Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Recursos humanos: o que é e qual a importância para uma empresa

Os modelos mais atuais de gestão corporativa compreendem a importância de cuidar do bem mais valioso de uma empresa: seu capital humano!

Por esse motivo, pode-se afirmar que o Recursos Humanos surgiram da necessidade de cuidar, não apenas os detalhes burocráticos dos colaboradores, como o recrutamento e toda a documentação pertinente, mas também de sua relação com os gestores, sobretudo no que diz respeito aos seus anseios e expectativas.

Mas, afinal, qual o conceito de RH?

 

O que é Recursos Humanos e por que é importante?

Com o crescimento comercial, os gestores de todos os segmentos perceberam a necessidade de ter profissionais especializados no capital humano.

Assim surgiu o conceito dos Recursos Humanos, que tratam dos colaboradores de uma empresa, utilizando os recursos disponíveis para que gestores e colaboradores tenham o mesmo interesse, o sucesso da empresa, e trabalhem em conjunto para isso.

Além disso, o RH é quem cuida dos direitos dos colaboradores de acordo com as leis trabalhistas. Procura, também, alinhar anseios e expectativas no ambiente corporativo para criar uma atmosfera de harmonia, produtividade e cooperação mútua.

Por ser essencial para o sucesso da empresa, a lista de atribuições aos Recursos Humanos é ampla. Dentre suas principais funções, estão:

  • Tratar de todos os assuntos trabalhistas e burocráticos, incluindo recrutamento, desligamentos, entre outros;
  • Protagonizar a identificação de perfis profissionais qualificados para os mais diversos cargos em uma empresa;
  • Identificar, gerir e monitorar os perfis comportamentais de cada colaborador e como podem  criar uma atmosfera de produtividade;
  • Criar, instituir e monitorar as políticas internas da empresa;
  • Promover treinamentos e buscar motivar sua equipe;
  • Promover ações que incentivem o engajamento dos colaboradores;
  • Buscar incentivos financeiros para a empresa, entre outros.

Por todos esses aspectos, conclui-se que o Recursos Humanos trata dos relacionamentos internos de uma empresa, atuando estrategicamente para que os gestores sejam capazes de tomar decisões mais adequadas.

Isso se torna claro quando o RH identifica e define um plano de cargos e salários para os colaboradores com o objetivo de reter e atrair talentos que garantam o sucesso da empresa.

Nesse tipo de ação, o RH consegue definir a posição mais adequada para os colaboradores, bem como identificar líderes que contribuam para o crescimento rápido e sólido da empresa.

Tal resultado só é obtido com um RH focado no desenvolvimento profissional de todos os colaboradores, percebendo maneiras de motivá-los e mantendo-os produtivos por mais tempo e solucionando desafios internos antes que se tornem verdadeiros problemas.

 

Como o RH é dividido

Obviamente, quanto maior a empresa, maior o RH. No entanto, a divisão que apresentaremos pode ocorrer em empresas de todos os portes.

O RH é dividido internamente da seguinte forma:

  1. Provisão: encarregada do processo de recrutamento e seleção de candidatos;
  2. Aplicação dos recursos humanos: Facilita o ingresso de novos colaboradores, atua com treinamentos e avaliações de desempenho;
  3. Engajamento: cria e implanta ações motivacionais na empresa, como plano de carreira, bônus, comissões e gratificações;
  4. Motivação de colaboradores: trata dos aspectos motivacionais da empresa. Para alcançar o objetivo, é necessário a avaliação frequente da remuneração, da rotina de trabalho, do desempenho individual e coletivo, entre outros.
  5. Desenvolvimento dos colaboradores: trata  da identificação e retenção de talentos internos, além do treinamento para que suas características sejam desenvolvidas;
  6. Resultados: análise dos principais índices comportamentais e produtivos de conduta profissional e de impacto corporativo.

Quanto à implantação externa do RH, podemos citar as seguintes atividades:

 

Assessment (Avaliação comportamental)

Utilizada em análises comportamentais dos perfis profissionais, desempenho, entre outros. Importante nos processos de contratação e de treinamento.

Headhunting (Caça-Talentos)

Atuam no processo de análise e busca profissional por talentos que possam oferecer melhores resultados por possuírem habilidades e talentos específicos.

Outplacement

Realocação de profissionais, com o objetivo de continuar suas trajetórias por meio de novas oportunidades.

Educação corporativa

A educação corporativa oferece seus conhecimentos e especialidades para o desenvolvimento de outras empresas.

 

Desafios atuais do RH

Atualmente, as empresas encontram no RH o suporte necessário para o desenvolvimento de talentos e lideranças internas que entreguem melhores resultados e promovam a economia de recursos.

Outro desafio importante do departamento é garantir que as empresas ofereçam ambientes propícios à propagação de ideias e incentivem a autonomia de seus colaboradores.

A cultura coletiva também é um desafio e uma tendência para o RH que, diariamente, precisa mostrar aos gestores e colaboradores os benefícios da gestão horizontal.