pessoa com o celular e um notebook pesquisando sobre Análise preditiva dentro do RH

Análise preditiva dentro do RH: como funciona?

A análise preditiva dentro do RH pode ser uma grande aliada do desenvolvimento desse setor da empresa, em si. Isso decorre do fato de que essa estratégia reúne e analisa informações que permitem ao departamento antever situações.

Não só isso, mas também conhecer melhor o que acontece na empresa e que se relaciona aos colaboradores e gestores que ali atuam. Tudo isso ajuda no desenvolvimento de estratégias e novos projetos.

Conheça hoje, então, o que é a atuação preditiva. Veja como ela ajuda o desenvolvimento do trabalho do RH e como pode somar positivamente no crescimento e sucesso de toda a empresa.

O que é análise preditiva de RH?

mesa branca com um caderno e celular prontos para tratar de Análise preditiva dentro do RH

Já imaginou prever o futuro da empresa em relação à gestão de pessoas? Com a análise preditiva isso é possível. Ela se baseia na reunião, processamento e cruzamento de dados que ajudam o departamento e entender padrões.

Esses padrões, então, apontam tendências do futuro. Igualmente, situações que podem voltar a se repetir caso o RH não interceda de modo a mudar comportamentos e visões.

Para isso, há a utilização de ferramentas que se baseiam na inteligência artificial e aos algoritmos. Desse modo, juntam-se conhecimentos sobre a ciência comportamental e modernidades que tenham acesso à IA e aprendizado de máquina. A tudo isso dá-se o nome de People Analytics.

Mas como assim? Considere que ao contratar pessoas você possa ter em mãos informações sobre padrões de comportamento e resultados futuros que eles possam trazer. Isso, então, permitiria uma melhor seleção de candidatos, certo?

Assim, decorreria em outras questões importantes para a empresa, tais como diminuição da rotatividade, ou melhor, composição de equipes. Isso, então, é o que a análise preditiva do RH permite.

Ela une a tecnologia a outros conhecimentos típicos do RH para auxiliar em decisões e em desenvolvimento de estratégias para a melhoria da empresa e das atividades, tudo isso relacionado com os colaboradores e gestores que ali estão.

Por que fazer análise preditiva no RH? Entenda vantagens

Como vimos acima, esse tipo de análise se baseia no uso de moderna tecnologia e conhecimentos diversos com influência sobre o papel do RH. A partir disso é possível alcançar vários objetivos desse departamento, o que reflete positivamente sobre toda a empresa.

Confira, então, alguns dos principais benefícios em apostar no uso de ferramentas baseadas em inteligência artificial e na coleta, processamento e cruzamento de dados.

Diminuição de turnover

Primeiramente, o uso de análise preditiva pode ajudar uma empresa que encara problemas de turnover. Os dados utilizados a partir do uso de ferramentas baseadas em People Analytics permitem antever situações que possam aumentar a rotatividade.

Por exemplo, com base em casos passados em que esse turnover se apresentou é possível reconhecer outras situações que possam abrir caminho para isso, novamente.

O RH, assim, pode se antever de modo a evitar que essa situação se concretize, apresentando soluções antes mesmo do problema.

Maior acerto nas contratações

Outro ponto interessante em usar a análise preditiva com base em People Analytics é  acertar nas contratações. Novamente isso é possível pela análise de comportamentos e pelo cruzamento de dados. 

Acertar em contratações, aliás, é economia para a empresa. Portanto, é mais uma grande vantagens do uso de inteligência artificial dentro do RH.                                                                                                                                      

Saiba quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa

Uma vez que a análise preditiva se baseia na coleta de dados, processamento e cruzamento, torna-se possível ter em mãos informações organizadas sobre os pontos em que a empresa se sobressai e onde ela falha.

Por exemplo, quando a produtividade se mostra em alta, mas a satisfação dos colaboradores está baixa e apresenta risco para a primeira. Veja que isso, então, pode direcionar as decisões do RH de modo a melhorar a situação.

Capacitação

A capacitação dos colaboradores é essencial em qualquer tipo de empresa. Contudo, nem sempre é fácil reconhecer qual é o tipo de capacitação que cada trabalhador ou equipe demande e quais são os conhecimentos e experiências que já carregam. Ou, ao menos, não é fácil em uma análise superficial e rápida.

O uso de People Analytics no RH afasta qualquer dificuldade desse tipo. Traz dados organizados e foram obtidos a partir de situações concretas e da análise do trabalho ali praticado no dia a dia.

Conheça seus times

A partir do uso de análise preditiva no RH também é possível conhecer melhor as equipes e times que compõem a empresa. Isso pode criar padrões que auxiliem no reconhecimento de características que se fazem cruciais no dia a dia da empresa. 

Novamente, então, estamos diante de um fator que pode melhorar a qualidade das contratações, bem como a criação de equipes e a distribuição de tarefas.

Determine fatores de risco relacionados ao pessoal

Por fim, o uso de People Analytics nas empresas pode ser determinante para que haja o reconhecimento de riscos relacionados ao pessoal. A gestão de pessoas se torna mais assertiva, uma vez que pode prever eventuais problemas, bem como suas soluções.

Como fazer a análise preditiva no RH?

pessoa com a mão np mouse pesquisando sobre análise preditiva

Para isso é necessário utilizar ferramentas que se baseiem em inteligência artificial. Também, que colham, processem e cruzem dados de forma a trazer informações completas que influenciam no dia a dia da empresa.

Hoje são várias as ferramentas que oferecem isso. Aliás, você não precisa escolher entre uma e outra. O ideal é utilizar ao máximo esse tipo de tecnologia. Com isso, torna-se possível obter cada vez mais dados que, ao serem comparados e processados, trazem informações valiosas à empresa.

Uma ótima ferramenta que não pode ficar de fora do seu arsenal é a de controle de ponto da Oitchau. Ela não apenas facilita a gestão de horas, como também faz uso de inteligência artificial de modo que ajuda a reconhecer comportamentos padrões e a prever situações futuras.

Além disso, quando se combinam dados de outras fontes com os de jornada presentes na ferramenta da Oitchau, o RH consegue reunir uma robusta base de dados que melhoram suas decisões e o desenvolvimento de estratégias.

Portanto, não deixe de conhecer e aplicar o sistema Oitchau, assim como outros que se baseiem em People Analytics e, assim, ajudem a tornar a análise preditiva de RH uma realidade na empresa.

Enviar comentário

Oitchau - Registro de ponto por reconhecimento facial
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau