Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
Sistema de ponto

Sistema de ponto em nuvem: o que é? Como funciona?

Foi-se o tempo em que o sistema de ponto necessitava de um livro para marcação manual ou dependia apenas de registro eletrônico de ponto, com revelação das horas do mês somente ao final do período.

Hoje é possível realizar a marcação de horários de jornada (entrada, saída e intervalos) de maneira bastante rápida, simples e segura. Para isso basta usar os sistemas em nuvem. Conheça mais sobre eles abaixo e saiba como revolucionar sua empresa.

O que é sistema em nuvem?

Esse tipo de sistema funciona por meio da tecnologia Cloud Computing, quando ele independe de uma ferramenta específica e permite acesso por inúmeros lugares, bastando ter conexão com a internet.

Eles admitem inúmeras formas de acesso, eis que são compatíveis com celulares, computadores, tablets e outros tipos de ferramentas tecnológicas. Ele trabalha com a noção de que o sistema não pertence a um aparelho e está online.

A nuvem, como chamamos, é a disposição de recursos em uma rede global de servidores remotos. Nesse caso ela tem acesso a qualquer lugar e não depende de um servidor seu.

Sistema de ponto

Os sistemas que estão dentro dessa nuvem trabalham na condição de SaaS (Software as a Service), que significa “software como serviço”.

Antes do desenvolvimento dos sistemas em nuvem e de sua popularização, era comum que o uso de serviços demandasse a compra de sua licença e o uso dela exclusivamente em apenas uma máquina.

Com o surgimento do SaaS o que mudou foi que a licença adquirida pode ser usada em qualquer aparelho, não ficando exclusiva a um. Dentre os mais conhecidos serviços que operam assim estão a Netflix, Google Drive, Dropbox, Spotify e muitos outros.

O que ocorre é que o SaaS não ficou restrito às ferramentas de entretenimento, atingindo inúmeros outros propósitos, como é o caso do sistema de ponto automatizado e em nuvem Oitchau.

Como funciona o registro de ponto com sistema em nuvem?

O sistema de ponto Oitchau trabalha com base em software em nuvem. Isso dispensa sua empresa da necessidade de manter um servidor e o espaço físico que ele demanda, manutenções e cuidados. O armazenamento das informações e a sua segurança ficam a cargo da Oitchau. É tudo digital e online!

Registro de Ponto

Os colaboradores podem bater ponto utilizando Celular, Tablet ou Computador. Todos os dispositivos se conectam com o sistema em tempo real, gerando e atualizando dados na hora. Todos os dados de registro de ponto podem ser acessados por um Painel de Controle completo que é personalizado conforme o nível de permissão do perfil. Gestores podem acessar históricos de pontos de qualquer período com facilidade!

Gestão de Férias e Ausências

Quanto a ausências dos colaboradores, por férias ou outros motivos pontuais, fica armazenado na nuvem o histórico de todos os pedidos enviados por colaboradores, assim como os atestados e outros comprovantes anexados aos pedidos. Sem perigo de perda, rasura ou manipulação.

Reconhecimento Facial

O sistema Oitchau possui versão Quiosquer (para tablet) que faz reconhecimento facial em 0.3 segundos, sendo o registro de ponto mais rápido do mercado. A biometria facial dos colaboradores fica salva na nuvem, sendo possível ativar uma opção para que o reconhecimento aconteça até mesmo com o dispositivo offline.

Relatórios de Ponto

Claro que com um sistema 100% na nuvem, gestores e colaboradores podem consultar e baixar relatórios de ponto completos, com dados atualizados em tempo real, de qualquer período selecionado, quando quiserem. Os relatórios são recalculados automaticamente sempre que há uma nova atualização.

Assinatura Eletrônica

Gestores podem solicitar a assinatura eletrônica dos colaboradores nas folha de ponto no fim do mês. Os relatórios assinados possuem um token de validação da assinatura, e todo o histórico de assinaturas fica salvo na nuvem, podem ser acessado sempre que necessário com total segurança.

Verificação de Ponto

Os dados de acesso e identificação do colaborador ficam salvos na nuvem, permitindo que a cada registro de ponto feito por um colaborador seja verificado sua identidade, horário exato e localização. Esses detalhes ficam salvos em histórico e podem ser acessados quando quiser.

O sistema de ponto em nuvem é seguro?

Sim, o sistema Oitchau é completamente seguro contra ataques, tentativas de apagar informações ou de manipulá-las. É por esses motivos que atualmente ele é a melhor opção para quem busca soluções inteligentes e integradas.

Sistema de ponto

No caso desse sistema de registro de ponto, ele possui uma série de permissões de acesso que são configuradas de acordo com cada perfil. Somente quem tem autorização pode ver as informações e qualquer alteração é registrada.

O que a Lei diz sobre sistema de ponto em nuvem?

Outro ponto importante é que o sistema de ponto em nuvem é reconhecido por lei e permitido. Ele é uma forma moderna e prática de cumprir com a obrigação de controle de jornada que cabe a todas as empresas com 20 ou mais colaboradores.

Veja a Portaria do Ministério do Trabalho que reconhece a possibilidade (Portaria 373/2011):

O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso II do parágrafo único do art. 87 da Constituição Federal e os arts. 74, § 2º, e 913 da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943; resolve:

Art. 1º – Os empregadores poderão adotar sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho, desde que autorizados por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.

§ 1º – O uso da faculdade prevista no caput implica a presunção de cumprimento integral pelo empregado da jornada de trabalho contratual, convencionada ou acordada vigente no estabelecimento.

§ 2º – Deverá ser disponibilizada ao empregado, até o momento do pagamento da remuneração referente ao período em que está sendo aferida a freqüência, a informação sobre qualquer ocorrência que ocasione alteração de sua remuneração em virtude da adoção de sistema alternativo.

Art. 2º – Os empregadores poderão adotar sistemas alternativos eletrônicos de controle de jornada de trabalho, mediante autorização em Acordo Coletivo de Trabalho.

Art. 3º – Os sistemas alternativos eletrônicos não devem admitir:

I – restrições à marcação do ponto;

II – marcação automática do ponto;

III – exigência de autorização prévia para marcação de sobrejornada; e

IV – a alteração ou eliminação dos dados registrados pelo empregado.

§ 1º – Para fins de fiscalização, os sistemas alternativos eletrônicos deverão:

I – estar disponíveis no local de trabalho;

II – permitir a identificação de empregador e empregado; e

III – possibilitar, através da central de dados, a extração eletrônica e impressa do registro fiel das marcações realizadas pelo empregado.

Quais são as vantagens em usar um sistema de ponto em nuvem Oitchau?

São inúmeros os benefícios que o sistema de ponto Oitchau que trabalha com tecnologia SaaS oferta. Eles dizem respeito a diversos vieses e isso o torna mais interessante para as empresas, independentemente do porte ou ramo. Veja:

  • Registro de ponto multiplataforma, de qualquer lugar, que funciona offline;
  • Todos os dados de ponto podem ser acessados por qualquer dispositivo, de qualquer lugar;
  • Reconhecimento facial em 0.3 segundos, que funciona offline;
  • Controle de ponto em tempo real com histórico na núvem;
  • Gestão de Férias e Ausências com atestados e histórico na núvem;
  • Dados de ponto em tempo real, com verificação de identidade e localização;
  • Dados armazenados com o melhor nível de segurança do mercado;
  • Segurança contra perdas, razuras e fraudes;
  • E mais!

Enviar comentário

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau