Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Terceirizar ou internalizar o RH? As vantagens e desvantagens de cada um.

O RH é um dos departamentos mais complexos e importantes dentro de uma empresa. Todos os processos burocráticos que envolvem desde a contratação ao acompanhamento da carreira do colaborador são responsabilidades deste departamento.

Entretanto, as obrigações do RH não param por aí. A gestão eficiente de pessoas é fundamental para levar a empresa ao sucesso.

Mas o que vale mais para uma empresa: a terceirização ou a internalização do departamento? O ideal é que os gestores compreendam as vantagens e desvantagens de cada um para tomar a melhor decisão para seu caso.

 

Terceirização x Internalização

A opção de terceirizar o RH é ideal para as empresas que precisam reduzir custos e aproveitar o espaço físico da empresa. Os gestores podem realizar suas funções tranquilamente sabendo que todos os processos burocráticos da empresa estão sendo realizados por equipes competentes.

Além disso, ao escolher uma empresa de RH especializada, os processos burocráticos passam a ser mais ágeis, o que é uma vantagem competitiva para a empresa.

A terceirização é mais indicada para empresas de pequeno ou médio porte e é uma decisão inteligente quando a empresa precisa abrir um novo processos de recrutamento e seleção ou preparar treinamentos, por exemplo.

Vale citar que, por trabalhar exclusivamente neste segmento, as empresas terceirizadas de RH oferecem serviços altamente especializados e utilizam soluções tecnológicas para aprimorar suas atividades.

A opção de internalizar o RH é ideal para empresas maiores, principalmente por causa dos custos do setor. Além do custo para implementação do setor, os profissionais de RH precisam de softwares que facilitem e agilizem os processos, bem como soluções tecnológicas que realizem boa parte da burocracia, como o controle de ponto e elaboração da folha de pagamento, entre outros, para que eles sejam capazes de fazer uma gestão de pessoas eficiente.

 

Vantagens da terceirização do RH

  • Baixo custo, principalmente quando comparado ao custo da implantação de um setor de RH dentro da empresa. Geralmente, o gestor paga um valor mensal para ter todos os serviços e benefícios de um departamento de RH. Isso significa que a despesa com RH passa a ser uma despesa fixa e, por isso, mais financeiramente interessante. Essa é a principal vantagem do RH terceirizado sobre o RH internalizado.

 

  • Alta eficiência. As empresas que oferecem o serviço terceirizado de RH são especializadas. Isso significa que possuem conhecimento e recursos para otimizar e agilizar os processos burocráticos do setor. Muitas vezes, os colaboradores da empresa que trabalham no RH não são especializados.

 

  • Flexibilidade. Ao terceirizar o RH a empresa aumenta o seu poder de escalabilidade. Ao expandir não será necessário mexer na estrutura da empresa para expandir o RH. Com o serviço terceirizado, basta expandir a contratação dos serviços. Aliás, os serviços que podem ser terceirizados são: processos de recrutamento e seleção, controle de ponto e elaboração da folha de pagamento, administração dos benefícios, entre outros. Toda essa movimentação fica inviável na internalização devido aos custos e as limitações de espaço.

 

O que é melhor: terceirizar ou internalizar o RH?

A melhor maneira para saber o que é melhor para sua empresa é colocar os gastos em uma planilha e fazer comparações! Calcule os custos e acrescente as despesas mensais. Em seguida, compare as duas modalidades e veja o que se encaixa melhor em seu orçamento.

É importante analisar o fluxo de trabalho do RH para decidir se a terceirização ou a internalização é o mais adequado à sua empresa!