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Accountability: Saiba como lidar com o tema no RH

O termo accountability aplicado no RH ainda é pouco utilizado pelas empresas brasileiras, mas não é uma ideia recente.  Contudo, tem crescido nos últimos tempos e refere-se aos critérios éticos e de transparência.

Apesar de não haver uma tradução direta para o português, pode ser traduzido como “a qualidade ou o estado de responsabilidade”. É a habilidade de aceitar a responsabilidade pelas ações ou assumir a obrigação de ser responsável.

Isso tem um grande impacto na cultura organizacional e na imagem da empresa. A seguir, veja mais sobre o que é e como aplicar o conceito de accountability na sua empresa!

O que é accountability?

O accountability é o ato de responsabilização, obrigação, controle, compromisso e transparência e promove a prestação de contas de todos os setores da empresa, permite delegar as responsabilidades com mais assertividade, equilibrando as situações de erros e conquistas, e punições e recompensas no cenário corporativo.

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O accountability faz parte da rotina de qualquer negócio ou ambiente de trabalho, sendo importante para a tomada de decisões, melhorias e controle de riscos. Desta forma, o concito não funciona apenas quando algo dá errado, mas em todos os momentos. Afinal, a responsabilidade deve acompanhar a vida profisisonal.

Premissas do accountability

Alguns especialistas apontam quatro pilares do accountability. São eles:

  • See it: reconhecer o problema.
  • Own it: assumir a responsabilidade do problema e dos resultados.
  • Solve it: criar soluções para o problema.
  • Do it: aplicar as soluções criadas.

O accountability no RH

O RH deixou de ser um setor de custos apenas, dado às atividades burocráticas, e passou a ser um importante setor de tomada de decisão da empresa. Logo, é essencial para a empresa o crescimento e o desenvolvimento do setor. O RH envolve muitas responsabilidades e tem uma exigência ética muito grande.

A assunção de responsabilidade e a prestação de contas deve fomentar a organização do trabalho neste setor e fazer com que seja referência inclusive para outros setores, uma vez que o accountability deve ser praticado em toda a empresa.

Como o RH está centro da visão, cultura organizacional e lida com todas as pessoas da empresa, sendo a área que tem a oportunidade de impactar todos os colaboradores e departamentos, deve não só ter accountability, mas contribuir para a implantação do conceito em toda a empresa.

Do candidato ao colaborador, do topo hierárquico aos funcionários de apoio na base da pirâmide, das contas com pessoal ao treinamento, todos passam pelo RH. Ele orquestra o fluxo de pessoas da empresa. Suas ações estão espalhadas pelas pessoas que compõem a organização.

Logo, no contexto dos Recursos Humanos, o accountability se apresenta como ideia para alinhar metas individuais e da equipe com estratégias do negócio, fortalecer a responsabilidades e o sentido ético entre os colaboradores, reconhecer o feedback e a comunicação interpessoal, efetivar melhorias, etc.

O que é responsabilização?

O conceito de responsabilização não pode ser meio de punição. Além disso, Porém, o termo vai além do cumprimento de metas e obtenção de resultados. Ele deve proporcionar o sentido de liderança em todas as funções e reforçar a autonomia junto aos colaboradores, fazendo com que se sintam capazes de realizar suas funções.

Para tal, a cultura organizacional deve contemplar o sentido de accountability, ter um ambiente aberto, seguro e de compromisso.

Benefícios do accountability para a empresa

Como vimos, o conceito de accountability está intrinsecamente relacionado com a cultura organizacional. Ele oferece muitos benefícios na propagação de valores, prestação de contas e responsabilização. Vejamos alguns deles:

  • Promove a transparência e abertura no ambiente de trabalho.
  • Prioriza as relações de confiança.
  • Permite melhorar a comunicação e o diálogo, impactando em toda a produtividade.
  • Proporciona mais foco nos resultados e clareza no que deve ser feito.
  • Traz vantagens para a tomada de decisões.
  • Reduz riscos e danos.

Por que usar o accountability no RH?

Como visto, o conceito de accountability traz muitas vantagens para o RH e para toda a empresa. Vejamos alguns motivos para implantar o conceito neste setor:

Gerenciamento de crises – Este é um dos motivos mais importantes. Esta prática permite otimizar o processo de delegação de responsabilidades e a busca por soluções para os problemas.

Marca mais forte – Com o tempo, os públicos da empresa passa a perceber os critérios éticos assumidos a partir do accountability, tornando a marca mais forte no mercado e oferecendo mais credibilidade.

Distribuição de responsabilidades – O accountability é um instrumento de distribuição de responsabilidades entre os diferentes setores. Com isso, o profissional passa a assumir as responsabilidades que lhe cabe, sem assumir a culpa por um erro cometido por outra pessoa. Definir a responsabilidade de cada tarefa permite determinar quem precisará arcar com as consequências de um possível erro.

Processos de accountability no RH

A responsabilização deve ser uma prática constante, amparada pela análise de resultados e planejamento estratégico. Só assim é possível um processo de melhoria contínua através desta ferramenta.

Os erros devem ser evitados, mas quando ocorrem, devem ser assumidos e ser um ponto de mudança para os envolvidos. Esse ideal deve ser estabelecido no setor do RH e ampliado a toda a empresa. Para isso, há algumas técnicas.

Alinhar com os objetivos da corporação – Alinhar com a diretoria e outros cargos de liderança o que é o conceito, de que forma fará parte da cultura organizacional e da rotina de trabalho, para que estejam cientes do que realmente é relevante neste sentido.

Esclarecer critérios e expectativas – É importante ter critérios de accountability e esclarecer as expectativas. Para isso, basta criar uma relação do conceito com o resultado que se espera do setor, estabelecer um retorno de como o setor visualiza essas demandas e o que ele espera da organização. O diálogo, neste sentido, é essencial.

Defina os recursos – Sabendo o que deve ser feito, estabeleça os recursos necessários.

Defina a avaliação e mensuração dos resultados – É imprescindível a mensuração das práticas de accountability conforme os critérios estabelecidos pela empresa. Isso permitirá adequar o planejamento estratégico para que se tenha mais resultados. Tenha metas claras e mensuráveis, de preferência semanais.

Promova o feedback – É fundamental fortalecer a prática do feedback para implementar o accountability no RH. Os profissionais precisam ter um retorno de suas atividades, se estão suprindo às expectativas, poder contribuir com a sua opinião, relatando também dificuldades, para assim agilizar o processo.

Recompensa e accountability – Uma forma de implementar o accountability é oferecer recompensas para que cada colaborador alcance os seus objetivos. O reconhecimento apoia a prática e ajuda na boa experiência do colaborador.

Veja também: Gestão empresarial: dicas para melhorar a rotina de trabalho

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