Você sabe quais são os cargos, as funções e a quem são subordinados os profissionais da sua empresa? O organograma empresarial é uma ferramenta que traz clareza justamente para essas questões.
Através de uma representação visual que pode ser feita de diferentes maneiras, o organograma facilita a observação panorâmica da empresa.
Descubra o que é essa ferramenta, quais são os seus modelos, para que ela serve e como você pode montar a sua própria. Boa leitura!
O que é um organograma empresarial?
O organograma empresarial é uma ferramenta visual que ilustra a hierarquia de cargos e funções internas de uma empresa. A partir de sua construção, é possível organizar os espaços em que cada profissional está inserido, identificando também a quem ele responde.
Esse “desenho”, que pode ser feito em diferentes locais, desde em um pedaço de papel, até programas mais rebuscados, é parte do planejamento estratégico, já que a partir dele as responsabilidades se tornarão mais claras, assim como os rumos da empresa.
O organograma de hierarquia empresarial é uma daquelas ferramentas simples de serem visualizadas e elaboradas, como a matriz de riscos, e podem até parecer meio lógicas.
Mas a verdade é que uma organização clara traz inúmeros benefícios para a empresa, justamente por deixar transparente o que cada profissional está fazendo e quais são as suas atribuições.
Quais as vantagens de contar com um organograma de hierarquia empresarial?
Falando um pouco mais das vantagens do organograma de uma empresa, além da transparência, temos os seguintes tópicos:
- Organização: as informações contidas no organograma representam a maneira como a empresa está organizada;
- Visão sistêmica: essa organização privilegia a visão sistêmica, da empresa na totalidade, tornando as análises pertinentes mais fáceis;
- Tomada de decisões: ao analisar o organograma da empresa, um gesto pode identificar possíveis falhas na integração de setores e seu colaboradores, tomando decisões estratégicas;
- Motivação: ao visualizar sua posição dentro da ferramenta, o profissional entende quais são os próximos passos que ele pode dar na empresa caso desempenhe um bom papel;
- Integração: quando um colaborador novo chega na empresa, apenas de analisar o organograma, ele já vai possuir bom entendimento de como funciona a organização;
Tipos de organograma
Os organogramas podem ser divididos em diferentes tipos, seja no seu modelo de construção, ou nas informações que eles vão transmitir, confira quais são os principais modelos encontrados da ferramenta.
Tipos de organograma: diferentes formas de montagem
Vamos começar pelas diferentes montagens, mas que levam ao mesmo entendimento.
Vertical
O organograma vertical é o mais utilizado e o mais fácil de ler. Nele são representados os cargos, funções e setores, e através de linhas – chamadas de “linhas de comunicação”, as informações são ligadas, fazendo um movimento para baixo conforme a hierarquia.
Ele é a representação clássica, um exemplo básico seria o CEO da empresa e um posição mais alta do desenho, abaixo dele, ligado pela linha de comunicação, 3 diretores no mesmo patamar, e, novamente com linhas de comunicação traçadas para baixo, ligam-se a cada diretor os gestores dos setores que eles são encarregados.
Horizontal
O organograma horizontal segue a mesma ideia do vertical, com as mesmas informações guiadas pelas linhas de comunicação, porém com o desenho representado da esquerda – onde estão o cargo principal – para a direita – onde vão aparecendo os demais colaboradores.
Circular
O organograma empresarial circular, como o nome já diz, se assemelha a um círculo, no centro dele está a informação principal, como o CEO de uma marca, e a partir dele as linhas de comunicação apontam para as funções subordinadas, e assim por diante.
Tipos de organograma: diferentes conteúdos
Acima você conferiu quais são os tipos de montagem de um organograma, agora confira quais são os diferentes conteúdos que podem estar contidos nele.
Setorial
O organograma de uma empresa pode ser setorial, ou seja, apresentando os setores que fazem parte da empresa.
Nesse caso não são apresentados os nomes ou as funções que correspondem a cada setor, porém, como você verá mais à frente, essas informações devem fazer parte do planejamento da ferramenta.
Saber a hierarquia entre os setores é fundamental para entender a quais áreas da empresa cada um está subordinado. Por exemplo, o setor de publicidade está conectado ao de marketing, que é superior a ele.
Funcional
Já o organograma funcional é o modelo mais comum de uso da ferramenta, onde são apresentadas as funções que se conectam e se subordinam uma à outra.
Nesse caso, o organograma de hierarquia empresarial também apresenta os nomes dos profissionais que atuam em cada cargo, facilitando a visualização e identificação das atribuições de cada um dentro do negócio.
Onde montar o organograma?
Existem diversas formas de montar o seu próprio organograma, confira em quais locais você pode organizar as informações que darão vida ao material visual:
- Canva: o Canva é um site de criação de design que possui função gratuita e templates prontos;
- PowerPoint: se a ideia é montar um organograma para uma apresentação, as funções nativas do PowerPoint permitem que isso seja feito dentro do próprio programa;
- Word: para montar o seu organograma no Word basta abrir o programa, selecionar a opção inserir, clicar em “Smart Art” e escolher o tópico “hierarquia”, alguns templates prontos ideias para a ferramenta serão apresentados, basta escolher o seu.
- Papel ou cartaz: se você quer colocar a mão na massa e deixar as ideias fluírem, o organograma também pode ser feito em uma folha sulfite ou em um cartaz.
Organograma empresarial: como fazer
Agora que você tem bastantes informações sobre o que é organograma empresarial e quais são as informações contidas, descubra em um passo a passo como você pode montar o seu.
1 – Escolha um dos modelos
O primeiro passo para iniciar a montagem do seu organograma empresarial é decidir qual modelo será adotado, por tanto, responda às seguintes perguntas:
- Em qual modelo de desenho será feito o organograma: horizontal, vertical, circular ou outro formato?
- Quais serão as informações contidas: setores, funções, nomes?
- Onde ele ganhará vida: Canva, Power Point, Word, papel ou outro?
Ter a resposta para esses questionamentos antes de começar a pensar nas informações em si, é fundamental para dar um direcionamento ao projeto.
2 – Separe os cargos e as funções
Com o modelo decidido, é hora de separar as informações que farão parte do organograma empresarial.
Se ele será setorial, é hora chegar a todos os setores que fazem parte da empresa. Não se preocupe com a hierarquia nesse momento, foque em anotar todas as áreas.
Já se ele for funcional, chegue aos cargos que compõem cada uma delas, quais são as funções correspondentes a quem está na posição e qual é o nome da pessoa.
Porém, mesmo que não se o foco do seu organograma, é interessante ter todos os dados coletados anotados, por exemplo, mesmo que o seu foco seja as funções, a pesquisa dos setores é um dado relevante e pode fazer parte de um texto que aprofunde a leitura da ferramenta.
3 – Escreva os cargos conforme sua hierarquia
O terceiro passo consiste em organizar de maneira clara a hierarquia da empresa. Se você achar que o passo anterior foi bem cumprido, pode partir direto para a montagem da representação visual, organizando os dados dentro do organograma.
Mas, para facilitar a futura construção da ferramenta, recomendamos que você faça essa organização de maneira escrita, seguindo o exemplo:
- CEO -> Diretor -> Gerente -> Supervisor -> Atendente -> Estagiário
4 – Passe o material escrito para a representação visual
Com as informações estruturadas, é hora de montar o seu organograma efetivamente. Basta passar os dados para a tela ou o papel e ligá-los com as linhas de comunicação.
5 – Implemente
Por fim, é hora de implementar o organograma, afinal, ele deve ser utilizado em benefício da empresa.
Certifique-se que ele é de fácil visualização para os colaboradores, podendo ser encontrado sem dificuldades.
Não se esqueça também que o organograma empresarial é um excelente material para ser apresentado a colaboradores novos, recém-contratados pela empresa.
Aprimore a sua gestão empresarial
O organograma empresarial é uma das ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar os seus processos e oficializar a estrutura da empresa, garantindo maior confiabilidade por todo quadro de funcionários.
Se você deseja continuar melhorando os seus processos de gestão empresarial, não deixe de conferir outros artigos como esse no blog da Oitchau.