Como planejar o treinamento de novos funcionários

O trabalho do profissional de RH é pautado por uma série de desafios. Do momento em que uma vaga é disponibilizada na empresa, a busca por um colaborador tecnicamente habilitado, até seu treinamento e depois gestão de sua rotina.

Porém, é importante citar que o trabalho do Recursos Humanos não termina com a contratação. Esta é apenas a primeira etapa de uma longa jornada que impactará diretamente o sucesso da empresa.

Depois de contratado, o RH é o responsável por realizar a integração do novo colaborador, apresentando-o aos demais colegas e ao seu próprio trabalho. É neste momento que os objetivos, expectativas, desejos, entre outros, são colocados às claras para que a comunicação transparente seja estabelecida desde o princípio.

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Um outro ponto importante precisa ser levado em conta quando se fala em novos colaboradores: é preciso treiná-los para executar suas funções de acordo com a cultura organizacional da empresa para que sejam produtivos e saibam exatamente como tirar proveito de todos os recursos oferecidos para que possam desenvolver seu trabalho da melhor maneira possível.

Como treinar novos colaboradores

Conhecendo a equipe

A primeira coisa que se deve ter em mente quando se fala na integração e treinamento de um novo colaborador é que a situação não é nova apenas para ele. Na maioria das vezes, esquece-se que as equipes que já estão na ativa dentro da empresa também estão passando por uma situação nova: recebendo um novo membro.

Este primeiro momento em que um novo membro chega para integrar uma equipe é bastante delicado e requer atenção, sobretudo nas equipes que estão bem integradas e equilibradas.

Mesmo sendo extremamente capacitado para o cargo, o novo colaborador precisa do apoio de sua equipe, bem como a equipe precisa do apoio dele. É uma via de mão dupla!

Assim, uma boa dica como primeiro passo para o treinamento do novo colaborador é contar com os profissionais mais experientes da equipe para que o conduza no exercício de suas funções.

Permita que o novo colaborador passe um tempo com outros colegas que conhecem a empresa e as funções do cargo por mais tempo para que ele entenda como funcionam os processos internos da empresa.

Veja bem, o foco aqui não é ensinar o pai nosso ao vigário, ou seja, não estamos falando em ensinar ao profissional como executar seu trabalho. O objetivo está em saber como ele poder executar seu trabalho da melhor forma possível, seguindo as normas e regras da empresa, bem como utilizando todos os recursos que ela tem a oferecer!

A comunicação é a chave para o sucesso

Treinar um novo colaborador não significa utilizar os primeiros dias de trabalho para ensinar ao recém-chegado como usar a rede interna de computadores.

Especialistas na gestão de pessoas afirmam que, em média, o novo colaborador demora cerca de um ano para estar totalmente integrado aos processos internos e à cultura organizacional de uma empresa, bem como apresentar índices excelentes de produtividade.

Sob este contexto, os primeiros dias – e até meses – do novo colaborador devem ser marcados por treinamentos e mentorias.

A dica para este passo é manter a comunicação o mais clara possível. Estabeleça metas e defina um plano de ação com os novos colaboradores, revisando-os periodicamente para se assegurar que ambas as partes estão alinhadas e comprometidas.

Além disso, é importante marcar bate-papos individuais com certa frequência para garantir a eficiência da comunicação. Dar feedback aos colaboradores e receber também é importante para integrar o recém-contratado à empresa.

Com o passar do tempo, o profissional do RH já é capaz de apontar os pontos fortes do novo colaborador e, também, aqueles que exigem maior atenção. Esta é mais uma maneira de planejar um treinamento adequado e individualizado de forma a suprir as necessidades mais urgentes para que o trabalho seja feito de forma eficaz.

Treinamentos técnicos

Como mencionamos no início deste artigo, o trabalho do RH não termina com a contratação do colaborador. Desde o primeiro dia do novo integrante na empresa, o RH deve oferecer a capacitação e os treinamentos técnicos necessários para que ele possa desenvolver sua função.

Este passo é extremamente importante, sobretudo nos cargos que exigem conhecimentos e habilidades técnicas.

Em linhas gerais, como esses trabalhos precisam seguir um passo a passo até a sua conclusão, é importante mostrar ao recém-chegado como é o processo interno utilizado para a empresa para realizar a tarefa, bem como todos os trâmites internos envolvidos na realização.

Neste item também pode-se acrescentar a importância da educação continuada para o desenvolvimento das capacidades técnicas dos colaboradores.

Invista em treinamentos, especializações e workshops frequentes e em longo prazo para que o colaborador siga se aperfeiçoando. Aliás, investir na capacitação dos colaboradores é uma maneira eficiente de engajá-los. Além disso, a capacitação aumenta a autoconfiança para a realização do trabalho mais rapidamente e de forma mais eficiente.

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Segurança em primeiro lugar

Algumas funções oferecem risco à integridade dos colaboradores. Por esse motivo, é fundamental deixar claro a obrigatoriedade do uso de equipamentos de segurança individuais (os EPIs). São exemplos deles:

  • Capacetes;
  • Luvas;
  • Uniforme e calçados especiais (com isolamento térmico, por exemplo);
  • Óculos, entre outros.

Mostre como usar cada um deles e enfatize a importância de usá-los no ambiente de trabalho em todos os momentos, a fim de promover a segurança no ambiente de trabalho.

Ao deixar a disposição do novo colaborador e certificando-se de que ele sabe usá-los corretamente, o profissional de RH tem a certeza de que está contribuindo para que a empresa possa alcançar seus objetivos e prosperar.

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