Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
RH Digital

RH Digital e o mundo tecnológico

A tecnologia surgiu como recurso para facilitar o acesso à informação e desburocratizar os processos internos das empresas. O RH digital (RH.D) aparece como uma ferramenta competitiva: quanto mais ágil e simplificados a disponibilização das informações no departamento, mais tempo para se dedicar ao capital humano os profissionais deste setor têm.

Em um futuro bem próximo, a empresa poderá colher os frutos de investir tempo e capacitação em seus colaboradores, se posicionando de maneira mais assertiva no mercado.

Entenda o que é RH digital

O RH Tecnológico é um conjunto de transformações nos processos mais operacionais realizados pela equipe de Recursos Humanos, de forma que a automação seja direcionada para o uso de dados. A evolução do trabalho acaba se tornando um grande desafio para todos os colaboradores, já que é necessário romper algumas barreiras.

Principalmente, no que tange o processo de transformação da forma com os processos são executados e na própria força de trabalho. Mesmo que toda a transformação seja intitulada de RH digital, acaba impactado a maioria dos setores da empresa.

O setor de Recursos Humanos está diretamente relacionado ao crescimento das diretrizes empresariais, bem como a expansão. Exercendo grande influência na forma com os negócios são conduzidos.

É importante salientar que o processo de transformação digital precisa estar alinhado com as estratégias da empresa, pois caso não estejam inteiramente alinhados, pode gerar alguns custos que podem não atender ao momento estratégico pelo qual a empresa está passando.

O RH tecnológico é a representação da integração de novos recursos tecnológicos, e a substituição de processos realizados em um formato mais convencional, além de envolver a reformulação da cultura da empresa. Existem diversas vantagens que estão envolvidas nesse processo, que citaremos ao longo do artigo.

As facilidades desse novo modelo de RH

A empresa que busca por soluções digitais consegue encontrar recursos de baixo custo que vão propiciar a redução de gastos na organização como um todo.

Isso acontece porque há a diminuição do retrabalho, tomada de decisão mais confiável e a possibilidade de canais de comunicação mais transparentes, garantindo o aumento da confiança entre empresa e colaboradores.

Conheça abaixo as três facilidades principais que o RH.D pode fazer por sua empresa.

1. Controle integrado

É fato que a tecnologia para o controle de registro de ponto já não é uma novidade. No entanto, as soluções estão cada vez mais completas e possibilitam integrações que, hoje, são indispensáveis para empresas que já estão se expandindo ou desejam expandir.

Por meio de softwares completos, como o Oitchau, o RH consegue não apenas controlar os horários de entrada e saída dos colaboradores, mas obter informações em tempo real da jornada de trabalho.

Sobretudo para gestores que supervisionam equipes remotas, esse tipo de solução se tornou essencial para o combate à fraude de registro de ponto.

Controle de Ponto

2. Métricas importantes

Um ponto muito positivo é que a tecnologia transforma, rapidamente, qualquer informação em algo mensurável, o que contribui para a tomada de decisões. Com o RH digital é possível:

  • Criar e implantar ações baseadas no nível de produtividade das equipes;
  • Identificar e controlar os níveis de absenteísmo;
  • Analisar as taxas de sucesso nas contratações de colaboradores;
  • Criar e implantar uma política de cargos e salários na empresa;
  • Analisar as taxas de atração e retenção de talentos, entre outros.

Os recursos do mundo tecnológico permitem que as decisões do RH também sejam feitas de forma mais objetiva, ou seja, baseadas em números e estatísticas.

3. Redefinição da cultura organizacional

Se a tecnologia já é uma realidade nas empresas, as culturas organizacionais precisam pensar em novas práticas de gestão focadas na inovação e compartilhamento de informações de forma transparente.

É necessário compreender como pode unir as equipes, aproximando os colaboradores e promovendo ações inovadoras no ambiente de trabalho.

Quais são as vantagens que estão atreladas à implementação do RH tecnológico na empresa?

São inúmeras as vantagens para a empresa na implementação do RH reformulado, confira a seguir.

Diminuição dos custos

O RH é um setor conhecido por não gerar lucros diretos para a empresa, mesmo que seus processos gerem lucros, porém em um pensamento mais amplo. Uma das principais metas do setor é conseguir realizar sempre mais, com menos.

O custo envolvido com uma equipe que esteja preparada para realizar o armazenamento, conservação, análises e processos, para que tudo funcione corretamente, pode ter uma redução significativa, se as atividades foram executadas a partir de rotinas mais automatizadas, através do uso de recursos tecnológicos.

Desburocratização de processos

Devido a quantidade de processos e tarefas que estão atribuídas ao setor, é importante que o uso de softwares especializados ajude a simplificar os processos, deixando-os mais ágeis. Todo o processo de transformação digital tem um impacto direto nas tarefas executadas por todos os departamentos de uma empresa.

Com a tecnologia como aliada do RH, é possível a otimização de vários processos, como o recrutamento e seleção, que pode ser mais prático, e muito mais assertivo. Existem ferramentas disponíveis no mercado que atuam na desburocratização de diversos processos, como a admissão de novos colaboradores.

Otimização de tempo

Toda a burocracia consome muito tempo de qualquer setor, e com o RH não seria diferente. E o tempo é um dos bens mais preciosos atualmente. Com a forma com que as rotinas são trabalhadas, fora do RH Digital, deixa um tempo curto para existam atuações mais estratégicas.

Eliminando toda a “papelada” do dia-a-dia, transformando tudo em ambiente digital, integrado com outros recursos da empresa, é possível ter um tempo extra para organizar atividades, inovar em processos, trabalhar em setores mais estratégicos, entre outras ações.

RH Digital: Como implementar na empresa?

Realizar um investimento para transformar o setor de recursos humanos em um setor digital, assegura diversas vantagens, e com isso, será notório o crescimento dos setores, tudo em um curto espaço de tempo.

Logo, é importante que o departamento pessoal consiga traçar suas metas, de acordo com as expectativas que foram criadas. Entenda quais são os critérios que precisam ser ressaltados no momento da implementação na sua empresa.

Alinhe as expectativas

A definição de metas é um dos aspectos mais importantes, antes de modificar toda a estrutura da empresa, acabar com todos formulários e documentos em papel, e eliminar os programas antigos e planilhas subutilizadas, é necessária uma análise minuciosa sobre a situação de forma realista do departamento.

Explore as tecnologias disponíveis no mercado

Atualmente, a tecnologia invadiu a grande maioria dos setores de uma empresa, sendo praticamente impossível atuar sem que alguns recursos (mesmo que sejam simples) da tecnologia.

Muitas das funções que são desempenhadas dependem diretamente do uso da tecnologia, para que elas sejam realizadas de forma eficaz, minimizando as chances de falhas e erros.

Um bom exemplo, é o processo de recrutamento e seleção, onde as vagas são anunciadas via Internet, nas redes sociais e em sites especializados, e com uso da tecnologia, é possível realizar uma filtragem mais efetiva, selecionando os candidatos mais aderentes as vagas em aberto.

Investimento em metodologias inovadoras de gestão

Quando falamos no mundo corporativo, devemos sempre ter em mente que as transformações são rápidas e constantes. Logo, novas metodologias surgem a cada dia. Muitas realmente fazem a diferença no processo de melhoria do desempenho da gestão do RH.

Por isso, é importante que os gestores estejam sempre dispostos a manter suas mentes abertas para novas possibilidades. E buscar melhorar constantemente a qualidade dos serviços prestados.

O futuro do RH Tecnológico

O mundo tecnológico é dinâmico e contínuo. As soluções tecnológicas que surgem hoje se tornam obsoletas rapidamente. Sob este contexto, conhecer as tendências é importante para que a empresa sempre se mantenha à frente da concorrência.

Atualmente, as principais tendências tecnológicas para os profissionais de RH são:

  • Análise integrada de dados e métricas;
  • Gestão de pessoas feita por meios digitais;
  • Plataformas em nuvem para garantir a segurança dos dados e proporcionar flexibilidade às equipes;
  • Aplicativos e softwares que façam a análise comportamental de colaboradores;
  • Meios tecnológicos que proporcionem atração, retenção e gestão de talentos personalizada.

O RH.D é uma realidade e precisa ser integrado às empresas como vantagem competitiva. 

Saiba quais as ferramentas mais adequadas para auxiliar na otimização do RH Digital?

Existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas no RH tecnológico, conheça algumas sugestões:

IA – Inteligência Artificial

Utilizar a inteligência artificial em sistemas possibilita a interpretação de dados com maior clareza, facilitando o reconhecimento de padrões, que podem auxiliar na tomada de uma decisão estratégica por parte da liderança.

Para o setor de RH, tais possibilidades são realmente interessantes, pois o uso dessa tecnologia permite a geração de dados mais assertivos, que possibilita que a experiência das equipes seja aprimorada, através de ferramentais mais ágeis, eficazes e mais atualizadas.

People Analytics

Essa é uma ferramenta que tem como princípio a captação, o resumo, a compilação e a avaliação comportamentais das equipes. Onde é possível, a partir da análise dos resultados, aplicar medidas que possibilitem o engajamento dos profissionais, deixando-os mais produtivos e eficientes.

Este recurso foi desenvolvido especialmente para o setor de RH, pois possui ferramentas que foram pensadas para otimizar inúmeros processos, incluindo a parte de recrutamento e seleção, fazendo com a assertividade fosse muito maior, e que estivesse alinhada com as expectativas do setor.

Mobile

A possibilidade de executar diversas ações utilizando apenas um dispositivo móvel trouxe inúmeras possibilidades para o setor de RH, começando pela marcação de ponto através do smartphone do colaborador, onde ele pode marcar seu ponto, através da digital, reconhecimento facial ou utilizando um aplicativo.

Veja também: Reunião em home office: Aprenda a se organizar

Gostou das dicas sobre RH Tecnológico? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau