As empresas costumam possuir diversos setores e cada um deles é responsável por atividades específicas que possuem demanda empresarial, dentre esses departamentos estão o RH (recursos humanos) e o departamento pessoal.
Que apesar dos nomes semelhantes não são sinônimos e prestam serviços diferenciados dentro da instituição.
Saber a diferença entre cada um dos departamentos é importante para que o correto direcionamento de atividades e demandas seja realizado. Conheça abaixo as diferenças entre esses setores de uma empresa e quais são as principais atividades de cada um deles.
Departamento Pessoal x RH: Qual é a diferença?
Com nomes muito semelhantes esses dois setores de uma empresa podem facilmente causar confusão. É possível diferenciá-los com algumas dicas simples que são relacionadas à natureza das atividades prestadas por cada um desses departamentos que lidam com os colaboradores que prestam serviços à empresa.
O departamento pessoal é responsável pelas partes burocráticas relacionadas à empresa. Ele é responsável por garantir o cumprimento das leis trabalhistas e por desenvolver os procedimentos administrativos e burocráticos relacionados a todos os empregados.
Suas atividades envolvem o controle de horas trabalhadas, a gestão e concessão de férias e o contato com órgãos públicos de fiscalização.
Já o departamento de recursos humanos lida com os colaboradores em ações mais específicas que não são consideradas burocráticas. Ele se dedica à gestão de pessoas e ao desenvolvimento de programas internos que buscam aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores nas suas atividades diárias.
A função do setor de recursos humanos tem viés estratégico e visa avaliar a empresa e os setores e buscar soluções que sejam favoráveis a todos os envolvidos.
Departamento Pessoal: Conheça as atividades
1. Admissão de colaboradores
Como responsável pelas questões burocráticas concernentes aos empregados o setor de departamento pessoal é quem processa a admissão de um novo funcionário.
O processo de seleção é realizado pelo RH e o departamento pessoal apenas finaliza a contratação em relação à documentação necessária e prazos para sua entrega.
2. Elaboração da folha de pagamento
Essa é considerada a atividade mais importante que é de responsabilidade desse setor e diz respeito à elaboração do documento em que serão listadas todas as verbas que serão pagas ao empregado e os descontos que eventualmente são promovidos.
Para o desenvolvimento da folha de pagamento esse departamento de uma empresa precisa considerar diversos aspectos cruciais para que o procedimento atenda às previsões legais e seja efetivo.
Retenção do imposto de renda, pagamento de férias, descontos de horas faltantes, pagamento de labor extraordinário, recolhimentos previdenciários e de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço estão dentre esses pontos que devem ser observados atenciosamente.
3. Controle de jornada e do banco de horas
O controle de jornada está diretamente relacionado ao desenvolvimento da folha de pagamento e ele deve ser efetivo e seguro.
Os cuidados relacionados ao controle de ponto dos empregados são exercidos pelo departamento pessoal.
Para auxiliar nessas tarefas e desburocratizar essa atividade, aumentando a produtividade, é indicado que a empresa adote um sistema de ponto digital como o oferecido pelo OiTchau que permite o desenvolvimento automático e informatizado dessas documentações.
4. Controle de férias
O controle de férias, o pagamento e a concessão desse período são atividades cuja responsabilidade para ao departamento pessoal.
Departamento RH: aprenda o que faz
1. Recrutamento e seleção de novos colaboradores
É verdade que quem finaliza o procedimento de contratação de novos colaboradores é o departamento pessoal, que o faz apenas depois do setor de recursos humanos ter realizado todo o processo seletivo da empresa.
O processo seletivo varia conforme a natureza da empresa e das atividades que serão prestadas pelo novo empregado. Pode incluir prova, atividades em grupo, entrevistas e testes psicológicos. Todas essas atividades são coordenadas pelo departamento de recursos humanos com base em estratégias previamente definidas.
2. Integração de novos empregados
A integração é chamada de onboarding e corresponde ao auxílio que é oferecido por uma empresa para a adaptação do empregado na organização. O RH é o responsável e o faz pela apresentação aos novos colegas, ao espaço empresarial, às atividades prestadas e ao esclarecimento das políticas internas.
3. Avaliação de desempenho
Uma empresa depende em larga escala dos serviços que são desenvolvidos pelos colaboradores. Isso significa que a produtividade dos empregados e a qualidade das atividades prestadas por eles são importantes e devem ser observadas.
O departamento de recursos humanos é quem realiza essas avaliações. Ele não se limita apenas a avaliar o empregado e seu desenvolvimento perante a organização. O procedimento de avaliar é possibilitado ao colaborador em relação à empresa e às críticas e elogios que ele tem em relação à instituição.
4. Treinamento e desenvolvimento
É importante que os trabalhadores desenvolvam seus conhecimentos práticos e teóricos referentes às atividades laborais que prestam. Para isso ao departamento de recursos humanos cabe desenvolver treinamentos e programas de desenvolvimento dos colaboradores.
Isso pode ser colocado em prática por meio de workshops, cursos, seminários e mesmo por materiais informativos enviados para os empregados.
5. Retenção de talentos
O departamento de recursos humanos desenvolve estratégias para o desenvolvimento do colaborador dentro da empresa e o crescimento tanto da organização quanto do próprio empregado.
A retenção de talentos faz parte das atividades de responsabilidade do RH. Isso significa que ele trabalha de modo a evitar rescisões e necessidades constantes de novos processos seletivos, que são dispendiosos temporalmente e financeiramente.
É evitada a necessidade de buscar novos profissionais qualificados no mercado e a organização garante que possui colaboradores que conhecem as atividades a fundo e que a prestam com qualidade.
6. Desenvolvimento de planos de cargos e salários
Os colaboradores de recursos humanos desenvolvem para a empresa políticas internas que podem ser aplicadas para aumentar a produtividade, melhorar o clima organizacional e garantir a retenção de talentos.
Um dos principais diz respeito aos planos de cargos e salários. Ele corresponde às previsões quanto aos requisitos necessários para obter uma promoção e quais são os caminhos que são disponibilizados para os colaboradores dentro da organização.
Outro tipo de plano que pode ser colocado em prática pelo RH é o de horas extras e jornada. Estipulam-se o número de horas extras permitidas mensalmente, em quais situações elas podem ser realizadas e se há necessidade ou não de autorização prévia para que a jornada seja extrapolada.