ilustração de controle de ponto

Fraude no controle de ponto da empresa: o que fazer?

A fraude no controle de ponto é um tema delicado, no entanto, infelizmente acontece com  mais frequência do que se imagina. Na prática, ela pode ser caracterizada em vários momentos. Por exemplo, quando o colaborador não marca o ponto ao sair para resolver um problema pessoal, ou, o contrário, quando ele faz a marcação, mas navega pelas redes sociais enquanto deveria estar trabalhando.

Neste sentido, o gestor tem um papel muito importante. Afinal, por ser a pessoa que conhece o dia a dia na empresa como ninguém, ele precisa identificar com clareza quem  simplesmente esquece de marcar o ponto, daqueles casos nos quais o ponto não é marcado por pura má-fé do colaborador.

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Ao ter conhecimento do último caso, o gestor precisa estar preparado para tomar medidas assertivas para eliminar o problema, protegendo a empresa e os demais colaboradores. Além disso, é preciso ter ciência de que a fraude de ponto, muitas vezes, não envolve apenas um profissional.

Tendo isso em mente, neste artigo, vamos falar sobre o buddy punching, o ponto amigo, e como preveni-lo. Afinal de contas, esse problema pode estar acontecendo agora mesmo na sua empresa.

Continue a ler e saiba mais sobre o assunto e como acabar com ele.

Fraude no controle de ponto:  você conhece o buddy punching?

É uma espécie de fraude no controle de ponto. O buddy punching, ou o ponto amigo, é quando um colaborador marca o ponto por outra pessoa.

Todas as empresas estão sujeitas a passarem por esse problema, entretanto, quem utiliza cartões magnéticos ou senhas para a marcação de ponto são as que mais sofrem com o ponto amigo.

Para exemplificar, imagine a seguinte situação: o colaborador está atrasado para o trabalho e, certamente, vai ultrapassar os 10 minutos de tolerância para marcar o seu ponto. O que ele faz então? Manda uma mensagem ao seu colega de trabalho, pedindo para que ele  registre o ponto em seu lugar. Dessa forma, ele garante que o pequeno atraso não seja descontado de seu salário e que, caso o gestor ou o profissional do RH revisem os registros de ponto, o dele estará impecável.

Obviamente o nome “ponto amigo” nada tem a ver com amizade. O colaborador que marca o ponto para outro profissional recebe por isso.

Por esse motivo, esse tipo de fraude no controle de ponto é mais perigoso do que parece. O colaborador não apenas está fraudando a marcação de um documento com valor trabalhista, como está desviando parte de seu salário para que outro faça isso por ele. Por sua vez, a pessoa que recebe por isso, está aceitando recompensa financeira para praticar um ato fraudulento.

Sob este ponto de vista todos perdem: a empresa, os colaboradores envolvidos e os demais, que nada têm a ver com o problema.

O mesmo conceito se aplica quando um colaborador precisa resolver um problema pessoal urgente e decide sair uma hora antes do trabalho. Na prática, ao invés de avisar seu gestor direto, ele pede ao “amigo” que marque o ponto em seu lugar no horário certo para que, assim, não sofra nenhum desconto no seu salário.

Em linhas simples, o ponto amigo é crime e gera demissão por justa causa.

Vamos falar mais sobre isso a seguir.

Implicações Legais da Fraude de Ponto

A fraude de ponto não apenas prejudica a relação de confiança entre empregado e empregador, mas também carrega sérias consequências legais.

Dependendo da jurisdição, as implicações podem variar desde penalidades financeiras até ações judiciais por quebra de contrato ou fraude. As leis trabalhistas, em muitos países, são explícitas quanto à necessidade de registros de ponto precisos, servindo como base para o cálculo de salários, horas extras, e benefícios.

Portanto, a manipulação desses registros pode levar a penalidades severas para ambos, empregadores que não gerenciam adequadamente seus sistemas de ponto e funcionários que participam de fraudes.

O preço do ponto amigo

Em longo prazo, o ponto amigo impacta seriamente o bolso do colaborador que o pratica. De acordo com a American Payroll Association, 75% dos colaboradores que pedem para outros marcarem seus pontos, já pagaram o equivalente a quatro horas e meia de seus salários aos “amigos” semanalmente.

Nos Estados Unidos, em que o salário mínimo é de US$7,25, quatro horas e meia de trabalho repassado aos “amigos” equivalem a quase US$150 por mês. Em um ano, essa fraude no controle de ponto equivale a cerca de US$1.560 por colaborador.

Para as pequenas empresas, o valor representa o que deixam de economizar na folha de pagamento. Uma vez que a maior parte dessas empresas emprega menos de 20 pessoas, o impacto da prática do ponto amigo por muitos colaboradores é grande. Assim, meios para prevenir o ponto amigo se tornaram essenciais para a saúde financeira das pequenas empresas.

Como prevenir a fraude no controle de ponto

A melhor maneira de combater a fraude de ponto é investir em assertividade. Confira essas dicas.

Tolerância zero

Se os gestores ou o RH ainda não tiveram a oportunidade de abordar o assunto de maneira clara e transparente, esse é o momento. Elabore uma política de marcação de ponto e seja assertivo quanto à intolerância à fraude de ponto.

Depois de pronta, envie o comunicado e a política de marcação de ponto a todos os colaboradores. Além disso, imprima cópias e deixe à vista para que não haja desculpas.

Use senhas

Implante senhas para a marcação de ponto para cada colaborador. Utilize senhas de longa sequência e que requeiram letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais.

Tudo isso tem a finalidade de dificultar o compartilhamento de senhas entre os colaboradores.

Use a tecnologia ao seu favor

Mais uma vez, a tecnologia é uma aliada importante para a prevenção da fraude no controle de ponto. Conheça as possibilidades:

Ponto eletrônico

A maior parte dos dispositivos para marcação de ponto eletrônico vem com GPS para que a localização do colaborador possa ser acompanhada em tempo real durante o expediente. Além disso, os colaboradores conseguem registrar o ponto quando estão a uma determinada distância do ambiente de trabalho.

Muitas vezes, basta que o colaborador tenha um app em seu smartphone e realize o registro de onde estiver.

Biometria

A biometria é também uma maneira de diminuir o problema de fraude de ponto. Para marcar o ponto utilizando esse sistema, o colaborador precisa da leitura de sua impressão digital.

Em algumas empresas, a biometria é feita pelo leitor de retina.

Políticas de Flexibilidade de Horário e Trabalho Remoto

A adoção de políticas de trabalho flexíveis e remoto pode reduzir as tentativas de fraude de ponto, ao mesmo tempo em que aumenta a satisfação e produtividade dos funcionários.

Essas práticas reconhecem a evolução do ambiente de trabalho e as necessidades dos funcionários modernos.

Descarte problemas maiores que a fraude no controle de ponto

Se a fraude de ponto é algo recorrente na empresa, é bem provável que o problema seja maior e mais grave do que parece.

Aproveite para ter uma conversa olhos nos olhos com seus colaboradores e tentar chegar à uma solução para aqueles que têm problemas com faltas.  

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