Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Top 5 melhores livros sobre Recursos Humanos

Pessoas são únicas e possuem seus próprios desejos e expectativas. Consequentemente, os profissionais de RH e os gestores de pessoas precisam compreender o dinamismo do segmento e se manterem bem informados sobre as novas tendências do setor.

Neste artigo, listamos os top cinco melhores livros sobre o assunto para inspirar e trazer novas perspectivas sobre o assunto.

 

1. Bom chefe, mau chefe (Robert Sutton)

Você pode até não saber que tipo de líder gostaria de ser, mas é fundamental que conheça os exemplos que NÃO deve seguir. Esta é a premissa do autor e professor Robert Sutton em seu livro “Bom chefe, mau chefe”.

Sutton ilustra, por meio de exemplos de maus chefes e com bom humor, o que não deve ser feito, sobretudo em situações mais críticas, como no caso de uma demissão. Vale a leitura.

 



 

2. Gestão de Pessoas: Um Novo Papel de Recursos Humanos nas Organizações (Idalberto Chiavenato)

A obra de Idalberto Chiavenato é mais focado para a atuação dos Recursos Humanos na Gestão de Pessoas. Hoje, o RH deixou de operar apenas nos processos burocráticos e se tornou estrategicamente essencial para o sucesso da empresa.

Chiavenato provoca a reflexão de seis atos que estão conectados entre si: agregar, recompensar, desenvolver, monitorar, manter e aplicar pessoas. Imperdível!

 

3. Como dizer? A arte de dar e receber feedback (Eliana Vieira Pimentel da Rocha Pita)

A autora propõe a discussão de um assunto fundamental aos profissionais de RH: a cultura do feedback. Pita mostra a importância da prática tanto para a gestão de pessoas como para o sucesso da empresa no geral.

O livro ainda traz dicas para preparar um feedback construtivo sem impactar o relacionamento entre empresa e colaborador.

 

4. The power of people (Jonathan Ferrar, Sheri Feinzig, Nigel Guenole)

Obra indispensável ao profissional de RH, “The power of people” ensina como alcançar o sucesso por meio da gestão de dados, do uso da tecnologia e do desenvolvimento de habilidades.

O profissional do RH encontrará meios de obter mais valor e estabelecer um pensamento mais crítico por meio da narrativa e da visualização.

 

5. Inteligência emocional (Daniel Goleman)

É possível afirmar que este livro será útil não apenas no trabalho como em todos os setores da vida de quem o ler.

Daniel Goleman, autor de diversos best-sellers, mostra que mais do que um QI acima de três dígitos, a verdadeira inteligência está ligada ao controle das emoções. O indivíduo que não possui inteligência emocional pode assassinar todas as suas chances de ser bem-sucedido.

 

Gostou da nossa lista de livros indispensáveis aos profissionais de RH? Aproveite para colocar a sua leitura em dia e renovar sua maneira de pensar.