registro de ponto

Registro de Ponto: qual a melhor forma de fazer?

A partir de 10 funcionários registrados na carteira de trabalho, a empresa deve fazer registro de ponto, com o detalhamento de entradas, saídas e horas trabalhadas de todos os colaboradores.

Esta é a nova determinação da Reforma Trabalhista frente à Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Quer entender mais sobre esse assunto? Confira a seguir!

O que a Lei diz sobre o registro de ponto para as empresas?

Conforme o parágrafo 2 do artigo 74 da CLT (Decreto Lei 5.452 de 01 de maio de 1943):

Art. 74 – O horário do trabalho constará de quadro, organizado conforme modelo expedido pelo Ministro do Trabalho, Industria e Comercio, e afixado em lugar bem visível. Esse quadro será discriminativo no caso de não ser o horário único para todos os empregados de uma mesma seção ou turma.

2º – Para os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, devendo haver pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989).

E graça aos avanços da tecnologia, que trazem cada dia soluções mais criativas e práticas para executar esse trabalho.

planilha Controle de Horas e Folha de Ponto
registro de ponto

Em 2011, foi aprovada a Portaria 373, que prevê a possibilidade de formas alternativas do controle das horas trabalhadas, desde que sejam autorizados por acordo coletivo de trabalho ou por convenção.

Se a sua empresa está buscando um sistema de registro de ponto e não sabe por onde começar, nesse artigo vamos apresentar todas as opções disponíveis no mercado para pequenas e grandes empresas. Confira!

Quais são os tipos de registro de ponto disponíveis no mercado?

Para decidir qual é o melhor sistema de bater ponto para sua empresa, primeiro é preciso saber quais são as opções disponíveis.

Mas apesar de citarmos todas as opções, é importante levar em conta que algumas delas já estão defasadas, oferecem poucas soluções, pouca segurança, e às vezes podem até mesmo causar novos problemas enquanto busca resolver outros.

A melhor opção para sua empresa deve oferecer um bom custo x benefício. Deve caber no orçamento, mas também trazer mais facilidade para o RH e evitar problemas futuros.

Vamos conhecer as opções:

1. Ponto Manual

Essas opções são as mais simples e também, digamos, tradicionais, oferecidas pelo mercado.

São soluções criadas já há bastante tempo e, geralmente, cumprem apenas a função de registrar entradas e saídas, nada além disso.

2. Cartão de ponto

É o famigerado cartão feito de papel, que deve ser inserido numa máquina, que fará alguns furos nesse cartão, indicando dia e horário.

registro de ponto

A ideia do cartão de ponto era garantir que o funcionário precisasse ir até a máquina de fato para registrar seu ponto.

Mas ele pode ser facilmente fraudado, já que basta entrega o cartão de papel para um colega de trabalho para que ele possa fazer o registro em seu lugar.

O método ainda é utilizado em muitas fábricas e indústrias pelo Brasil.

3. Crachá

Esse método ainda é um dos mais utilizados em empresas com uma grande quantidade de colaboradores, como call centers, fábricas e empresas que possuem prédios inteiros.

Registro de ponto

Cada funcionário tem um crachá com sua identificação e um magnetismo que libera a catraca de acesso ao ambiente de trabalho.

Esse método é interessante pois faz a marcação de ponto do funcionário de forma “indireta”, sem que ele precise fazer conscientemente, pois ao liberar sua entrada ele já também bate o ponto.

O método é um pouco mais seguro, pois se ele der o cartão a outro colega, como poderá entrar/sair depois?

O maior problema é o alto custo com compra e manutenção de catracas, cartões e máquinas que magnetizam.

4. Caderno de ponto

Esse é um dos métodos menos seguros e que causam mais dor de cabeça para as empresas.

É utilizado um caderno pautado, que fica disponível para o acesso dos funcionários e eles devem preencher o horário todas as vezes que estão entrando e saindo do local de trabalho.

Algumas empresas também optam por deixar o preenchimento dos horários na responsabilidade de um(a) recepcionista.

O maior problema é que, no primeiro caso, qualquer um pode marcar qualquer horário, sem nenhum método de checagem. Além de correr o risco de perda ou rasura das informações.

5. Ponto Eletrônico Biométrico (REP)

O REP, ou Relógio Eletrônico de Ponto, é o método ainda mais utilizado pela maioria das empresas brasileiras hoje.

É aquela máquina onde o colaborador insere a digital, e ela faz a marcação da localização, identidade e horário do registro, emitindo um comprovante em papel e armazenando os dados em um software.

Sendo possível exportar esses dados depois em planilha para conferência e fechamento de ponto.

O REP é um método que garante a segurança das informações, pois garante a veracidade da localização e identidade.

Mas não impede o funcionário de bater o ponto e depois sair do local de trabalho – fraudando assim suas horas trabalhadas.

A opção também demanda alto custo com compra de máquinas e manutenção.

Além disso, o RH precisa aguardar o fim do mês para descobrir possíveis problemas, excesso de horas extras e outras questões que podem gerar prejuízo para a empresa.

Opções digitais para registro de ponto

Analisando problemas rotineiros de empresas que utilizam os métodos acima para registro de ponto, foram desenvolvidas novas opções mais avançadas.

1. Aplicativo de controle de ponto

Aplicativos como o Oitchau, permitem que o colaborador faça o controle de ponto utilizando o próprio smartphone.

É o único método que permite classificar qual é o tipo de ponto que está sendo batido, diferenciando a entrada de um início de intervalo.

controle de ponto

O aplicativo também permite enviar pedidos de ajuste de ponto – que são notificados ao supervisor na hora para aprovar ou recusar, permite fazer controle de férias e de ausências com comprovante, controle de horas extras e banco de horas com relatórios exclusivos e alertas de excesso.

É verificada a identidade do colaborador e horário do ponto, de maneira impossível de manipular e fraudar. E também a localização do colaborador por meio de GPS, WiFi ou Bluetooth.

Como se não bastasse todas as essa funcionalidades que podem ser encontradas apenas em sistemas de controle de ponto com o Oitchau, também podem ser consultados relatórios a qualquer momento pelo Painel.

E não existe a necessidade de fechamento de ponto (que demanda alto custo em dinheiro e tempo), pois todos os pontos são acompanhados e gerenciados em tempo real, sendo necessário apenas baixar os relatórios e enviar ao contador.

2. QR Ponto

Esse método também utiliza um aplicativo, mas esse deve ser utilizado para ler um código QR exclusivo de cada colaborador para autorizar o ponto.

O método é pouco seguro, pois qualquer funcionário pode usar o código do outro, o que abre portas para fraude de ponto.

3. Tablet

Nesse caso, o aplicativo instalado deve funcionar como um relógio eletrônico de ponto (REP).

Os colaboradores devem dirigir-se até um quiosque com o tablet, inserir um código único de acesso para confirmar sua identidade e fazer o registro.

registro de ponto

É uma boa opção para indústrias e fábricas, que sejam que o colaborador bata ponto num local fixo, mas que buscam mais modernidade e tecnologia para essa opção.

4. Reconhecimento facial

Um sistema de ponto por tablet ou biometria, pode contar com reconhecimento facial, onde o colaborador deve tirar uma foto ou escanear seu rosto para autorizar.

Tecnologia e Inteligência Artificial a favor do RH

Podemos concluir que o método mais eficiente, seguro, prático e econômico para fazer registro de ponto dos colaboradores da sua empresa é o Ponto Digital por meio de Aplicativo, como o Oitchau.

Isso porque é o método que apresenta soluções utilizando as tecnologias mais atuais do mercado, como inteligência artificial para coleta e entendimento de dados, segurança.

E principalmente a possibilidade de gestão das horas trabalhadas em tempo real, um dos maiores requisitos em todos os nichos.

Ainda assim, os outros métodos podem ser optados de acordo com o orçamento da empresa e as necessidades atuais da mesma.

Quais são os principais problemas que os cartões de ponto apresentam?

Como vimos acima, existem diversos tipos de controles de ponto, de forma que é necessário levar em consideração alguns pontos essenciais para escolher o melhor para a sua empresa, com vias ao cumprimento da lei.

Para isso, considerar os principais problemas que o registro de ponto possa apresentar e que são relevantes na escolha. Assim, você encontra modos de evitar tais percalços e, de quebra, cumpre a lei e garante um bom relacionamento com seus colaboradores.

Ausência de horários claros

Primeiramente, um dos principais problemas dos registros de horários são a ausência de apresentação de registros claros. Isso ocorre, por exemplo, nos cartões manuais, que podem apresentar rasuras e, com isso, serem desconsiderados.

Falhas na marcação

Muitas vezes o registro de ponto apresenta falhas. Isso ocorre principalmente com os cartões do tipo relógios de ponto, ou então daqueles que dependem de conexão com a internet ou com luz elétrica.

E, nisso, sabemos que as falhas são diversas. Por exemplo, quando se depende de um sistema físico, a marcação pode encontrar problemas pela ausência de alimentação elétrica.

Não raro os cartões ponto, nesses casos, contam com observações como “Falta de energia”, “Falha de conexão”, ou “Ausência”. E, note, com isso não há um cartão completo, que pode ser invalidado pela Justiça do Trabalho.

Por isso, deve-se contar com um sistema que não dependa desse tipo de alimentação. Afinal, isso é o que permite que as marcações ocorram diariamente e de forma completa e condizente com a realidade.

Horários britânicos

Continuando com os principais problemas no registro de ponto, temos os chamados horários britânicos. Eles nada mais são do que os horários sem variação de minuto a minuto, o que indica a falsificação. Afinal, ninguém entra e sai, diariamente, no exato mesmo horário.

Esse tipo de cartão ponto é inválido e, com isso, requer o pagamento de horas de acordo com o indicado pelo trabalhador (e suas eventuais testemunhas) em eventual ação trabalhista.

Falta de clareza quanto às horas extras e bancos de horas

Outro ponto que é bastante prejudicial no registro de ponto é quando seus cartões não têm clareza quanto às horas extras e aos bancos de horas. É necessário que a empresa seja transparente quanto a isso.

Ou seja, mensalmente deve aparecer nos cartões ponto o número exato de horas extraordinárias. Igualmente, as eventuais adições ou subtrações no banco de horas.

Cálculo errado de horas extras

O cálculo errôneo de horas extras e banco de horas é outro dos problemas comuns com os registros de ponto. Isso, pois, com isso ele não cumpre sua real responsabilidade, que é a de controlar as horas e os horários extraordinários.

Manipulação de horários

Por fim, outro dos problemas que pode aparecer no registro de ponto é a manipulação das horas. Isso ocorre com a rasura delas, quando em controle manual. Da mesma forma, quando o sistema não é seguro.

Como evitar os principais problemas que o registro de ponto?

Para evitar os problemas que listamos acima, é ideal que a sua empresa escolha um cartão de ponto seguro. E isso você encontra com o registro Oitchau, que é digital, moderno, conta com inteligência artificial e automatização de cálculos e geração de documentos.

Aliás, isso é apenas parte do que o controle de ponto digital Oitchau oferta. Abaixo, conheça mais sobre essa opção e saiba porque ela pode ser perfeita para a sua empresa e evitar os problemas acima.

Como o sistema de Controle de Ponto Online Oitchau pode ajudar sua empresa?

Você pôde perceber que há muitas formas de realizar o registro de ponto conforme as disposições legais.

As empresas que buscam diferenciação no mercado optam cada vez mais por ferramentas digitais de marcação de ponto, pois elas são dinâmicas, ágeis e mais econômicas.

Estão ainda alinhadas com o fenômeno da transformação digital, que impele que as empresas façam uso de tecnologia digital para serem mais competitivas.

Para estas empresas, existe a plataforma Oitchau, uma referência em sistema de marcação de ponto e que oferece várias vantagens sobre os demais tipos de marcação.

controle de ponto

Como integração de informações em um só lugar, acesso permitido apenas as pessoas envolvidas na gestão de pessoas, informações em tempo real, e muito mais.

Os registros de marcação podem ser acessados de qualquer lugar e em horário e todas as informações integradas deste processo estão em um só lugar para a melhor tomada de decisões.

Você poderá gerir melhor as entradas e saídas, bem como as horas cumpridas de trabalho, horas extras, gerir a equipe alocada, etc.

Estas são algumas funcionalidades da solução Oitchau para a sua empresa:

  1. Gestão da jornada de trabalho (semanal, turnos, flexível, etc.) – veja mais sobre os tipos de jornadas de trabalho nesta página;
  2. Ponto eletrônico antifraude e alinhado com todas as disposições legais;
  3. Controle de férias (ausências, abono, etc.);
  4. Sistema integrado com o REP;
  5. Marcação de ponto pelo computador ou dispositivos móveis;
  6. Controle de ponto para equipes externas (com rastreamento em GPS em tempo real);
  7. Dispositivos de segurança de alta performance (como reconhecimento facial, por exemplo);
  8. E muito mais.

Além disso, o sistema Oitchau é oferecido através de diferentes planos, sendo possível contratar conforme as necessidade da sua empresa ou a quantidade de colaboradores, e ainda expandir o seu plano gradualmente, conforme o crescimento do negócio.

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