Como aplicar a metodologia de OKR no RH da sua empresa?

Saiba o que é a metodologia OKR no RH, como aplicá-la junto a sua equipe, para melhorar o desenvlvimento profissional da sua empresa

Como empresas sempre buscam maneiras de provocar mudanças e melhorias, nos processos internos para gerar mais produtividade e autonomia, podem encontrar isso nas metodologias de OKR no RH.

Esse método contribui na organização do RH, em que podem facilmente aplicar na prática e com muitas chances de resultados positivos, pois já é utilizada há 2 décadas por corporações renomadas.

Servem para empresas multinacionais com um grande quadro de funcionários, como para microempresas que buscam inovar e desenvolver o crescimento estrutural da empresa e humano da equipe.

Separamos principais assuntos, que irão contribuir para a aplicação da metodologia na sua empresa:

  • O que é a metodologia OKR no RH?
  • Como funciona?
  • 5 passos para aplicar como OKRs no RH
  • Como a Oitchau pode te ajudar?

Boa leitura!

O que é a metodologia OKR no RH?

OKR é a sigla de Objetives e Key Results, da tradução em inglês significa objetivos e resultados chaves.

Uma metodologia bastante utilizada para mensurar metas, objetivos e definir alinhamentos para o planejamento rotineiro e de crescimento da empresa, além de também criar estratégias para aumentar o engajamento da equipe.

Transforma todas as coletas de dados e informações em métricas, que podem ser mensuradas e analisadas para a correção e melhorias de novos processos.

Como funciona?

É um metodologia ágil, diferente da scrum, lean e kanban, a OKR no RH é totalmente focada nos resultados e cada um das siglas tem um foco diferente, que unidos geram os resultados esperados pela companhia.

Objetives / Objetivos

É o foco principal de metas que a empresa busca alcançar, e através das definições é que será realizado o planejamento, ações e rankeamentos para saber o que será feito primeiro e o que é mais urgente.

Exemplos:

  • Se tornar a maior empresa do segmento, em até 3 anos;
  • Inovar no atendimento ao cliente;
  • Criar aprimoramentos e mais qualificações internas;
  • Melhorar planos de carreira dos funcionários;
  • Pensar em novas contratações.

Os objetivos podem ser divididos entre o que a empresa busca melhorar, o que precisa ser feito agora para se tornar a melhor e quais ações futuras precisarão ser realizadas para manter o que foi cumprido e também ampliar novos objetivos.

Precisam ser o mais claro e característico possível, para que não haja má interpretação e direcionamentos incoerentes durante os processos.

Key Results / Resultados-Chave

É a etapa fundamental para que os objetivos sejam cumpridos, pois é parte na qual o rankeamento é realizado, os macro objetivos são separados em objetivos menores que contém mais amplitude do que deverá ser feito.

Desta maneira, acaba por ir criando diversos objetivos em prol do foco final. Como pode entender melhor nos exemplos:

  • Se tornar a maior empresa do segmento, em até 3 anos

Resultados-chaves/KR:

  1. Realizar análise de mercado e concorrência;
  2. Buscar mais diferenciais;
  3. Criar mais inovações;
  4. Entregar mais valor ao cliente.
  • Inovar no atendimento ao cliente

Resultados-chaves/KR:

  1. Buscar inovações de bots e automações para responder mais rápido;
  2. Criar um atendimento 24 horas;
  3. Estabelecer mais interatividade e canais de comunicação.
  • Criar aprimoramentos e mais qualificações internas

Resultados-chaves/KR:

  1. Treinamentos voltados a melhoria de conhecimento técnico e prático dos colaboradores;
  2. Incentivos de bolsas e descontos para buscarem cursos, graduações e especializações;
  3. Identificar as maiores dificuldades das equipes, e focar em compartilhamento de informações e ensinamentos no tema em questão.
  • Melhorar planos de carreira dos funcionários;

Resultados-chaves/KR:

  1. Retenção de talentos;
  2. Promover mais ações para realizar promoções, mudanças de cargos, benefícios;
  3. Contribuir no desenvolvimento profissional.
  • Pensar em novas contratações, 

Resultados-chaves/KR:

  1. De especialistas em áreas que a equipe ainda não domina;
  2. Realizar recrutamentos internos, para dar oportunidade aos colaboradores;
  3. Solicitar indicações aos funcionários.

Assim as metas passam a ser definidas, e o próximo passo é definir as ações, os responsáveis e prazos para que todas essas metas sejam cumpridas e os resultados alcançados.

5 passos para aplicar como OKR no RH

Para estruturar a metodologia de OKRs no RH, é preciso cumprir alguns passos até definir quais serão as metas e objetivos a serem colocadas em destaque.

Existem várias maneiras de utilizar-la, de acordo com o seu segmento, tamanho e lado de mercado, basta adaptar a metodologia dentro do seu cenário.


Por isso separamos 5 dos principais passos, para já começar a iniciar como suas próprias OKRs no RH.

Ouça sua equipe

É importante que os seus colaboradores dêem sugestões, participe de um momento com compartilhamento de ideias, afinal são eles que atuam na prática e realizam a maioria das ações para cumprir como metas.

A atuação e planejamento deve ser em conjunto com o líder, para posteriormente criarem as definições baseadas nessas reuniões e torná-las o mais mensurável possível.

Além disso, a equipe vai ganhando mais autonomia e se sentindo mais participativa, tornando o processo mais colaborativo e feito em conjunto.

Defina como prioridades

Para separar as metas que serão realizadas aos poucos dos objetivos maiores, é preciso definir quais tem mais urgência a serem cumpridas, para ter uma sinalização de prioridade e serem feitas primeiro.

As metas no dia a dia podem ser mescladas entre as simples e as de longo prazo, porque ao fazer a divisão precisa que sejam cumpridas aos poucos cada uma dessas metas secundárias.

Pois deve ser levado em consideração, que nem todas podem dar certo e precisarão de ajustes, todos os processos possuem falhas e para reduzir é preciso ir aos poucos até para não desanimar a equipe e prejudicar a produtividade.

Os OKRs devem estar disponíveis para uma equipe

O tempo precisa se organizar e estar ciente sobre todos os OKR no RH, incluindo como que estão cumprindo no momento, assim como precisar uma visão geral do processo e como conseguir se alinhar de acordo com os combinados.

Isso também transmite transparência e confiança aos colaboradores, e não estamos citando em deixar apenas os objetivos e metas visíveis mas também os resultados, para se empenharem e terem mais produtividade.

Contribuir para que a equipe se torne mais engajada e conectada, pois todos estão em rumo aos mesmos objetivos.

Colete dados

No decorrer das ações diárias e cumprimento das metas, independente dos resultados serem positivos ou negativos, todas as informações coletadas são importantes para serem feitas diversas análises.

A partir disso, podem promover melhorias e adaptações de maneira imediata e não cometerem as mesmas falhas nos processos seguintes, repetindo as ações que deram certo.

Realize um acompanhamento semanal, diária ou mensal fadiga para ter um comparativo mais detalhado.

Promover feedbacks

Como em todo processo que envolve trabalho em equipe e até mesmo individual, devem ser feitas as rodadas de feedbacks, para avaliarem o que está dando certo ou não dentro do desenvolvimento. 

Apesar do que é incluído nos resultados, é essencial voltar o olhar para a equipe, e assim saber como está sendo a evolução profissional e pessoal de cada um.

Nesses momentos surgem novas oportunidades e expectativas, que podem ser diferentes dos atuais e acaba por contribuir no processo de desenvolvimento da empresa.

Esses são os 5 pontos principais para iniciar, manter e refazer a metodologia OKR no RH, pois assim vão manter a equipe próxima ao objetivo da empresa e não deixa os colaboradores de lado por conta de resultado.

Uma empresa não é feita somente com números, ela é feita por pessoas por isso investir no capital humano é tão importante quanto investir em novas ações de melhorias.


Como a Oitchau pode te ajudar?


A Oitchau é uma plataforma de controle de ponto eletrônico digital, que monitora e acompanha a jornada de trabalho dos funcionários e vai além do registro de horários e férias.

Também temos o acompanhamento da gestão de projetos, de gastos e de custos da empresa, ou seja, pode acrescentar todas as tarefas, metas, prazos e acompanhá-las, é uma plataforma completa.

Atuamos dentro da lei e das portas referentes ao ponto eletrônico digital, os dados são protegidos de acordo com a Lei de Proteção de Dados e armazenados na segurança em nuvem.

Autenticidade e sistema anti fraude, com validação através de chip, da operadora, localização, reconhecimento facial, bluetooth e wi-fi.

Uma plataforma completa para o OKR no RH, que também emite folha de ponto e relatórios rapidamente, e você pode acessar de onde e quando quiser ser totalmente online.

Agende uma demonstração gratuita e receba um acesso para saber como funciona na prática.

Veja também: OKR, veja como aplicar a metodologia a sua empresa

Enviar comentário

Oitchau - Registro de ponto por reconhecimento facial
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau