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Accountability: Saiba como lidar com o tema no RH

O termo accountability aplicado no RH ainda é pouco utilizado pelas empresas brasileiras, mas não é uma ideia recente.  Contudo, tem crescido nos últimos tempos e refere-se aos critérios éticos e de transparência.

Apesar de não haver uma tradução direta para o português, pode ser traduzido como “a qualidade ou o estado de responsabilidade”. É a habilidade de aceitar a responsabilidade pelas ações ou assumir a obrigação de ser responsável.

Isso tem um grande impacto na cultura organizacional e na imagem da empresa. A seguir, veja mais sobre o que é e como aplicar o conceito de accountability na sua empresa!

O que é accountability?

O accountability é o ato de responsabilização, obrigação, controle, compromisso e transparência e promove a prestação de contas de todos os setores da empresa, permite delegar as responsabilidades com mais assertividade, equilibrando as situações de erros e conquistas, e punições e recompensas no cenário corporativo.

accountability

O accountability faz parte da rotina de qualquer negócio ou ambiente de trabalho, sendo importante para a tomada de decisões, melhorias e controle de riscos. Desta forma, o concito não funciona apenas quando algo dá errado, mas em todos os momentos. Afinal, a responsabilidade deve acompanhar a vida profisisonal.

Premissas do accountability

Alguns especialistas apontam quatro pilares do accountability. São eles:

  • See it: reconhecer o problema.
  • Own it: assumir a responsabilidade do problema e dos resultados.
  • Solve it: criar soluções para o problema.
  • Do it: aplicar as soluções criadas.

O accountability no RH

O RH deixou de ser um setor de custos apenas, dado às atividades burocráticas, e passou a ser um importante setor de tomada de decisão da empresa. Logo, é essencial para a empresa o crescimento e o desenvolvimento do setor. O RH envolve muitas responsabilidades e tem uma exigência ética muito grande.

A assunção de responsabilidade e a prestação de contas deve fomentar a organização do trabalho neste setor e fazer com que seja referência inclusive para outros setores, uma vez que o accountability deve ser praticado em toda a empresa.

Como o RH está centro da visão, cultura organizacional e lida com todas as pessoas da empresa, sendo a área que tem a oportunidade de impactar todos os colaboradores e departamentos, deve não só ter accountability, mas contribuir para a implantação do conceito em toda a empresa.

Do candidato ao colaborador, do topo hierárquico aos funcionários de apoio na base da pirâmide, das contas com pessoal ao treinamento, todos passam pelo RH. Ele orquestra o fluxo de pessoas da empresa. Suas ações estão espalhadas pelas pessoas que compõem a organização.

Logo, no contexto dos Recursos Humanos, o accountability se apresenta como ideia para alinhar metas individuais e da equipe com estratégias do negócio, fortalecer a responsabilidades e o sentido ético entre os colaboradores, reconhecer o feedback e a comunicação interpessoal, efetivar melhorias, etc.

O que é responsabilização?

O conceito de responsabilização não pode ser meio de punição. Além disso, Porém, o termo vai além do cumprimento de metas e obtenção de resultados. Ele deve proporcionar o sentido de liderança em todas as funções e reforçar a autonomia junto aos colaboradores, fazendo com que se sintam capazes de realizar suas funções.

Para tal, a cultura organizacional deve contemplar o sentido de accountability, ter um ambiente aberto, seguro e de compromisso.

Accountability no RH: Responsabilidade e propriedade

Outro aspecto muito importante relacionado ao accountability para RH é o fato de que ele tende a criar, para os empregados e colaboradores, a ideia de que eles também são proprietários da empresa.

Ou seja, eles fazem parte dela de tal modo que uma porcentagem dela os pertences. Isso é refletivo, por exemplo, em casos de empresas que ilustram seu crescimento por meio da cessão, aos empregados, de melhores condições, salários, benefícios etc.

Isso também é chamado de engajamento, pois faz com que o trabalhador perceba que o sucesso do empreendimento depende, em muito, do seu esforço. Assim, o seu esforço somado ao crescimento da empresa traz consequências positivas a ele.

Portanto, o accountability é muito importante, principalmente pelo fato de que as relações de trabalho estão sofrendo grandes transformações. Elas são exemplificadas pela ascensão da tecnologia, pelas novas perspectivas do mercado de trabalho trazidas pelas novas gerações e, claro, pela instabilidade econômica que o país vem passando nos últimos anos.

Dessa maneira, não só o mercado de trabalho, mas também o mundo dos negócios exige agilidade e inovação. E é exatamente isso que o accountability tende a oferecer.

Nesse cenário, são afastadas usuais desculpas quanto à responsabilidade de algum erro ou falha (seja em razão do colaborador ou setor), que são substituídas por questionamentos mais concretos e que permitem que os personagens da relação de trabalho não se esquivem do problema, mas o encarem e busquem solucioná-lo.

Portanto, o “não foi minha culpa” é substituído por “o que levou a operação a não dar certo?”, “De que forma podemos evitar esse problema?” e outros posicionamentos muito mais construtivos e eficazes.

Destarte, o accountability está correlacionado à capacidade do colaborador de reconhecer e assumir a sua participação nas atividades da empresa.

Aliás, um estudo de autoria da consultoria Lee Hecht Harrison (LHH), que levou em consideração mais de 2.000 executivos das áreas de recursos humanos, gerenciamento e diretorias de empresas, demonstrou que 73% dos participantes da pesquisa encaram o accountability como sendo fundamental para o sucesso da organização.

Colocá-lo em prática, assim, é necessário para aqueles que ocupam cargos de hierarquia superior, que devem fomentar essa prática dentro da empresa para que ela seja adotada por todos os colaboradores.

Benefícios do accountability para a empresa

Como vimos, o conceito de accountability está intrinsecamente relacionado com a cultura organizacional. Ele oferece muitos benefícios na propagação de valores, prestação de contas e responsabilização. Vejamos alguns deles:

  • Promove a transparência e abertura no ambiente de trabalho.
  • Prioriza as relações de confiança.
  • Permite melhorar a comunicação e o diálogo, impactando em toda a produtividade.
  • Proporciona mais foco nos resultados e clareza no que deve ser feito.
  • Traz vantagens para a tomada de decisões.
  • Reduz riscos e danos.

Por que usar o accountability no RH?

Como visto, o conceito de accountability traz muitas vantagens para o RH e para toda a empresa. Vejamos alguns motivos para implantar o conceito neste setor:

Gerenciamento de crises – Este é um dos motivos mais importantes. Esta prática permite otimizar o processo de delegação de responsabilidades e a busca por soluções para os problemas.

Marca mais forte – Com o tempo, os públicos da empresa passa a perceber os critérios éticos assumidos a partir do accountability, tornando a marca mais forte no mercado e oferecendo mais credibilidade.

Distribuição de responsabilidades – O accountability é um instrumento de distribuição de responsabilidades entre os diferentes setores. Com isso, o profissional passa a assumir as responsabilidades que lhe cabe, sem assumir a culpa por um erro cometido por outra pessoa. Definir a responsabilidade de cada tarefa permite determinar quem precisará arcar com as consequências de um possível erro.

Processos de accountability no RH

A responsabilização deve ser uma prática constante, amparada pela análise de resultados e planejamento estratégico. Só assim é possível um processo de melhoria contínua através desta ferramenta.

Os erros devem ser evitados, mas quando ocorrem, devem ser assumidos e ser um ponto de mudança para os envolvidos. Esse ideal deve ser estabelecido no setor do RH e ampliado a toda a empresa. Para isso, há algumas técnicas.

Alinhar com os objetivos da corporação – Alinhar com a diretoria e outros cargos de liderança o que é o conceito, de que forma fará parte da cultura organizacional e da rotina de trabalho, para que estejam cientes do que realmente é relevante neste sentido.

Esclarecer critérios e expectativas – É importante ter critérios de accountability e esclarecer as expectativas. Para isso, basta criar uma relação do conceito com o resultado que se espera do setor, estabelecer um retorno de como o setor visualiza essas demandas e o que ele espera da organização. O diálogo, neste sentido, é essencial.

Defina os recursos – Sabendo o que deve ser feito, estabeleça os recursos necessários.

Defina a avaliação e mensuração dos resultados – É imprescindível a mensuração das práticas de accountability conforme os critérios estabelecidos pela empresa. Isso permitirá adequar o planejamento estratégico para que se tenha mais resultados. Tenha metas claras e mensuráveis, de preferência semanais.

Promova o feedback – É fundamental fortalecer a prática do feedback para implementar o accountability no RH. Os profissionais precisam ter um retorno de suas atividades, se estão suprindo às expectativas, poder contribuir com a sua opinião, relatando também dificuldades, para assim agilizar o processo.

Recompensa e accountability – Uma forma de implementar o accountability é oferecer recompensas para que cada colaborador alcance os seus objetivos. O reconhecimento apoia a prática e ajuda na boa experiência do colaborador.

Tendências de accountability para o futuro do RH

Sabendo-se das grandes vantagens representadas pelo accountability de RH e as transformações positivas que ele pode trazer às empresas, cabe saber, também, quais são as tendências da técnica de gestão e atuação empresarial.

Primeiramente, uma grande tendência é a automatização dos processos de RH, que podem dar maior autonomia aos trabalhadores. Também, estima-se que haverá o aumento da flexibilidade dos gestores, o que é muito importante para estimular a criatividade e proatividade.

Ainda, o RH tende a tomar uma visão mais social, engajando-se para o bem estar de seus funcionários e utilizando técnicas que procurem aproximar as pessoas dentro da empresa.

Veja também: Gestão empresarial: dicas para melhorar a rotina de trabalho

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