Lideranças da empresa: qual o significado das siglas CEO, CFO, CMO e CTO?

O universo empresarial é composto por cargos estratégicos como CEO, CFO, CTO e CMO. Estes são os profissionais responsáveis por liderar as principais áreas da empresa para a geração de mais e melhores resultados.

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No entanto, nem sempre as pessoas conseguem identificar com facilidade o que são essas posições e quais as suas responsabilidades na organização.

Neste artigo você vai conhecer o que cada uma destas siglas significa para que possa conhecer profundamente o organograma de sua empresa.

Vamos lá? Continue a leitura!

O que é o C-Level?

Em startups é um termo muito comum, que descreve um conjunto de cargos de diretorias executivas, também conhecido como C-Suíte. 

Em uma tradução literal, seria o “nível C”, em uma hierarquia empresarial. São considerados os executivos mais influentes dentro da empresa, por estar no topo do escalão.

E essa nomenclatura é devido aos cargos executivos que se iniciam com “chief”, e finalizam com “officer”, mudando a sua função principal, como: tecnology, information, marketing entre outros.

Abaixo separamos alguns significados de nomenclaturas, além das que citamos anteriormente. A lista é bem mais extensa, mas a intenção é enfatizar a nomenclatura e sua padronização.

  • CEO: Chief Executive Officer;
  • CCO: Chief Communication Officer;
  • CIO: Chief Information Officer;
  • COO: Chief Operation Officer;
  • CSO: Chief SEO Officer.

A principal função de um C- Level é focar nas estratégias para crescimento, sendo responsável como a sua área pode contribuir para as estratégias da empresa. 

Assim, de acordo com o porte e estrutura do negócio, as responsabilidades e perfil nos cargos de C-Level podem variar.

A seguir, veja o que significam as posições de CEO, CFO, CMO e CTO. Além disso, confira também as suas principais atribuições.

O que significa CEO?

CEO é uma sigla em inglês que significa Chief Executive Officer (Chefe Executivo de Ofício), utilizada amplamente ao redor do mundo. 

O que faz um CEO?

Ele é a principal autoridade na empresa. O cargo ocupa o topo do organograma empresarial, sendo o principal representante da organização para o mercado.

São algumas das responsabilidades do CEO de uma empresa:

  • Desenvolver as políticas e direcionamentos operacionais da organização;
  • Definir, acompanhar e garantir o cumprimento da estratégia do negócio;
  • Avaliar riscos;
  • Manter a comunicação entre o conselho administrativo e a empresa;
  • Alinhar os objetivos dos acionistas com as operações.

O que significa CFO?

A sigla significa Chief Financial Officer (Diretor Financeiro do Ofício). Como o próprio título sugere, o diretor financeiro é a liderança principal nas operações financeiras de uma empresa.

O que faz um CFO?

A saúde financeira de uma empresa é essencial para a sobrevivência da mesma. Portanto, cabe ao CFO manter a integridade desta saúde para que tenha liquidez, solvência e permanência no mercado no longo prazo.

É o CFO quem analisa todos os riscos de investimentos e aquisições que estão no horizonte da empresa e, por isso, é preciso ter muita objetividade e um amplo conhecimento em economia e mercado em geral.

Assim, as principais atribuições desta posição são:

  • Gerenciar os controles financeiros;
  • Atuar em parceria com o controller financeiro;
  • Manter a atualização e acompanhamento de registros financeiros;
  • Assegurar a conformidade legal das atividades da organização;
  • Realizar o planejamento e análises financeiras.

Para ocupar este cargo, o CFO precisa ter longo vivência e experiência na área financeira.

O que é CMO?

Seguindo a mesma linha das siglas anteriores, CMO significa Chief Marketing Officer (Diretor de Marketing do Ofício). Este profissional é fundamental para posicionar a empresa no mercado e fortalecer a marca.

O cargo de CMO é ocupado por uma pessoa que possui vivência em marketing, analisando mercados, detectando oportunidades e ameaças para a empresa. É baseado nesta análise que planeja suas ações estratégicas para ampliação da marca.

Assim, dentre as suas principais atribuições, estão:

  • Determinar o posicionamento de imagem da empresa no mercado;
  • Acompanhar o retorno das ações de marketing;
  • Desenvolver as estratégias de promoção e crescimento;
  • Supervisionar as atividades do setor de marketing.

Portanto, mais do que saber em que momento e para que público entregar a propaganda da empresa, o CMO analisa o mercado e se prepara para aproveitar oportunidades e se proteger de possíveis ameaças.

O que é CTO?

Em algumas empresas há, ainda, um outro profissional importante que encabeça os organogramas: o CTO ou Chief Technology Officer (Diretor de Tecnologias do Ofício).

É inegável o papel que a tecnologia desempenha nas empresas e a velocidade com que novas soluções surgem para garantir o bom funcionamento dos processos. Por este motivo, o CTO desempenha uma função estratégica na empresa.

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É ele quem está antenado para trazer o que há de melhor no mundo tecnológico para dentro do ambiente de trabalho com o objetivo de ganhar agilidade e promover a economia de recursos (financeiros e humanos).

O CTO está sempre em busca de maneiras mais simples e eficazes que otimizem os processos e permitam que outras funções estratégicas dentro da empresa se sintam seguras para planejar suas ações.

Qual a diferença entre o CEO e o presidente? 

Enquanto o CEO tem uma vivência mais próxima do negócio, atuando de forma a alinhar as estratégias da empresa com as operações, o presidente atua de forma mais direcional, sem interferir na execução.

Assim, o CEO define o que deve ser feito e o ritmo do negócio para o alcance de resultados, enquanto o presidente é um líder com menor ênfase na execução.

Qual a diferença entre o CEO e o Charmain?

O chairman é o presidente do conselho administrativo. Assim, na hierarquia organizacional, ele está acima do CEO.

Neste caso, enquanto o CEO trabalha com o foco em desenvolver os objetivos do negócio, o chairman representa os interesses dos investidores e acionistas.

Dicas para se tornar um Chief Officer – Diretor executivo

Muitos profissionais estão em busca de cargos mais altos na hierarquia da empresa, e almejam chegar até diretor um Chief Officer. Para chegar até patamar, é preciso experiência e dedicação, sólidos conhecimentos e habilidades específicas.

Confira algumas dicas.

Faça um planejamento da sua carreira

Os cargos de C-level estão no topo hierárquico de uma empresa, por isso um longo caminho em uma empresa deve ser percorrido. Aproveite o tempo nesse percurso e faça um planejamento.

Ao cursar uma graduação, identifique quais os cursos e matérias que podem te ajudar a chegar até o cargo pretendido. Caso já seja graduado, identifique quais os cursos adicionais que você pode fazer para agregar nessa trilha de conhecimentos e que esteja de acordo com seu planejamento.

Acompanhe os líderes que te inspiram

Aproveite as redes sociais, principalmente o LinkedIn para acompanhar os líderes que mais te inspiram. Se você estiver almejando se tornar um CEO nos próximos 10 ou 15 anos, observe o trabalho que está sendo realizado por eles agora.

Conheça como eles conquistaram seus cargos, como foi sua trajetória no mercado, quais foram as habilidades e competências desenvolvidas, até alcançar o cargo em questão.

Pratique sua liderança

A experiência é um dos requisitos básicos para alcançar o cargo de Chief Officer, porém não espere até alcançar o primeiro cargo de liderança para iniciar o processo de desenvolvimento.

Ela pode ser exercida de várias formas, e até mesmo na vida pessoal, como liderar iniciativas de motivação de equipes em projetos pessoais, você já iniciou o seu desenvolvimento.

Desenvolva as competências e habilidades necessárias para se tornar um C- Level

Por ser os cargos mais altos na hierarquia empresarial, é necessária uma formação acadêmica focada, como:

  • Graduação com compatibilidade com o cargo;
  • MBA relevante;
  • Cursos de extensão que complementem a formação;
  • Línguas estrangeiras, como inglês e espanhol fluentes.

Ainda é necessário ter no mínimo 5 anos de experiência liderando equipes, ter expertise no negócio da empresa, e ter algumas competências bem desenvolvidas, como:

  • Negociação;
  • Estratégia;
  • Gestão de projetos;
  • Gestão de equipes;
  • Processos;
  • Comunicação.

Entender o que são e quais as atribuições dos cargos de CEO, CFO, CMO e CTO é uma das responsabilidades dos profissionais de RH. Assim, é preciso estar constantemente atualizado sobre as principais mudanças e transformações do mercado.

Além disso, para atuar de forma estratégica, também é preciso entende sobre o que são e como trabalhar os principais indicadores de gestão de pessoas. E para isso, nós temos o material perfeito.

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