gestão de rh

Gestão de RH: 7 dicas para otimizar a área na sua empresa

Dentre os vários setores de uma empresa está o de Recursos Humanos, responsável pela gestão de pessoas e de tudo que diz respeito aos trabalhadores. Nesse sentido, há várias formas de gestão de RH que podem otimizar esse setor tão importante.

Os empregados são uma das partes mais importantes de uma empresa, na medida em que permitem que as atividades dela sejam executadas e seus produtos ou serviços sejam disponibilizados.

Portanto, procurar formar de melhorar a gestão de RH não é apenas uma possibilidade, mas deveria constituir a um dever do empregador. Um departamento de recursos humanos bem gerida melhora não só as relações internas e a satisfação do empregado, mas reflete em toda a cadeia produtiva e faz toda a diferença no final do mês.

New call-to-action

Dessa maneira, separamos algumas dicas sobre gestão de RH para aumentar a produtividade de sua empresa, a satisfação dos empregados e clientes e fomentar a criação de um ambiente de trabalho saudável.

Recursos humanos: A gestão de RH

Antes de mais nada, é necessário esclarecer o que, exatamente, é um departamento de recursos humanos, quais suas funções e como ele opera.

O RH possui diversas funções importantes que, no geral, dizem respeito à gestão de pessoas e dos problemas e percalços encontrados por elas, dentro de uma empresa, diariamente.

Assim, dentre as responsabilidades do RH estão o recrutamento de pessoal, ou seja, a seleção de pessoas para prestar serviços na empresa e passar a ser um dos empresados desta.

 Dessa maneira, é função desse departamento realizar a divulgação das vagas, a criação de um banco de talentos, os processos de contratação que envolvem entrevistas, provas e dinâmicas em grupo e a gestão dessas pessoas após a contratação.

Além disso, estão dentre as atribuições típicas do RH a busca da solução de conflitos internos que eventualmente ocorrem, escutar os empregados quanto seus anseios e problemas internos relacionados ao trabalho e outras questões de convivência.

Também, some-se às funções do departamento o fato de ter a responsabilidade de controles de horário e anotação de ponto, tanto de entrada e saída quanto dos intervalos, compensações de horário, prestação de horas extras, etc.

Além disso, ele também deve estabelecer políticas para a retenção de talentos, ou seja, formas de manter a empresa atrativa para seus profissionais talentosos.

Ainda, o RH é responsável, também, por desenvolver e colocar em prática políticas de motivação e de treinamento dos funcionários, garantindo a satisfação deles, assim como seu desenvolvimento e alcance dos objetivos pela empresa.

Em suma, cabe ao RH lidar com todas as questões que dizem respeito à qualidade de vida dos colaboradores e gerenciamento das relações internas. Assim, pode-se afirmar que os clientes do departamento e da gestão de RH são os próprios funcionários.

Como melhorar a gestão de RH? Confira 7 dicas

gestão de rh

Separamos algumas dicas essenciais que pode auxiliar na melhoria da gestão do seu departamento de recursos humanos. Veja abaixo e considere colocá-las em prática para garantir o aumento de sua produtividade e da boa relação com os empregados.

1. Faça um bom planejamento estratégico

Em primeiro lugar, assim como ocorre em qualquer outro setor empresarial, é necessário que a gestão de RH se baseie em um bom planejamento estratégico.

Dessa forma, são necessárias estratégia referentes a metas de curto, médio e longo prazo, onde ações devem ser pontuadas para permitir seu alcance. Assim, práticas, tecnologias e metodologias que serão utilizadas devem ser estipuladas desde logo.

Também, não esqueça de rever, periodicamente, o plano de ação, analisando a efetividade das ações.

2. Conte com profissionais capacitados para a gestão de RH

Conforme já destacado, o RH é responsável pela gestão de pessoas, criação de bancos de talentos, dentre outros. Nesse ponto, cabe lembrar, também, que isso não deve ser feito apenas para os demais setores da empresa, mas para o próprio setor de recursos humanos.

Dessa maneira, a gestão de RH deve procurar profissionais especializados na área, assim como buscar realizar treinamentos e cursos internos e externos, capacitando ainda mais os trabalhadores.

3. A gestão de RH deve estar alinhada com a visão da empresa

O RH é o responsável por demonstrar os valores da empresa e como ela trata a gestão das pessoas que lhe prestam serviço.

Nesse viés, é de extrema importância que uma gestão de RH efetiva leve em consideração a visão da empresa e a reproduza.

4. Obtenha as ferramentas adequadas para a gestão de RH

O investimento em tecnologia é de extrema importância para o setor de recursos humanos na medida em que as ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas para agilizar e otimizar procedimentos burocráticos normalmente demorados e típicos desse departamento.

Portanto, considere melhorar a gestão do RH de sua empresa investindo, também, em tecnologia.

5. Escolha o Software ideal

Somando-se à dica anterior de gestão de RH, de nada adianta investir em tecnologia se o Software utilizado não for condizente. Portanto, ele é importante e pode auxiliar em muito na operacionalidade da empresa.

6. Automação também é importante na gestão de RH

Elimine, com investimento em tecnologias de automação, a necessidade de empregar pessoas para a realização de atividades burocráticas que podem ser feitas de maneira automatizada.

Dessa forma, utilize os colaboradores do setor para outras tarefas que necessariamente demandem a ação humana.

New call-to-action

7. Integre e centralize os processos

Finalmente, nossa última dica concernente à gestão de RH diz respeito à necessidade de integração e centralização de processos. Isso porque a área de recursos humanos, em alguns casos, subdivide seus processos em setores diferenciados.

Geralmente as áreas que são divididas internamente são as de departamento pessoal, relativas à folha de pagamento e ao financeiro, desenvolvimento de pessoas, benefícios dados pela empresa e comunicação com funcionários.

Embora esses processos possam ser subdivididos, é importante que a tecnologia, software e técnicas utilizadas por todos eles sejam semelhantes, de forma que o processo seja, no final das contas, realizado de maneira centralizada.

Com essas dicas é possível aumentar, de maneira simples, a produtividade de sua empresa e a satisfação dos seus colaboradores.

Como o Oitchau pode auxiliar na gestão de RH da sua empresa?

O Oitchau é uma aliada na gestão de RH, pois oferece ferramentas modernas e que são excelentes para automatizar tarefas, utilizá-las e reunir dados, os quais são indispensáveis para a tomada orientada de decisões.

Ao contar com o Oitchau você pode integrar diferentes ferramentas. Desse modo, reunir informações relevantes em um só lugar. Conheça, algumas das soluções ofertadas e como elas podem ser úteis para o trabalho do RH.

Conheça o sistema digital de ponto Oitchau

O controle de ponto digital Oitchau é uma ferramenta que pode revolucionar a gestão de horas na sua empresa.

O sistema de cartão de ponto possui duas versões. A primeira é um quiosque, presente fisicamente na empresa. A outra é o aplicativo de marcação, que fica disponível para trabalhadores externos e em home office.

Com isso, ele garante o cumprimento do dever de controle de horas. A marcação ocorre em tempo real e leva apenas 3 segundos. Feita com biometria facial, ela é segura e impede fraudes ao sistema.

Assim que ocorre a marcação de horário, o registro já aparece no sistema. Não apenas consta nele, mas também gera a atualização do número total de horas trabalhadas, horas extras, atrasos, etc.

Outro ponto interessante do cartão de ponto Oitchau para a gestão de RH é que ele realiza o cálculo automático das horas trabalhadas. Isso inclui horas extras e horas noturnas, que já são liquidadas.

Ou seja, com o cartão Oitchau não há necessidade de realizar cálculos manuais, os quais têm risco de erros e ocupam muito tempo dos colaboradores do RH.

Benefícios para o RH

O sistema de ponto digital Oitchau oferece inúmeras vantagens à gestão de RH. Dentre elas estão:

  • Desburocratização do setor;
  • Agilidade de marcações;
  • Precisão nas marcações;
  • Cálculos automáticos de horas e valores;
  • Integração com sistema de holerites;
  • Geração automática do cartão de ponto;
  • Gestão de férias;
  • Gestão de faltas;
  • Reunião de dados importantes para a gestão de pessoas, como relacionados ao absenteísmo, etc.

Conheça o timesheet Oitchau

Outra ferramenta Oitchau que é útil para a gestão do RH é o timesheet. Enquanto o cartão ponto mede a jornada total, este sistema é responsável por determinar como as horas de jornada foram utilizadas para a realização de tarefas.

Isto é, com o timesheet é possível determinar o que um colaborador fez durante a jornada. Igualmente, qual é o tempo que ele demandou para realizar cada uma das atividades de sua agenda.

A ferramenta se apresenta em formato de plugin. Desse modo, é compatível com outras ferramentas, como de gestão de projetos. A marcação é automática.

O colaborador pode, inclusive, pausar uma das atividades e iniciar outro sem que isso afete a contabilização de tempo das atividades;

Benefícios para o RH

O timesheet é uma ferramenta de grande utilidade na gestão de RH. Com ela, os colaboradores do setor entendem como é a gestão de tempo pelos colaboradores, quais são as suas dificuldades e como treiná-los.

Por isso, com o timesheet o RH encontra informações importantes para desenvolvimento de políticas internas. Dentre elas, de capacitação, de gestão de horas, cumprimento de metas e distribuição de tarefas.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau