Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas
endomarketing

Endomarketing: por que a sua empresa deveria priorizá-lo?

Uma empresa tem muitos públicos: consumidores, investidores, fornecedores e também colaboradores. O chamado público interno, além de também ajudar a propagar a marca em outros contextos, formando opinião e impactando o público interno, é também um consumidor – que utiliza não apenas produtos, mas ideias e valores que a empresa propõe. A experiência do colaborador é algo importante para o negócio em diferentes níveis. E ter estratégias de marketing aplicadas a este público, do chamado endomarketing, é essencial para o sucesso do seu negócio. Veja a seguir um pouco mais deste conceito e saiba como utilizá-lo!

O que é endomarketing?

Quando se fala de marketing, refere-se ao entendimento e satisfação das necessidades do público a fim de gerar uma boa experiência. Como uma empresa tem muitos público, deve também supor diferentes estratégias para atendê-los. O endomarketing vai lidar justamente com o público interno e a experiência do colaborador.

Isso significa que o endomarketing é a aplicação dos conceitos do marketing tradicional junto aos funcionários, com o objetivo de alcançar maiores e melhores resultados e uma experiência positiva.

O objetivo é gerar engajamento, alinhamento com a marca, percepção de fazer parte da empresa e motivação para contribuir e executar as suas funções de forma plena. É também um modo de gerar uma opinião positiva, e isso terá muitos impactos, desde facilitar novas contratações a dar ainda mais visibilidade como empresa “boa de se trabalhar”.

O objetivo do endomarketing não é mascarar ou tornar os funcionários mais felizes. A ideia é motivar o colaborador a vestir a camisa e fazer parte da empresa, propagar os valores destas e compreender que a opinião dele importa.

Importância do endomarketing

Nem é preciso ir além para entender que realizar boas estratégias de endomarketing é algo muito importante para o seu negócio. Há muitos benefícios na aplicação deste conceito.

Empresas que se preocupam com endomarketing conseguem até 6 vezes mais resultados, com taxas de retornos comprovadas, que empresas que não o utilizam. Além disso, em países desenvolvidos, a performance funcional do trabalhador melhora até 25%, segundo os especialistas, se comparado aos não engajados.

endomarketing

Grandes multinacionais, como o Google, são referências na experiência do colaborador e não é à toa: o funcionário é também um consumidor e ajuda a propagar a marca. Além disso, a boa imagem faz com que os melhores talentos do mercado queiram fazer parte da empresa, facilitando o processo de recrutamento e seleção.

O Google, seguindo o exemplo, que é reconhecidamente uma das 100 melhores empresas para se trabalhar, gera 14 bilhões de dólares anualmente, cerca de 1,6% de retornos sobre os ativos com práticas de endomarketing.

Valorização e reconhecimento

Em endomarketing, para que haja resultados de fato, é importante traçar o perfil do colaborador para criar estratégias mais assertivas de valorização e reconhecimento. Isso faz com que a empresa reduza gastos com produtividade perdida, rotatividade, capacitação e seleção.

E não há limites para o desenvolvimento de ações de endomarketing considerando o objetivo de reconhecer e valorizar os talentos da empresa. Muitas grandes empresas globais permitem que os seus colaboradores sejam os primeiros a experimentarem um lançamento. Este é um exemplo de ação de endomarketing.

Em outros casos, há empresas que possuem programas de formação de lideranças utilizando os aspectos comportamentais a fim de promover oportunidades para colaboradores já contratados, priorizando-os em relação aos talentos existentes no mercado.

Estratégias de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho, promoção de datas colaborativas, eventos de prestígio de capacitação e promoção de troca de experiência, reconhecimento público da opinião do colaborador são outras ações que geralmente dão certo.

Vantagens do endomarketing

Estas são algumas vantagens do endomarketing para a sua empresa:

  • Aumenta a fidelidade dos colaboradores evitando o turnover.
  • Permite a retenção de talentos.
  • Promove a experiência positiva no ambiente de trabalho.
  • Melhora o clima organizacional ao incentivar o trabalho em equipe.
  • Prioriza a qualidade de vida no trabalho.
  • Amplia o engajamento e a produtividade entre os colaboradores.
  • Reduz custos na seleção de novos talentos e de outras demandas.
  • Ajuda a promover a marca entre outros públicos.

Boas práticas de endomarketing

Agora que você já conhece o conceito de endomarketing, seguem algumas boas práticas:

1. Saiba quem são os seus funcionários: Permita-se fazer um levantamento detalhado dos seus colaboradores. Implante estratégias para ouvir a aprender com a sua opinião.

2. Definir os principais objetivos: O que você deseja alcançarcom as estratégias de endomarketing. Os objetivos mais comuns são melhorar o processo de comunicação interna e interpessoal, aumentar o percentual de engajamento, promover a fidelidades junto a este público, etc.

3. Planeja as suas estratégias: Crie um plano de endomarketing, definindo o que será feito, o sentido da ação, como serão aplicadas estas estratégias e quais serão as ferramentas utilizadas. Estes são exemplos de estratégias e ações:

  • Oferecer incentivos e recompensas.
  • Criar campanhas de conscientização.
  • Implementar novos canais de comunicação.

4. Utilize boas métricas: Como poderá saber se atingiu bons resultados? É preciso estabelecer critérios e indicadores confiáveis. Entre os indicadores mais comuns estão:

  • Nível de satisfação do colaborador.
  • Nível de produtividade.
  • Retorno sobre o investimento (ROI).
  • Nível de rotatividade.

Ferramentas úteis

Neste processo, você poderá contar com algumas ferramentas úteis para a aplicação do endomarketing. Conheça algumas das principais:

  • Intranet – Ações em rede interna de comunicação.
  • Criação de vestimentas personalizadas de qualidade para uso exclusivo de colaboradores.
  • Caixa ou mural de sugestões.
  • Guia, evento de imersão e evento de boas-vindas para novos funcionários.
  • Vídeos institucionais com imagem de colaboradores.
  • Rede social corporativa.
  • Eventos de integração periódicos.
  • Painel do tempo com conquistas da equipe.
  • Vantagens e descontos na aquisição de produtos e serviços da empresa ou de empresas parceiras.

Veja também: Gestão do trabalho: quando se preocupar com ponto?

Gostou das dicas sobre endomarketing? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo