Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas

Como fazer um planejamento de Gestão de Pessoas na sua empresa?

Se você acompanha nossos conteúdos, sabe que sempre falamos da importância do capital humano e como ele é vital para o sucesso de uma empresa. É por meio do desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores que os Recursos Humanos contribuem para que as estratégias alcancem as metas estabelecidas.

Dessa forma, pode-se afirmar que o planejamento de Gestão de Pessoas nada mais é que um grupo de diretrizes que o RH e os gestores estabelecem para capacitar e desenvolver os colaboradores de modo a conquistar seus objetivos.

Contudo, é importante citar que o planejamento de Gestão de Pessoas da empresa é uma tarefa que exige cuidados. Neste artigo, mostraremos como fazer um plano de Gestão de Pessoas eficiente!

 

Dados que devem constar do planejamento de Gestão de Pessoas

Antes de conhecer os tipos de planejamento de Gestão de Pessoas, é preciso se atentar aos dados essenciais que devem constar nele. Portanto, o primeiro passo para elaborar um planejamento é listar:

  • O número de colaboradores da empresa e a função de cada um deles.
  • Organograma da empresa: é preciso conhecer a hierarquia da empresa.
  • Processos de recrutamento e seleção de novos colaboradores;
  • Política de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, e
  • Planos de cargos e salários oferecidos atualmente pela empresa.

Tais informações são importantes para elaborar um planejamento de Gestão de Pessoas eficiente. É a partir dos ajustes feitos na situação atual da empresa que se pode pensar em algo melhor para motivar e engajar os colaboradores, além de tornar o ambiente da empresa mais colaborativo e propício à inovação.

Tarefa cumprida, é hora de passarmos para os próximos passos!

 

Tipos de planejamento de Gestão de Pessoas

Há diversos tipos de planejamentos de Gestão de Pessoas. Boa parte deles são aplicados na empresa como um todo. Outros, porém, apenas em departamentos específicos. Veja, a seguir, os três principais.

Desenvolvimento

O planejamento de Gestão de Pessoas por desenvolvimento envolve a capacitação constante de determinadas equipes para que possam oferecer serviços cada vez mais especializados e, assim, se transformarem em equipes de alta performance.

Carreira

Já o planejamento de Gestão de Pessoas por carreira, como o próprio nome sugere, trata das carreiras dos colaboradores a partir do momento em que integram a empresa.

Sucessão

O planejamento de Gestão de Pessoas por sucessão tem o objetivo de acompanhar colaboradores que possam se desenvolver e ocupar cargos de chefia dentro da organização.

 

Oitchau é o Controle de Ponto que Economiza mais dinheiro e tempo!

Economize gerenciando a jornada de trabalho dos seus colaboradores em Tempo Real, com verificação de localização por WiFi, GPS e Bluetooth

 

O que levar em consideração ao fazer um planejamento de Gestão de Pessoas para sua empresa

É chegado o momento da ação. Veja abaixo as dicas para fazer um planejamento de Gestão de Pessoas na sua empresa eficiente.

 

1. Análise e diagnóstico atual da empresa

De posse da lista dos dados que precisam constar no planejamento de Gestão de Pessoas na sua empresa, é possível analisar e fazer um diagnóstico da situação atual da organização como um todo para realizar ajustes antes da conclusão do novo plano.

Iniciando a análise pelo próprio departamento de Recursos Humanos e seguindo para os outros, é preciso determinar os pontos fortes e identificar os pontos que precisam de atenção. (Aprenda também sobre como fazer uma análise SWOT).

 

2. Desenvolvendo e implantando estratégias

Após identificar os pontos de atenção em cada departamento, é o momento de pensar em estratégias para suprir as necessidades no que se refere à gestão de pessoas.

Quais pontos precisam ser modificados para que as equipes se sintam mais motivadas e engajadas para trabalharem? Como a empresa pode oferecer o suporte profissional e pessoal aos colaboradores para que possam se desenvolver tranquilamente? A qualidade de vida dos colaboradores está satisfatória?

Elabore mais perguntas pertinentes e reflita sobre as soluções que pode oferecer para que a Gestão de Pessoas possa ser eficiente e contribuir estrategicamente com a empresa.

Lembre-se que a implantação das estratégias é algo que deva ser feito progressivamente para que os colaboradores tenham tempo hábil de assimilar as mudanças.

Uma boa dica é promover workshops, palestras e dinâmicas que tratem das situações encontradas durante o diagnóstico para informar e educar os colaboradores sobre a melhor forma de lidar com tais situações.

Não espere que o colaborador adivinhe o que a empresa espera dele ao lidar com circunstâncias críticas e que estão fora do normal da empresa. É preciso ensiná-lo a agir de acordo com a cultura organizacional da empresa!

 

3. Avaliação de resultados

O último passo do planejamento é determinar um período para que as estratégias que determinou para o planejamento de Gestão de Pessoas na sua empresa seja implantado para avaliar os resultados.

A periodicidade da avaliação deve ser estabelecida de forma a permitir que o RH possa identificar problemas antes mesmo deles surgirem e impactarem os colaboradores. Dessa forma, há tempo hábil para fazer os ajustes necessários.

 

Tratar do bem-estar e qualidade de vida pessoal e profissional dos colaboradores é um dos principais objetivos do planejamento da Gestão de Pessoas na sua empresa. É por meio deste planejamento é que a empresa consegue valorizar genuinamente seus colaboradores para que estes, por sua vez, consigam se desenvolver plenamente.