RH

Diferença entre RH e departamento pessoal: você sabe qual é?

Você sabe a diferença entre o setor de recursos humanos (RH) e departamento pessoal? Apesar da semelhança entre os nomes, eles possuem competências diferentes.

Cada um desses setores possui importância dentro da empresa e é responsável por várias atividades cruciais ao bom funcionamento da organização.

Conheça, hoje, as diferenças entre eles e veja quais são as atribuições de cada uma das equipes. Ainda, veja como é possível usar a tecnologia para aumentar a produtividade delas!

Qual é a diferença entre RH e Departamento Pessoal?

Muita gente entende que as áreas possuem atribuições semelhantes. No entanto, existe diferença entre RH e Departamento Pessoal. 

Com nomes muito semelhantes, esses dois setores de uma empresa podem facilmente causar confusão.

É possível diferenciá-los com algumas dicas simples que são relacionadas à natureza das atividades prestadas por cada um desses departamentos que lidam com os colaboradores que prestam serviços à empresa.

O departamento pessoal é responsável pelas partes burocráticas relacionadas à empresa. Ele é responsável por garantir o cumprimento das leis trabalhistas e por desenvolver os procedimentos administrativos e burocráticos relacionados a todos os empregados.

Suas atividades envolvem o controle de horas trabalhadas, a gestão e concessão de férias e o contato com órgãos públicos de fiscalização.

Já o departamento de recursos humanos lida com os colaboradores em ações mais específicas que não são consideradas burocráticas.

Ele se dedica à gestão de pessoas e ao desenvolvimento de programas internos que buscam aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores nas suas atividades diárias.

A função do setor de recursos humanos tem viés estratégico e visa avaliar a empresa e os setores e buscar soluções que sejam favoráveis a todos os envolvidos.

Departamento Pessoal: conheça as atividades

Diferença entre RH e departamento pessoal

Existem diversas atividades que são responsabilidade do setor de Departamento Pessoal, normalmente a parte burocrática de documentação trabalhista, principalmente. 

Por isso, suas principais atribuições. 

1.      Admissão de colaboradores

Como responsável pelas questões burocráticas concernentes aos empregados o setor de departamento pessoal é quem processa a admissão de um novo funcionário.

O processo de seleção é realizado pelo RH e o departamento pessoal apenas finaliza a contratação em relação à documentação necessária e prazos para sua entrega.

2.      Elaboração da folha de pagamento

Essa é considerada a atividade mais importante que é de responsabilidade desse setor e diz respeito à elaboração do documento em que serão listadas todas as verbas que serão pagas ao empregado e os descontos que eventualmente são promovidos.

Para o desenvolvimento da folha de pagamento esse departamento de uma empresa precisa considerar diversos aspectos cruciais para que o procedimento atenda às previsões legais e seja efetivo.

Retenção do imposto de renda, pagamento de férias, descontos de horas faltantes, pagamento de labor extraordinário, recolhimentos previdenciários e de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço estão dentre esses pontos que devem ser observados atenciosamente.

3.      Controle de jornada e do banco de horas

O controle de jornada está diretamente relacionado ao desenvolvimento da folha de pagamento e ele deve ser efetivo e seguro.

Os cuidados relacionados ao controle de ponto dos empregados são exercidos pelo departamento pessoal.

Para auxiliar nessas tarefas e desburocratizar essa atividade, aumentando a produtividade, é indicado que a empresa adote um sistema de ponto digital como o oferecido pelo OiTchau que permite o desenvolvimento automático e informatizado dessas documentações.

4.      Controle de férias

O controle de férias, o pagamento e a concessão desse período são atividades cuja responsabilidade para ao departamento pessoal.

Departamento RH: aprenda o que faz

New call-to-action

Já a área de Recursos Humanos (RH), ela lida mais com questões relacionadas ao capital humano da companhia, além de um posicionamento estratégico, quando necessário.

1.      Recrutamento e seleção de novos colaboradores

É verdade que quem finaliza o procedimento de contratação de novos colaboradores é o departamento pessoal, que o faz apenas depois do setor de recursos humanos ter realizado todo o processo seletivo da empresa.

O processo seletivo varia conforme a natureza da empresa e das atividades que serão prestadas pelo novo empregado. Pode incluir prova, atividades em grupo, entrevistas e testes psicológicos.

Todas essas atividades são coordenadas pelo departamento de recursos humanos com base em estratégias previamente definidas.

2.      Integração de novos empregados

A integração é chamada de onboarding e corresponde ao auxílio que é oferecido por uma empresa para a adaptação do empregado na organização.

O RH é o responsável e o faz pela apresentação aos novos colegas, ao espaço empresarial, às atividades prestadas e ao esclarecimento das políticas internas.

3.      Avaliação de desempenho

Uma empresa depende em larga escala dos serviços que são desenvolvidos pelos colaboradores. Isso significa que a produtividade dos empregados e a qualidade das atividades prestadas por eles são importantes e devem ser observadas.

O departamento de recursos humanos é quem realiza essas avaliações. Ele não se limita apenas a avaliar o empregado e seu desenvolvimento perante a organização.

O procedimento de avaliar é possibilitado ao colaborador em relação à empresa e às críticas e elogios que ele tem em relação à instituição.

4.      Treinamento e desenvolvimento

É importante que os trabalhadores desenvolvam seus conhecimentos práticos e teóricos referentes às atividades laborais que prestam.

Para isso ao departamento de recursos humanos cabe desenvolver treinamentos e programas de desenvolvimento dos colaboradores.

Isso pode ser colocado em prática por meio de workshops, cursos, seminários e mesmo por materiais informativos enviados para os empregados.

5.      Retenção de talentos

O departamento de recursos humanos desenvolve estratégias para o desenvolvimento do colaborador dentro da empresa e o crescimento tanto da organização quanto do próprio empregado.

A retenção de talentos faz parte das atividades de responsabilidade do RH.

Isso significa que ele trabalha de modo a evitar rescisões e necessidades constantes de novos processos seletivos, que são dispendiosos temporalmente e financeiramente.

É evitada a necessidade de buscar novos profissionais qualificados no mercado e a organização garante que possui colaboradores que conhecem as atividades a fundo e que a prestam com qualidade.

6.      Desenvolvimento de planos de cargos e salários

Os colaboradores de recursos humanos desenvolvem para a empresa políticas internas que podem ser aplicadas para aumentar a produtividade, melhorar o clima organizacional e garantir a retenção de talentos.

Um dos principais diz respeito aos planos de cargos e salários.

Ele corresponde às previsões quanto aos requisitos necessários para obter uma promoção e quais são os caminhos que são disponibilizados para os colaboradores dentro da organização.

Outro tipo de plano que pode ser colocado em prática pelo RH é o de horas extras e jornada.

Estipulam-se o número de horas extras permitidas mensalmente, em quais situações elas podem ser realizadas e se há necessidade ou não de autorização prévia para que a jornada seja extrapolada.

Mesmo com diferença entre RH e Departamento Pessoal – O sistema Oitchau pode auxiliar sua empresa

diferença entre RH e departamento pessoal

Apesar da diferença entre o RH e o departamento pessoal, saiba que há uma ferramenta que pode ser benéfica a ambos os setores: o controle digital de jornada Oitchau.

Ele conta com tecnologia de conta, faz uso de IA e aprendizado de máquina e pode tornar a gestão de ambos os departamentos e suas atividades mais fácil. Veja como.

Acesso aos dados em tempo real

Com o sistema Oitchau o departamento pessoal e o RH têm acesso aos dados de jornada em tempo real. Não há necessidade de esperar até o final do mês para analisá-los.

Toda marcação é automaticamente registrada no sistema. Com isso, também há a atualização do número de horas extras e do banco de horas.

Com isso, o RH consegue ter acesso às informações de horas para os projetos de gestão de pessoas. Já o departamento pessoal consegue analisar dados para holerites, rescisões, etc.

Gestão de horas

A gestão de horas, assim como o acompanhamento do cumprimento de políticas internas de jornada são facilitadas pelo sistema Oitchau.

Isso ocorre pela disponibilidade dos dados em tempo real. Também, pelas atualizações de todas as informações que são impactadas por eles.

Precisão nos cálculos

Não há motivos para que o departamento pessoal ainda faça os cálculos de forma manual. Com o sistema Oitchau, eles podem ser automatizados.

Isso dá maior precisão aos dados. Afinal, erros humanos são comuns e acontecem mesmo com os colaboradores mais experientes.

Além disso, o sistema automaticamente aplica:

  • Adicionais de horas extras variáveis, como os de final de semana;
  • Adicionais noturnos;
  • Outros reflexos de parcelas salariais.

Isso não apenas economiza o tempo dos colaboradores do departamento pessoal, mas também evita imprecisões que podem levar a ações trabalhistas futuras, por exemplo.

Automatização de processos

A automatização de processos ocorre nos cálculos, mas não apenas neles. Os dados ficam totalmente disponíveis em um sistema seguro e em nuvem.

O sistema Oitchau permite a integração do cartão ponto digital com sistemas de holerites. Desse modo, há o preenchimento automático de informações importantes, como:

Novamente, isso dá maior precisão às informações e evita erros humanos. Isso promove economia para a empresa e evita pagamentos errados, a mais ou a menos.

Informações precisas para o desenvolvimento de novas políticas

As informações do sistema Oitchau também auxiliam o RH no desenvolvimento de políticas internas.

Afinal, a gestão de pessoas encontra muitas informações úteis nos cartões ponto, inclusive em relação ao engajamento ou ao cumprimento de normas internas.

Por isso, apesar da diferença entre RH e departamento pessoal, ambos os setores podem se beneficiar do sistema Oitchau!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau