o que é turnover

O que é Turnover? Como calcular, significado e muito mais!

A rotatividade de pessoal faz parte da rotina de qualquer empresa. E isso é fato. O termo turnover, ou taxa de rotatividade de colaboradores em uma empresa, é um ponto de atenção de todo gestor.

Isso porque se trata de um indicador da saúde organizacional, evidenciando o seu percentual de substituição, ou seja, o movimento de entradas e saídas de talentos humanos.

Turnover: o que é no mundo empresarial?

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Todos os dias, os profissionais são incorporados e substituídos em empresas do mundo todo.

Contudo, quando a rotatividade de talentos é demasiado grande ou muito estagnada, pode comprometer os resultados do negócio.

Mas, afinal, como calcular o índice de rotatividade e ter números ideais neste quesito?

Quais os tipos de turnover e o que há de novo em técnicas de gestão de pessoas? Veja mais sobre o assunto a seguir!

Turnover: o que é e para que serve?

Como vimos, o turnover é um índice de rotatividade, ou seja, o número de novos colaboradores em comparação aos talentos que deixam a empresa.

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A rotatividade é comum e até saudável dentro de certa perspectiva. 

Pode também sinalizar que a gestão de pessoas requer novas estratégias, principalmente no caso de perda de profissionais importantes. Este indicador pode apresentar também taxas de crescimento da organização.

Vale lembrar que não se trata apenas de uma métrica ou algo corriqueiro.

Os profissionais de RH e gestores devem ter em mente que o entra e sai de colaboradores deve ser algo analisado com cuidado.

Uma vez que o departamento pessoal deixou há tempos de ser um setor meramente burocrático para ser um componente estratégico na tomada de decisão da empresa.

Nos últimos anos, técnicas de mensuração e controle da rotatividade se desenvolveram e criaram novas demandas para que a empresa tenha os melhores resultados neste sentido.

A rotatividade de pessoal é algo bom ou ruim?

A rotatividade é algo natural: pessoas vão entrar e sair de sua empresa. Entretanto, os números exacerbados podem indicar grandes problemas.

Então, o turnover deve ser compreendido sempre dentro de um contexto e pelo viés da análise qualitativa, e não apenas quantitativa.

Portanto, é certo que o desligamento de um colaborador gera sempre um custo – não apenas de rescisões, férias e outras obrigações trabalhistas.

Mas também de contratação de um novo profissional, treinamento e adaptação, empenho dedicado ao colaborador que sai e outros investimentos que são perdidos quando o profissional deixa cedo demais o seu cargo.

Análise qualitativa

Mas se observarmos pela análise qualitativa, a rotatividade, quando bem compreendida e controlada, oferece à empresa uma diversidade maior de talentos, uma oxigenação nas equipes.

Além disso, quando a empresa está em pleno crescimento, as taxas de turnover irão aumentar, e isso não significa que há prejuízos significativos.

Tarefa constante

Entender como e porque a rotatividade está em alta e o que isso indica para a empresa em determinado período é uma tarefa constante.

Desta forma, um primeiro passo é entender como o turnover acontece, ou seja, quais os tipos possíveis de rotatividade.

Tipos de turnover

Os tipos mais comuns de turnover são:

  • Turnover voluntário – Ocorre quando o profissional pede o desligamento da organização. Além disso, é mais comum entre profissionais mais experientes ou com Nível Superior.
  • Turnover involuntário – É o oposto, quando a empresa demite o funcionário, seja por baixo desempenho, problemas de ordem financeira ou outros motivos.
  • Turnover funcional – É algo saudável e ocorre quando o colaborador reconhece o baixo rendimento e prefere o desligamento ou mudança de posição por conta própria, diminuindo assim os custos para a empresa e dando oportunidade a outros profissionais.
  • Turnover disfuncional – É um tipo preocupante, pois neste caso o colaborador deixa a empresa por ter um alto desempenho e busca por oportunidades externa melhores. A organização não consegue reter este talento e ainda podem ocorrer outros tipos de perdas, como a de clientes ou a de outros membros da equipe.

Como calcular turnover?

O indicador que serve para avaliar a relação entre o número de contratações e rescisões em determinado período e se este movimento impactará negativamente a empresa tem uma fórmula:

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Esta fórmula permite ao gestor acompanhar a rotatividade de colaboradores de sua empresa e é imprescindível para a tomada de decisão.

O turnover no Brasil, por exemplo, é superior às taxas mundiais.

Contudo, o país está crescendo e se modernizando, o que poderia explicar o fenômeno quando comparado à países mais amadurecido e estável quanto aos seus negócios.

Vale ressaltar que o turnover deve ainda ser analisado conforme a realidade de cada negócio, considerando o seu segmento e particularidades. É comum que as taxas variem conforme cada setor produtivo.

O que considerar no cálculo de turnover?

Desta forma, o gestor e os profissionais de RH devem considerar o que é ou não aceitável para a sua empresa, considerando fatores internos e externos.

Especialistas indicam que vale considerar 1% ao mês, mas é importante identificar o que a taxa significa em termos financeiros para o negócio.

Como evitar os prejuízos relacionados ao turnover?

Ao identificar a taxa de turnover na sua empresa e analisar os seus impactos, o próximo passo é identificar problemas, contingências, desafios e oportunidades no contexto interno.

Além disso, é preciso conhecer boas práticas de gestão de pessoas aplicadas à rotatividade.

O que causa a rotatividade?

São vários os motivos que podem afetar o turnover da sua empresa e fazer com que a rotatividade seja alta.

Conhecê-los é importante para identificar a raiz deste problema. Abaixo, veja os principais deles.

Remuneração

A remuneração é um dos principais aspectos para atrair ou repelir bons talentos. Por isso, não basta ela seguir a média do mercado, ela também deve ser atrativa e um diferencial.

Por mais que o clima organizacional, as atividades e a imagem da empresa sejam relevantes na atração e retenção de talentos, o salário é um dos primeiros aspectos que as afetam.

Políticas de benefícios

A ausência de benefícios ou a existência de uma política deles defasada também afeta o turnover e tende a aumentar a rotatividade.

Eles, assim como o salário, exercem grande importância para reter talentos. Por isso, devem ser relevantes, condizer com as expectativas dos colaboradores e realmente fazer diferença no dia a dia deles.

Ao falarmos em benefícios, não nos limitamos aos tradicionais, como refeição, alimentação, transporte e plano de saúde. As empresas devem aumentar esse leque para se destacar, pois ele já é um padrão do mercado.

É por isso que cada vez mais empresas investem em benefícios diferenciados. Dentre eles estão o vale-cultura, convênios com estacionamentos e estabelecimentos comerciais para descontos, vale academia, dia de folga no aniversário, aulas de línguas estrangeiras etc.

Falta de reconhecimento

A falta de reconhecimento é uma vilã das taxas de turnover. Mesmo com bom salário e benefícios relevantes, muitas empresas pecam ao não demonstrar aos colaboradores o quanto eles são importantes para o funcionamento da corporação.

Por isso, é importante rever como seus colaboradores são valorizados e se eles se enxergam como peças-chave para as atividades corporativas.

O reconhecimento profissional pode ocorrer de diferentes maneiras. Prêmios, aumento salarial, promoção para cargos de hierarquia maior ou até mesmo liberdade para desenvolvimento de novos projetos são alguns deles.

Inexistência de plano de carreira

Caso a sua empresa não tenha um plano de carreira bem definido, saiba que isso pode ser o responsável pela alta rotatividade.

O turnover é afetado pela ausência de planos de carreira justamente porque os colaboradores não enxergam chances de crescimento. Igualmente, não sabem o que se espera deles para que possam crescer profissionalmente.

Além disso, não basta ter um plano de carreira, é importante que ele também seja detalhado, divulgado entre os colaboradores e efetivamente praticado.

Clima organizacional

Um bom clima organizacional é crucial para que os colaboradores possam exercer suas atividades com a atenção necessária, em harmonia e com foco. Igualmente, para evitar situações de estresse, que afetam sua saúde.

Diante disso, o clima organizacional ruim, em que conflitos são frequentes, não há diálogo ou trocas, é um dos motivadores para o turnover.

Imagem da empresa

A forma como a sua empresa se porta pode atrair ou repelir talentos. Isso inclui as suas divulgações, ações de marketing, valores e causas defendidas. É importante que elas sejam relevantes e que realmente sejam colocadas em prática.

Como o turnover afeta a empresa?

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Antes de vermos como utilizar as taxas de turnover para as suas decisões estratégicas de modo a controlar a rotatividade, é necessário entender como ele afeta a corporação. Isto é, os indícios que ele traz.

Somente assim é possível entender a relevância desse indicador e porque ele deve, sim, ter um lugar importante na gestão.

Abaixo, então, veja quais são os reflexos que a rotatividade tem sobre a sua empresa.

Imagem da empresa

Primeiramente, uma empresa com altos níveis de rotatividade coloca sua imagem em risco. Afinal, não se passa uma boa impressão quando sempre se está abrindo vaga para o mesmo cargo, não é mesmo?

Quando isso acontece ou quando os profissionais ficam sabendo dessa rotatividade, não tendem a encarar a empresa com bons olhos.

Nesse caso há a impressão de que algo está errado para que ninguém permaneça no cargo.

Portanto, cuidado! Altas taxas de turnover são bastante lesivas à imagem da empresa enquanto empregadora.

Isso afasta eventuais talentos do mercado, para quem a empresa não desperta interesse; igualmente, pode até mesmo afastar consumidores.

Gastos

O turnover é caro, isso é inegável. Primeiramente, considere que quando um colaborador deixa a empresa são várias as verbas que devem ser pagas na rescisão. Dentre elas estão:

  • Férias proporcionais e vencidas com adicional de 1/3;
  • 13° salário proporcional;
  • Aviso prévio.

Ainda, caso se trate de dispensa sem justa causa, cabe o pagamento da multa do Fundo de Garantia, que é de 40%. Em caso de acordo de dispensa ela é de 20%.

Além dos gastos que se apresentam em relação à rescisão, existem outros que se impõem para novas contratações. Isto é, o processo de seleção e recrutamento também requer gastos.

Dentre eles estão as divulgações das vagas, exames laborais, etc. Igualmente, existe o gasto de tempo, que é preciosíssimo. Há necessidade de que colaboradores do RH direcionem seu tempo para novos processos seletivos.

Da mesma maneira, é preciso treinar o novo colaborador e acompanhá-lo. Tudo isso requer recursos humanos, tecnológicos e financeiros.

Ou seja, ilustram-se em gastos. Por isso, diminuir o turnover na empresa é reduzir os gastos que ela possui.

Produtividade

Diante de tudo isso é claro que a produtividade tende a cair quando as taxas de turnover estão altas. Primeiro pelo fato de que de tempos em tempos a empresa perde um responsável por algumas das atividades.

Isso ao mesmo tempo em que sobrecarrega alguns colaboradores, atrasa a entrega de projetos ou produtos.

Decisões estratégicas

Uma vez reconhecido os problemas, é preciso adotar boas práticas e tomar decisões estratégicas:

  • Employee experience – Criar uma estrutura que ofereça uma boa experiência aos funcionários, para que a empresa seja uma referência para o seu público interno e externo. As estratégias devem ser prioridade na cultura organizacional.
  • Processo de recrutamento e seleção eficientes – É importante rever as práticas de recrutamento e seleção, bem como o contrato de trabalho.
  • Liderança que foram lideranças – O líderes devem seguir os novos paradigmas, em que haja a formação de novos líderes em todas as equipes, com um posicionamento humanizado, que incentive a autonomia em todas as funções. Os líderes devem estar bem alinhados com os propósitos da empresa, mas devem servir no desenvolvimento dos colaboradores.
  • Comunicação interpessoal – Incentivar práticas como resolução de conflitos e feedback.
  • Acompanhamento – Observar cada etapa do colaborador junto à empresa, inclusive fazer entrevistas detalhadas de desligamento.
  • Ambiente de trabalho seguro – Promover a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho.
  • Avaliação constante – Criar avaliações quanto ao nível de satisfação do colaborador.
  • Mensuração por ferramentas – Utilizar ferramentas que ajudam a medir o turnover, como controle de ponto eletrônico – veja mais sobre as soluções Oitchau neste link.
  • Transparência – Ter políticas transparentes de remuneração, descrição de cargos e salários mais claras e ações que promovam o engajamento é fundamental.
  • Gestão por competências – Utilizar práticas mais modernas de gestão por competências.

Clima organizacional

Por fim, quando as taxas de turnover são altas o clima organizacional sofre. Para começar, ele já é afetado por gerar uma espécie de desconfiança dos colaboradores em relação à empresa.

Ainda, por sobrecarregarem um ou alguns colaboradores que devem cobrir serviços de um cargo vago. Igualmente, dificulta a comunicação e a entrosamento entre os colaboradores, pois esses sempre estão mudando.

Como a gestão de pessoas pode melhorar as taxas de turnover da empresa?

É indiscutível que as taxas de turnover da empresa afetam na sua imagem, no funcionamento, na produtividade e nas finanças. Por isso, elas requerem controle.

O RH é um personagem importante neste controle. A gestão de pessoas está no cerne da redução das taxas de rotatividade. Confira algumas ações que podem ajudar!

Reveja seus processos de seleção e recrutamento

Um dos pontos onde a área de RH pode atuar contra a rotatividade é já no início da relação entre a empresa e o profissional.

Os processos de recrutamento e de seleção de novos talentos podem definir o sucesso em uma relação, bem como a vitalidade dela.

Portanto, é importante que o RH sempre tenha em mãos as necessidades exatas da vaga em aberto, bem como um perfil ideal do candidato.

A seleção de currículos também é algo importante e deve ser feito com cuidado, especialmente quanto às questões subjetivas.

Uma boa solução para isso é o uso de um software de seleção de currículos. Ela mantém o processo mais justo, centrado e ágil, além de automatizá-lo.

Promova a diversidade

Como a sua empresa lida com a diversidade? Existem mulheres, homossexuais, negros, indígenas ou quilombolas nos seus quadros? Quantos deles estão em cargos de chefia?

Saiba que a falta de diversidade é um dos principais motivos das altas taxas de turnover em uma empresa.

A diversidade não é apenas uma obrigação da empresa, mas algo essencial à sobrevivência dela. Ela traz mais ideias, cria um ambiente mais rico e é excelente para a imagem empresarial.

Portanto, talvez seja a hora de rever suas políticas de diversidade. Procure aumentá-la, contrate pessoas diferentes e faça do seu ambiente mais diversificado e interessante.

Recrutamento interno

Sua empresa busca profissionais de fora dela na hora de ocupar a direção de um novo setor ou um cargo de chefia? Pois isso pode estar afastando os talentos da sua corporação.

O turnover pode ser motivado pela falta de oportunidades de crescimento dentro da empresa. É necessário que os seus colaboradores vejam que possam crescer.

Portanto, sempre que possível faça uso do recrutamento interno. Ele pode ser útil para selecionar novos gestores, assim como para novos setores.

Nesse caso, procure saber mais sobre os interesses dos colaboradores. Muitas vezes quem trabalha no setor X tem interesse pelo Y e pode somar muito mais no segundo lugar!

Desenvolva programas de benefícios

Os benefícios que a sua empresa oferece aos seus colaboradores são indispensáveis para o controle da rotatividade. Eles precisam se sentir valorizados.

Para isso, é necessário ir além de benefícios tradicionais como auxílio-alimentação ou seguro de saúde. Ofereça outros benefícios, como flexibilidade, vale cultura, Gym Pass, etc.

Escute seus colaboradores

O controle do turnover requer que você escute seus colaboradores. Saiba quais são suas reclamações e quais são as necessidades que possuem.

Somente assim é possível saber o que os afasta da empresa. Igualmente, quais são os benefícios que lhes interessam e que fariam diferença positiva na vida deles.

Portanto, não deixe de escutar os seus colaboradores para ter controle sobre a rotatividade e oferecer um bom local de trabalho, que atrai talentos do mercado!

Como a gestão de ponto eficiente ajuda a melhorar as taxas de turnover?

A gestão de ponto engloba o controle e a anotação de horários de entrada e saída no trabalho. Também, a contabilização da jornada ao longo do mês e das horas extras.

Pois saiba que ela tem impacto direto sobre as taxas de rotatividade. Afinal, o controle de ponto traz uma série de informações importantes para os gestores.

Por exemplo, por meio das anotações de ponto é possível reconhecer atrasos constantes, saídas antecipadas e ausências não justificadas. Isso, por sua vez, traz indícios importantes.

Aqui estão sinais que demonstram a falta de engajamento de um colaborador e as chances de ele deixar a empresa.

Diante disso, cabe aos gestores o desenvolvimento de estratégias que busquem engajar os colaboradores. Por exemplo, políticas internas de compensação para a assiduidade. Igualmente, mudanças internas que possam aumentar o interesse do trabalhador.

Conheça o sistema digital de ponto Oitchau

O controle de ponto digital Oitchau é a melhor opção para fazer a gestão de ponto da sua empresa.

Moderno e fácil de utilizar, ele é uma solução para o controle de horas e reúne dados importantes para a gestão de pessoas e a diminuição do turnover.

Com ele, é possível reunir informações em tempo real sobre a jornada dos colaboradores.

Ele é atualizado constantemente, de modo que assim que o colaborador realiza a marcação de ponto ela é apontada dentro do sistema.

Desse modo, não é necessário aguardar o final do mês, como acontece com os relógios de ponto padrão, para ter acesso às informações de jornada.

O RH tem a chance de agir com antecedência.

Além disso, os registros ficam salvos na nuvem e tanto os gestores quanto os colaboradores podem acessá-lo.

Dessa maneira, os funcionários podem acompanhar suas horas de trabalho ao passo em que a empresa oferece transparência.

A transparência é essencial para o desenvolvimento da relação de confiança entre empregador e empregado. Por isso, ela também impacta na diminuição das taxas de turnover.

No sistema Oitchau os colaboradores sabem quantas horas extras prestaram e o valor que devem receber por elas. Também, fazem o controle de faltas e acessam dados que revelam mais sobre o dia a dia de trabalho deles.

Mas não é só isso! O controle de ponto digital é capaz de realizar uma série de atividades de maneira automatizada e 100% segura. Uma das principais é o cálculo do número de horas.

Ao automatizar essa atividade, torna-se possível eliminar erros de pagamentos de horas extras.

O pagamento correto do labor extraordinário é outro ponto que impacta no turnover e melhor a relação entre o empregador e seus funcionários.

Ainda, uma empresa que adere ao sistema digital de trabalho pode adotar tranquilamente sistemas híbridos de trabalho ou home office. 

A ferramenta oferece um aplicativo pelo qual as marcações de horário podem acontecer com a mesma segurança do quiosque presencial.

Assim, as horas permanecem sendo remuneradas corretamente.

Por isso, conte com o sistema digital Oitchau para melhorar as suas taxas de turnover. Além disso, utilize a planilha Oitchau, que você encontra abaixo de modo 100% gratuito.

Planilha de turnover: Um facilitador no seu cálculo

A planilha de turnover da Oitchau é uma ferramenta essencial para o gestor de RH, pois permite o registro e acompanhamento dos índices de rotatividade de pessoal na empresa. 

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Com a planilha, é possível visualizar de forma clara e organizada os dados de entrada e saída de funcionários, identificar tendências e padrões, bem como analisar os custos e impactos da alta rotatividade. 

Além disso, a planilha facilita a elaboração de estratégias e ações para retenção de talentos, melhorias no clima organizacional e no processo de seleção e treinamento de novos colaboradores. 

Com essas informações em mãos, o gestor pode tomar decisões mais assertivas e promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

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