Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
setor de RH

Quais as principais responsabilidades no Setor de RH?

O setor de RH é uma das áreas mais importantes na organização. A sua responsabilidade centra-se no colaborador e na sua relação com a organização. Logo, há muitas demandas a serem executadas e planejadas, desde o primeiro contato com o profissional no mercado, durante toda a sua estadia na empresa e o seu desligamento.

Há uma rotina constante e de grande responsabilidade, envolvendo muitos profissionais. E além de diferentes atividades operacionais, o setor tem tarefas de planejamento estratégico, que são essenciais. Veja a seguir algumas das responsabilidades do setor de RH.

A rotina do setor de RH

Recrutamento e seleção (R&S), integração de recém-contratados, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento (T&D), rotina operacional (folha de pagamento, controle de ponto, documentação, etc.): estas são apenas algumas atribuições relacionadas ao setor do RH. Nas últimas décadas, o setor deixou de ser mais operacional e burocrático para apresentar resultados estratégicos que justifiquem os seus custos.

Isso foi possível graças ao avanço das novas tecnologias digitais e da expansão da internet, que automatizou a rotina operacional, dando mais chances para a tomada de decisão mais estratégica, em resposta ao mercado cada vez mais competitivo. Além disso, o paradigma de gestão mudou para ter uma performance ainda mais complexa. Assim, o setor do RH se diversificou e cada vez mais participa das decisões estratégicas do negócio.

Características do profissional do setor de RH

Lidar com pessoas é talvez seja a principal característica dos profissionais do setor de RH. Contudo, ele precisa ser um conhecedor de novas estratégias, novas tecnologias aplicadas ao setor, de gestão de alta performance e estar antenado com o mercado e tendências.

A base da gestão de alta performance o aprendizado corporativo, horizontalizado e humanizado. Permitir que haja um ambiente de aprendizado mútuo é uma das funções do RH para todas as áreas das empresas que desejam crescer e serem competitivas.

Além da aprendizagem, há outras responsabilidades do setor de RH que cada vez mais são pautadas pelas novas tecnologias – sistemas, aplicativos, Internet das Coisas e outras ferramentas que podem impulsionar o negócio a partir dos processos de gestão de pessoas.

A liderança é outro aspecto que pode otimizar as responsabilidade do setor do RH. Os líderes na gestão de alta performance são mediadores entre a instituição e seus colaboradores e são essenciais na propagação e compreensão da cultura organizacional, no uso de tecnologia e nos processos de aprendizagem colaborativa e desenvolvimento de novos diferenciais de mercado.

Responsabilidades do setor de RH

Considerando que as tecnologias aplicada à gestão de pessoas, as gestão de alta performance, a liderança e a aprendizagem colaborativa são tendências para todos os setores do RH, vejamos as responsabilidades do setor de RH:

Recrutamento e Seleção

É uma das funções mais recorrentes do RH. Todas as empresas precisam de profissionais para as suas atividades e processos. E não basta apenas serem profissionais: em tempo de alta competitividade, é preciso que sejam os melhores.

Há muitas estratégias atualmente para que o processo de recrutamento e seleção seja assertivo e enxuto, atraindo os talentos mais adequados para as vagas. Entre as tendências estão a seleção às cegas e as entrevistas on-line, por exemplo.

Para um bom processo de recrutamento e seleção, o job description é essencial, assim como o uso de ferramentas digitais – como sites, programas de recrutamento e seleção, banco de talentos, redes sociais, etc. – integradas e com as melhores tecnologias aplicadas – como big data, Inteligência Artificial, machine learning, etc.

Integração de recém-contratados

A integração dos novos colaboradores é outra responsabilidade do setor do RH e é essencial para causar uma boa impressão aos novatos e para transmitir informações sobre a rotina da empresa, suas regras e estabelecer a compreensão das cultura organizacional.

Avaliação de desempenho

O desempenho do colaborador é um indicador importante sobre a sustentabilidade do negócio. Logo, é uma das responsabilidades do setor de RH. Há muitas formas de avaliar o desempenho do colaborador – nesta matéria há alguns indicadores importantes. A avaliação de desempenho justifica inclusive os investimentos da empresa com o desenvolvimento do profissional.

Treinamento e desenvolvimento

É compromisso de toda empresa desenvolver profissionais e pessoas. Estas ações geralmente ocorrem através de treinamentos e capacitações e devem ser constantes e muito bem planejadas. Há muitas formas do RH estruturar o segmento de treinamento – plataforma EAD, treinamento presencial in loco, treinamentos externos, workshop, palestras, semanas temáticas, etc.

Rotinas operacionais de departamento pessoal

Há uma série de rotinas do departamento pessoal que também são de responsabilidade do setor de RH. Além da atuação estratégica, junto à tomada de decisão do negócio, este setor é encarregado das rotinas burocráticas. Elas são cotidianas e têm aspectos legais, conforme a legislação trabalhista (CLT).

É o caso da gestão de contratos de trabalho, a relação com os sindicatos, os benefícios obrigatórios (férias, 13º salário, vale-transporte etc.), folha de pagamento, controle de ponto, etc.

Integração de ações de marketing interno

O endomarketing ou marketing interno é uma das responsabilidades do setor de RH. Trata-se de ações de marketing com foco nos profissionais. A intenção é otimizar a atração, retenção e motivação dos talentos, garantindo o alcance de resultados ainda maiores.

Para isso, utiliza-se estratégias de marketing a fim de alavancar o valor da marca empregadora, engajar os colaboradores e outros players e fortalecer as relações com o mercado.

Estratégias e planejamento

Como dito anteriormente, entre as responsabilidades do setor de RH estão as decisões estratégicas e de planejamento assertivo. Estas estratégias estão alinhadas com o negócio e fazem da gestão de pessoas um processo essencial na tomada de decisão. Atualmente, o RH tem esta natureza mais estratégica, além de suas funções mais operacionais.

Veja também: Responsabilidade Social Empresarial: Guia completo…

Gostou das dicas sobre as principais responsabilidades do setor de RH? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau