Controle de ponto para prestador de serviços

Controle de ponto para prestador de serviços: pode fazer?

Manter o gerenciamento das atividades dos profissionais externos é essencial para todas as empresas. Mas quando o assunto é produtividade, fica a dúvida: é possível fazer o controle de ponto dos prestadores de serviço?

Já adiantamos que está é uma dúvida bastante comum para os profissionais de RH e gestores de projetos. E aqui nós explicaremos como esta situação deve ser tratada pela empresa.

Continue lendo para encontrar as suas respectivas respostas e tire todas as suas dúvidas sobre a gestão da produtividade dos prestadores de serviços.

O que é controle de ponto?

O controle de ponto nada mais é do que a gestão da jornada dos colaboradores. Isto é, a determinação de quantas horas e minutos eles prestam diariamente e mensalmente.

New call-to-action

Com isso, é possível determinar se houve a prestação de horas extras ou, então, se o colaborador trabalhou menos do que o acordado com a empresa.

Além disso, de acordo com a legislação trabalhista, o controle de ponto é obrigatório para as empresas que possuem mais de 20 colaboradores registrados em um mesmo CNPJ.

Para que serve o controle de ponto?

Para acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores CLT. Assim, é possível calcular se a jornada está sendo cumprida e identificar atrasos, faltas, horas extras e erros no ato de registrar o ponto da forma correta.

Preciso fazer o controle de ponto do prestador de serviços?

Não! O prestador de serviços é um profissional externo que não está sob regime das leis trabalhistas. Assim, quando é feito um controle de ponto, a empresa está caracterizando a relação como vínculo empregatício.

Isso significa que o prestador de serviços pode exigir que a organização ofereça os mesmos benefícios e direitos dos colaboradores CLT, como:

Quem faz o controle de ponto do prestador de serviço?

A responsabilidade do controle de ponto do prestador de serviço não é da contrante, é da contratada. 

Por exemplo, se você contratou uma empresa que presta serviços de consultoria, e ela enviou um colaborador para executar o projeto, a responsabilidade do controle da jornada não é sua, é da prestadora.

De forma geral, você só controla o ponto dos seus colaboradores em regime CLT. Prestadores de serviço não são funcionários, são profissionais PJ livres de vínculo empregatício.

Como fazer o controle de ponto do prestador de serviços?

Neste caso, a empresa não deve realizar o controle de ponto do prestador de serviços, mas o controle de sua produtividade.

Isso significa que, diferente do controle de ponto, não é a jornada do prestador que estará sendo acompanhada, mas o número de horas dedicado a um projeto ou demanda específica.

Assim, o prestador poderá realizar as atividades no horário que lhe seja mais confortável, e a empresa estará apenas acompanhando o tempo dedicado ao trabalho. 

Isso vai ajudar tanto a manter um controle da prestação de serviços quanto a remunerar o prestador da forma correta.

Para isso, é possível utilizar ferramentas que realizem os apontamentos de horas de um projeto, como o timesheets da Oitchau.

New call-to-action

Conte com a Oitchau para ter à disposição o melhor gerenciador de produtividade

A Oitchau é especializada em gestão de jornada e produtividade. Por isso, você pode contar com nossos serviços para fazer o controle de horas dos seus prestadores de serviço.

O sistema é bem simples de utilizar e traz uma série de facilidades para a sua empresa. Por isso, ao contratar esse serviço, você não apenas obtém um sistema de controle e monitoramento de horas, mas uma ferramenta de gestão de equipes.

Dados na nuvem

Outro ponto que ressalta a segurança do sistema Oitchau para fazer o controle de produtividade do prestador de serviços é o fato de que os dados ficam salvos na nuvem.

Dessa maneira, não há perigo de que eles sejam contaminados, extraviados ou manipulados. Isto é, traz transparência e segurança para as informações.

Marcações precisas

O sistema Oitchau permite a realização de marcações precisas. Isto é, com variação de horas, minutos e segundos e exatamente conforme o horário marcado pelo profissional.

Acesse informações a qualquer hora

Ao usar o sistema Oitchau para o controle de produtividade para prestador de serviço, você pode acessar os dados de marcações a qualquer momento, e não apenas no final de um período.

Automatização de cálculos

Com o sistema Oitchau, você livra os colaboradores do financeiro e gestão de projetos de fazerem as contas para fechamento de valores devidos os profissionais.

Os cálculos são feitos automaticamente pelo sistema, que se utiliza de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Com isso, você garante cálculos precisos e sem os perigos de erros, que são comuns quando os cálculos são feitos por humanos.

Gestão do tempo

Além dos ganhos em relação ao gerenciamento financeiro dos projetos, com o timesheets da Oitchau você ainda garante um melhor acompanhamento e gestão do tempo de tarefas e projetos.

Assim, é possível criar um histórico para avaliar quais etapas ou atividades exigem um maior nível de esforço do time.

Quer saber mais sobre esta solução? Experimente grátis o timesheets da Oitchau!

New call-to-action

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau