CEO, CFO, CMO

CEO, CFO, CMO: qual o significado dessas posições?

O universo empresarial é composto por cargos estratégicos como CEO, CFO, CTO, CMO e muitas outras. Estes são os profissionais responsáveis por liderar as principais áreas da empresa para a geração de mais e melhores resultados.

No entanto, nem sempre as pessoas conseguem identificar com facilidade o que são essas posições e quais as suas responsabilidades na organização.

Neste artigo, você vai conhecer o que cada uma destas siglas significa para poder entender melhor o organograma de uma empresa. 

Vamos lá? Continue a leitura!

O que é o C-Level?

Em uma tradução literal, seria o “nível C”, em uma hierarquia empresarial. São considerados os executivos mais influentes dentro da empresa, por estar no topo do escalão.

E essa nomenclatura é devido aos cargos executivos que se iniciam com “chief”, e finalizam com “officer”, mudando a sua função principal, como tecnology, information, marketing.

A principal função de um C- Level é focar nas estratégias para crescimento, sendo responsável como a sua área pode contribuir para as estratégias da empresa. 

Assim, de acordo com o porte e estrutura do negócio, as responsabilidades e perfil nos cargos de C-Level podem variar.

O que significa CEO?

CEO é uma sigla em inglês que significa Chief Executive Officer (Chefe Executivo Operacional), utilizada amplamente ao redor do mundo. 

O que faz um CEO?

Ele é a principal autoridade na empresa. O cargo ocupa o topo do organograma empresarial, sendo o principal representante da organização para o mercado.

São algumas das responsabilidades do CEO de uma empresa:

  • Desenvolver as políticas e direcionamentos operacionais da organização;
  • Definir, acompanhar e garantir o cumprimento da estratégia do negócio;
  • Avaliar riscos;
  • Manter a comunicação entre o conselho administrativo e a empresa;
  • Alinhar os objetivos dos acionistas com as operações.

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Quem é superior ao CEO?

Na hierarquia de uma empresa típica, não há uma posição diretamente superior ao CEO em termos de autoridade executiva.

Ou seja, o CEO é o executivo de mais alto escalão e reporta-se diretamente ao conselho de administração ou diretoria da empresa.

No entanto, em algumas empresas, especialmente em organizações muito grandes ou conglomerados, pode haver um presidente do conselho ou um presidente executivo que tenha autoridade sobre o CEO.

Portanto, essa estrutura executiva pode variar de acordo com a organização e seu modelo de governança corporativa.

Qual a diferença entre o CEO e o presidente? 

Enquanto o CEO tem uma vivência mais próxima do negócio, atuando de forma a alinhar as estratégias da empresa com as operações, o presidente atua de forma mais direcional, sem interferir na execução.

Assim, o CEO define o que deve ser feito e o ritmo do negócio para o alcance de resultados, enquanto o presidente é um líder com menor ênfase na execução.

Qual a diferença entre o CEO e o Charmain?

O chairman é o presidente do conselho administrativo. Assim, na hierarquia organizacional, ele está acima do CEO.

Neste caso, enquanto o CEO trabalha com o foco em desenvolver os objetivos do negócio, o chairman representa os interesses dos investidores e acionistas.

O que é COO?

COO é a sigla para “Chief Operating Officer” (em português, Diretor de Operações). 

Assim, o COO é um dos principais executivos de uma organização e é responsável por supervisionar as operações diárias da empresa.

O que faz o COO?

Como um dos principais responsáveis por supervisionar o dia a dia da empresa, suas responsabilidades podem incluir:

  • Gestão operacional;
  • Implementação de estratégias;
  • Gestão de pessoas e recursos;
  • Melhoria contínua;
  • Gestão de riscos.

Dessa forma, o COO desempenha um papel fundamental na gestão das operações diárias de uma empresa, garantindo que elas funcionem de forma eficiente e eficaz para atingir os objetivos estratégicos da organização.

O que significa CFO?

A sigla significa Chief Financial Officer (Diretor de Finanças). Como o próprio título sugere, o diretor financeiro é a liderança principal nas operações financeiras de uma empresa.

O que faz um CFO?

A saúde financeira de uma empresa é essencial para a sobrevivência da mesma. Portanto, cabe ao CFO manter a integridade desta saúde para que tenha liquidez, solvência e permanência no mercado no longo prazo.

É o CFO quem analisa todos os riscos de investimentos e aquisições que estão no horizonte da empresa e, por isso, é preciso ter muita objetividade e um amplo conhecimento em economia e mercado em geral.

Assim, as principais atribuições desta posição são:

  • Gerenciar os controles financeiros;
  • Atuar em parceria com o controller financeiro;
  • Manter a atualização e acompanhamento de registros financeiros;
  • Assegurar a conformidade legal das atividades da organização;
  • Realizar o planejamento e análises financeiras.

Para ocupar este cargo, o CFO precisa ter longo vivência e experiência na área financeira.

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O que é CMO?

Seguindo a mesma linha das siglas anteriores, CMO significa Chief Marketing Officer (Diretor de Marketing). Este profissional é fundamental para posicionar a empresa no mercado e fortalecer a marca.

O cargo de CMO é ocupado por uma pessoa que possui vivência em marketing, analisando o mercado, detectando oportunidades e ameaças para a empresa. É baseado nesta análise que planeja suas ações estratégicas para ampliação da marca.

O que faz um CMO?

O CMO é o executivo responsável por liderar todas as atividades relacionadas ao marketing em uma organização. 

E suas responsabilidades podem incluir:

  • Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing;
  • Identificar oportunidades de mercado;
  • Gerenciar a marca e a imagem da empresa;
  • Conduzir pesquisas de mercado;
  • Supervisionar campanhas de publicidade e comunicação.

Dessa forma, o CMO desempenha um papel fundamental na definição da estratégia de crescimento da empresa, identificando novos mercados, entendendo as necessidades dos clientes e garantindo que a mensagem da empresa seja comunicada de forma eficaz.

O que é CTO?

Em algumas empresas existe, ainda, um outro profissional importante que encabeça os organogramas: o CTO ou Chief Technology Officer (Diretor de Tecnologias do Ofício).

É inegável o papel que a tecnologia desempenha nas empresas e a velocidade com que novas soluções surgem para garantir o bom funcionamento dos processos. Por este motivo, o CTO desempenha uma função estratégica na empresa.

É ele quem está antenado para trazer o que há de melhor no mundo tecnológico para dentro do ambiente de trabalho com o objetivo de ganhar agilidade e promover a economia de recursos (financeiros e humanos).

O CTO está sempre em busca de maneiras mais simples e eficazes que otimizem os processos e permitam que outras funções estratégicas dentro da empresa se sintam seguras para planejar suas ações.

O que faz um CTO?

O CTO é o executivo responsável por liderar e supervisionar todas as atividades relacionadas à tecnologia em uma organização. Suas responsabilidades podem incluir:

  • Desenvolvimento de estratégias tecnológicas;
  • Gestão de equipe e recursos;
  • desenvolvimento de produtos e serviços;
  • Segurança da informação;
  • Parcerias e inovação.

Assim, o CTO desempenha um papel crucial na definição da estratégia tecnológica da empresa e na garantia de que a tecnologia seja utilizada de forma eficaz para impulsionar o sucesso do negócio.

O que é CPO?

O CPO ou Chief Product Officer (Diretor de Produto), é o executivo de alto escalão responsável por liderar a estratégia de produtos de uma empresa.

O que faz o CPO?

Como principal responsável pelo desenvolvimento e gestão de produtos e serviços, suas responsabilidades podem incluir:

  • Desenvolvimento de novos produtos;
  • Gestão do ciclo de vida do produto;
  • Pesquisa de mercado;
  • Definição de roadmap de produtos;
  • Colaboração com equipes de engenharia e design;
  • Garantir que os produtos atendam às necessidades e expectativas dos clientes;
  • Entre outras.

Em outras palavras, o CPO desempenha um papel crucial na inovação e no sucesso dos produtos da empresa.

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O que é CHRO?

CHRO significa Chief Human Resources Officer, em português, Diretor de Recursos Humanos.

Este é um executivo de alto nível dentro de uma organização, responsável por liderar e supervisionar todas as atividades relacionadas aos recursos humanos.

O que faz o CHRO?

Como um dos principais responsáveis pela gestão de recursos humanos da organização, suas responsabilidades podem incluir:

  • Recrutamento e seleção;
  • Gestão de pessoas;
  • Desenvolvimento organizacional;
  • Conformidade legal;
  • Planejamento estratégico de RH;
  • Entre outras.

Em outras palavras, o CHRO desempenha um papel fundamental na gestão do capital humano de uma organização e na criação de um ambiente de trabalho produtivo e satisfatório para os colaboradores.

Tabela resumida: lista de chiefs em uma empresa

Sigla Significado Tradução
CEO Chief Executive Officer Chefe Executivo Operacional
COO Chief Operating Officer Diretor de Operações
CFO Chief Financial Officer Diretor de Finanças
CMO Chief Marketing Officer Diretor de Marketing
CTO Chief Technology Officer Diretor de Tecnologia
CPO Chief Product Officer Diretor de Produto
CHRO Chief Human Resources Officer Diretor de Recursos Humanos

Dicas para se tornar um Chief Officer – Diretor executivo

Muitos profissionais estão em busca de cargos mais altos na hierarquia da empresa, e almejam chegar até diretor um Chief Officer. Para chegar até patamar, é preciso experiência e dedicação, sólidos conhecimentos e habilidades específicas.

Confira algumas dicas.

Faça um planejamento da sua carreira

Os cargos de C-level estão no topo hierárquico de uma empresa, por isso um longo caminho em uma empresa deve ser percorrido. Aproveite o tempo nesse percurso e faça um planejamento.

Ao cursar uma graduação, identifique quais os cursos e matérias que podem te ajudar a chegar até o cargo pretendido. 

Assim, caso já seja graduado, identifique quais os cursos adicionais que você pode fazer para agregar nessa trilha de conhecimentos e que esteja de acordo com seu planejamento.

Acompanhe os líderes que te inspiram

Aproveite as redes sociais, principalmente o LinkedIn para acompanhar os líderes que mais te inspiram. Se você estiver almejando se tornar um CEO nos próximos 10 ou 15 anos, observe o trabalho que está sendo realizado por eles agora.

Conheça como eles conquistaram seus cargos, como foi sua trajetória no mercado, quais foram as habilidades e competências desenvolvidas, até alcançar o cargo em questão.

Pratique sua liderança

A experiência é um dos requisitos básicos para alcançar o cargo de Chief Officer, porém não espere até alcançar o primeiro cargo de liderança para iniciar o processo de desenvolvimento.

Ela pode ser exercida de várias formas, e até mesmo na vida pessoal, como liderar iniciativas de motivação de equipes em projetos pessoais, você já iniciou o seu desenvolvimento.

Desenvolva as competências e habilidades necessárias para se tornar um C- Level

Por ser os cargos mais altos na hierarquia empresarial, é necessária uma formação acadêmica focada, como:

  • Graduação com compatibilidade com o cargo;
  • MBA relevante;
  • Cursos de extensão que complementem a formação;
  • Línguas estrangeiras, como inglês e espanhol fluentes.

Ainda é necessário ter no mínimo 5 anos de experiência liderando equipes, ter expertise no negócio da empresa, e ter algumas competências bem desenvolvidas, como:

  • Negociação;
  • Estratégia;
  • Gestão de projetos;
  • Gestão de equipes;
  • Processos;
  • Comunicação.

Entender o que são e quais as atribuições dos cargos de CEO, COO, CFO, CMO, CTO, CPO e CHRO é uma das responsabilidades dos profissionais de RH. Assim, é preciso estar constantemente atualizado sobre as principais mudanças e transformações do mercado.

Além disso, para atuar de forma estratégica, também é preciso entende sobre o que são e como trabalhar os principais indicadores de gestão de pessoas. E para isso, nós temos o material perfeito.

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