Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Principais indicadores de desempenho para gestão de recursos humanos

Você analisa os indicadores de desempenho na sua empresa? Os gestores de pessoas enfrentam diversos desafios todos os dia e um dos mais importantes é garantir que o desempenho de seus colaboradores esteja de acordo com as metas traçadas para que os resultados sejam alcançados.

Para que isso ocorra, os gestores precisam usar indicadores de desempenho para ajustar estratégias e manter as equipes motivadas. Vamos elencar os principais indicadores de desempenho para gestão de recursos humanos!

 

O que avaliar nos indicadores de desempenho para gestão de RH

1. ROI (Retorno Sobre Investimentos)

A empresa que se preocupa no desenvolvimento e retenção de talentos realiza grandes investimentos frequentemente.

Isso acontece porque para ter profissionais de alta performance é preciso fazer investimentos em treinamentos, workshops e outras ações que manterão os colaboradores motivados e darão espaço para que se aprimorem e especializem em suas funções.

No entanto, é preciso ressaltar que a empresa realiza esses investimento com o objetivo de obter retorno financeiro alcançando suas metas com produtividade e otimização dos recursos. Isso é chamado de ROI, Retorno Sobre o Investimento!

O cálculo do ROI é feito da seguinte maneira:

  • O valor do retorno obtido menos o valor do investimento feito, dividido pelo valor do retorno obtido é igual ao ROI, ou seja:

ROI = (valor do retorno obtido – valor do investimento feito) / valor do retorno obtido

Em números:

A empresa investiu o valor de R$5 mil em treinamentos específicos e obteve um retorno de R$25 mil. Temos:

ROI = 25.000 – 5.000 / 25.000

ROI = R$24.800

O valor do ROI indica que a ação foi bem-sucedida.

 

2. eNPS (Employee Net Promoter)

Esse indicador tem o objetivo de apontar o quão satisfeitos os seus colaboradores estão com a empresa. Lembre-se que colaboradores felizes são leais e fazem questão de promover a empresa e a marca!

Por esse motivo, o eNPS é um indicador muito importante para o RH. Mas como aplicá-lo?

Basta fazer uma única pergunta aos seus colaboradores e realmente ouvir o que eles têm a dizer:

“De 0 a 10, qual a possibilidade de você recomendar esta empresa como um bom lugar para se trabalhar?”

Incentive-os a responder com sinceridade e, ao receber as respostas, baseie o resultado por esses parâmetros:

  • notas de 0 a 6: colaboradores que não indicariam a empresa, pois estão insatisfeitos.
  • notas de 7 a 8: colaboradores neutros.
  • notas de 9 a 10: colaboradores que são promotores e satisfeitos com a empresa.

 

3. Índice de absenteísmo ou Bradford Factor

Esse índice mostra o desempenho dos colaboradores de acordo com o número de faltas. Por isso, as faltas constantes e espontâneas, ou seja, que não foram planejadas, são mais importantes que as ausências mais longas.

Para aplicar o índice é preciso usar a fórmula:

(C) casos de ausência x (C) casos de ausência x (F) total de faltas = Bradford Factor

Veja esse exemplo:

O colaborador A teve 4 ausências de três dias cada uma. Portanto:

4 x 4 x 12 = 192 pontos

Já o colaborador B teve apenas 1 ausência de 7 dias. Portanto:

1 x 1 x 7 = 7 pontos

Assim, as faltas do colaborador A tiveram maior impacto na produtividade da empresa do que as faltas do colaborador B.

Para amenizar o índice de absenteísmo na empresa é importante criar um ambiente harmonioso em que o colaborador se sinta valorizado e tenha espaço para seu autodesenvolvimento.

 

4. Turnover de colaboradores

Turnover é um termo usado para indicar a taxa de rotatividade de colaboradores em uma empresa. Quanto maior o turnover, mais dinheiro, tempo e talentos estão sendo desperdiçados pela empresa!

O cálculo do turnover é baseado no período de 12 meses e é feito da seguinte maneira:

Turnover = Número total de desligamentos / número médio de funcionários x 100

A porcentagem ideal de turnover é em torno de 5%.

 

Estratégias para melhorar os resultados

Se os resultados dos indicadores de desempenho de seus colaboradores não refletem a realidade que esperava, está na hora de reverter o quadro!

O papel de cada um

É importante que cada colaborador entenda seu papel dentro da empresa. Definir suas funções e o que é esperado dele é um ótimo começo para que o desempenho de todos melhore.

Aprimoramento do controle de ponto

Estabelecer uma relação transparente e de total confiança entre ambas as partes é fundamental para que o colaborador se sinta valorizado. Adote um modelo de registro de ponto em que tanto o colaborador como a empresa possam acompanhar a jornada em tempo real.

Para isso, conte com a ajuda da tecnologia. O Oitchau.com.br é uma solução simples, de alta eficiência e baixo custo!

Melhore a comunicação interna

Crie canais para que os colaboradores possam se expressar e dê o feedback necessário. Saber que suas sugestões e críticas são ouvidas com interesse aumenta o comprometimento com a empresa.