Peças de xadrez, sendo um rei no meio da imagem e 4 peões, sendo dois de cada lado do rei.

Organograma empresarial: o que é, por que e como montar um?

Você sabe quais são os cargos, as funções e a quem são subordinados os profissionais da sua empresa? O organograma empresarial é uma ferramenta que traz clareza justamente para essas questões.

Através de uma representação visual que pode ser feita de diferentes maneiras, o organograma facilita a observação panorâmica da empresa.

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Descubra o que é essa ferramenta, quais são os seus modelos, para que ela serve e como você pode montar a sua própria. Boa leitura!

O que é um organograma empresarial?

O organograma empresarial é uma ferramenta visual que ilustra a hierarquia de cargos e funções internas de uma empresa. A partir de sua construção, é possível organizar os espaços em que cada profissional está inserido, identificando também a quem ele responde.

Esse “desenho”, que pode ser feito em diferentes locais, desde em um pedaço de papel, até programas mais rebuscados, é parte do planejamento estratégico, já que a partir dele as responsabilidades se tornarão mais claras, assim como os rumos da empresa.

O organograma de hierarquia empresarial é uma daquelas ferramentas simples de serem visualizadas e elaboradas, como a matriz de riscos, e podem até parecer meio lógicas.

Mas a verdade é que uma organização clara traz inúmeros benefícios para a empresa, justamente por deixar transparente o que cada profissional está fazendo e quais são as suas atribuições.

Quais são os tipos de organograma empresarial?

Existem vários tipos de organograma empresarial, onde cada modelo de construção traz um tipo de informação diferente ou a forma com que essa informação será transmitida. A organização e os dados contidos referem-se à disposição do conteúdo institucional.

Vertical

O organograma vertical é o mais utilizado e o mais fácil de ler. Nele são representados os cargos, funções e setores, e através de linhas – chamadas de “linhas de comunicação”, as informações são ligadas, fazendo um movimento para baixo conforme a hierarquia.

O modelo vertical é a representação mais clássica, que indica as posições dentro da empresa de forma verticalizada. Seguindo o modelo tradicional de uma empresa, teríamos o CEO no topo, abaixo os diretores que estão ligados ao CEO pelas linhas de comunicação. E abaixo dos diretores, os gestores que estão ligados à cada diretor.

Horizontal

O organograma horizontal segue a mesma ideia do vertical, com as mesmas informações guiadas pelas linhas de comunicação, porém com o desenho representado da esquerda – onde estão o cargo principal – para a direita – onde vão aparecendo os demais colaboradores.

Onde seguindo o mesmo exemplo anterior, teríamos: CEO – Diretor 1 – Gestor 1 – Funcionários Seniors – Funcionários Plenos – Funcionários Junior – Estagiários.

Circular

O organograma empresarial circular, como o nome já diz, se assemelha a um círculo, no centro dele está a informação principal, como o CEO da empresa, e a partir dele as linhas de comunicação apontam para as funções subordinadas, e assim por diante.

Setorial

O organograma de uma empresa pode ser setorial, ou seja, apresentando os setores que fazem parte da empresa. Nesse caso não são apresentados os nomes ou as funções que correspondem a cada setor, porém, como você verá mais à frente, essas informações devem fazer parte do planejamento da ferramenta.

Saber a hierarquia entre os setores é fundamental para entender a quais áreas da empresa cada um está subordinado. Por exemplo, o setor de publicidade está conectado ao de marketing, que é superior a ele.

Dessa forma, o CEO estará ligado aos diretores de cada área, que estarão ligados aos gestores responsáveis por cada área, e isso pode ser de forma macro ou micro. Por exemplo. O diretor financeiro está ligado à área de vendas, comercial e outras áreas relacionadas.

Funcional

Já o organograma funcional é o modelo mais comum de uso da ferramenta, onde são apresentadas as funções que se conectam e se subordinam uma à outra.

Nesse caso, o organograma de hierarquia empresarial também apresenta os nomes dos profissionais que atuam em cada cargo, facilitando a visualização e identificação das atribuições de cada um dentro do negócio.

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Quais as vantagens de contar com um organograma empresarial?

Existem muitas vantagens em contar com um organograma empresarial, que estão além da transparência e comunicação facilitada com os profissionais que atuam na instituição. Veja a seguir.

Torna a visão da estrutura mais simples e mais fácil de entender

Por meio do organograma é possível entender a forma com que a empresa está organizada, desde da posição mais importante, que é o CEO, até os demais cargos abaixo na estrutura.

Logo, os profissionais conseguem fazer uma rápida leitura e entender como está a hierarquia dos cargos em todas as áreas da empresa.

Além disso, as empresas que contam com organograma empresarial estão preocupadas em oferecer uma visão sistêmica, ou seja, que todos visualizem a hierarquia na sua totalidade.

Facilita a tomada de decisões

Com o organograma, fica evidente a estrutura, quantidade de profissionais em cada diretoria. E graças a isso, é possível identificar possíveis gaps na integração entre os setores ou até mesmo entre os colaboradores.

Logo, ao identificar cenários que necessitem de correção, a empresa consegue tomar uma decisão mais estratégica, focando em um objetivo maior.

Ajuda a criar uma comunicação mais eficiente

Ao visualizar sua posição dentro da ferramenta, o profissional entende quais são os próximos passos que ele pode dar na empresa caso desempenhe um bom papel.

Além disso, quando um colaborador novo chega à empresa, por meio do organograma, ele já vai conseguir entender como a empresa está organizada, como são os cargos e as posições. 

Visualizar as lideranças da empresa

Por meio do organograma, é possível identificar rapidamente quem são os líderes de cada time da empresa, seja no mais alto nível ou níveis operacionais mais próximos.

E também é uma forma de aproximar os times pares, já que existem áreas dentro da empresa que atuam em conjunto com outros departamentos.

Quais ferramentas usar para elaborar o organograma empresarial?

Existem diversas formas de montar o seu próprio organograma, confira em quais locais você pode organizar as informações que darão vida ao material visual:

  • Canva: o Canva é um site de criação de design que possui função gratuita e templates prontos;
  • PowerPoint: se a ideia é montar um organograma para uma apresentação, as funções nativas do PowerPoint permitem que isso seja feito dentro do próprio programa;
  • Word: para montar o seu organograma no Word basta abrir o programa, selecionar a opção inserir, clicar em “Smart Art” e escolher o tópico “hierarquia”, alguns templates prontos ideias para a ferramenta serão apresentados, basta escolher o seu.
  • Papel ou cartaz: se você quer colocar a mão na massa e deixar as ideias fluírem, o organograma também pode ser feito em uma folha sulfite ou em um cartaz.

Como fazer um organograma?

Agora que você tem bastantes informações sobre o que é organograma empresarial e quais são as informações contidas, descubra em um passo a passo como você pode montar o seu.

1. Defina o modelo que será utilizado

O primeiro passo para iniciar a montagem do seu organograma empresarial é decidir qual modelo será adotado, por tanto, responda às seguintes perguntas:

  • Em qual modelo de desenho será feito o organograma: horizontal, vertical, circular ou outro formato?
  • Quais serão as informações contidas: setores, funções, nomes?
  • Onde ele ganhará vida: Canva, Power Point, Word, papel ou outro?

Ter a resposta para esses questionamentos antes de começar a pensar nas informações em si, é fundamental para dar um direcionamento ao projeto.

2. Determine quais serão os cargos e funções

Com o modelo decidido, é hora de separar as informações que farão parte do organograma empresarial. Se ele será setorial, é hora chegar a todos os setores que fazem parte da empresa.

Não se preocupe com a hierarquia nesse momento, foque em anotar todas as áreas, você ainda não precisa se preocupar com o plano de cargos e salários.

No entanto, se ele for funcional, chegue aos cargos que compõem cada uma delas, quais são as funções correspondentes a quem está na posição e qual é o nome da pessoa.

Porém, mesmo que não se o foco do seu organograma, é interessante ter todos os dados coletados anotados, por exemplo, mesmo que o seu foco seja as funções, a pesquisa dos setores é um dado relevante e pode fazer parte de um texto que aprofunde a leitura da ferramenta.

3. Descreva os cargos dispostos na estrutura hierárquica

O terceiro passo consiste em organizar de maneira clara a hierarquia da empresa. Se você achar que o passo anterior foi bem cumprido, pode partir direto para a montagem da representação visual, organizando os dados dentro do organograma.

Mas, para facilitar a futura construção da ferramenta, recomendamos que você faça essa organização de maneira escrita, seguindo o exemplo:

  • CEO -> Diretor -> Gerente -> Supervisor -> Atendente -> Estagiário

4. Transcreve tudo que foi escrito para a representação visual

Com as informações estruturadas, é hora de montar o seu organograma empresarial. Para isso, basta passar os dados para a tela ou o papel e ligá-los com as linhas de comunicação.

Mas, não esqueça de usar um dos modelos indicados para criar o seu organograma, bem como as ferramentas mais utilizadas. Pois caso precise fazer alguma alteração, ficará bem mais simples.

5. Comunique e implemente o organograma

Por fim, é hora de implementar o organograma, afinal, ele deve ser utilizado em benefício da empresa. Certifique-se que ele é de fácil visualização para os colaboradores, podendo ser encontrado sem dificuldades.

Não se esqueça também que o organograma empresarial é um excelente material para ser apresentado a colaboradores novos, recém-contratados pela empresa.

Qual a diferença entre o organograma e o fluxograma?

Essa é uma dúvida muito comum em relação as duas representações gráficas! Apesar de serem semelhantes, existem diferenças básicas que permitem a distinção do organograma para o fluxograma.

O fluxograma é uma representação gráfica focada em processos, mostrando as etapas e as árvores de decisões das partes envolvidas. Seu principal objetivo é oferecer uma visão clara de um processo específico.

Já o organograma, apesar de também ser uma ferramenta de representação visual, ele é focado em mostrar como a estrutura da empresa está organizada, mostrando as divisões entre as áreas e devidas subordinações. Além disso, seu principal objetivo é permitir uma rápida e clara visualização da organização da empresa.

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