Sistema de ponto

Sistema de ponto em nuvem: o que é? Como funciona?

Assim como todas as tecnologias, o sistema de ponto  evoluiu. Assim, novas e melhores soluções passaram a surgir no mercado, como o sistema de ponto em nuvem.

Com ele, é possível realizar a marcação de horários de jornada (entrada, saída e intervalos) de maneira bastante rápida, simples e segura.

O modelo já é bastante conhecido no mercado. Porém, alguns profissionais ainda têm dúvidas sobre como ele funciona, sua segurança e alinhamento com a legislação. E é isso o que vamos esclarecer neste artigo!

New call-to-action

O que é um sistema de ponto em nuvem?

Esse tipo de sistema funciona por meio da tecnologia Cloud Computing, quando ele independe de uma ferramenta específica e permite acesso por inúmeros lugares, bastando ter conexão com a internet.

Eles admitem inúmeras formas de acesso, já que são compatíveis com celulares, computadores, tablets e outros tipos de dispositivos. 

A nuvem, como chamamos, é a disposição de recursos em uma rede global de servidores remotos. Nesse caso ela tem acesso a qualquer lugar e não depende de um servidor seu.

Em outras palavras, é possível acessar:

  • A qualquer hora;
  • Em qualquer lugar;
  • Por diversos dispositivos.

Os sistemas que estão dentro dessa nuvem trabalham na condição de SaaS (Software as a Service), que significa “software como serviço”.

Antes do desenvolvimento dos sistemas em nuvem e de sua popularização, era comum que o uso de serviços demandasse a compra de sua licença e o uso dela exclusivamente em apenas uma máquina.

Com o surgimento do SaaS o que mudou foi que a licença adquirida pode ser usada em qualquer aparelho, não ficando exclusiva a um. 

O que ocorre é que o SaaS não ficou restrito às ferramentas de entretenimento, atingindo inúmeros outros propósitos, como é o caso do sistema de ponto automatizado e em nuvem  da Oitchau.

Como funciona o registro de ponto com sistema em nuvem?

O principal do funcionamento de um sistema em nuvem é a sua acessibilidade. Assim, basta que os colaboradores tenham acesso a qualquer dispositivo para o apontamento de horas, registre as entradas e saídas e as informações serão enviadas automaticamente para o servidor do sistema.

Vamos utilizar um exemplo.

Em um modelo de trabalho presencial, os colaboradores devem realizar os apontamentos no relógio de ponto da empresa. Assim, a cada apontamento e por meio da integração do relógio com o sistema em nuvem, as informações são enviadas automaticamente para a base de dados.

No home office funciona do mesmo modo. Basta que o colaborador acesse o sistema de apontamentos e registre suas entradas e saídas.

O sistema de ponto em nuvem é seguro?

Depende. Para atestar a segurança do sistema, é preciso verificar se ele possui o certificado de registro junto ao INPI, além de outras barreiras de segurança que garantem a proteção dos dados dos colaboradores e integridade das informações.

É por isso que, antes de contratar este tipo de serviço, você deve buscar referências da empresa e pesquisar sobre as suas práticas de segurança.

O sistema Oitchau, por exemplo, é completamente seguro contra ataques, tentativas de apagar informações ou de manipulá-las. É por esses motivos que atualmente ele é a melhor opção para quem busca soluções inteligentes e integradas.

No caso desse sistema de registro de ponto, ele possui uma série de permissões de acesso que são configuradas de acordo com cada perfil. Somente os colaboradores com autorização pode acompanhar as informações e qualquer alteração é registrada.

O que a lei diz sobre sistema de ponto em nuvem?

Outro ponto importante é que o sistema de ponto em nuvem é reconhecido por lei e permitido. Inclusive, ele é um dos formatos de sistema de ponto eletrônico definidos pela portaria 671, sendo classificado como REP-P, ou Registrador Eletrônico de Ponto via Programa. 

Art. 78. O REP-P é o programa (software) executado em servidor dedicado ou em ambiente de nuvem com certificado de registro nos termos do art. 91, utilizado exclusivamente para o registro de jornada e com capacidade para emitir documentos decorrentes da relação do trabalho e realizar controles de natureza fiscal trabalhista, referentes à entrada e à saída de empregados nos locais de trabalho.

Conheça o Oitchau: o melhor sistema de ponto em nuvem do mercado

O sistema de ponto Oitchau trabalha com base em software em nuvem. 

Isso dispensa sua empresa da necessidade de manter um servidor e o espaço físico que ele demanda, manutenções e cuidados. O armazenamento das informações e a sua segurança ficam a cargo da Oitchau. É tudo digital e online!

Registro de ponto

Os colaboradores podem bater ponto utilizando celular, tablet ou computador. Todos os dispositivos se conectam com o sistema em tempo real, gerando e atualizando dados na hora. 

Todos os dados de registro de ponto podem ser acessados por um painel de controle completo que é personalizado conforme o nível de permissão do perfil. Gestores podem acessar históricos de pontos de qualquer período com facilidade!

New call-to-action

Gestão de férias e ausências

Quanto a ausências dos colaboradores, por férias ou outros motivos pontuais, fica armazenado na nuvem o histórico de todos os pedidos enviados por colaboradores, assim como os atestados e outros comprovantes anexados aos pedidos. 

Sem perigo de perda, rasura ou manipulação.

Reconhecimento facial

O sistema Oitchau possui versão Quiosquer (para tablet) que faz reconhecimento facial em 0,3 segundos, sendo o registro de ponto mais rápido do mercado. 

A biometria facial dos colaboradores fica salva na nuvem, sendo possível ativar uma opção para o reconhecimento acontecer até mesmo com o dispositivo offline.

Relatórios de ponto

Claro que com um sistema 100% na nuvem, gestores e colaboradores podem consultar e baixar relatórios de ponto completos, com dados atualizados em tempo real, de qualquer período selecionado, quando quiserem. 

Os relatórios são recalculados automaticamente sempre que há uma nova atualização.

Assinatura eletrônica

Gestores podem solicitar a assinatura eletrônica dos colaboradores nas folhas de ponto no fim do mês. 

Os relatórios assinados possuem um token de validação da assinatura, e todo o histórico de assinaturas fica salvo na nuvem, podendo ser acessado sempre que necessário com total segurança.

Verificação de ponto

Os dados de acesso e identificação do colaborador ficam salvos na nuvem, permitindo que a cada registro de ponto feito por um colaborador seja verificado sua identidade, horário exato e localização. 

Esses detalhes ficam salvos em histórico e podem ser acessados quando quiser.

Além disso, são inúmeros os benefícios que o sistema de ponto Oitchau trabalho, como:

  • Registro de ponto multiplataforma, em qualquer lugar e online;
  • Todos os dados de ponto podem ser acessados por qualquer dispositivo a qualquer hora;
  • Reconhecimento facial em 0,3 segundos;
  • Controle de ponto em tempo real com histórico na nuvem;
  • Gestão de férias e ausências com atestados e histórico na nuvem;
  • Dados de ponto em tempo real, com verificação de identidade e localização;
  • Dados armazenados com o melhor nível de segurança do mercado;
  • Segurança contra perdas, rasuras e fraudes;
  • E mais!

Quer ver de perto como o nosso sistema funciona? Teste grátis!

New call-to-action

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau