candidato fazendo teste

Teste situacional: o que é, quais são as vantagens e como aplicar

Nos processos seletivos são aplicados diversos testes, para conseguir escolher o candidato que bata com o perfil da vaga, um deles é o teste situacional, que cria momentos verídicos para analisar as escolhas comportamentais.

Através desse teste é medido como o futuro colaborador, se comportaria diante situações parecidas que acabam por acontecer na rotina corporativa. Além de conseguir identificar o perfil profissional que aquele candidato se enquadra.

New call-to-action

Saiba como colocar os desafios da função no teste situacional, e quais as vantagens de aplicar nos processos de seleção da empresa. Confira.

 

O que é teste situacional?

 

É uma estratégia aplicada pelo recrutamento e seleção da empresa, para avaliar quais seriam as escolhas comportamentais de um dos candidatos, ao citar situações rotineiras da empresa e apresentar opções de quais atitudes ou decisões seriam feitas diante daquela temática.

É possível identificar grande potencial através das escolhas, além dos candidatos que não teriam uma boa experiência ao exercer as funções da vaga, pois cada resposta dada deve ser pensada no comportamento real que o candidato teria e em como aquilo poderia afetar o time e os resultados da empresa.

Também mostra a capacidade e habilidades dos candidatos, já que ao se arriscar a desafios e a resolução de problemas apresenta indícios de liderança, disposição e muita entrega nos resultados.

 

Como aplicar o teste situacional?


Separamos algumas dicas, para deixar o seu teste situacional mais alinhado ao perfil da vaga e também à cultura organizacional da empresa.

 

  1. Entrevista situacional

    É o momento que o recrutador faz algumas perguntas ao candidato, na qual se refere a experiências e vivências de outras empresas, como por exemplo:

    – Qual foi a sua maior conquista profissional?”
    – Qual foi o seu maior desafio dentro da função e o que fez para vencê-lo?
    – Prefere fazer uma entrega de qualidade fora do prazo ou incompleta dentro do prazo solicitado?
  2. Atividades que envolvam simulações

     

Assim, terá uma visão mais clara do comportamento do candidato, que vai muito além de escolher apenas opções, e passando a lidar com diálogos fictícios e ações vistas pessoalmente.

  1. Dinâmica em grupo

    Apesar de ser uma prática comum, serve para avaliar como o candidato se comporta junto a outras pessoas, seja ajudando o outro, com senso de liderança ou inferioridade, como também no trabalho em equipe.

     

  2. Desafios

    Apresentar briefings ou desafiar que os candidatos façam uma apresentação, venda ou qualquer situação que envolvam momentos que ele encontrará no cotidiano e também que o faça sair da zona de conforto, contribui para não fazer escolhas equivocadas.

É importante considerar as respostas subjetivas, com clareza e também a produtividade na dinâmica, como estipular prazos de tempo para serem feitos, passar a temática e se disponibilizar para tirar dúvidas, e analisar como os candidatos sobressaem no desenvolvimento deles.

New call-to-action

Quais são as principais vantagens do teste situacional?


Analisar os níveis de proatividade, soft skills e hard skill contribui para compatibilidade do perfil do candidato com a vaga sendo muito eficaz, além da possibilidade de conseguir analisar outros pontos além desses já citados. Que são:

 

  • Como lidam com a pressão;
  • Se estão atentos aos prazos;
  • A produtividade nas entregas;
  • Se tiram dúvidas;
  • Comprometimento;
  • Empenho na busca de soluções;
  • Senso de liderança;


E as principais vantagens de aplicar o teste situacional são:

 

  • Redução de turnover;
  • Melhorias na cultura organizacional;
  • Melhorias na gestão de conflitos;
  • Economia de custos;
  • Evita contratações que não se alinham a cultura e nem ao perfil da vaga;
  • Analisar a desenvoltura de perto, de maneira realista;
  • Saber se o candidato se identifica com a proposta;
  • Observa o comportamento de várias maneiras;
  • Vai além dos testes comuns de seleção.

O teste situacional colabora para a agilidade e melhor escolha, do processo de novas contratações e permite que sejam avaliados de maneira mais real e habitual que outros testes aplicados no mercado. O que acha de começar a aplicar na sua empresa?

 

Para mais dicas do mundo corporativo, acesso o Blog da Oitchau

Leia também: O que é 5W2H e como aumentar a produtividade da equipe

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau