são ótimos para melhorar a comunicação interpessoal na sua empresa. Eles fazem com que colaboradores e gestores convivam de forma mais próxima e fora do ambiente engessado do dia a dia.

Com eles, podem dividir resultados, conhecimentos e experiências. Igualmente, podem se sentir mais a vontade para se comunicar com pessoas, uma vez que elas habitualmente fazem parte desses eventos e, com isso, desenvolvem o ar de familiaridade.

Reuniões internas

Por fim, as reuniões também são importantes para a comunicação interpessoal. Elas fazem com que os colaboradores interajam, conheçam situações internas da empresa, problemas que devem ser resolvidos e podem apresentar soluções.

Além disso, as reuniões têm como base a comunicação. E é por esse motivo que elas ajudam no desenvolvimento dela e tornam essa troca de informações algo natural e constante.

Contudo, cuidado: lembre-se sempre de se perguntar se certo assunto necessita de uma reunião ou poderia se resolver em um e-mail; igualmente, tenha pautas pré-definidas e claras e dê espaço para todos os envolvidos se manifestarem.

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau