RH 4.0

RH 4.0: Entenda tudo sobre o futuro do RH

O conceito de 4.0, iniciou na indústria, sendo apresentado em 2011 pela primeira vez na apresentação de um projeto com novas estratégias direcionadas para tecnologia do governo alemão, em Hannover, em uma feira. A revolução industrial chegou um novo momento, que é a indústria 4.0, que se refere às inovações na tecnologia e automação dos processos e nesse movimento, surgiu o RH 4.0.

Falando sobre o RH 4.0, ele está acompanhando a revolução da tecnologia através da automatização dos processos bem como de funções, agregando valor aos profissionais, que conseguem focar nas atividades que visam a melhoria do ambiente de trabalho e bem-estar do colaborador para que seja possível alcançar resultados mais interessantes.

A partir do momento em que a tecnologia começou a conectar pessoas, integrar processos e automatizá-los, o ambiente empresarial ganhou inúmeros adventos. É possível agregar produtividade e também economia, em relação ao tempo e recursos, em termos de processos.

O RH 4.0 é uma resposta do segmento para a quarta revolução industrial, que é considerada a Era da Tecnologia. Logo, é possível ter transformações importantes de forma dinâmica, envolvendo novidades relacionadas à tecnologia. Porém, é importante que exista um olhar voltado à estratégia, dentro da organização, para conseguir tomar a melhor decisão.

Entenda do que se trata a revolução trazida pelo RH 4.0!

Nessa onda de aperfeiçoamento da tecnologia, o RH assume um papel importante, que o deixa ainda mais estratégico para conseguir aumentar a retenção de talentos e no desenvolvimento de pessoas, com o auxílio de novas tecnologias para aumentar a produtividade.

O RH, com esse novo contexto, precisou passar por adequações novas, já que as novas metodologias e as tecnologias exigiam um novo pensamento sobre a execução dos processos.

As inovações fizeram com que o RH atuasse de forma mais ágeis, para que fosse possível o apoio estratégico para a empresa, e graças a isso, muitas funções e atividades forram automatizadas. O Conceito 4.0 do RH chegou para mudar a visão da área, que sempre foi tida como um setor de burocracia e agora, ele está com um novo viés.

Sendo assim, é possível resumir que o RH 4.0 faz parte da revolução industrial 4.0, onde seus processos e funções estão sendo automatizados e melhorados para deixar o setor mais dinâmico, para que seja possível agregar mais valor ao profissional, focando no clima organizacional, melhorando os resultados da empresa.

Algumas questões relacionadas as tarefas mecânicas, como cálculos de encargos trabalhistas, folha de pagamento entre outros deixem de consumir uma parte do tempo de produtividade dos profissionais do RH. Com isso, é possível agregar tarefas atreladas à programação de recursos, grade de treinamentos, avaliações entre outras soluções.

Tendências do RH 4.0: Quais são elas?

Existem algumas tendências que estão sendo trazidas pelo RH 4.0, que visam otimizar os processos e melhoria contínua de diversas atividades.

Tempo menor para execução de rotinas de trabalho

Um estudo realizado pela revista Forbes, demonstra que as empresas estão aderindo à jornadas de trabalho menores, para que seus colaboradores sejam mais produtivos em menos tempo. Em países como Alemanha, o trabalho é feito em menos horas por dia, para que dessa forma, o rendimento seja melhor.

Essa metodologia indica que tarefas que são realizadas em menos tempo, elas ganham prioridade e mais foco na sua execução. Além disso, os colaboradores mais descansados, sempre estão mais motivados, pois terão mais tempo livre e terão ciência disso.

Identificação de profissionais com perfil mais adequada para execução de atividades

Existem novas ferramentas que auxiliam no recrutamento e seleção de profissionais de uma forma mais ampla e mais sofisticada. Buscar novos profissionais pelo LinkedIn e realizar promoção de vagas para um público direcionado através de anúncios já pode ser considerado como uma realidade.

O uso de ferramentas tecnológicas ajuda o trabalho remoto, onde é possível realizar a contratação de profissionais de outra cidade, estado e até mesmo fora do país. O RH 4.0 não precisa mais pensar que um determinado candidato possui um perfil aderente, mas sim que o profissional é o perfil exato para aquela oportunidade.

Novos gestores 4.0

As atividades relacionadas ao RH eram feitas por um departamento dedicado a essas atividades ou por meio de terceirização de serviços. Com a revolução da indústria 4.0, permite incluir diversos setores no processo de contratação de novos profissionais.

A coordenação de atividades referentes ao processo de recrutamento e seleção de equipes diferentes, a liderança do RH terá que aprender um pouco mais sobre as inovações do mercado de tecnologia digital e como utilizá-las de forma eficiente. O que inclui também as ferramentas de comunicação e colaboração, bem como recursos de BI, como Analytics.

Os novos gestores 4.0, o RH precisa além da contratação de talentos específicos, precisa capacitá-lo e inserir em sua nova equipe, além de novas atividades, como criação dos acessos de rede e serviços de acesso ao prédio, como o crachá e liberação junto à portaria, e-mails de boas-vindas.

Gestão remota

Com a grande demanda de carros nas ruas, está cada vez mais difícil a locomoção nos grandes centros empresariais, são muitas horas de trânsito, onde o colaborador acaba perdendo um pouco da sua produtividade, principalmente pelo tempo de deslocamento.

Com as inovações tecnológicas, é possível abandonar os escritórios em grandes centros, e ter apenas uma sala ou um espaço como coworking para recepção de clientes e manter a equipe trabalhando em home office. Existem softwares como ERP e CRM que permitem o registro de metas e informações sobre os resultados obtidos, tudo à distância.

Utilização de recursos de Inteligência artificial

Apesar de ser quase transparentes, lidamos diariamente com recursos oriundos da inteligência artificial, como recomendações de produtos baseados em sua experiência de compra anterior, recomendações de filmes e exibição de anúncios baseados em pesquisas recentes.

É possível utilizar a Inteligência artificial no RH 4.0, para identificar e promover colaboradores que tiveram os melhores resultados, premiar os colaboradores com um desempenho acima da média, indicar colaboradores que não estão rendendo quanto o esperado, entre outras ações que são possíveis utilizando os recursos fornecidos pela inteligência artificial.

Veja também: Descubra como é o funcionamento do E CAC

Gostou das dicas sobre o RH 4.0 ? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau