Plano de cargos e salários: como criar o ideal para sua empresa!

Entre outros benefícios, criar um plano de cargos e salário ideal para a empresa e para o colaborador é essencial para motivar e engajar as equipes. Atrair e reter talentos é algo que toda empresa deseja, independentemente do tamanho!

Vamos explicar a importância de ter e a melhor forma de criar um plano de carreira atraente e que traga vantagens tanto para o colaborador como para a empresa.

Por que é importante criar um plano de cargos e salários?

A importância de um plano de carreira se estende à empresa e ao colaborador. Sob o ponto de vista do gestor, o planejamento possui diversas funções. Acompanhe:

  1. Um plano de carreira bem preparado executado, descreve as funções de cada colaborador e o que é esperado dele dentro da empresa.
  2. Outro ponto importante é que no plano de cargos e salários, o colaborador fica ciente a respeito das habilidades e conhecimento para conquistar uma promoção e começar seu desenvolvimento profissional.
  3. Um plano de carreira atrativo, além de atrair grandes talentos de seu segmento, é, também, um diferencial para sobressair-se à concorrência. Os melhores talentos trazem os melhores resultados.

Sob o ponto de vista do colaborador, fazer parte de uma empresa que incentiva seu aprimoramento profissional faz toda a diferença!

Como criar um plano de carreira?

Para construir um plano na empresa, é preciso conhecer todos os pormenores da gestão atual. O checklist inicial para a criação de um plano de carreira é:

  1. Colher todos os detalhes sobre o modelo atual de contratação da empresa;
  2. Listar todos os cargos e suas respectivas atribuições;
  3. Determinar a hierarquia dos cargos;
  4. Listar os salários praticados atualmente pela empresa;
  5. Listar os benefícios concedidos atualmente aos colaboradores;
  6. Definir os critérios para que um colaborador seja promovido.

De posse dessas informações, é possível começar a criar um plano de carreira como segue.

Primeiramente, é necessário uma pesquisa sobre cada cargo: o salário é compatível com o praticado pelo mercado? As atribuições são compatíveis? Os critérios para a contratação (grau de escolaridade e especialização, experiência prévia, etc.) também são compatíveis?

Em seguida, é o momento de definir os termos e condições para o plano. Por exemplo, para que um colaborador assuma um cargo superior ao seu na empresa, ele precisa ter uma especialização específica, um determinado tempo de experiência na função atual e trazer resultados.

É importante que os termos e condições para o plano de cargos e salários seja escrito e bem divulgado entre os colaboradores!

Para os colaboradores que já fazem parte da empresa, é importante garantir o acesso fácil ao plano para que possam se adequar e buscar seu aprimoramento. Para os colaboradores novos, o ideal é que o plano de carreira já seja apresentado no final do processo de seleção.

Posicionamento da empresa em seu segmento

Um plano bem estruturado e executado é uma importante estratégia para sair à frente da concorrência!

Depois de compreender a importância de um bom planejamento para a criação do plano de carreira, é hora de buscar os melhores talentos e garantir os melhores resultados.

Quais são os principais problemas na estrutura de planos de cargos e salários de uma empresa?

Existem empresas que são acometidas por falhas ao longo do seu processo de estruturação do plano, o que fazer com a oferta não são atraentes para os futuros colaboradores e não seja o suficiente para os colaboradores que já compõem o quadro de funcionários da empresa.

O que pode ocasionar na baixa atração de bons candidatos do mercado para a empresa e o turnover dos colaboradores que já fazem parte da empresa.

Veja quais são as principais falhas que podem ocorrer ao longo da estruturação do plano, e como evitá-los, para que sua empresa seja atraente. Veja a seguir.

Oferta de salário fora do valor de mercado

Para estabelecer faixas salariais por cargo na organização, não pode ser apenas sob o ponto de vista do gestor, é necessário a realização de pesquisas mercadológicas para identificar a faixa salarial que está sendo trabalhada no mercado.

Ainda é preciso levar em consideração quais as atividades que serão realizadas pelos colaboradores, a nível de instrução e de experiência de cada colaborador, para que as faixas possam ser definidas da forma mais adequada.

O salário deve ser ofertado de forma justa, levando em consideração todos os fatores, para que o colaborador se sinta motivado a trabalhar melhor, e realizar entregas melhores, com alta qualidade. A rotatividade pode ser reduzida com o ajuste desse ponto, já um dos atrativos para mudança de empresa são salários mais atraentes.

Criação de cargos sem demanda para suporte

Os gestores ficam motivados com o desenvolvimento da empresa, e com a possibilidade de abertura de novas oportunidades de trabalho em setores variados da empresa. Mas é necessário ter cautela nesse processo, e só abrir novas posições se realmente existir uma necessidade que justifique.

O processo seletivo gera uma série de custos envolvidos, sem contar na contratação de um novo colaborador, que envolve outras áreas, como Recursos Humanos e Departamento Pessoal, além do gestor responsável pela posição.

Se realmente julgar necessário a abertura de novas posições, esteja certo de que todas as atividades para a função, o salário, benefícios e a hierarquia foram devidamente divulgados. Pois assim os candidatos terão ciência de que a empresa possui uma estrutura bem organizada, e terão a certeza para seguir com o processo seletivo.

Não ter um plano de carreiras estruturado

Todos os colaboradores de uma empresa necessitam de um plano de carreiras estruturado e organizado, para que todos tenham oportunidades de crescimento. Os colaboradores mais novos, que estão em cargos iniciais, estão em busca de crescimento e desenvolvimento.

Já os colaboradores mais antigos, necessitam de novos desafios e novas oportunidades, para continuarem evoluindo em sua trilha profissional.

O plano de carreiras serve para demonstrar ao colaborador o quanto é possível avançar na hierarquia da organização, o tempo médio de cada etapa e quais serão os desafios de cada uma delas.

Experimente Oitchau, o sistema de controle de ponto mais completo & seguro do mercado, que permite acompanhar horas trabalhadas em tempo real! Com os métodos mais avançados de verificação de ponto, jornadas semanais, flexíveis e turnos, e Banco de Horas totalmente personalizado.

Oitchau - Registro de ponto por reconhecimento facial
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau