recursos humanos

Recursos humanos: qual sua importância para a empresa?

O setor de Recursos Humanos tem grande  relevância dentro das empresas  e passou a ser mais valorizado, porque os atuais modelos de gestão corporativa compreenderam a importância de cuidar do bem mais valioso para obter o seu crescimento, que se trata do capital humano.

Por esse motivo, pode-se afirmar que a área surgiu da necessidade de zelar não apenas pelos detalhes burocráticos dos colaboradores, como o recrutamento e toda a documentação pertinente.

New call-to-action

Mas também com questões como a sua relação com os gestores, sobretudo no que diz respeito aos seus anseios e expectativas na organização. Veja mais sobre esse assunto a seguir!

Sumário

O que é Recursos Humanos?

Assim surgiu o conceito dos Recursos Humanos, que tratam gestores e colaboradores da empresa, através da facilitação em liderar pessoas, buscar o sucesso da empresa e uma boa performance dos colaboradores.

Além disso, o RH é responsável por cuidar  da documentação e direitos dos colaboradores, agindo de acordo com as leis trabalhistas. Procura sempre alinhar anseios e expectativas no ambiente corporativo para criar uma atmosfera de harmonia, produtividade e cooperação mútua.

Uma equipe de RH não está envolvida apenas com interesses trabalhistas, mas questões, como:

  • Cultura organizacional;
  • Produtividade;
  • Iniciativas de melhorias;
  • Processos de avaliações;
  • Promoções, demissões e contratações;
  • Clima organizacional.

Além disso, o RH é quem cuida dos direitos dos colaboradores de acordo com as leis trabalhistas.

Procura, também, alinhar anseios e expectativas no ambiente corporativo para criar uma atmosfera de harmonia, produtividade e cooperação mútua.

Qual é a importância do RH para a empresa?

Por ser essencial para o sucesso da empresa, a lista de atribuições do RH é ampla. Dentre suas principais funções, estão:

  • Tratar de todos os assuntos trabalhistas e burocráticos, incluindo recrutamento, desligamentos, entre outros;
  • Protagonizar a identificação de perfis profissionais qualificados para os mais diversos cargos em uma empresa;
  • Identificar, gerir e monitorar os perfis comportamentais de cada colaborador e como podem  criar uma atmosfera de produtividade;
  • Criar, instituir e monitorar as políticas internas da empresa;
  • Promover treinamentos e buscar motivar sua equipe;
  • Promover ações que incentivem o engajamento dos colaboradores;
  • Buscar incentivos financeiros para a empresa, entre outros.

Por todos esses aspectos, conclui-se que o Recursos Humanos trata dos relacionamentos internos de uma empresa, atuando estrategicamente para que os gestores sejam capazes de tomar decisões mais adequadas.

Isso se torna claro quando o RH identifica e define um plano de cargos e salários para os colaboradores com o objetivo de reter e atrair talentos que garantam o sucesso da empresa e reduzam a rotatividade de pessoal.

Nesse tipo de ação, o RH consegue definir a posição mais adequada para os colaboradores, identificar líderes e promover o trabalho conjunto para o crescimento rápido e sólido da empresa.

É preciso manter um foco no  desenvolvimento profissional de todos os colaboradores, e o RH deve analisar maneiras de manter a empresa motivada e reduzir os ruídos de comunicação para evitar problemas recorrentes. 

Como é a divisão de equipes dentro da área de Recursos Humanos?

De acordo com o tamanho da empresa e quadro de funcionários na área de RH. Portanto , a divisão que apresentaremos pode pode ser aplicada  em empresas de todos os portes.

O departamento de RH pode ser  dividido internamente da seguinte maneira :

  1. Provisão: encarregada do processo de recrutamento e seleção de candidatos;
  2. Aplicação dos recursos humanos: Facilita o ingresso de novos colaboradores, atua com treinamentos e avaliações de desempenho;
  3. Engajamento: cria e implanta ações motivacionais na empresa, como plano de carreira, bônus, comissões e gratificações;
  4. Motivação de colaboradores: trata dos aspectos motivacionais da empresa. Para alcançar o objetivo, é necessário a avaliação frequente da remuneração, da rotina de trabalho, do desempenho individual e coletivo, entre outros.
  5. Desenvolvimento dos colaboradores: trata  da identificação e retenção de talentos internos, além do treinamento para que suas características sejam desenvolvidas;
  6. Resultados: análise dos principais índices comportamentais e produtivos de conduta profissional e de impacto corporativo.

Áreas externas do RH

Além de todas as atividades e segmentações listadas anteriormente, existe uma parte da equipe que está direcionada à iniciativas externas. Veja um pouco mais a seguir!

Assessment (Avaliação comportamental)

Utilizada em análises comportamentais dos perfis profissionais, desempenho, entre outros. Importante nos processos de contratação e de treinamento.

Headhunting (Caça-Talentos)

New call-to-action

Atuam no processo de análise e busca profissional por talentos que possam oferecer melhores resultados por possuírem habilidades e talentos específicos.

Outplacement

Realocação de profissionais, com o objetivo de continuar suas trajetórias por meio de novas oportunidades.

Educação corporativa

A educação corporativa oferece seus conhecimentos e especialidades para o desenvolvimento de outras empresas.

 

Quais são os principais desafios da área de Recursos Humanos?

Atualmente, as empresas encontram no departamento de RH o suporte necessário para o desenvolvimento de talentos e lideranças internas, que entreguem melhores resultados e promovam um aumento da  economia de recursos.

Outro desafio importante do departamento é garantir que as empresas ofereçam ambientes propícios à inovação, criatividade e proporcione novas ideias que  incentivem a autonomia de seus colaboradores.

A cultura coletiva também é um desafio e uma tendência para o RH que, diariamente, precisa mostrar aos gestores e colaboradores os benefícios da gestão horizontal.

Os principais desafios do setor de recursos humanos, são: 

Alinhamento estratégico

A construção dos valores e da missão do RH tem que ser coletiva e em via de mão dupla com a corporação.

Isso porque esses itens precisam estar de acordo com a visão e planos de negócios futuros, os quais, de fato, agregarão algum valor para a organização.

Definição de papéis

Não somente o RH, mas toda área que possui um conhecimento sólido de como pode ser útil ao negócio, tende a ser mais produtiva.

Isso porque seus colaboradores concentrarão seu tempo e energia em atividades que realmente importam. 

Investimento em tecnologia

A implementação de plataformas que auxiliam a gestão de pessoas também melhora a fluidez da área de Recursos Humanos em uma empresa.

Ao recorrer ao uso de tecnologias, como o aplicativo do Oitchau, que permite um maior controle sobre as jornadas de trabalho dos colaboradores, o departamento eliminará um grande volume de papelada desnecessária.

Além disso, vai agilizar determinados processos, evitar falhas humanas e economizar tempo e dinheiro.

Melhoria constante

O feedback é uma poderosa ferramenta de gestão. Quando incorporado às rotinas de RH, ele permite que os profissionais saibam sob quais aspectos a empresa espera que eles atuem.

No entanto, esse método precisa funcionar também como uma via de mão dupla, na qual o colaborador também deve se sentir à vontade para expressar o que ele sente em relação ao seu trabalho e a organização.

Como melhorar o departamento de Recursos Humanos?

Como vimos ao longo desse artigo, o departamento de RH é essencial para o bom desenvolvimento da empresa. Afinal ele se volta à gestão de pessoas, que é algo imprescindível para qualquer corporação, independentemente da área de atuação.

Pensando nisso, separamos algumas dicas práticas de como melhorar ainda mais a situação do seu RH. Com isso, permita a máxima produtividade dos trabalhadores do setor. Igualmente, permita que eles desenvolvam de melhor formas as políticas de gestão.

Entender que a tecnologia é o melhor caminho e implementar novos softwares!

Primeiramente, é muito importante que o setor de RH conte com tecnologia. Afinal, ela não se volta apenas à produção de bens, sendo ótima aliada na gestão de pessoas. Com ela você pode organizar dados e agilizar as atividades do setor.

O departamento de Recursos Humanos pode usar diversos tipos de ferramentas interessantes, tais como:

  • Software para folha de pagamento;
  • Registro de ponto digital com sistema inteligente que gere automaticamente os cartões de ponto e processe as informações, com atualização de horas extras, bancos de horas e descontos;
  • Software de captação de novos talentos;
  • Programa para gerenciamento de projetos, entre outros.

Lembre-se sempre que esse departamento se volta à gestão de pessoas e desenvolvimento de projetos que se voltem aos colaboradores. Portanto, quanto menos burocrático você tornar o dia a dia, mais produtivas serão as atividades de gestão do setor.

Assim, ajude-o a economizar tempo, usando a tecnologia e a inteligência artificial ao seu favor. Com isso, seus colaboradores têm a mente e o tempo livre para justamente cuidar do desenvolvimento humano da corporação.

Treinar colaboradores e liderança

Outro ponto muito interessante para melhorar ainda mais as atividades do departamento de RH são os treinamentos. Afinal, eles não se voltam apenas aos demais colaboradores. Todos precisam de instruções.

Assim, as avaliações devem passar pelos colaboradores do RH, também, de forma a identificar falhas e necessidades de treinamento. Igualmente, desenvolva um treinamento padrão para novos colaboradores do setor, para ambientá-los.

Por fim, não se esqueça da capacitação, que vai além do simples treinamento. Ela é uma forma de capacitar os colaboradores às atividades. Por exemplo, ocorre por meio de cursos de formação profissional ou em ensino superior.

Alinhar o RH aos objetivos estratégicos empresariais

Para que o departamento de Recursos Humanos possa cumprir a tarefa de gestão de pessoas de maneira completa e efetiva à empresa, ele deve estar alinhado com os objetivos da corporação. Isto é, o RH deve estar em dia com as metas empresariais.

Por isso, é essencial que os colaboradores desse departamento tenham acesso às informações internas que são relevantes para seu trabalho. Ou seja, devem estar em dia com as estratégias da própria empresa para direcionar, então, a gestão.

New call-to-action

Otimizar as contratações

Por fim, para melhorar o departamento de RH também não deixe de otimizar as contratações. Isso ocorre de inúmeras formas, a saber:

  • Tenha um banco de currículos;
  • Use ferramentas automatizadas de análise dos currículos, de forma a mantê-la mais objetiva e inclusiva;
  • Use softwares para testes e outras formas de avaliação dos candidatos.

Com isso, você será capaz de melhorar ainda mais o seu departamento de Recursos Humanos. E, assim, irá ver sua gestão de pessoas e de talentos se tornar mais objetiva e gerando mais frutos.

Como o sistema Oitchau pode ajudar seu setor de Recursos Humanos?

O departamento de RH se responsabiliza pela gestão de pessoas e isso inclui muitas coisas, como vimos acima. É necessário desenvolver políticas de engajamento e de retenção de talentos ao mesmo tempo em que se administra a relação interna.

Essa relação se refere ao respeito pelos colaboradores às regras da empresa. Isso tem influência também na efetividade dos programas que a empresa adota em favor dos colaboradores e no impacto que isso causa aos trabalhadores.

Outra questão que os serviços do RH abarcam se referem à gestão de folhas de pagamento e de cartões de ponto. Note que eles se relacionam diretamente com a gestão de pessoas e resguardam importantes informações.

Considere esse exemplo: mediante o número excessivo de horas extras e de gastos com elas, seu RH desenvolveu uma proposta de limitação de labor extraordinário e um manual de quando ele é necessário, as autorizações precisas, etc.

Agora considere: como é possível controlar se os colaboradores realmente estão seguindo as novas diretrizes? E como fazê-lo antes que seja tarde demais, quando já existem inúmeras horas extras e novos pagamentos adicionais?

O melhor, nesse, caso, é contar com um sistema digital de jornada que permita o acompanhamento em tempo real. E é justamente isso que a Oitchau oferta. Seu sistema reconhece marcações em tempo real e as registra para consulta.

Ao fazê-lo, ele atualiza o número de horas no banco de horas, de labor extraordinário, de compensações e outras questões. É como se houvesse uma gestão automática das horas que ao final deixa tudo claro para análise pelo RH.

Nesse caso os colaboradores do seu departamento de recursos humanos não passam horas a fio tentando organizar e entender informações. Elas se disponibilizam em tempo real e de maneira organizada e fácil de interpretar.

Diante disso fica claro como o sistema Oitchau pode ajudar a sua empresa e principalmente o RH. Com ele, o setor de recursos humanos pode testar suas políticas, analisar respostas e aparar as arestas para melhorar as relações.

Saiba mais sobre o sistema Oitchau

E não é só isso! O sistema de ponto Oitchau é cheio de benefícios para a empresa no geral, para os colaboradores e para o RH. Ele realiza, ao final do mês, o fechamento de horas e pagamentos de forma automática.

New call-to-action

O sistema é capaz de fazê-lo mesmo que haja pluralidade de tipos de salários, jornadas e escalas na sua empresa. Tudo é personalizado e devidamente organizado, o que afasta a burocracia do departamento do RH.

Esse sistema permite que o RH da sua empresa tenha mais tempo para aplicar em desenvolvimento de novos projetos de gestão de pessoas, o que é mais interessante para a corporação do que trabalhos burocráticos que aceitam automatização.

Outra questão interessante é que o sistema Oitchau pode ser acessado à distância, por tablet ou celular e que suas marcações são seguras. Para o RH, em tempos de pandemia e home office, isso é incrível!

Com o sistema Oitchau a sua empresa pode desafogar o RH e garantir qualidade de informações, rapidez de registros e segurança.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau