atração de talentos

Atração de talentos: oque é, como fazer e qual a importância?

A atração de talentos é parte crucial do trabalho do departamento de Recursos Humanos de uma empresa. Afinal, é por meio dela que a empresa pode constituir seus quadros funcionais e garantir bons profissionais.

Mas como ela funciona e como é possível melhorá-la? Em quais pontos ela influencia na sua empresa? Confira as respostas para essas perguntas e dicas incríveis no artigo abaixo!

Sumário

Atração de talentos: entenda o que é e como funciona

Isso nada mais é do que, realmente, atrair profissionais para a sua empresa. Em outras palavras, é a soma de esforços que se faz para que os talentos do mercado se sintam atraídos pela sua empresa.

Ou seja, aqui são estratégias para que a sua empresa – bem como trabalhar nela – se torne um objeto de desejo dos profissionais. Com isso, seus processos seletivos se tornam muito mais interessantes.

Essa atração de talentos, então, serve justamente para permitir que hajam boas opções de contratações nos seus processos de seleção e de contratação. Por isso, pode operar verdadeiros milagres na sua empresa! 

Qual a importância da atração de talentos?

São vários motivos para apostar na atração de talentos, que demonstra importância em vários pontos diferentes dentro de uma empresa. Veja os principais e, depois, dicas de como melhorar suas estratégias em favor dela.

Realize contratações acertadas

Primeiramente, ao apostar na atração de talentos é óbvio que a sua empresa encontrará profissionais que melhor se enquadrem nas necessidades empresariais. E isso se dá por inúmeros motivos.

Por exemplo, pelo aumento no interesse pela empresa e, com isso, envio de maior número de currículos que dão mais alternativas à corporação. Da mesma forma, por trazer pessoas com mais destrezas e experiências que possam ser interessantes à corporação.

Fortaleça suas equipes

Ainda, com a atração de talentos você pode fortalecer as suas equipes, internamente. Afinal, ao ter mais opções (e melhores alternativas) de candidatos, a empresa pode encontrar aqueles que ofertam o que os setores realmente estão precisando.

Promova a imagem da empresa enquanto empregadora

Continuando com as vantagens em promover a atração de talentos na sua empresa, temos o fato de que com isso a corporação pode desenvolver com maior força sua imagem enquanto empregadora.

Isto é, cria-se a imagem da empresa como um objeto de desejo onde os profissionais do mercado realmente queiram prestar serviços. Ou seja, é uma forma de aumentar o valor da sua empresa e de valorizar o passe.

Diminua o turnover

Ao apostar na atração de talentos a sua empresa pode diminuir o turnover, que nada mais é do que a dissidência de talentos e profissionais da sua empresa. E ele, saiba, gera vários prejuízos.

Considere que sempre que um colaborador deixa a empresa (de forma voluntária ou não) ele gera diversas necessidades, tais como:

  • Gastos com verbas rescisórias;
  • Necessidade de obter gastos para divulgar, novamente, vagas e realizar os processos seletivos;
  • Ocupação desnecessária do tempo do pessoal do RH que, ao invés de voltar sua atenção ao desenvolvimento de políticas de gestão interna fica preso aos novos processos seletivos que poderiam ser evitados;
  • Atrapalha no desenvolvimento de atividades, eis que temporariamente ficam sem responsável ou passam a atribular mais outro colaborador da equipe. Isso sem falar no tempo para integração e adaptação do novo colaborador.

Melhore o próprio processo seletivo

Por fim, trabalhar com a atração de talentos traz melhoras diretas no próprio sistema de seleção e contratação. Afinal, a empresa passa a ter maior disponibilidade de opções, bem como maior conhecimento do que necessita e procura.

Com o desenvolvimento de técnicas de atração de profissionais os outros pontos da seleção também ganham reflexos positivos na adaptação para modernizá-lo e torná-lo mais efetivo.

Como trabalhar em favor da atração de talentos na sua empresa?

atração de talentos

Pois bem, já está clara a importância da atração de profissionais do mercado. Mas como colocar isso em prática e melhorar o efeito que a corporação exerce sobre os talentos quando procura-os para preencher suas vagas?

Isso é o que veremos nos itens que seguem. Continue lendo e confira passos essenciais que com certeza farão a diferença nos seus processos de seleção e, ainda, irão atrair os profissionais perfeitos para a sua empresa.

Esteja em locais diversos

Nem pense em restringir a divulgação à rede de contatos ou ao site da empresa. Utilize redes sociais, contatos dos colaboradores e novos canais de comunicação e de propagação dos empregos em aberto.

Use as redes sociais ao seu favor

Da mesma forma, não use as redes apenas para divulgar as vagas. Também as aproveite para demonstrar o dia a dia empresarial, para contar como é que a empresa opera e como ela valoriza os seus talentos. Isso deve ocorrer sempre, não apenas quando se busca contratar.

Divulgue os princípios da sua empresa

Ainda, lembre-se de sempre esclarecer nas vagas de emprego quais são os valores que a sua empresa adota e pratica. Com isso, é possível gerar a identificação, bem como encontrar talentos que tenham a cultura organizacional que a corporação busca.

Tenha benefícios atraentes

Os benefícios são parte imprescindível da atração de talentos. Por isso, desenvolva-os e vá além do lugar comum. Hoje o vale transporte ou alimentação e refeição, bem como seguro de saúde são vistos como coisas básicas.

Dessa maneira, busque desenvolver uma política de benefícios que ajude você a se diferenciar.

Cuidado com as imagens

A divulgação das vagas, é óbvio, tem muita influência sobre a atração de talentos para a sua empresa. Pois saiba que isso não se dá apenas em relação ao local em que há a divulgação, mas também como ela é feita e de quais recursos utiliza.

Por exemplo, é muito comum o uso de imagens. Agora, pare e pense: que tipo de pessoa é retratada nessa divulgação? Cuidado para não dar a impressão de que a sua empresa ainda vive no passado e não dá espaço para a diversidade.

É crucial que as imagens vão além do retrato de homens brancos. Pense em formas de demonstrar que a sua empresa é aberta à diversidade, bem como a promove e a encontra no seu interior.

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